"Pets", a sua utilidade e o seu potencial invasor.

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta mai 26, 2010 8:17 pm

Um exemplo do tal impacto que o Aluno tanto fala.
http://apgvn.blogspot.com/2010/05/nidif ... garve.html
Embora, e neste caso especifico, eu acho que houve precipitação ao ser divulgada num telejornal a localização e mais detalhes sobre estes ninhos.
No entanto
Luís Costa acredita que os ovos possam ter sido predados por cães vadios e lamenta que as entidades locais nada tenham feito para diminuir a perturbação da zona.
:roll: :roll:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quarta mai 26, 2010 8:29 pm

nicasxi Escreveu:Um exemplo do tal impacto que o Aluno tanto fala.
http://apgvn.blogspot.com/2010/05/nidif ... garve.html
Embora, e neste caso especifico, eu acho que houve precipitação ao ser divulgada num telejornal a localização e mais detalhes sobre estes ninhos.
No entanto
Luís Costa acredita que os ovos possam ter sido predados por cães vadios e lamenta que as entidades locais nada tenham feito para diminuir a perturbação da zona.
:roll: :roll:
Aí está um exemplo possível. Embora não esteja provado que foi esse mesmo o motivo, sei que em Aveiro ocorreu um problema muito parecido com uma espécie de rapina (já não me recordo qual) e teve que ser resolvido urgentemente e mesmo assim não foi a tempo de causar impactes irreversíveis.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

segunda jun 07, 2010 2:45 pm

Excelente tópico! E concordo que a sensibilização da população é um bom caminho!
E dou o meu próprio exemplo, não na fauna, mas no que se refere à flora, pois até há pouco tempo não tinha noção do impacto ambiental que a introdução de certas espécies de plantas/árvores podem ter na nossa flora autóctone. E foi através de uma conversa com uma colega que participou numa actividade da Ciência Viva que realmente pensei nisso, pois confesso que nunca me tinha ocorrido!
Assim, o facto de ter sido alertada para tal, levou a minha colega a ponderar sobre que flores plantar no quintal da sua casa de campo (pois com o vento, facilmente seriam espalhadas pelos arredores).

Mais uma vez, bom tópico!
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

segunda jun 07, 2010 4:31 pm

Paraiso Escreveu:Excelente tópico! E concordo que a sensibilização da população é um bom caminho!
E dou o meu próprio exemplo, não na fauna, mas no que se refere à flora, pois até há pouco tempo não tinha noção do impacto ambiental que a introdução de certas espécies de plantas/árvores podem ter na nossa flora autóctone. E foi através de uma conversa com uma colega que participou numa actividade da Ciência Viva que realmente pensei nisso, pois confesso que nunca me tinha ocorrido!
Assim, o facto de ter sido alertada para tal, levou a minha colega a ponderar sobre que flores plantar no quintal da sua casa de campo (pois com o vento, facilmente seriam espalhadas pelos arredores).

Mais uma vez, bom tópico!
Obrigado pela parte que me toca. Quanto às plantas, sim é verdade... E quase que posso arriscar em dizer que o número de invasoras seja bem superior ao de animais, como falo em número falo também no impacte que trazem. Só assim de cabeça estou a lembrar-me das acácias e do chorão, com os problemas que se conhecem. Já para não falar nos eucaliptos, mas adiante :twisted:

Quanto a fauna propriamente dita, somos os principais responsáveis. Sejam o "simples" cidadão comum, com os seus Pet's, os responsáveis locais/nacionais com certas ideias peregrinas ou as frotas marítimas transcontinentais com a água de lastro...
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”