Crime na Arca de Noé - ou... A vergonha de ser português

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

terça set 23, 2003 1:24 pm

Olá

Eu vi a reportagem toda, já tinha sido avisada por mail que programa ia ser dado e qual o seu conteúdo. Todavia, não estava preparada minimamente para o que iria ver e fiquei muito chocada.

Chocada por tudo o que lã foi mostrado, pelas Instituições (Instituto Conservação da Natureza) (ICN), estamos a falar do próprio estado e de tantas outras figuras, umas públicas (Raul Indipo) (Duo Ouro Negro) e até do próprio Zoo de Lisboa, outras anónimas, mas que falavam a minha língua e que representavam afinal o meu País.
Depois da corrupção, da Pedofilia e de tantos outros casos vem mais este ensombra ainda mais este Portugal já tão massacrado.
E de cada vez que os animais (já anestesiados) emitiam um som, lá ia mais uma dose de anestesia... Resultado?! Dos 4 felinos capturados, 3 morreram menos de 24 horas depois...
Ver morrer animais daquela envergadura, por o veterinário se ter atrasado 2 dias? Isto é humanamente impossível ver, sem ficar chocado.

E é este mesmo Estado que cria leis para me convencer, por exemplo, que o Rottweiler é perigoso, porque “é hostil para os estranhos”, como dizia uma reportagem do Correio da Manhã, um dia destes?

Franc
Última edição por BETAFERI em terça set 23, 2003 2:45 pm, editado 1 vez no total.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

terça set 23, 2003 1:51 pm

Boas!!!

Eu infelizmente vi Bullie..... infelizmente porque paesar de saber da venda de um corcodilo para um Alemão no Alentejo (Cuba) pelo ZOO, nunca pensei que existisse tanta incompetencia e tanta corrupção tanta tanta......
Lembro-me em criança de ir ao ZOO, quando cresci nunca lá mais pus os pes como também não ponho em Circos... mas isto é uma opção...
Quando vi a reportagem lembrei-me logo dos Talibans e naquele ZOO onde se divertiam a tirar olhos a Leões.... qual a diferença para estas BESTAS???? Nenhuma...
Vivemos num país que em breve legalizarão os Touros de Morte em que se fala em Evolução... mas só para o que interessa ou seja o que der dinheiro, num País em que no dia em que um Infeliz morre por tentar salvar dois homens de um poço com gaz e deixar a familia sem sustento o Presidente "reconhece" e quase condecora um Toureiro por tudo o que "fez" por Portugal (a flamigerada Tourada na Expo)....Num País em que se abandona crianças, velhos, animais, num Pais que agora tanto se preocupa com a Casa Pia, quando passou Seculos a neglegenciar e a abandonar crianças, num País em que as leis se fazem para na outra legislatura ou outro governo as desfazer.
Esta é a realidade que temos, e quando vejo reportagens destas penso...

Quem me dera não Pensar!!!!!!

Somos todos Fantoches de Consumo, Caricaturas vivas da Podridão do Mundo.

Arcanjo
akira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 15, 2002 10:55 am

terça set 23, 2003 3:10 pm

Olá,
realmente é uma situação chocante, acho que devería-mos enviar emails para o Zoo de Lisboa, ICN ( www.icn.pt), Ministério do Ambiente, para o Ordem dos Veterinários e outros... para mostrar-mos que há muitas pessoas que não vão deixam passar esta situação em branco
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

terça set 23, 2003 3:15 pm

Olá

Eu como já disse várias vezes, conheço o "interior" do zoo. Sou voluntária ´lá sempre que posso.

Desde que comecei a ir lá dividi o zoo em duas partes: a boa e a má.
Da má só sei que é um verdadeiro mundo de complicaçãos e esquemas com o estado etc. por essas razãos ainda há animais no zoo de lisboa que vivem em jaulas minimas e sem condições.

