1

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

assis78
Membro Júnior
Registado: quinta mai 07, 2009 11:21 am

quarta ago 26, 2009 1:03 pm

Os senhores que responderam a este tópico não sabem do que falam, com excepção da primeira resposta, e como tal, falem entre si!
Devem-se entender muito bem, por entre grunhos e falso apreço por animais.

Boa noite. :D :D :D :D :D :D
Última edição por assis78 em quarta ago 26, 2009 9:31 pm, editado 3 vezes no total.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta ago 26, 2009 2:45 pm

Petição assinada :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta ago 26, 2009 3:12 pm

Sobre a defesa da ideia de esterelizar os animais errantes, nada tenho a opor. Seria a medida lógica, num cenário de umas poucas dezenas de animais, e será a medida lógica a fazer sempre que um animal seja entregue para adopção. Mas num cenário em que temos milhares de animais errantes, e em que obviamente não há lares de adopção para todos e nem todos são adoptáveis, parece-me que a eutanásia não pode ser afastada totalmente. Na minha opinião, e no cenário actual, o mais lógico e racional passará por uma triagem de animais saudáveis e adoptáveis, eutanásia daqueles que se excluam desta triagem, e esterelização dos demais. Mas NUNCA para os devolver à rua. Deveriam ser mantidos em alojamento temporário por tempo limitado até à respectiva adopção, e findo este prazo seriam também eutanasiados. Só após um período de choque, em que esta politica fosse seguida à risca, nos poderiamos dar ao 'luxo' de nos tornar mais 'humanos' e permitir-nos fazer esterelização de todos os animais e dar-lhes mais tempo em alojamento (que deveria ser condigno) para possibilitar a respectiva adopção. Esta é a minha opinião é claro.
De resto não posso deixar de referenciar a frase que reproduzo em baixo, que reputo de extremamente redutora e, em certa medida, invasora dos meus direitos e liberdades:
Imóveis e assustados, aguardam que alguém os salve e os leve dali para fora, mas lamentavelmente, há quem prefira adquirir ou procriar um animal a dar uma segunda oportunidade a estas dóceis criaturas.
Eu continuo a achar que a aquisição de um animal (por adopção, compra ou como quer que seja) é como um casamento para a vida. Para mim (mais uma vez é uma visão PESSOAL) seria inconcebível adoptar um animal para o 'salvar' do que quer que fosse. Eu doptaria um animal porque esse animal é a minha escolha de companheiro canino e é daquele animal que eu gosto, e não porque 'vou salvar o pobrezinho da morte certa'. Claro que há quem junte o 'util' ao agradável e faça o 2 em 1 adotando o animal que gosta e salvando esse mesmo animal da morte. Mas não me parece correcto dizer coisas como 'lamentavelmente' há quem compre e quem crie animais, porque isso não é 'crime' nenhum e nem as pessoas que o fazem são os culpados da morte dos cães nos canis!
PauloC1
Membro Veterano

quarta ago 26, 2009 3:16 pm

Sobre petições, aconselho a leitura disto:
http://www.parlamento.pt/EspacoCidadao/ ... ticao.aspx
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

quarta ago 26, 2009 4:21 pm

PauloC1 Escreveu: Na minha opinião, e no cenário actual, o mais lógico e racional passará por uma triagem de animais saudáveis e adoptáveis, eutanásia daqueles que se excluam desta triagem, e esterelização dos demais. Mas NUNCA para os devolver à rua. Deveriam ser mantidos em alojamento temporário por tempo limitado até à respectiva adopção, e findo este prazo seriam também eutanasiados. Só após um período de choque, em que esta politica fosse seguida à risca, nos poderiamos dar ao 'luxo' de nos tornar mais 'humanos' e permitir-nos fazer esterelização de todos os animais e dar-lhes mais tempo em alojamento (que deveria ser condigno) para possibilitar a respectiva adopção. Esta é a minha opinião é claro.

por muito que magoe pensar em eutanásia em massa penso que estamos a caminhar para lá a passos largos, infalivelmente... alías já está a acontecer em muitos canis por questoes de espaço e sanidade. temo concordar, mas seria sem duvida o mais sensato, sanear esta interminável onda de desgraça que se vê pelos canis, associações, ruas e autoestradas.

