Bulldog Brasileiro descendente direto dos bulldogs trazidos
BULLDOG BRASILERIO DESCENDENTE DOS BULLDOGS TRAZIDOS PELOS PORTUGUESESES, espanhóis e italianos AO BRASIL
saiba mais www.petclube.com.br
Comentários de quem viu o bordoga no trabalho
Nos conta o criador de cães Claudio Amichetti: Quando trabalhava nas fazendas na região de Tangará da Serra e Diamantino-MT, na década de noventa, pude observar vários bulldogs pretos, com caninos muito grandes e comissura labial bem desenvolvida, lidavam bem com o gado, eram valentes, acompanhavam e cuidavam das crianças em suas travessuras. Excelente temperamento tendo como destaque a característica do físico avantajado, parrudo e índole amiga e confiável com as crianças.
Esses bordoga corriam ao lado do amigo Bortolli que trabalhava para os Ferrarini de Pameiras das Missões-RS.
Faziam a guarda da fazenda e corriam com os predadores noturnos.
_Também vi bulldogs no Alegrete-RS, pulavam muito, com frente muito aberta, tigrados escuros, outros estavam em Passo Fundo-RS com meu vizinho Narciso do Bairro Boqueirão,que lidava em sua estância alguns quilometros da cidade".
Continua Amichetti: Meu venerável amigo Crhistofolletti, com 85 anos, em sua infância em Piracicaba-SP, na propriedade de italianos abastados, me relatou o seguinte:
_Na década de 40 os bulldogs eram fortes, acompanhavam de perto o Comendador Francisco Moratto, possuiam altura dos joelhos, escuros, com uma bochecha enorme, durante o dia ficam atados a grossas correntes metendo medo em toda gente..."
Relata Dona Rosa Crusco, venerável esposa do Lourenço Cristofoletti, que seu pai possuia um bulldog, com cara feia, com dentes salientes, com cor marrom escuro, largo e forte, que tomava conta de sua casa no bairro da Liberdade em 1935,São Paulo.
"Atualmente tenho visto casas serem assaltadas mesmo com a presença de dobermans, pastores e com os bordogas a coisa é diferente, são mais parrudos e intimidam mesmo", são guardiões naturais e bem equilibrados, gostam de crianças e como são muito rústicos não apresentam problemas, diz o adestrador de cães Roberto que tem trabalhado hà mais de dez anos com pastores alemães, rotweillers, staffordshire e american pitbull terrier.
Padrão Oficial da Raça BULLDOG CAMPEIRO
Classificação CBKC: Grupo 11 - Raça não reconhecida pela FCI Padrão
CBKC NR 8 País de origem: Brasil
Nome no país de origem: Bulldog Campeiro
Utilização: Pastoreio e guarda Prova de trabalho: Não regulamentada