O lado bom é o lado que quer ajudar, o lado que trabalha por dar aos animais as melhores condições possiveis, o lado que se dedica a 100% aos animais.
O zoo se fosse mais organizado podia ser fantástico, porque pessoas dedicadas, ali, há e muitas.

cumprimentos
gengibrecanela
Membro
Registado: sexta ago 29, 2003 5:16 pm

terça set 23, 2003 4:08 pm

Olá a todos.
Para aqueles que não viram a reportagem existe sempre a alternativa chamada jornais diários. De certeza que nenhuma dessas publicações deixou passar esta polémica "em branco" (no Público existe um artigo estilo "resumo"). A minha grande dúvida é se mais uma vez vou assistir a um enterrar dos problemas tendo como base as mais absurdas das justificações (falta de meios, acusações de calúnia, desresponsabilização...). Ainda me lembro de à relativamente pouco tempo ter sido criado um enorme movimento em favor do Jardim Zoológico de Lisboa, à qual a maioria dos portugueses mostrou a sua simpatia (e se calhar pouco mais). É esta a "paga" pela ajuda de todos aqueles que apoiaram em tempo de necessidade.
Esta é a realidade que vemos, a que está ainda escondida será sem dúvida ainda pior.
gengibrecanela
Membro
Registado: sexta ago 29, 2003 5:16 pm

terça set 23, 2003 4:09 pm

Polémicas à parte, o Zoo de Lisboa e outras instituições semelhantes continuam a merecer o meu apoio sempre que respeitam a dignidade dos animais em cativeiro.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

terça set 23, 2003 4:16 pm

Eu vi e também não gostei do que vi.
No entanto o que se viu ontem não nos faz diferentes dos outros países, muito deles bem piores que o nosso.
È evidente que muita coisa deve ser mexida e nos devemos revoltar, claro.
Mas eu não me envergonho nem nunca envergonhei de ser portuguesa. Acho que o pior que pode haver para um povo é ter vergonha de si próprio.
Isabel
Lequinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jul 11, 2003 9:32 am
Localização: Blacky e Spock canitos SRD'S, Blue-gata x-siamesa,Mateus-gato srd

terça set 23, 2003 4:25 pm

gengibrecanela Escreveu: Ainda me lembro de à relativamente pouco tempo ter sido criado um enorme movimento em favor do Jardim Zoológico de Lisboa, à qual a maioria dos portugueses mostrou a sua simpatia (e se calhar pouco mais). É esta a "paga" pela ajuda de todos aqueles que apoiaram em tempo de necessidade.
Pois eu fui uma dessas pessoas...e aquilo em que eu ajudo o ZOO todos os anos é de um grande "sacrificio" para mim por isso me sinto triste e enganada pelos seus dirigentes. Está tanta gente a ajudar e agora sabe-se isto! Bolas, a situação do Zoo é assim tão má que têm que recorrer a estas tácticas??? :evil: :evil:
<p><a href="http://www.refugiodaspatinhas.org/">htt ... /</a>&nbsp; <a href="http://www.abra.org.pt/html/index.php"> ... p</a>&nbsp; <a href="http://lojinhasaast.blogspot.com/">http ... ot.com/</a> <a href="http://www.animaisderua.org/">http://ww ... nbsp;&nbsp; <a href="http://www.liberta-me.org/">http://www. ... /</a>&nbsp; <a href="http://ajudaalimentaranimal.blogspot.co ... rmelha.com http://ajudaalimentaranimal.blogspot.com</a>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://qoasmi.hi5.com/">http://qoasmi.h ... nbsp;&nbsp; <a href="http://ocantinhodamilu.net">http://ocantinhodamilu.net</a></p>
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

terça set 23, 2003 4:36 pm

No meio de tudo isto, duvido que ele vá ser demitido.
Acima de tudo porque questões económica desse porte( a venda de animais) não devem passar só pelas suas mãos, outros interesses mais altos devem falar.

No telejornal de hoje não vi referência a essa notícia... será que já foi esquecida? Ou sensivelmente colocada de lado?

Será que poderíamos fazer alguma coisa em relação a tudo isto? Obrigar ao seu despedimento? ( não viria outro igual?)
- Demitir todos os vets. que já se esqueceram da razão que os levou a ter aquela profisão...

Mudar o mundo, para que as pessoas não tivessem o egoísmo que ter animais selvagens em quintas... ou em locais piores?

Eu acho que podemos, mas temos de começar para conseguir fazer alguma diferença.

Existe um lado bom em tudo. Eu concordo com a Núria em relação ao J.Z.,
vou lá anualmente e muitas coisas melhoraram com o passar dos anos, existem grupos bastante empenhados na qualidade de vida dos animais... mas também existem razões económica que para muitos falam mais alto.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça set 23, 2003 4:41 pm

Infelizmente não pude ver a reportagem de ontem (se alguem a tiver gravado pode emprestar?), mas pelo resumo devo dizer que fiquei assim: :o
Será possível que instituições em que eu costumava confiar façam este tipo de calamidade. Sinto-me traída pelo zoo, para o qual continuo a sacrificar parte das minhas pobres economias, e por todas os outros "amigos dos animais" que fazem parte desta situação. :cry:
É nestes momentos que desejo que a lei do karma fosse real (sem ofensa), para que acontecesse o mesmo às criaturas que violaram tão sádicamente os direitos destes animais. Assim também o dono dos felinos seria anestesiado até à morte! :evil:
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

terça set 23, 2003 6:15 pm

Nuria Escreveu: Olá

Eu como já disse várias vezes, conheço o "interior" do zoo. Sou voluntária ´lá sempre que posso.

