É verdade é mto importante o seu treino. O meu Buster desde bem pekeno sempre recebeu treino, desde o mais basico, senta, deita, dá a pata, etcs como as vozes de comando( mto importantes). A verdade é k ele é um animal mto esperto e aprende mto depressa.

A primeira coisa a ensinar é ele saber quem é o lider da matilha, nao pode de maneira alguma fazer entender ao cao de k é ele k manda. Nos passeios nunca deixe k seja ele a dizer para onde é k ker ir, nem o deixe ir á frente, ele ao se colocar nessa possiçao dá-lhe logo a entender de k é ele k manda, e isso é um mau começo, mesmo para a relaçao cao-dono.
Sempre k o levar á rua nao permita k ele se ponha á sua frente mas sim ao seu lado, ele tem k focar toda a sua atençao em si e nao na criança k esta no outro lado da rua ou no cao k esta a passar ao seu lado. De-lhe uma recompença sempre k ele fizer akilo k voce ker, nao tem k ser propriamente comida os biscoitos, embora k no inicio do treino aconselho o incentivo com os biscoitos e mais tarde de-lhe apenas afecto( o k é igualmente importante para os animais).
É verdade k o passeio é mto importante para uma relaçao saudavel dono-cao, e para k ele entenda logo de tenra idade kem é k é o lider, para k mais tarde ñ venha a ter surpresas desagradaveis.
Para alem do treino basico do dar a pata, senta, deita, dar mais 5 lol o k é super engraçado no meu Buster

, tb tem o treino de obdiencia.
Eu ao fim de 3 anos e tal ainda continuo a treinar o meu cao, é um treino diario, para alem de lhe ocupar a mente, ao mesmo tempo faz exercicio fisico.
Espero k tenha ajudado em alguma coisa, ainda existem mais algumas, mas como ñ estou habituada a escrever tanto lol
Se precisar de mais algum esclarecimento, disponha.
Cumprimentos