Mais um dia na minha vida de cão...

Se é um recém chegado à Arca de Noé consulte primeiro este fórum. Contém uma mensagem de boas-vindas com informações importantes e é também o espaço indicado para se apresentar e colocar as suas dúvidas sobre o funcionamento do fórum ou da Comunidade em geral.
Responder
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

terça mai 13, 2003 8:20 pm

Fiz agora, assim, como quem não quer a coisa, um mini-poema a pensar no dia de hoje da Bianca. Aqui fica, na sua singeleza...

Bianca Menina

Bianca menina
Assim apareceu
E minha vida
Meninou

Fez-me rir,
Ansiar,
Brincar e cuidar,
Desesperar e amar

Correu,
Pulou,
Saltou e caiu,
Choramingou e dormiu...

:oops: :oops: :oops: :oops: :oops:
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

terça mai 13, 2003 8:22 pm

Hehehehehehe :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Pois está muito bem Mónica, continua ;)

Eu infelizmente não tenho tido tempo :( mas o prometido é devido... vamos lá a ver se me salta qq coisa um dia destes ;)

Bjcs
lapinrouge
Membro
Registado: segunda mar 31, 2003 10:33 pm
Localização: 2 gatos:Galileu e Oliver.1 cadela:Pètrouska, e duas tartarugas mutantes:polux e krilim.

terça mai 13, 2003 11:18 pm

sim senhora continua, a tua cadelinha deve ter dádo pulos de alegria ;)
não é todos os dias que os nossos amiguinhos têm direito a uma dedicatória tão pessoal e carinhosa...

:lol: um abraço

Lapin Rouge ;)
papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

quarta mai 14, 2003 12:40 am

Mónica,
Até a Bianca deve ter corado :D
Parabéns e continua, que o que temos de bom deve ser exaltado.
Sac, fico à espera, eh eh eh.

E já agora... cá vai mais um, que fiquei um formigueiro e não descansei enquanto não homenageei a minha Maria Papoila:D
(Mas porque será que as palavras me soam sempre tão distantes da realidade da minha alma?)

PAPOILA

Quanto o teu olhar doce
chega até mim e me toca,
o meu sorriso cresce
e funde-se nos teus bigodes,
passeia pela tua cauda
e sopra mimos e ternuras
que desaguam na barriga que me estendes.

Quando o teu focinho
me procura e me cheira,
largo trelas e coleiras
e rendo-me aos teus encantos
enquanto vagueias, senhora de ti,
pelos meus sentidos despertos.

Quando tu estás,
presente ou na memória,
os açaimos das palavras
rendem-se ao teu poder
e eu liberto-me.

Quando tu estás
nunca é hora de partir
e os meus dias correm leves
por entre jardins de girassóis
que tu percorres a meu lado,
num destino que abala o fado
e que nos une em explosões de cor.

Só tu conheces os passos do tempo
e é no teu tempo que me aninho em ti.

Beijocas,
Carla
Hannibal
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 8:48 am

quarta mai 14, 2003 8:24 am

Mas o que vejo eu, após alguns dias em branco?
Novas revelações além das habituais?
Bonito!!!
Continuem minhas amigas.
Gostei...
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta mai 14, 2003 11:05 am

Há muito que o poema se libertou do cárcere da forma, da restrição da rima, da rigidez da métrica. Os tempos mudaram e concederam um lugar digno à espontaneidade, ao instinto, rompendo o espartilho do preconceito e criando oportunidades para a expressão que segue o ritmo das pulsões emocionais e as vibrações dos gritos da alma.
Bravo Lapin Rouge e Papoila! Continuem e melhorem sempre, brindando à vida dos animais com a sinceridade dos vossos sentimentos!
papoila
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 14, 2003 4:32 pm

Cleopatre, adorei. E gostava de ler mais umas dissertações suas, que estas coisas das palavras sabem bem.
Vou colocar aqui um texto que escrevi há uns tempos, não gosto de ser pessimista e a intenção não é entristecer ninguém. No entanto, há realidades que não podem ser esquecidas.

Bjs,
Carla

O primeiro Verão

Nasci quase por milagre. A minha mãe, cansada depois de dar à luz quatro crias, quase se esquecia do quinto rebento dentro de si. Era eu. Ainda bem que esperneei o suficiente, caso contrário poderia nada ser hoje.
Agora tenho uma menina que me dá de comer, deixa que me deite com ela e passeia comigo sempre que tenho vontade. Adora que eu abane a cauda para lhe mostrar que gosto dela. E eu estou sempre em correrias pela casa, também preciso de exercício e ela fica engraçada quando está feliz por me ver assim. Tem retratos meus pela casa e sinto-me mesmo da família.
Estou com eles desde o Inverno. Agora estamos numa altura qualquer que se chama Verão, pois farto-me de os ouvir falar nisso e de olharem para mim. Penso que planeiam qualquer coisa de grande.

