Osga à solta dentro de casa... sem convite!
Tenho uma osga dentro de casa que assusta terrivelmente as minhas netas e a minha mulher e, mesmo eu, que adoro e protejo tanto quanto posso os animais, não tenho grande apreço em coabitar com ela. Não desejo matar o animal - a não ser claro que não tenha outro remédio - mas mesmo esta solução pouco simpática não está ao meu alcance: O bicho esconde-se com grande eficácia e só aparece de surpresa de tempos a tempos nos locais mais inesperados deslocando-se a grande velocidade. Já ensaiei várias maneiras de me ver livre dela (do género fazer barulho e remecher tudo nos locais onde ela parece estar - isto com a janela aberta para ver se foge) mas é inútil. Lá permanece e vai engordando não sei bem com quê e volta a aparecer. A situação já dura há mais dum ano. (Já nem estou certo que seja só um bicho...) Quem poderá informar-me dum modo de livrar-me dela que passa claro está pela sua captura? Haverá alguma armadilha ou isco para este tipo de animais? Se puderem ajudem-me.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 30, 2003 1:15 pm
- Contacto:
Parece quando o meu poai jogava à bola e eu e a minha mãe íamos ao Alentejo ter com ele passar férias...Era só olhar para o tecto e lá estavam as osgas a passear....Quanto às armadilhas eu não tenho conhecimento de nenhuma...
Olá 3des,
Andei á procura de mais informações sobre as osgas e encontrei este texto que penso que poderá lhe ajudar a capturar a "sua mascote indesejada".
Boa sorte!
Nome vulgar: Osga
Nome cientifico: Tarantola mauritanica
Comprimento: Pode atingir até 12 cm
Características do corpo: cabeça achatada e o corpo com pele macia, coberto de numerosíssimas escamas muito pequenas.
Coloração: castanho acizentado.
Membros: apenas alguns lagartos desenvolveram estruturas especializadas que lhes permite escalar superfícies lisas sem a ajuda de garras. Tais dispositivos de trepar são encontrados em muitos representantes da família Gekkonidae.
Na face inferior dos dedos das osgas-trepadoras existem largas escamas imbricantes, formando uma serie de caneluras ou lamelas paralelas. Cada lamela está coberta com um campo de cerdas, ou sétulas, que são projecções microscópicas da pele, terminando em forma de espátula, e que variam em comprimento, de espécie para espécie, mas na maioria das osgas medem entre 10 a 100 micrómetros.
Alimentação: é à base de insectos e borboletas.
Reprodução: as fêmeas põem de cada vez apenas três ovos, mas podem reproduzir-se diversas vezes por ano. Os jovens, quando nascem, têm já cerca de metade do comprimento dos adultos. Os ovos da maior parte das espécies têm casca mais rija que os da maioria dos lagartos.
Comportamento: a maioria é activa durante a noite.- animais nocturnos
Habitat: encontram-se sobre rochas e paredes assim como dentro de edifícios; ficam frequentemente à espreita de insectos junto à luz. No Mediterrâneo, aparecem sobretudo junto à costa.
Distribuição: encontram-se distribuídas por todos os continentes com a excepção da Antárctida. Preferem as zonas tropicais.
Andei á procura de mais informações sobre as osgas e encontrei este texto que penso que poderá lhe ajudar a capturar a "sua mascote indesejada".
Boa sorte!
Nome vulgar: Osga
Nome cientifico: Tarantola mauritanica
Comprimento: Pode atingir até 12 cm
Características do corpo: cabeça achatada e o corpo com pele macia, coberto de numerosíssimas escamas muito pequenas.
Coloração: castanho acizentado.
Membros: apenas alguns lagartos desenvolveram estruturas especializadas que lhes permite escalar superfícies lisas sem a ajuda de garras. Tais dispositivos de trepar são encontrados em muitos representantes da família Gekkonidae.
Na face inferior dos dedos das osgas-trepadoras existem largas escamas imbricantes, formando uma serie de caneluras ou lamelas paralelas. Cada lamela está coberta com um campo de cerdas, ou sétulas, que são projecções microscópicas da pele, terminando em forma de espátula, e que variam em comprimento, de espécie para espécie, mas na maioria das osgas medem entre 10 a 100 micrómetros.
Alimentação: é à base de insectos e borboletas.
Reprodução: as fêmeas põem de cada vez apenas três ovos, mas podem reproduzir-se diversas vezes por ano. Os jovens, quando nascem, têm já cerca de metade do comprimento dos adultos. Os ovos da maior parte das espécies têm casca mais rija que os da maioria dos lagartos.
Comportamento: a maioria é activa durante a noite.- animais nocturnos
Habitat: encontram-se sobre rochas e paredes assim como dentro de edifícios; ficam frequentemente à espreita de insectos junto à luz. No Mediterrâneo, aparecem sobretudo junto à costa.
Distribuição: encontram-se distribuídas por todos os continentes com a excepção da Antárctida. Preferem as zonas tropicais.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Morei muitos anos no R.J. e também lá andava sempre com umas lagartixas dentro de casa, a minha mãe não deixava que nós matássemos justamente por dizer que ela comia, aranhas e etc... por isso ficava lá por casa como bicho de estimação chamáva-mos a todas de "Chiquinhas"
Mas depois lá vinha o nosso gato e um dia deparávamo-nos com a "chuiquinha" morta (depois do gato se ter andado a divertir com ela coitadinha!
)
Mas a diferença é que as osgas são peçonhentas, pelo menos foi o que me disseram, e neste caso também não sou muito apologista de as ter dentro de casa! Tenho uma amiga que quando vamos para o Alentejo á casa dela, passar uns dias, é o mesmo martírio, andam por todo lado! é um Deus nos acuda
É sempre a "praxe" chegamos lá cedo e o primeiro dia é sempre para expulsar as inquilinas
Mensagem editada pela moderação devido a conteúdo que poderá ferir a sensibilidade dos utilizadores

Mas a diferença é que as osgas são peçonhentas, pelo menos foi o que me disseram, e neste caso também não sou muito apologista de as ter dentro de casa! Tenho uma amiga que quando vamos para o Alentejo á casa dela, passar uns dias, é o mesmo martírio, andam por todo lado! é um Deus nos acuda

Mensagem editada pela moderação devido a conteúdo que poderá ferir a sensibilidade dos utilizadores
Penso q essa ideia das osgas serem peçonhentas é um mito...Não atacam pessoas nem têm veneno. Ficam muito bem na casa do Alentejo onde podem entrar e sair mas na cidade...uiii...
Peço aos moderadores que não liguem á mensagem que reportei. Por engano em vez de responder reportei a mensagem do colega masuca. Mais uma vez peço desculpa mas a malta é nova por aqui. Mas tenho muita osga no quintal e como costumo dizer são de estimação.