... e sobre a relação dos seres humanos com os mesmos, venho abrir outro topico sobre alimentação. Vegetariana, vegan, omnivora, carnivora...o que pensam do abate de animais para consumo?
Antes de responderem, dou-vos uma morada que tem pontos de vista interessantes, percam um nadinha a ler que vale a pena:
http://www.brasil.terravista.pt/ipanema ... nibal.html
Fico á espera de opinioes!
A propósito dos direitos dos animais...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Olá!
Interessante, sem dúvida! É evidente que nós, humanos, desconhecemos imenso dos outros animais!
Muitos vemo-los apenas como meios para atingirmos os nossos fins, e não como fins em si mesmos
Mas talvez, na minha opinião, este texto tire algumas conclusões precipitadas, no que toca à nossa alimentação.
Estou claramente contra a forma terrível de se criarem hoje em dia os animais de que nos alimentamos, o seu transporte e abate.
Pessoalmente, já praticamente substituí a carne por peixe, que aliás, sempre preferi. Não quer dizer que também não haja sofrimento aqui ...
Nunca me hei-de esquecer de uma cena que presenciei num mercado de peixe, de tal ordem que ia comprar peixe e saí sem nada ... Um safio, ainda vivo, saltou da banca para o chão, a retorcer-se ... eu fiquei estarrecida, e entretanto a vendedora e as colegas e compradores também, riram-se a bandeiras despregadas e ainda estiveram a "brincar" com ele ...
Nem quero que me lembre ...
Bem, o que ia dizer, é que nós, embora sendo omnívoros, vamos buscar as proteínas de que precisamos basicamente à carne e ao peixe. As proteínas de origem vegetal, não preenchem todas as nossas necessidades ... Não nos esqueçamos além disso, que a cadeia alimentar vem de baixo ... Por muito que nos choque (a mim os programas sobre a vida selvagem deixam-me sempre "em baixo") a vida alimenta-se da vida!
Os animais comem outros, e mesmo os herbívoros comem outros seres vivos ... Nós, no topo da cadeia alimentar, não temos quem nos coma, mas somos os maiores predadores ...
Parabéns pelo tópico!
Um bom tema para reflectir!
Interessante, sem dúvida! É evidente que nós, humanos, desconhecemos imenso dos outros animais!
Muitos vemo-los apenas como meios para atingirmos os nossos fins, e não como fins em si mesmos

Mas talvez, na minha opinião, este texto tire algumas conclusões precipitadas, no que toca à nossa alimentação.
Estou claramente contra a forma terrível de se criarem hoje em dia os animais de que nos alimentamos, o seu transporte e abate.
Pessoalmente, já praticamente substituí a carne por peixe, que aliás, sempre preferi. Não quer dizer que também não haja sofrimento aqui ...
Nunca me hei-de esquecer de uma cena que presenciei num mercado de peixe, de tal ordem que ia comprar peixe e saí sem nada ... Um safio, ainda vivo, saltou da banca para o chão, a retorcer-se ... eu fiquei estarrecida, e entretanto a vendedora e as colegas e compradores também, riram-se a bandeiras despregadas e ainda estiveram a "brincar" com ele ...
Nem quero que me lembre ...
Bem, o que ia dizer, é que nós, embora sendo omnívoros, vamos buscar as proteínas de que precisamos basicamente à carne e ao peixe. As proteínas de origem vegetal, não preenchem todas as nossas necessidades ... Não nos esqueçamos além disso, que a cadeia alimentar vem de baixo ... Por muito que nos choque (a mim os programas sobre a vida selvagem deixam-me sempre "em baixo") a vida alimenta-se da vida!
Os animais comem outros, e mesmo os herbívoros comem outros seres vivos ... Nós, no topo da cadeia alimentar, não temos quem nos coma, mas somos os maiores predadores ...
Parabéns pelo tópico!

Um bom tema para reflectir!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: sexta out 10, 2003 4:51 pm
- Localização: golden retriever (Salvador), 1 gato (Nico) e uma tartaruga de faces rosadas (Tuga)
Realmente, concordo com tudo dito pelo(s) Miadores.
Mas nós somos predadores tal como outros animais... só que por vezes exageramos...
Não tenho mais nada a acrescentar à opinião de Miadores.
Bom tópico, vai dar muito que falar.
Beijos***
Mas nós somos predadores tal como outros animais... só que por vezes exageramos...
Não tenho mais nada a acrescentar à opinião de Miadores.
Bom tópico, vai dar muito que falar.
Beijos***
-
- Membro
- Registado: sábado out 11, 2003 5:25 pm
É isso que eu acho também. Nós somos, quer queiramos quer não, seres omnívoros. Precisamos de dar ao nosso organismo os componentes da carne, do peixe, da fruta e dos vegetais.nós, sendo omnívoros, vamos buscar as proteínas de que precisamos basicamente à carne e ao peixe. As proteínas de origem vegetal, não preenchem todas as nossas necessidades ...
Isto não quer dizer que eu concorde com as formas de criação e abate dos animais para consumo humano. Isso é que é criminoso! Os nossos avós e bisavós e mais para trás, sempre criaram animais para consumo, mas o animal era feliz e bem tratado enquanto vivo...
Votos de um bom dia!
Ana Rita