Estão a fazer as malas, acho que desta vez vamos dar um grande passeio.
Olha, que bonito que é este carro. Espero não enjoar, não me quero deixar ficar mal logo na minha primeira grande viagem.
Mas que é isto? Não entendo. Deve ser uma brincadeira nova.
Pararam aqui na berma desta estrada solitária, puseram-me fora do carro e seguiram.
Se calhar houve alguma urgência, deixaram-me aqui um bocadinho e foram comprar-me comida. São tão queridos, os meus donos. Decerto não devem demorar. Sei que me adoram.

Eu não tenho muita noção do tempo, mas já escureceu tantas vezes e nada deles!
Será que se perderam? Devem andar tão aflitos à minha procura! Não iam de férias sem mim. Nunca, claro.
Sempre lhes abanei a cauda e até têm fotografias minhas pela casa.

Estou com fome, já passaram por aqui tantas pessoas a dizer coitadinho que nem sei o que pensar. Se ao menos eu tivesse uma coleira, as pessoas iam ver que me chamo Bobi e não Coitadinho e iam saber a minha morada. Porque é que me terão tirado a coleira antes de seguirmos viagem?
Daqui não saio. Já tentaram levar-me mas eu não quero. Quem sabe, pode ser que eles encontrem o caminho de volta. E eu quero estar aqui quando eles chegarem.

______
Aqui fica o resto da história do Bobi, de todos os Bobis. Um tributo a quem possa ter recolhido e um animal abandonado e tê-lo tratado com o mesmo carinho em todas as estações do ano.

Renascer

Tempos houve em que vivi guerras interiores, de olhos molhados com pena de mim e focinho em sangue vivo de tanto me ferir.
Renascer e começar de novo não é tarefa de um dia ou dois. É uma obra gigantesca para quem precisa de dar paz ao coração. E o meu batia descompassadamente quando me encontraste.
Agora estou contigo e os desencontros de hormonas e receios escondidos esfumaram-se por detrás do sol enquanto fui confiando mais e mais. Desculpa se no primeiro passeio de carro me descontrolei. Sei que deu trabalho limpares o banco de trás mas tive tanto medo... E tu percebeste, eu senti isso no toque carinhoso das tuas mãos, sem sermões nem castigos.
Os teus olhos, o teu carinho, a tua voz, tudo me enche os sonhos coloridos e com cheiro a relva acabada de cortar. Saber-te na minha vida deu-me uma luminosidade diferente, como quem transforma num encantamento a arte de se oferecer por inteiro e receber o mesmo em troca.
Às vezes gostaria de saber explicar com palavras mágicas tudo o que sinto desde que entraste na minha vida. Mas é difícil, há coisas que não se explicam, só se sentem.
Não sei de que cor são os meus sentimentos, decerto azuis, como tu gostas. És aquele que me absolveu quando desesperei e me desencantei numa berma da estrada. Por tudo, por existires, sou agora feliz. Por me aceitares na tua família, que é também a minha.
Nunca me tiraste a coleira.
E com o tempo foram crescendo, em molduras resistentes, as minhas fotos pela tua casa.
lapinrouge
Membro
Registado: segunda mar 31, 2003 10:33 pm
Localização: 2 gatos:Galileu e Oliver.1 cadela:Pètrouska, e duas tartarugas mutantes:polux e krilim.

quarta mai 14, 2003 5:58 pm

Fiquei sem palávras ao ler o teu poema Pap, está simplesmente GENIAL.
Parabéms, a Maria Papolia deve ser muito feliz em ter-te como dona ;)

Continua quero MAIS.
Senti-me tão bem ao ler o teu poema ai ai ai...
Um beijinho grande para ti
Lapin Rouge
papoila
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 14, 2003 6:44 pm

:D :D :D :D
Uau! Pegando numa exprssão utilizada recentemente por outra membro, estou a gostar deste «caldeirão de amor».

Continuem.

Sê quem tu quiseres, desde que sejas sempre da cor dos teus sonhos.
Desde que consigas adormecer em qualquer lugar.

