Enfermagem veterinária

Se é um recém chegado à Arca de Noé consulte primeiro este fórum. Contém uma mensagem de boas-vindas com informações importantes e é também o espaço indicado para se apresentar e colocar as suas dúvidas sobre o funcionamento do fórum ou da Comunidade em geral.
csmh
Membro Júnior
Registado: sábado set 30, 2006 7:20 pm

domingo out 01, 2006 10:21 am

Aproveito este espaço para apresentar o meu desagrado no que diz respeito a pessoas que parecem estar contra o curso de enfermagem veterinária!
O nosso país, pequeno como é, começa aos poucos e poucos a querer crescer e a apresentar soluções, neste caso a nível animal, no que diz respeito a qualidade e bem estar animal. É verdade que ainda há muita gente a desprezar e a maltratar animais, mas também é verdade que já se trata bem melhor os nossos amigos hoje em dia em comparação com décadas anteriores. Com este efeito, cada vez mais as pessoas que gostam dos seus bichinhos recorrem a clínicas e hospitais veterinários, para estes os ajudarem tanto nas doenças como na prevenção das mesmas. Com a abertura de tantos estabelecimentos que zelam pelo bem estar animal (clínicas veterinárias, hospitais veterinários, parques temáticos de animais, zoos, etc.) surgiu a necessidade de existir profissionais de enfermagem veterinária para auxiliar os médicos veterinários, biólogos, etc, nas suas funções.
Deste modo, não sei porque alguns médicos veterinários não apoiam este curso se ele existe para os auxiliar melhor. Não sei porque temem o seu lugar na perspectiva de emprego. Os veterinários têm que ser ajudado por técnicos (alguns com formação outros não, de auxiliar veterinário) que apesar de aprenderem bastante, apenas se baseiam nos factos que os médicos lhes ensinam, não aprendendo algo "além fronteiras"! Digo isto porque já fui e continuo a ser auxiliar de clínica veterinária, onde aprendi muito! Mas a minha natureza levou-me a querer saber mais e resolvi tirar o curso superior de enfermegem veterinária!
Em Espanha e em Inglaterra este curso já existe há muito tempo e estes são dos países com mais cuidados com animais.
Também não sei porque os enfermeiros (de humanos) implicaram tanto com o termo do curso, enfermagem veterinária! Se nos outros países mais desenvolvidos que o nosso é este mesmo termo que utilizam! E aliás, é isso mesmo que fazemos! Enquanto o médico trata a doença, o enfermeiro trata o doente! Esta profissão apareceu para comtemplar o médico veterinário, não para o destronar! É um trabalho de equipa para tirarmos o melhor partido daquilo que queremos: o melhor para os nossos animais!
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo out 01, 2006 11:11 am

Deixe-me adivinhar, faz parte dos que estão a sair agora para a rua e vê que as hipóteses de emprego e evolução de carreira infelizmente nada têm a ver com o que lhe disseram quando entrou nesse bacharelato. Eu entrevistei dois futuros enfermeiros e devo dizer que achei pessoas muito simpáticas mas completamente sem noção do que é o mercado de trabalho português em saúde animal ou mesmo as saídas profissionais, lateralmente falando...

Na altura expressei reticencias quanto à lógica num país como o nosso, em que o nível de vida é baixo, ter profissionais que só conseguem singrar em países como a Inglaterra, Holanda e Estados Unidos...