é uma dor de alma ver os animais estropiados que aparecem por aí e depois alguém os resgata, tantas vezes irremediavelmente incapacitados e sem qualquer hipotese de serem adoptados, e marcha para o vet fazer 200 mil cirurgias e depois de receber a conta astronómica, toca a andar a fazer peditórios e o diabo a sete.
para no final ficar o coitado do animal fechado numa box de hotel ou dum abrigo até ao fim dos seus dias; para quê?! pergunto eu!

mas isso é tema para outro topico, foi só um desabafo a propósito da eutanasia, dura mas necessária.

dura lex sed lex!
dura praxis sed praxis!
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta ago 26, 2009 4:54 pm

Concordo a 100% com TUDO o que o Paulo C escreveu.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

assis78
Membro Júnior

quarta ago 26, 2009 7:16 pm

... :D
Última edição por assis78 em quarta ago 26, 2009 9:21 pm, editado 4 vezes no total.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta ago 26, 2009 7:37 pm

Mas não vê que os animais sem raça defenida são fruto de quem apenas brinca ás criações, um criador responsável não enriquece á conta das ninhadas, há exames a fazer aos progenitores, há seleção dos mesmos a fim que só os que estão dentro do estalão sejam reproduzidos, eu sou mais a favor de uma ninhada eutanaziada á nascença que essa ninhada cresça errante sem cuidados nem carinho,assim como que se faça uma triagem nos canis e se dê qualidade de vida aos que ainda a possam ter por via da adopção, acho que a sua visão do problema é que é muito curta e nem se pode chamar a isso gostar dos animais porque prolongar o sofrimento dos mesmos não é gostar deles. E não acuse quem não conhece, quem cuida bens dos seus animais e nunca os abandona só porque essa pessoa gosta de determinada raça, porque recolher animais e atira-los para o canil é bom para o ego, mas junta-los ao amontoado e falta de espaço será justo? E não é quem gosta de raças e investe na sua melhoria que tem culpa dos abandonos dos outros, nem gosta menos de animais porque não recolhe os restos da negligencia dos outros? Eu tenho 4 cães todos recolhidos mas respeito e apoio quem responsavelmente reproduz cães de raça, não posso de modo algum criticar quem quer comprar e ajuda a suportar o trabalho responsável dos bons criadores. Em suma assim como a Dinodane concordo a 100% com as palavras do PauloC.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
bastet1
Membro Veterano

quarta ago 26, 2009 7:46 pm

Native Escreveu: eu sou mais a favor de uma ninhada eutanaziada á nascença que essa ninhada cresça errante sem cuidados nem carinho,

a triagem teria que começar pelos seniores, doentes, com disturbios comportamentais e com pouca ou nenhuma hipotese de adopção.

quem é o vet que abate uma ninhada de cachorrinhos?

enfim, é muito discutivel...
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

PauloC1
Membro Veterano

quarta ago 26, 2009 7:51 pm

assis78 Escreveu:Não compreendo como alguém que diz ser amigo dos animais defende a eutanásia dos mesmos, e igualmente a compra de animais de raça.
Provavelmente é daqueles que enriquece com ninhadas, sem se aperceber (ou se calhar até o sabe) de que o nr de pessoas dispostas a adoptar é muitíssimo reduzido, portanto cada animal que nasce fará com que outro não arranje casa. Isso preocupa-o ou não?
A mim preocupa-me e por isso, juntamente com um grupo de amigas já resgatei imensos animais de canis e da rua.

