O Fizz Limão e os direitos dos animais

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado mai 15, 2010 1:45 pm

KirindeA Escreveu:
catrules Escreveu:O último grande projecto bem sucedido em que as pessoas se uniram para fazer pressão através do seu voto, foi o projecto das Obras do Canil/Gatil Municipal de Lisboa que saiu vencedor.
O próprio presidente da Camara disse na altura, que foi uma forma das pessoas demonstrarem que querem que a situação dos animais abandonados seja urgentemente tratada.
Pode ser pouco mas penso que esta foi uma grande vitória por tudo aquilo que representa.
Ao que parece ficou tudo em àguas de bacalhau...

Curiosamente dizem que a comparação é descabida..mas o Fizz Limão voltou e tantos milhares de pessoas dizem que gostam de animais e não são capazes de fazer nada.

Não, não ficou em águas de bacalhau, ainda este mês no programa Portugal em Directo, juntaram o vereador Sá Fernandes, a directora do canil Luisa Costa Gomes, a presidente da Liga Portuguesa dos direitos do Animal e as obras vão mesmo avançar, em principio será finais de Setembro início de Outubro, vão ter a duração de 7 meses e irão ter um custo de cerca de 375 mil Euros.

Nao acho que é descabida a comparação que fez, se bem entendi o que quer dizer é que a união faz a força e quando as pessoas se juntam podem fazer de facto a diferença.

A questão aqui é que, uma coisa é juntarem umas pessoas e fazerem pressão sobre uma empresa, a Olá, para trazerem uns geladitos de volta que até vão lucrar muito com isso (a empresa, claro), outra é mudar toda uma mentalidade de um povo que nunca foi penalizado pelo acto do abandono dos seus animais, sim pq a questão aqui não é só apontarem o dedo às instituições públicas, pela falta de condições dos canis/gatis, aqui é começarem a educar as pessoas para serem melhores cidadãos e esta educação tem de ser iniciada desde muito pequeninos, para que as próximas gerações seja bem mais civilizadas do que a presente.

Se quiserem ver um pouco do programa que falei: http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php? ... 0&escolha=
Sónia
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sábado mai 15, 2010 2:01 pm

A questão aqui é que, uma coisa é juntarem umas pessoas e fazerem pressão sobre uma empresa, a Olá, para trazerem uns geladitos de volta que até vão lucrar muito com isso (a empresa, claro), outra é mudar toda uma mentalidade de um povo que nunca foi penalizado pelo acto do abandono dos seus animais, sim pq a questão aqui não é só apontarem o dedo às instituições públicas, pela falta de condições dos canis/gatis, aqui é começarem a educar as pessoas para serem melhores cidadãos e esta educação tem de ser iniciada desde muito pequeninos, para que as próximas gerações seja bem mais civilizadas do que a presente.
ora bem.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado mai 15, 2010 2:08 pm

Da maneira que os papis actuais estão a educar as criancinhas, só vejo monstrinhos egoístas e mimados agarrados ao telemóvel e a socar professores por desporto.
Instaurar a penalização de mão dada com a sensibilização. Mas penalizar a doer.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
KirindeA
Membro
Registado: terça abr 27, 2010 7:29 pm

sábado mai 15, 2010 2:28 pm

Catrules não sei o que comentou mas não percebeu nada do tópico...
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sábado mai 15, 2010 5:51 pm

Penso que o Krindea se refere a haver uma união a sério entre pessoas que gostam dos animais por forma a criar uma organização coesa tal como a RSPCA em Inglaterra que sobrevive de donativos e está muito bem estruturada a nível de protecção animal, que contempla outras espécies que não somente as domésticas. Pelos menos foi essa a ideia com que fiquei quando o tópico foi aberto. Esse era o meu sonho para Portugal. Infelizmente, uma parte das pessoas que se interessam por animais prefere agir por conta própria em vez de unir esforços em prole do bem comum dos animais, mesmo que isso por vezes significasse não estar totalmente de acordo com as medidas a seguir.
Para mim a única via seja de sensibilização, seja de protecção ou até de medidas que às vezes são consideradas algo polémicas como a eutanásia ou a aplicação de recursos financeiros por exemplo, só poderá seguir em frente a partir do momento que as pessoas se unam no mesmo objectivo.
Até lá......
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sábado mai 15, 2010 11:04 pm

A maior parte das plataformas, associações, ou coisas desse tipo, que conheço são movidas por interesses instalados ou por dinheiro... Esse mundo é demasiado obscuro para que eu confie ao ponto de dar algum donativo;

E não é nenhum tipo de teorias da conspiração e de bota baixismo, são coisas bem reais que me enjoa só de pensar... Eu não quero dar exemplo nenhum em Portugal por razões óbvias, mas existem e não são poucos!

Dou 2 exemplos internacionais: A "paz verde" e a que "tem o nome muito parecido com a federação de wrestling"...

O presidente da primeira tem jacto privado e usa dinheiro da associação para se hospedar nos melhores hotéis que se pode pagar, enquanto a associação pede donativos e usa os voluntários como se fossem trabalhadores grátis (para não dizer escravos)... Já para não dizer que esse mesmo senhor, apoiou a reabertura da caça à baleia!

A segunda, com tantos milhões em donativos, em vez de fazer estudos credíveis, manda o barro à parede com prognósticos anedóticos como meio de alarmismo publico, aumentando as suas próprias receitas, tal como a de que em 2035 não haveria neve nos Himalaias... quando estudos credíveis apontam que nem no ano 3000 isso acontecerá! Ou mesmo a teoria idiota que os ursos polares estão a ficar sem gelo e vão-se afogar: Aquele vídeo que existe, é um animal a nadar, brincando na água e não a afogar-se! O biólogo que gravou aquilo, irritado, mandou uma reclamação para a WWF e agora em vez de um vídeo, é uma animação gráfica... O urso polar é um exímio nadador! (tanto quanto sei, as populações de urso polar têm aumentado, em vez de diminuir)

Ajuda-se mais havendo várias entidades que uma única que só beneficiará interesses próprios de quem detém o poder nessas grandes instituições.