Continua a fazer-me espécie ver que continuam a surgir bacharelatos e licenciaturas completamente desfasadas da nossa realidade. E que quem as lança ilude quem se mete neles de força e alma--nãoa dmira que fiquem revoltados.
fmss_6
Membro Veterano
Registado: segunda jul 17, 2006 5:58 pm
Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas

domingo out 01, 2006 11:13 am

Gostei... :)

100% de acordo... ;)

Olha, essas pessoas que são contra os enfermeiros veterinários ou que não lhes sabem dar o seu devido valor, são uns ignorantes que ainda tem muito que aprender... :|

Mas fizes-te muito bem em postar este tópico a expressar a tua opinião...continua assim... ;)

Fica bem... :arrow:
<p><strong>Cumprimentos do fmss_6&nbsp;xD</strong></p>
<p>

</p>
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 01, 2006 11:16 am

fmss_6 Escreveu: Gostei... )

100% de acordo... ;)

Olha, essas pessoas que são contra os enfermeiros veterinários ou que não lhes sabem dar o seu devido valor, são uns ignorantes que ainda tem muito que aprender... |
Fmss..conhece bem o mercado de trabalho ? Há quantos anos trabalha em saúde animal ? Ou melhor,...já avcabou a escola ?

Duvido que alguém esteja contra os enfermeiros veterinários..Não há é mercado de trabalho para eles...j´+a nem para os auxiliares e veterinários há...
fmss_6
Membro Veterano
Registado: segunda jul 17, 2006 5:58 pm
Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas

domingo out 01, 2006 11:35 am

VascoV escreveu:

"Duvido que alguém esteja contra os enfermeiros veterinários..Não há é mercado de trabalho para eles...j´+a nem para os auxiliares e veterinários há..."

A resposta ao que afirmou está aqui:

csmh escreveu:

"Deste modo, não sei porque alguns médicos veterinários não apoiam este curso se ele existe para os auxiliar melhor. Não sei porque temem o seu lugar na perspectiva de emprego."

VascoV se eu fosse o senhor não estaria tão certo do que acabou de dizer...é certo que não há emprego para esses cursos, pois como disse e muito bem, nem para os auxiliares há...mas também é certo que muitos médicos veterinários desprezam este curso... :|

Eu sou estudante, estou no 11º, estou no curso de Ciencias e Tecnologias, e como deve calcular tento andar a par das saidas profissionais, emprego, etc, e como tal isto que a/o csmh acabou de dizer não é novidade para mim... :|

Mas, se está tão certo do que disse...óptimo, agora eu sei bem que não é assim...e a prova disso está no meu comentário anterior...

Fique bem... :arrow:
<p><strong>Cumprimentos do fmss_6&nbsp;xD</strong></p>
<p>

</p>
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

domingo out 01, 2006 12:57 pm

:roll:
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 01, 2006 3:05 pm

FmS, desculpe mas com os seus 14 anos duvido que esteja em posição de discutir um assunto com alguém que tem mais que idade para ser seu pai e conhece a fundo este mercado. E para mais não percebeu nada do que se escreveu aqui tanto da minha parte como de quem aqui colocou este tópico.

Fique bem.
mafia_69
Membro Veterano

domingo out 01, 2006 3:20 pm

FmS, desculpe mas com os seus 14 anos duvido que esteja em posição de discutir um assunto com alguém que tem mais que idade para ser seu pai e conhece a fundo este mercado. E para mais não percebeu nada do que se escreveu aqui tanto da minha parte como de quem aqui colocou este tópico.

Fique bem.
8) concordo na medida em que não gostei da frieza em que o assunto foi dissecado pelo fmms_6... não creio que seja assim tudo tão linear e simples... do alto do teu 11º ano de escolaridade duvido que consigas interpretar o assunto uma vez que te falta experiência a nivel profissional... e isso impede uma avaliação do porquê que os veterinários não apoiam a enfermagem na sua área... não é por má vontade deixa que te diga...
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 01, 2006 3:31 pm

mafia_69 Escreveu: isso impede uma avaliação do porquê que os veterinários não apoiam a enfermagem na sua área... não é por má vontade deixa que te diga...
E se me permitem esta afimação de quem abriu o tópic é tamb+em desprovida de sentido. A generalização é muito má ;)
mafia_69
Membro Veterano

domingo out 01, 2006 3:37 pm

concordo plenamente... rotular o serviço veterinário português é estar a condenar ainda mais a sua existência... que precisamos melhorar todos sabemos... mas e de onde vêm os verdadeiros apoios? do Estado?! :lol:
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 01, 2006 3:49 pm

