Meus cumprimentos a tdos!!!
Venho aqui partilhar nossa experiencia de resgate e lhes expor uma dúvida. A cerca de 3 meses resgatamos uma gata, que foi atropelada por um carro nas proximidades de nossa residência. Como nunca tivemos contato com gatos não desconfiamos que esta estivesse penha. Machucada, cuidamos dela e demos carinho e toda assistência necessária com a ajuda de amigos e parentes.
A mesma deu a luz apenas 2 filhotes, um casal; sendo que um morreu vitima de verminoses (lombrigas) mesmo recebendo medicação de vermifurgação, como nos foi receitado por um veterinário que se sensibilizou pela situação deles.
Resta apenas a gata e sua filhotinha, que será adotada por uma pessoa brevemente. Estamos no momento em busca de alguém responsável que deseje adotar a mãe. Vale destacar que ela está vacinada, já recebeu vermifugação e está com agendamento para castração para março/14.
No entanto, o principal motivo que lhes escrevo é a dúvida que temos se a mãe possa está novamente grávida, pois acerca de 3 semanas atrás ela estava miando bastante o que chamou atenção de 2 gatos. Meu esposo e eu nesse período ficamos constantemente espantando os animais do nosso telhado e até reforçamos eventuais lugares que a gata poderia escapar, porém ela conseguiu infelizmente sair afastando os tabiques (pequenas tabuas) do assoalho e, assim ficando o dia inteiro na rua. Procuramos ela o dia todo e oferecemos leite a filhotinha em um pires pois ela naquele momento apenas mamava. A gata voltou somente a noite e nos dias seguintes tentou fugir novamente mas, não conseguiu.
Meu esposo afugentou os 2 gatos que rondavam nossa casa algumas vezes. Com o passar dos dias ela não mais quis fugir e, hoje até deixamos a porta aberta e ela não esboça vontade de sair. O que mais nos chamou atenção é a sua barriga que está um pouco inchada. Como ainda amamenta não sabemos se é devido o leite. No mais, ela se alimenta bem e mantém uma boa relação com a sua filhotinha.
A filhotinha mama apenas pela manha e anoite, e está se alimentando com ração, carne moída (sem tempero)e logo logo irá para casa da pessoa que irá adotá-la.
Ficamos é muito apreensivos pelo futuro da mãe que, tmb esperamos que seja adotada por alguém, só que se esta estiver grávida certamente será mais difícil ser adotada.
Pela experiências dos amigos proprietários de gatos lhes pergunto: seria possível nesse meio período em que ela esteve na rua ter engravidado de novo? Mesmo ela estando amamentando?
Se sim, gostaria dos senhores orientações para exames e, em relação a sua futura adoção.
Aproveito o momento para ressaltar que infelizmente não podemos adota-la (apesar de temos por ela e a filhotinha grande carinho) pois, moramos de aluguel e a dona do imóvel que residimos (que mora na casa da frete) não mais está tolerando os animais no lugar. Ao longo destes 3 meses temos contornado a situação com um bom dialogo, mas, nos últimos dias está ficando difícil. Entendo o lado da proprietária, mas, seria muita crueldade jogar os animais nas ruas.
Aguardo retorno e agradeço de ante mão as orientações, sugestões e comentários. Fiquem todos sob a Proteção do Altíssimo.
Abraços fraternos!!!!