drilldown1 Escreveu:AlunoBioGeo Escreveu:LuMaria Escreveu:Ainda bem que a natureza se borrifa para os estudos e segue o seu curso.
Já agora, em que se baseia para afirmar que em 2050 vai haver neve nos Himalaias?
Claro que a Natureza se borrifa para os estudos, mas é com estudos que se compreende a Natureza... Não é ir a um local, olhar e mandar postas de pescada de "como é e como irá ser"!
Quanto à neve dos Himalaias, é muito fácil explicar a charlatanice... Os Himalaias estão a 7.000-8.000 metros de altitude e para que a neve dos Himalaias derretesse, queria dizer:
Que a temperatura a nível do mar teria que subir, pelo menos, em média uns impensáveis 15ºC (e mesmo assim não sei se a tal altitude se faria sentir uma subida de temperatura tão acentuada ao nível do mar, o ar é demasiado rarefeito)!!! Isso nem com a atmosfera com 20% de CO2 e outros gases de estufa mais preponderantes (como metano e vapor de água) atingiríamos tal! Mas é como eu digo, há muito ecologista que fala de cor e manda postas de pescada como essas...
Mas antes que isso acontecesse, teríamos o processo reverso... Existem grandes correntes de água quente a nível global, como a Corrente do Golfo aqui no Atlântico Norte (que permitem o clima temperado da Europa a tão elevada latitude e que permite que na Finlândia existam praias tão boas quanto o Algarve). Uma subida tão absurda da temperatura faria com que gelo milenar do "pólo norte" desaparecesse por completo, diminuindo a salinidade dessa região. Em síntese, as grandes correntes de água quente são movidas pelo afundamento de águas frias resultantes das diferenças de salinidade, ao não existirem essas diferenças, essas mesmas correntes parariam de funcionar, colocando a Europa numa nova idade do gelo. Estão a compreender o ciclo? O nosso planeta tem um sistema "shut-down" no caso de aquecer demasiado... Logo, o gelo dos Himalaias está para ficar.
Previsões ambientais com mais de 10 anos de antecipação possuem erros associados tão grandes, próprias dos modelos matemáticos aplicados, que se tornam um absurdo serem divulgadas, as variáveis estão em constante mutação, logo tais previsões são "Zandinguices" puras...
O lamentável desta situação toda é que o alarmismo vende e muitas instituições ambientalistas (como Greenpeace, WWF, etc.) ganham imenso dinheiro só com os donativos... O alarmismo gera imenso dinheiro, por isso fomentam-no.
AlunoBioGeo, é ecologista?
Gostaria de o ver conversar sobre o que está a bold, com o meu filho.
A área de investigação é: O estudo da utilização de descargas de barreira dieléctrica para a decomposição de compostos orgânicos voláteis.
E participação no projecto: "Acoplamento de catalisadores com plasma não térmico para a decomposição a baixa temperatura de compostos orgânicos voláteis" (em curso).
Acho que seria empolgante!
Não,
drilldown1, não sou ecologista... Serei ecólogo dentro de 1 ano.
Essa área não teria muito para discutir uma vez que não é a minha área de estudo. Não tenho opinião formada, nem sei muito sobre o caso. Apenas sei que a construção de uma barragem hidroeléctrica traz enormes prejuízos em termos ambientais... E as descargas que fazem de forma a cumprirem o caudal médio diário que o rio deve ter a juzante do paredão (segundo normas europeias), faz estragos a nível biológico de proporções inimagináveis... Temos várias espécies em risco de extinção no mundo inteiro por responsabilidade exclusiva das barragens hidroeléctricas.
LuMaria Escreveu:AlunoBioGeo Escreveu:Sabia que as temperaturas medias anuais na antartida tem vindo a descer?? Tem havido degelo apenas numa infima parte do continente, um fenómeno naturalissimo... No resto do continente, as temperaturas têm vindo a descer. Por isso essas previsões têm falhado.
E? O que quer dizer exactamente com isso? Quer explicar? Qual o motivo para a temperatura descer? Que causas pode ter este arrefecimento? Porque diz que o fenómeno é naturalissimo?
E outra questão, se não utiliza matemática onde vai buscar os 15 graus de subida de temperatura para o possivel degelo dos Himalaias?
O degelo na tal ínfima parte da Antárctida é naturalíssimo sim porque passa lá uma corrente de água quente, por isso é natural que haja aquelas derrocadas... Mas para que tenha uma ideia, imagine que a Antárctida é da dimensão de Portugal, a região onde ocorre desmoronamentos é da dimensão de uma pequena vila. E como disse tal deve-se por ser a região mais amena (dentro do possível) desse continente.
Eu acredito no aquecimento global, mas não nas proporções alarmistas como têm sido veiculadas, uma parte deve-se a um ciclo natural de idades do gelo e períodos mais quentes e outro à produção massiva de CO2, Metano e Vapor de Água por via antropogénica. Teoricamente estaríamos a entrar numa idade do gelo (mas o erro associado ao ciclo é de 10.000 anos), mas sabemos pela Paleoclimatologia que associada a uma idade do gelo, ocorreu sempre períodos de temperaturas altas e imediatamente antes da última idade do gelo o Homem não tinha estas emissões de CO2, logo é de esperar que exista um sistema de ciclos climáticos e quando o planeta aquece demais, como expliquei acima, existe o shut-down natural.
Como se explica a descida da temperatura na Antárctida? Não existem dados suficientes para tal (como não existem para aqueles alarmismos da greenpeace's e wwf's...), mas tal pode dever-se à perda de força das grandes correntes de água quente.
Eu não sei as formulas matemáticas, mas li muitos artigos científicos credíveis e tudo aponta para que a neve nos Himalaias está para ficar e é fácil de se perceber: Vou repetir-me... Mesmo que a temperatura média anual ao nível do mar aumente 15ºC (o que é impossível, os alarmistas apontam para 6-8ºC), nos Himalaias a subida seria no máximo entre 5-6ºC, uma vez que o ar é extremamente rarefeito (apenas 1/4 do oxigénio a nível do mar) e sabendo que a temperatura normal lá é por volta dos -30ºC e apenas num dia mesmo muito bom é -9ºC... Imaginam que 5 a 6ºC de subida de temperatura àquela altitude é irrelevante, logo... A neve perdurará nos Himalaias. Agora se me disserem que no sopé da cordilheira os glaciares estão mais pequenos e podem ficar ainda mais pequenos, tudo bem... Agora sem neve?! Só mesmo alguém muito mal informado pode cair numa dessas.
Eu não disse que uma subida de 15ºC era a temperatura necessária para o degelo dos Himalaias, leia novamente o que eu escrevi.
À parte que me toca... Ainda bem que consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo, ver, ouvir e perceber verdadeiros estudos a serem apresentados, e responder aqui com todas as minhas faculdades...
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>