OS médicos veterinários não tem apoios do Estado...nem nenhuma profissão. Penso que a pessoa que abriu este tópico teve alguma situação desagradável, mas efectivamente, porque deverá haver um apoio da classe veterinária para os enfermeiros veterinarios num país onde até os veterinarios ganham mal,,não percebo.
csmh
Membro Júnior

segunda out 02, 2006 1:27 am

Em primeiro lugar deixem-me dizer que tenho bastante experiência na minha área e que quando pus este tópico no fórum era para ver realmente o seu desenrolar... Ainda não acabei o curso de enfermagem veterinária e não receio o meu emprego! A maior parte das pessoas que aqui escreveram as suas ideias pareceram-me serem pessoas "amarguradas da vida", sem querer ofender ninguém! Pareceram ser daquelas pessoas que acabam por ter uma profissão porque precisam de trabalhar para viver, eu quero viver para trabalhar! O mercado de trabalho em Portugal está mal em todas as áreas, não é só em saúde animal! Aliás, é precisamante nesta área que mais está a crescer, porque cada vez mais estão a abrir clinicas e hospitais veterinários e a concorrência é enorme! Deixem-me dizer que um veterinário não recebe assim tão mal, nem mesmo quando trabalha para o estado!
Aproveito para tirar a dúvida de alguém que disse que eu devia ter tido alguma má experiência...muito pelo contrário, os profissionais com quem trabalho e trabalhei apoiam o curso, mas infelizmente tenho conhecimento de outras pessoas que acham o curso inútil... Mas vendo melhor, qual é a clínica que não tem um auxiliar a ajudar um médico veterinário? E se assim o é, porque não ter alguém especializado para juntos rentabilizarem melhor o trabalho e contribuír para um mundo animal melhor?
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 02, 2006 7:27 am

De facto este tópico parece aberto por alguém amargurado e que não conhece minimamente o mercado, desculpe que diga. E já agora a publicidade aos seus patrões noutro tópico é éticamente reprovável...

E para que saiba não sou veterinário nem nada que o valha, pelo que a mim a sua diatribe não me afecta, eu trabalho no que quero e nada tem a ver com animais.

Existirá nos próximos 3 anos um excedente de médicos veterinários, devido ao grande numero de licenciados a sair. A própria OMV há anos alvitrou chegarmos ao ponto de Itália num congresso, situação em que há tanto vet que até são eles os auxiliares de veterinária...

O nosso país não tem capacidade para pagar a uma nova profissão intermediária entre médico veterinário e auxiliar. As pessoas não têm dinheiro e a abertura de novas clinicas somente leva a existirem menos clientes e não mais animais para serem tratados, como tal, contenção de custos...que não se coaduna com novas profissões.

A lei não permite a subsitutição do med vet por outra pessoa, daí que o enf vet nada mais faz que efectuar tratamentos por indicação deste. Aguarda-se explicação para pagar mais a uma pessoa que terá ao sair da escola de ser formado em termos práticos( regra geral, neste país todos os cursos são teóricos) para fazer o mesmo que uma pessoa que pode ser formada tailor made no mesmo tempo.

Os médicos veterinários não ganham tão bem como acha.Para ganhar ou são donos de ALGUMAS clinicas ou trabalham na indústria, ou são quadros superiores do Estado... Os miudos novos..não.

As reticências da ordem dos enfermeiros era bom que as lesse em vez de passar por cima 8)
csmh
Membro Júnior

segunda out 02, 2006 5:21 pm

"De facto este tópico parece aberto por alguém amargurado e que não conhece minimamente o mercado..."

Quem abriu este tópico fu EU! Sou uma pessoa de bem com a vida, daí querer sempre saber mais e ter ido estudar quando afinal já tinha emprego...mas pense o que quizer...