Wake up! Quanto à segunda, acordei há pouco tempo porque todos os meses tinha um donativo meu!
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
LuMaria
Membro Veterano

domingo mai 16, 2010 8:55 am

Há muita gente a trabalhar bem e muitas associações meritórias em todos os campos. Não generalize.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

domingo mai 16, 2010 11:39 am

LuMaria Escreveu:Há muita gente a trabalhar bem e muitas associações meritórias em todos os campos. Não generalize.
exacto.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
AlunoBioGeo
Membro Veterano

domingo mai 16, 2010 11:47 am

Charlie2 Escreveu:
LuMaria Escreveu:Há muita gente a trabalhar bem e muitas associações meritórias em todos os campos. Não generalize.
exacto.
Sem dúvida, mas por isso estou a alertar que é melhor 10 pequenas associações que trabalham bem do que se juntarem numa só e dar em asneira.

Já para não falar em jogos de interesses associados a certas associações amiguinhas de outras, oferecendo-se prémios umas às outras...
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
LuMaria
Membro Veterano

domingo mai 16, 2010 12:16 pm

Parece-lhe que uma RSPCA funciona mal?
Tomara existir uma igual por cá.
AlunoBioGeo
Membro Veterano

domingo mai 16, 2010 12:30 pm

LuMaria Escreveu:Parece-lhe que uma RSPCA funciona mal?
Se funciona mal não tenho conhecimentos de tal uma vez que nunca procurei saber muito sobre essa mesma instituição, mas sabendo o número de gatos e cães errantes que existem no Reino Unido, sendo a instituição tão aclamada, faz-me pensar que poderia funcionar bem melhor...

EDIT: Vejam só isto... http://www.alv.org.au/storyarchive/0109 ... rticle.php

LuMaria
Membro Veterano

domingo mai 16, 2010 12:47 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
Se funciona mal não tenho conhecimentos de tal uma vez que nunca procurei saber muito sobre essa mesma instituição, mas sabendo o número de gatos e cães errantes que existem no Reino Unido, sendo a instituição tão aclamada, faz-me pensar que poderia funcionar bem melhor...

Biólogos e várias associações, depois de diversos estudos não encontraram motivo para restringir o acesso livre dos animais à rua. No jardim dos meus pais vivem esquilos, aves diversas, entre outros e entre os gatos dos vizinhos. Coisa pouco vista por cá. A cultura dos ingleses está a anos luz da nossa. Quer-me parecer que até a dos biólogos.
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

domingo mai 16, 2010 1:09 pm

LuMaria Escreveu:Biólogos e várias associações, depois de diversos estudos não encontraram motivo para restringir o acesso livre dos animais à rua. No jardim dos meus pais vivem esquilos, aves diversas, entre outros e entre os gatos dos vizinhos. Coisa pouco vista por cá. A cultura dos ingleses está a anos luz da nossa. Quer-me parecer que até a dos biólogos.
Completamente de acordo Lumaria. De Inglaterra só conheço Londres onde já estive por várias vezes. Nunca por lá vi um animal errante, e sim esquilos e aves a co-existirem sem qualquer tipo de problema, estamos mesmo a anos-luz.
A RSPCA trabalha em colaboração com outras associações, santuários (alguns deles pertencentes a particulares que se dedicam a determinada espécie) e zoos, aqui há uns tempos passou na Sic Mulher uma série que mostrava bem a sua forma de actuação. Que dizer de um inglês que chegado de férias descobriu na mala um Louva-a-Deus, chamou a RSPCA que o encaminhou para um serviço próprio até porque esta espécie não existe no ecossistema inglês, ou então o empregado de um armazém que numa encomenda encontrou uma Viuva Negra que também foi encaminhada para um Zoo, etc. Não são uma organização fundamentalista e isso agrada-me.
Quem quiser saber mais tem os seguintes links:
http://www.rspca.org.uk/home
http://pt-br.facebook.com/RSPCA
Se é perfeita? Nada é perfeito neste mundo, mas que funciona muito bem lá isso funciona.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

domingo mai 16, 2010 1:25 pm

LuMaria Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:

Biólogos e várias associações, depois de diversos estudos não encontraram motivo para restringir o acesso livre dos animais à rua. No jardim dos meus pais vivem esquilos, aves diversas, entre outros e entre os gatos dos vizinhos. Coisa pouco vista por cá. A cultura dos ingleses está a anos luz da nossa. Quer-me parecer que até a dos biólogos.
Que biólogos e que instituições? Onde estão os estudos?

Neste momento existem duas opiniões contrárias e a convicção da comunidade cientifica é que ainda não existem estudos suficientes para apoiar uma ou outra tese, portanto não seja tão radical. Eu sou contra, no entanto sei que ainda não estão totalmente confirmados todos os efeitos nefastos de animais domésticos em liberdade.

E tem feito os census de animais autóctones e estudos do jardim dos seus pais? 8) Isto de fazer ecologia de algibeira é muito bonito, mas é useless.

O que me impressiona é esta visão tão afunilada da realidade em que os animais domésticos são animais de 1ª e os autóctones animais de 2ª

Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

domingo mai 16, 2010 5:02 pm

Engraçado que pessoas de fora do UK digam tão bem da RSPCA quando no UK há tanta gente contra a RSPCA :roll: Podem começar por aqui http://www.ourdogs.co.uk/forum1/upload/ ... hem-anyway ...
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”