É MUITO TRISTE VISITAR UM CANIL MUNICIPAL????????

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
pigy
Registado: domingo jul 27, 2003 10:36 pm

terça ago 12, 2003 7:05 pm

Olá! Venho apenas desabafar... para quem quiser lêr!
Num dia frio de Janeiro ao chegar a casa, recebo a indignante notícia, de que uma vizinha tinha chamado o canil Municipal de Cascais para vir buscar uma gatinha com 6 meses, por esta estar muito assustada, dentro de um prédio em frente á porta da dita senhora, e principalmente, pelo pequeno animal em apuros ter partido todos os vasos da mesma. Ora, uma gata fazer um “disparate” destes é demais e a senhora com imensa “pena”, fez o seu papel.
Claro que não dei mem mais um minuto, fui ao canil procurar a gatinha abandonada a quem dou o mínimo que qualquer pessoa deveria dar, comida.
Quando chego ao local, onde concerteza muitas pessoas nunca foram, mas a quem aconselho uma breve visita, sim , bastaram uns minutos para ver o que nunca esperei...
Alguns cães e a gatinha, em fila para a morte!

Num velho casarão onde a humidade e salitre são as paredes daquele frio, sombrio e triste lugar, em jaulas minúsculas cheias, não sei se de água se das necessidades fisiológicas dos animais, onde as suas patas estão mergulhadas e seus corpos se deitam ( nem um trapo no cimento ), onde nem sequer pequenos raios de sol entram, pois não tem janelas e o cheiro a morte paira no ar.
Eles tremem de frio ou de medo, pois sabem qual o seu destino, ganem e ladram pedindo ajuda, desesperados, para não morrer ou simplesmente para comer.
Alguém que lá trabalha disse-me, ...” que é normal, pois eles não lhes dão de comer e ficam naquele “sítio” sem verem a luz do dia, no frio durante 15 dias, para quando forem abatidos o trabalho já estar adiantado.”... e isto tudo, com a maior das naturalidades.
E naqueles olhos redondos, meigos, cheios de lágrimas e aterrados no medo e incompreensão, eles não sabem o crime que cometeram.
Alguns foram abandonados por aqueles de quem aprenderam a gostar, mas já são idosos, como o cão que acabei por trazer junto com a gata, tinha 6 anos, era velho? Para mim todos tem direito á vida, mas naquele local, ele entre outros, não.
Outros já nasceram na rua, e por algum azar ou por alguém que se sente incomodado, vão lá parar.
A verdade, é que a gatinha ia ser abatida, por ter nascido gata, pois aquilo não é um gatil. Não souberam tratar dela e encontrar-lhe um dono, mas souberam vir buscá-la para a matar.
Quanto ao cãozinho trouxe-o, porque não podia trazer mais. Vivo num andar, já tenho animais e encontro dono para muitos outros, assim como para ele, apesar do senhor do canil me ter garantido que, com a idade dele ninguém o iria querer. Afinal telefonaram 6 pessoas, e em 2 dias já tinha alguém que ele conquistou, pois sabia ser uma nova oportunidade.
Mas, não dormi durante algum tempo, porque sei que os outros “olhos tristes” morreram.
Outros estarão hoje no seu lugar?

Sei que há mais pessoas como eu, mas somos poucos.
Por isso faço um apelo, não dêem animais ao canil, pois eles dizem não ter espaço e os que sobrarem vão para o velho casarão, para seguirem o caminho que o Homem lhes traçou.
Mas será que nós temos o direito de fazer sofrer? Sim, para espanto de muitos os animais também sofrem, choram, sentem saudade e dor, e dão-nos muitas alegrias.
Mas o dito mais inteligente dos animais, é o mais burro e ignorante, nós não somos mais que os outros, todos temos o nosso lugar, mas o egoísmo e crueldade é um defeito do Homem.
Ajudem, e ensinem as nossas crianças a respeitarem os animais, sei que é difícil porque muitos adultos não o fazem, mas nunca é tarde para mudar o actual crime, que alguns cometem.

Bem hajam as pessoas que amam os animais e os ajudam, essas são PESSOAS, o resto são qualquer outra coisa!
[color=darkblue][/color]
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

quarta ago 13, 2003 4:02 pm

oi pigy. da primeira vez que entrei num canil tinha 14 anos. foi porque eu queria adoptar um animal e o sítio exacto para fazer isso é um canil, pois os que lá estão têm o destino traçado. quando lá entrei vi animais em desespero, outros traumatizados e também vi lá crias, foi assim que trouxe o Neru para viver comigo. há imagens que nunca vou esquecer como por exemplo a de um rafeirito de tamanho pequeno completamente desesperado a tentar escavar por baixo da porta da jaula e como se a implorar que o levasse dali. também me lembro de um dogue alemão, extremamente magro, via-se perfeitamente as costelas e não queria comer. o dono do canil (um homem muito simpáctico, não sei se será uma boa pessoa de verdade) disse-me que apanharam-no assim, com medo de todo o mundo e que agora não quer comer de maneira nenhuma. se visses o olhar daquele cão, como se eu fosse um monstro que lhe dava os seus maiores pesadelos... já entrei lá mais algumas vezes, mas se queres que te diga não gosto de lá entrar, sei que não vou ficar bem. não tenho tempo nenhum para ser voluntária lá, assim teria uma boa razão para lá entrar e mudar um pouco daquilo...
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo ago 17, 2003 11:42 am

só entri uma vez num canil municipal e jurei nunca mais lá voltar. Era um canil de "fim da linha", em que os cães iam ser abatidos se não fossem adoptados em 3 dias. Estavam todos presos com umas correntes minusculas, sem excepção, desde cães grandes e pequenos a uma cadela prenha. Foi horrível ver os bichos todos a ladrar, a implorar para os tirarmos de lá. Depois fomos lá outra vez, mas já estava fechado. Só ouvimos os cães a uivar lá dentro... :cry:
MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

domingo ago 17, 2003 6:28 pm

Pigy, não sei que canil visitou, mas essas situações já não são comuns... as condições minimas existem e os animais para abate estão no mesmo sítio que os outros e nas mesmas condições. Hoje a maioria das pessoas já não entregam animais aos canis, mas sim a associações, e há uma grande diferença entre associação e canil.

pigy Escreveu: Bem hajam as pessoas que amam os animais e os ajudam, essas são PESSOAS, o resto são qualquer outra coisa!
Esta frase está um pouco infeliz na minha opinião, nem toda a gente é obrigada a gostar de animais e nem por isso deixa de ser pessoa e ter os seus valores, desde que não os maltratem.
RuteMartins
Membro Veterano
Registado: sábado jun 21, 2003 2:36 pm

segunda ago 18, 2003 1:09 pm

Olá a todos,
uma vez entrei num Canil Municipal e jurei que nunca mais lá voltava a entrar. É tão triste ver tantos cães com olhares tão tristes e não pudermos tirá-los todos de lá, lembro-me como se tivesse sido ontem, foi uma experiência "horrivel". :|
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”