"E já agora a publicidade aos seus patrões noutro tópico é éticamente reprovável... "

Não me lembro de o ter feito? Pode relembrar-me? Sabe onde trabalho? Acho que está a tirar conclusões precipitadas...

"E para que saiba não sou veterinário nem nada que o valha..."

Ainda bem!

"Existirá nos próximos 3 anos um excedente de médicos veterinários"

E não só veterinários...sabe quantas escolas de medicina e de enfermagem (de humanos) existem? E quantos saiem por ano?

"O nosso país não tem capacidade para pagar a uma nova profissão intermediária entre médico veterinário e auxiliar."

As clínicas que existem são particulares, quem tem que lhes pagar são os patrões... E se existe intermediários entre médicos e auxiliares de acção médica porque não pode haver intermediários entre veterinários e auxiliares? Digo-lhe por experiência própria, que a maior parte das vezes é preciso uma terceira mão e esta não existe neste momento em Portugal! Já foi às urgências de um hospital vetrinário? Assim que chega um animal à recepção estes são atendidos por pessoas que podem ter uma ideia de quais os problemas consequentes do incidente, mas que na realidade nada podem fazer porque não estão habilitados nem têm conhecimentos aprofundados do que quer que seja, mas mesmo assim fazem o seu melhor! E existem coisas que se podem fazer de imediato que um auxiliar não o pode fazer, sem chegar o médico veterinário... e isto foi só um exemplo! Mas é natural, uma vez que disse que a sua profissão nada tem a ver com animais, que pense desse modo, pois nãao sabe da realidade que existe por trás destas profissões nem das dificuldades a que somos sujeitos...

"Os médicos veterinários não ganham tão bem como acha.Para ganhar ou são donos de ALGUMAS clinicas ou trabalham na indústria, ou são quadros superiores do Estado... Os miudos novos..não."

Aqui entramos um bocado no modo pessoal... Não sei o que considera ganhar bem ou ganhar mal. Na minha opinião não acho que ganhem mal, o que com isto não estou a querer dizer que ganham muuuuiiito bem! Mas o suficiente para ter uma nível médio de vida e ainda por cima muito compensador, para quem gosta, é claro!

"As reticências da ordem dos enfermeiros era bom que as lesse..."

Eu li!!!! Espero que com isto não me esteja a querer ofender! O que me leva a querer que o Sr em vez que gostar de ler e saber mais e os porquês das indignações dos outros, só quer é fazer parecer que o Sr tenha sempre razão! O que acaba por deixar este tema desagradável para quem o lê! Este fórum desta maneira não é saudável! Uma pessoa não pode expor as suas ideias que aparece logo alguém a dar tiros em vez de querer saber as razões das coisas! E já que não é da área aconselhava-o a mudar de tópico e deixar isto para os entendidos na matéria. Era muito melhor falar com alguém da área animal para juntos chegarmos aos prós e contras... Como vou eu falar de mecânica, por exemplo, se não perceber nada do material que existe numa oficina...

Os melhores cumprimentos!

[/b]
mafia_69
Membro Veterano

segunda out 02, 2006 9:50 pm

aplaudo tanto alguns comentários de csmh como de VascoV...

no entanto creio também que
E se existe intermediários entre médicos e auxiliares de acção médica porque não pode haver intermediários entre veterinários e auxiliares?
isto não faz muito sentido... pois existem 12 milhões de pessoas em portugal... dessas talvez metade tenha animais de estimação, e dessa metade, talvez um terço se dê ao trabalho de os levar ao veterinário... logo aí é um mercado muito menos significativo... e se não há procura, a oferta diminui... e os preços flutuam, neste caso aumentam...

talvez se se praticassem preços mais convidativos nos vets, e talvez uma campanha de check-ups grátis... as coisas fossem diferentes... mas o povo ''tuga'' é muito ''deixa andar'' e as coisas assim não evoluem...

falo em termos gerais e tenho por base as noções que tenho da clinica veterinária em geral. mas não excluo que hajam excepções...
Responder

Voltar para “Fórum para os novos membros”