Gostar de animais não é armarmo-nos em novos ricos com cães e gatos da raça xpto, é perante injustiças e maus-tratos, tentar dar alguma luz à vida destas criaturas.
Sinceramente depois de ler o que escreveu, nao se se valerá a pena responder....mas vamos lá ;)
1. A minha visão dos 'direitos dos animais' é só lê-la num tópico mais abaixo, está lá escrita.
2. Eu não me considero um 'amigo dos animais', e nem sequer imagino o que é que isso quer dizer. Talvez a forista tenha a amibilidade de me dizer o que isso é! Já se me perguntar se sou amigo dos meus animais, posso responder-lhe que acho que sim....pelo menos tento. E se quiser saber o que eu penso que é ser amigo dos meus animais, eu explico-lhe. Em breves palavras, é ser responsável por eles em todas as circunstâncias, proporcionando-lhes a maior atenção possível e os melhores cuidados possíveis. É ter com eles um compromisso para a vida e não os abandonar, sejam quais forem as circunstâncias e assim nao os deixar ir parar a um canil como o do monsanto. É nao os deixar reproduzir, nao porque acho que isso nao se deva fazer, mas sim porque não sou criador (pasme-se lá) e nem considero ter o que é necessário para o ser, etc.
3. Presumo, pelas suas palavras que quem compra animais de raça não só não é amigo dos animais como é o responsável pelo facto dos animais se amontarem nos canis municipais por não arranjarem lares....simplesmente nem comento esta visão de tão absurda. Apenas lhe digo que aqui na arca deve ter umas boas centenas de 'inimigos dos animais' ...no minimo.
4. Se me pergunta o facto de existirem muitos caes que não conseguem ser adoptados...sim, preocupa-me, mas tenho racionalidade suficiente para perceber que é impossível salvá-los todos, e que necessariamente alguns deles terão de ser eutanasiados.
Quer salvar todos os cães errantes e todos o cães dos canis? Força, adopte-os todos.....
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta ago 26, 2009 8:06 pm

A mim já me começa a fazer "cócegas" estes donos da verdade e da compaixão que desfraldam logo a bandeira do " já foi ao canil?" ou " eu farto-me de fazer isto ou aquilo...".
Cheios de presunção superiorizam-se aos "criminosos" que compram cães de raça ou que acham melhor a eutanásia ao arrastar de vidas sofridas em boxes de hotéis , muitas vezes sem as minimas condições.
Concordo com o Paulo, completamente.
E se quem se diz amiguinho dos animais pensasse um bocadinho mais nos ditos e não nos louvores que recebe por retirar animais compulsivamente dos canis, chegaria a essa mesma conclusão.
Mas isto já está por demais debatido. E vamos sempre parar ao mesmo.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
PauloC1
Membro Veterano

quarta ago 26, 2009 8:19 pm

A mim já me começa a fazer "cócegas" estes donos da verdade e da compaixão que desfraldam logo a bandeira do " já foi ao canil?" ou " eu farto-me de fazer isto ou aquilo...".
Não deixa de ser cómico que não se possa emitir uma opinião sobre um assunto, que é tão abrangente e não se limita ao Canil do Monsanto, se não se tiver lá estado. Mas depois podem emitir-se Juizos de valor sobre pessoas de uma forma tão genérica, sem as conhecer de lado nenhum. Vê lá Nicas que eu até devo ser criador e farto-me de ganhar dinheiro com os animais....isto para além de ser inimigo deles e responsável pelo menos (actualmente) por 4 cães que estão por adoptar no monsanto....porque tenho em casa 4 cães comprados !!!
assis78
Membro Júnior

quarta ago 26, 2009 9:15 pm

:D Tanta má vontade e ignorância num só forum parece impossível, mas são a prova viva de que pode acontecer.
E não, não se pode emitir opinião sobre aquilo que não se conhece, ou então falaria sobre o que são dores de parto ou como se sentiu ao ser avô, por exemplo.
Deixem-se de se limitar a observar os outros a viverem, sendo meros espectadores frustrados e ressabiados, apenas criticando as acções dos outros.