Desde que comecei a ir lá dividi o zoo em duas partes: a boa e a má.
Da má só sei que é um verdadeiro mundo de complicaçãos e esquemas com o estado etc. por essas razãos ainda há animais no zoo de lisboa que vivem em jaulas minimas e sem condições.

O lado bom é o lado que quer ajudar, o lado que trabalha por dar aos animais as melhores condições possiveis, o lado que se dedica a 100% aos animais.
O zoo se fosse mais organizado podia ser fantástico, porque pessoas dedicadas, ali, há e muitas.

cumprimentos
Quando há mais de um ano disse no fórum das aves que o Zoo de Lisboa fazia leilões de aves, nomeadamente papagaios, caíste-me em cima (andei à procura desse tópico e SUMIU). Estás lembrada, Nuria? Na altura, desmentiste-me categoricamente, disseste ter perguntado a um dos tratadores e que ele te garantiu que era tudo mentira. Agora já acreditas? :?
Confesso que me espantou saber que vendiam até animais perigosos a particulares. O resto, infelizmente, não me espantou. Afinal de contas, estamos em Portugal...
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

terça set 23, 2003 6:52 pm

Olá a todos,

vi a reportagem na íntegra, excluindo a parte final em que anestesiavam repetidamente as leoas e o tigre. Aí confesso que fiquei muito mal disposta. Para além disso, das coisas que mais me custaram, foram a "leveza", não si se deverei dizer leviandade com que se referiam aos animais comercializados no mercado negro. Não sei se se lembram, mas fixei o pormenor do «-Tenho uma quinta / monte no alentejo e queria arranjar para lá uma "brincadeira"». Em seguida lá vinha a lista: um mico de leão..... Nesse preciso momento, o vendedor perguntava:
«- Não quer antes um casal?».
Senti um murro no estomâgo, quando ouvi que ter animais selvagens, muitos em vias de extinção, resgatados da natureza extremamente jovens, em situações que ultrapassam a nossa imaginação, afinal são uma "brincadeira" e sobretudo que se pode escolher esses animas como quem compra bolos sortidos na pastelaria da esquina.
Também tenho pena de não ter gravado a reportagem, pois considerei-a uma boa reportagem, apesar de toda a angústia que senti.
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

terça set 23, 2003 7:05 pm

Pois...
É este o país em que vivemos

Estive para não ver o programa mas depois assisti incrédula a tanta incúria!

Várias perguntas ficam no ar:

- Como é possível que o Zoo venda animais selvagens a particulares?
- Como é possível que funcionários do Instituto de Conservação da Natureza pratiquem tais actos de não conservação?
- Como é possível que pessoas que não veterinários tenham acesso a drogas que por lei não são autorizadas a não ser a pessoal credenciado e com receita especial?
- Como é possível efectuarem tais procedimentos sem a supervisão de um veterinário? (Como alguém disse, o sr devia andar nas compras...)

Devo acrescentar que um dos Srs do ICN que apareceram na reportagem devia ter tido o seu perfil avaliado antes da sua admissão para tal, uma vez que já trabalhava no Instituto de Conservação da Natureza e das Aves e, num acesso de anormalidade, enfiou um cigarro no bico de um papagaio de uma sra que eu conheço e fechou-o. É claro que a ave morreu!
Como é que uma pessoa destas pode trabalhar com animais? Ele é que é o animal!!!!!

Só espero que alguém de direito processe estes canalhas!

Cumprimentos,
Susana
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

terça set 23, 2003 7:10 pm

A reportagem voltou a ser falada no Telejornal e está a chocar e a indignar o País.
Talvez agora todos acordemos para esta triste realidade.:evil: :evil: :evil:

Franc
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça set 23, 2003 7:48 pm

BETAFERI Escreveu:A reportagem voltou a ser falada no Telejornal e está a chocar e a indignar o País.
Ao menos isso... Pior estaríamos se as pessoas não ligassem nenhuma.
:(
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”