Beijos,
Carla
Cleopatre
Membro Veterano
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quinta mai 15, 2003 10:26 am

Papoila

Como as palavras brotam com destreza dessa alma infinita! Quantas vezes não senti a dor das emoções aprisionadas pela limitação do vocabulário ou pela própria incapacidade de as exprimir e partilhar de forma condigna?! Em tempos idos tentei, mas o resultado foi sempre uma esvaída miragem da realidade interior. Hoje, o meu coração transborda de emoção e dilata o peito provocando uma sensação de angústia sufocante por não conseguir descrever o que sinto. As lágrimas são o último recurso desse meu desespero e a única forma de expressão que de mim sai...
No entanto, apenas num acto de reciprocidade despido de qualquer pretenção, aqui deixo algo que há 10 anos escrevi sobre a perda do meu cão, o Nice:

«Ainda lembro com clareza o dia em que peguei na enxada para romper a terra em sangue… Abri uma cova por entre as raízes do pessegueiro e lancei o seu corpo no fundo escuro.
Ajoelhei-me então na relva e, pela última vez, toquei o pêlo, senti ainda o calor da carne já inanimada, as veias duras por debaixo da pele macia, os músculos fortes, os membros firmes e hirtos…
Recordei o medo sentido nas noites que ele rompia com uivos de dor! Ambos pressentiamos o fim. Restava-nos esperar.
Acabou por morrer na Primavera...
Agora, no pessegueiro brotam flores que brilham como os olhos dele quando eu lhe cantava a nossa canção durante as longas caminhadas…»

P.S. O Nice morreu com Leichmaniose, doença que na altura era ainda desconhecida e para a qual continua a não haver cura.
sac
Membro Veterano

quinta mai 15, 2003 10:40 am

Cleopatre Escreveu: Papoila

Como as palavras brotam com destreza dessa alma infinita! Quantas vezes não senti a dor das emoções aprisionadas pela limitação do vocabulário ou pela própria incapacidade de as exprimir e partilhar de forma condigna?! Em tempos idos tentei, mas o resultado foi sempre uma esvaída miragem da realidade interior. Hoje, o meu coração transborda de emoção e dilata o peito provocando uma sensação de angústia sufocante por não conseguir descrever o que sinto. As lágrimas são o último recurso desse meu desespero e a única forma de expressão que de mim sai...
No entanto, apenas num acto de reciprocidade despido de qualquer pretenção, aqui deixo algo que há 10 anos escrevi sobre a perda do meu cão, o Nice

«Ainda lembro com clareza o dia em que peguei na enxada para romper a terra em sangue… Abri uma cova por entre as raízes do pessegueiro e lancei o seu corpo no fundo escuro.
Ajoelhei-me então na relva e, pela última vez, toquei o pêlo, senti ainda o calor da carne já inanimada, as veias duras por debaixo da pele macia, os músculos fortes, os membros firmes e hirtos…
Recordei o medo sentido nas noites que ele rompia com uivos de dor! Ambos pressentiamos o fim. Restava-nos esperar.
Acabou por morrer na Primavera...
Agora, no pessegueiro brotam flores que brilham como os olhos dele quando eu lhe cantava a nossa canção durante as longas caminhadas…»

P.S. O Nice morreu com Leichmaniose, doença que na altura era ainda desconhecida e para a qual continua a não haver cura.

Li e chorei...
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quinta mai 15, 2003 11:18 am

Ola a todos,

Tenho acompanhado este topico desde o principio, sem coragem de participar. Agora, estava a pensar no Oscar que me vem acordar todos os dias de manha: Este e o dialogo de nos os dois:

Bons dias pequenino!

Bons dias pequenino, que me vieste acordar,
Saltaste-me para cima, aninhaste-te ao meu colo,
Olhaste para mim com o olhinho mais doce e viste que estava acordada,
Soltaste um latido e ficaste a olhar para mim, a sorrir, porque todos os caes sorriem e tu tambem.

Olhei para ti a sorrir tambem,
Fazes-me sorrir sempre com as tuas tropelias,
Fazes-me sorrir porque nunca olhas para tras,
Fazes-me sorrir porque es um peluchinho com coracao de leao.

Encontraram-te doente, pequenino, e ninguem te queria,
Ja nao te lembras? pergunto-te, e lambes-me a cara.
Tinhas desistido de viver, pequenino, e houve quem pensasse "melhor assim".
Ja nao me interessa, dizem-me os teus olhos cheios de alegria e trazes-me a tua bola.

Encheste o meu mundo pequenino!
Com alegria, com sol, com vida, com ar.
Nunca me deixas ficar triste, porque as tristezas consolam-se com farrapos, brinquedos e bolas.
E mostraste-me como olhar para a frente com alegria, para cada dia que acordo contigo ao colo.
Cleopatre
Membro Veterano