Boa noite meus senhores, desunhem-se em respostas que eu gosto! :D :D :D :D :D
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta ago 26, 2009 9:34 pm

assis78 Escreveu::D Tanta má vontade e ignorância num só forum parece impossível, mas são a prova viva de que pode acontecer.
E não, não se pode emitir opinião sobre aquilo que não se conhece, ou então falaria sobre o que são dores de parto ou como se sentiu ao ser avô, por exemplo.
Deixe-se de se limitar a observar os outros a viverem, limitando-se a ser um espectador frustrado e ressabiado.

:lol: :lol: :lol:
Ó senhor /a , a sua boa vontade e sabedoria transcendeu-me !!!!!!
Hossanas aos céus por haver entre nós tão bom samaritano, ainda por cima com tão grande conhecimento de causas e pessoas....
Afinal os Iluminados sempre existem !!!!!! ( E são humildes e sensatos) Bem aventurado !!!!!!
:lol: :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
bastet1
Membro Veterano

quarta ago 26, 2009 10:04 pm

assis78 Escreveu::D Tanta má vontade e ignorância num só forum parece impossível, mas são a prova viva de que pode acontecer.
Deixem-se de se limitar a observar os outros a viverem, sendo meros espectadores frustrados e ressabiados, apenas criticando as acções dos outros.

boa noite,

percebo que as suas palavras derivam de ver tanto sofrimento e angustia...mas não pode meter tudo dentro do mesmo saco e dizer que quem não tira um cão do canil e resolve comprar é assim ou assado...

quase todos aqui têm animais e são donos sensatos e responsáveis, muitos têm sim animais que estavam em risco de abate nos canis e outros foram recolhidos depois do abandono por parte de gente sem consciencia (moral e social), esses sim os verdadeiros culpados de toda a miséria que testemunha no canil, nas ruas, enfim... se olharmos bem é mesmo uma desgraça, principalmente nos meses de verão.

tenho uma cadela linda ( pelo menos para mim ), foi a primeira vez que adoptei, mas só adoptei porque de facto entrava dentro do perfil de animal que pretendia.
antes de ter a minha cadela, tinha comprado uma bebé de raça, com todos os predicados e mais algum e no final ela estava doente e acabou por falecer ( e sim tinha lop, estava vacinade e etc e tal e de nada adiantou ), comprei porque gosto da raça, não dá para explicar de outra forma e se gosto de agua não vou beber vinho só para fazer os outros felizes, concorda?

acabei por tirar um animal dum canil de abate, não por pena mas por amor e essa é , na minha opinião , a diferença. se todos adoptassem por amor e com noção de enorme compromisso, não havia tantas devolução porque o bichinho larga pelo, chora de noite ou ainda a melhor de todas...
porque ladra (mia).

não se pode ser extremista ao ponto de dizer que quem compra é um desalmado porque há tantos a precisar e tal e coisa...

senão veja, vamos comparar (academicamente): não se deve ter filhos porque há muitas crianças orfas a precisar de um lar

:o

uma coisa não invalida a outra, certo?

quem compra tem os seus motivos, quem adopta também ( e é muito louvavel concerteza ) e nada mais.

o que precisa existir é consciencia social para sensibilizar contra o abandono, a negligencia e a criadeirice, mas isso começa nos bancos da escola! :wink:

mas mesmo que começasse hoje essa politica pedagogica só daqui a uma decada se faria começar a sentir...

o que fazer entretanto? deixar amontoar nos canis animais, deixar amontoar nos abrigos, é preciso mais: seleccionar os adoptáveis e os outros, por muito que vá ferir cá por dentro, é preciso cabeça fria e raciocinar com clareza. antes uma morte digna que uma vida miserável.

Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”