Paraiso Escreveu:Excelente tópico! E concordo que a sensibilização da população é um bom caminho!
E dou o meu próprio exemplo, não na fauna, mas no que se refere à flora, pois até há pouco tempo não tinha noção do impacto ambiental que a introdução de certas espécies de plantas/árvores podem ter na nossa flora autóctone. E foi através de uma conversa com uma colega que participou numa actividade da Ciência Viva que realmente pensei nisso, pois confesso que nunca me tinha ocorrido!
Assim, o facto de ter sido alertada para tal, levou a minha colega a ponderar sobre que flores plantar no quintal da sua casa de campo (pois com o vento, facilmente seriam espalhadas pelos arredores).
Mais uma vez, bom tópico!
Obrigado pela parte que me toca. Quanto às plantas, sim é verdade... E quase que posso arriscar em dizer que o número de invasoras seja bem superior ao de animais, como falo em número falo também no impacte que trazem. Só assim de cabeça estou a lembrar-me das acácias e do chorão, com os problemas que se conhecem. Já para não falar nos eucaliptos, mas adiante
Quanto a fauna propriamente dita, somos os principais responsáveis. Sejam o "simples" cidadão comum, com os seus Pet's, os responsáveis locais/nacionais com certas ideias peregrinas ou as frotas marítimas transcontinentais com a água de lastro...
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>