quinta mai 15, 2003 12:06 pm

sac Escreveu: Li e chorei...
Não vos queria entristecer, mas foi dolorosa a experiência para mim... Encontrei-o sem vida numa tarde quente de Primavera, tão brilhante e tão intensa que exigiu demasiado daquele ser já debilitado. Sabem quando rebentam os primeiros botões de flor nas àrvores, quando o pólen se lança no vento morno e o sol nos cega? Parece que a Natureza em renovação testa a capacidade do corpo dos seres vivos e dá um golpe de misericórdia nos fracos... Julgo que foi isso que aconteceu... O Nice já não ladrava de júbilo quando ouvia os meus passos na calçada; já não se lançava à minha cintura quando me aproximava para o afagar; já não corria ensandecido para o portão quando eu perguntava "Vamos à rua?!"; já nem chegara a tocar nas aparas de fiambre que lhe tinha dado no dia anterior... Nunca teria passado no teste rigoroso da Primavera.
Pressenti algo estranho logo quando levei a chave ao portão de casa. Parei em frente à porta e recusei olhar para trás onde ele estaria. Senti-me invadida pelo horror! Mas tive de encarar a realidade. Olhei. Deitado na casota que eu havia pintado uns anos antes, ele tinha uma expressão serena, como se tivesse partido em sossego, finalmente liberto do padecimento que o torturara nas últimas semanas. As dores dele ficaram no corpo inanimado e as minhas começavam a dilacerar-me a alma. Eu estava sozinha, sem ninguém com quem partilhar a dor da primeira perda na minha vida. Não chorei. Peguei nele e preparei-me para o enterrar. Só então chegaram os meus pais que viram a incredulidade nos meus olhos. Chamaram o meu avô e, em família, abrimos a terra do nosso jardim. Sabíamos que não era legal, mas não poderíamos entregá-lo a outras mãos! Ficaria connosco para sempre! E assim foi.
Não me recordo de, antes ou depois, o nosso jardim ter florido como naquele ano... Apercebi-me que afinal o meu Nice não tinha morrido apenas com a Primavera, mas também para ela. A energia que lhe restava transformou-se em seiva e alimentou flores, àrvores e frutos que ele nos ofereceu como um bouquet...
A memória dele ficará sempre comigo e, no fundo, ele morrerá apenas quando eu também morrer!
sac
Membro Veterano

quinta mai 15, 2003 12:11 pm

Cleopatre Escreveu:
sac Escreveu: Li e chorei...
Não vos queria entristecer, mas foi dolorosa a experiência para mim... Encontrei-o sem vida numa tarde quente de Primavera, tão brilhante e tão intensa que exigiu demasiado daquele ser já debilitado. Sabem quando rebentam os primeiros botões de flor nas àrvores, quando o pólen se lança no vento morno e o sol nos cega? Parece que a Natureza em renovação testa a capacidade do corpo dos seres vivos e dá um golpe de misericórdia nos fracos... Julgo que foi isso que aconteceu... O Nice já não ladrava de júbilo quando ouvia os meus passos na calçada; já não se lançava à minha cintura quando me aproximava para o afagar; já não corria ensandecido para o portão quando eu perguntava "Vamos à rua?!"; já nem chegara a tocar nas aparas de fiambre que lhe tinha dado no dia anterior... Nunca teria passado no teste rigoroso da Primavera.
Pressenti algo estranho logo quando levei a chave ao portão de casa. Parei em frente à porta e recusei olhar para trás onde ele estaria. Senti-me invadida pelo horror! Mas tive de encarar a realidade. Olhei. Deitado na casota que eu havia pintado uns anos antes, ele tinha uma expressão serena, como se tivesse partido em sossego, finalmente liberto do padecimento que o torturara nas últimas semanas. As dores dele ficaram no corpo inanimado e as minhas começavam a dilacerar-me a alma. Eu estava sozinha, sem ninguém com quem partilhar a dor da primeira perda na minha vida. Não chorei. Peguei nele e preparei-me para o enterrar. Só então chegaram os meus pais que viram a incredulidade nos meus olhos. Chamaram o meu avô e, em família, abrimos a terra do nosso jardim. Sabíamos que não era legal, mas não poderíamos entregá-lo a outras mãos! Ficaria connosco para sempre! E assim foi.
Não me recordo de, antes ou depois, o nosso jardim ter florido como naquele ano... Apercebi-me que afinal o meu Nice não tinha morrido apenas com a Primavera, mas também para ela. A energia que lhe restava transformou-se em seiva e alimentou flores, àrvores e frutos que ele nos ofereceu como um bouquet...
A memória dele ficará sempre comigo e, no fundo, ele morrerá apenas quando eu também morrer!
Minha querida, não me entristeceste.
As tuas palavras sentidas é que tocaram no coração de uma pessoa que tal como tu ama os animais e também sabe a dor de perder um amigo.

Um grande bem haja para ti e para todos aqueles que sabem dar o devido valor aos nosso amiguinho ;)
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quinta mai 15, 2003 3:08 pm

Que sensibilidades! ;)

Talvez eu só consiga escrever rimas coloridas, mas consigo chorar ao ler os vossos textos sentidos!

;)
Responder

Voltar para “Fórum para os novos membros”