A propósito dos direitos dos animais...

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

sábado out 18, 2003 1:31 pm

... e sobre a relação dos seres humanos com os mesmos, venho abrir outro topico sobre alimentação. Vegetariana, vegan, omnivora, carnivora...o que pensam do abate de animais para consumo?

Antes de responderem, dou-vos uma morada que tem pontos de vista interessantes, percam um nadinha a ler que vale a pena:

http://www.brasil.terravista.pt/ipanema ... nibal.html

Fico á espera de opinioes!
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

sábado out 18, 2003 1:37 pm

é verdade, uma coisinha: não se desorientem com os erros gramaticais desse documento!... :roll: de facto o texto está mal escrito, mas em termos de conteudo acho-o muito enriquecedor.
xau
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado out 18, 2003 4:38 pm

Olá!

Interessante, sem dúvida! É evidente que nós, humanos, desconhecemos imenso dos outros animais!

Muitos vemo-los apenas como meios para atingirmos os nossos fins, e não como fins em si mesmos :|

Mas talvez, na minha opinião, este texto tire algumas conclusões precipitadas, no que toca à nossa alimentação.
Estou claramente contra a forma terrível de se criarem hoje em dia os animais de que nos alimentamos, o seu transporte e abate.
Pessoalmente, já praticamente substituí a carne por peixe, que aliás, sempre preferi. Não quer dizer que também não haja sofrimento aqui ...
Nunca me hei-de esquecer de uma cena que presenciei num mercado de peixe, de tal ordem que ia comprar peixe e saí sem nada ... Um safio, ainda vivo, saltou da banca para o chão, a retorcer-se ... eu fiquei estarrecida, e entretanto a vendedora e as colegas e compradores também, riram-se a bandeiras despregadas e ainda estiveram a "brincar" com ele ...
Nem quero que me lembre ...
Bem, o que ia dizer, é que nós, embora sendo omnívoros, vamos buscar as proteínas de que precisamos basicamente à carne e ao peixe. As proteínas de origem vegetal, não preenchem todas as nossas necessidades ... Não nos esqueçamos além disso, que a cadeia alimentar vem de baixo ... Por muito que nos choque (a mim os programas sobre a vida selvagem deixam-me sempre "em baixo") a vida alimenta-se da vida!
Os animais comem outros, e mesmo os herbívoros comem outros seres vivos ... Nós, no topo da cadeia alimentar, não temos quem nos coma, mas somos os maiores predadores ...
Parabéns pelo tópico! ;)

Um bom tema para reflectir!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Tukita
Membro
Registado: sexta out 10, 2003 4:51 pm
Localização: golden retriever (Salvador), 1 gato (Nico) e uma tartaruga de faces rosadas (Tuga)

domingo out 19, 2003 8:47 am

Realmente, concordo com tudo dito pelo(s) Miadores.
Mas nós somos predadores tal como outros animais... só que por vezes exageramos...
Não tenho mais nada a acrescentar à opinião de Miadores.

Bom tópico, vai dar muito que falar.
Beijos***
anarmila
Membro
Registado: sábado out 11, 2003 5:25 pm

domingo out 19, 2003 10:11 am

nós, sendo omnívoros, vamos buscar as proteínas de que precisamos basicamente à carne e ao peixe. As proteínas de origem vegetal, não preenchem todas as nossas necessidades ...
É isso que eu acho também. Nós somos, quer queiramos quer não, seres omnívoros. Precisamos de dar ao nosso organismo os componentes da carne, do peixe, da fruta e dos vegetais.

Isto não quer dizer que eu concorde com as formas de criação e abate dos animais para consumo humano. Isso é que é criminoso! Os nossos avós e bisavós e mais para trás, sempre criaram animais para consumo, mas o animal era feliz e bem tratado enquanto vivo...

Votos de um bom dia!
Ana Rita
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”