A Terra sem o Homem...

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
raquelxinha1
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: sábado ago 07, 2010 7:47 pm

quarta set 01, 2010 11:08 pm

O Planeta Terra sem a Humanidade…

Nós, humanos, somos realmente criaturas fantásticas. Temos uma fisionomia impressionante que nos permite manipular objectos, desenvolver a linguagem, exercitar o corpo de forma a fazer qualquer tipo de desporto… mais interessante, somos o ser com os níveis de inteligência mais altos. Isso permite-nos evoluir, e evoluir, e evoluir… aquando da nossa evolução, o Planeta Terra regride.

Não somos responsáveis pela Terra que nos acolhe, a Terra que nos põe os frutos na boca, que alimenta os animais que comemos, que preserva as matérias-primas com as quais construímos e evoluímos.

Nunca pensamos nisto, mas há seres vivos, para a maioria de nós insignificantes, sem os quais a vida na Terra seria impossível.
Se desaparecessem as abelhas, os ecossistemas seriam destruídos; as plantas e árvores cuja polinização é feita por esses seres estariam ameaçadas, os animais que se alimentam dos casulos de mel e do próprio mel extinguir-se-iam e o equilíbrio começaria a faltar. E se desaparecessem os mosquitos, que tanto odiamos? Algumas espécies são responsáveis, também, pela polinização, além que de servem de alimento a outros insectos e aracnídeos que são essenciais aos ecossistemas.
Existem inúmeros seres vivos que, se desaparecessem, arruinariam os ecossistemas, os biótopos, os biomas, a esfera terrestre não seria a mesma sem eles, e principalmente nós humanos, seriamos expostos a situações extremas com os ecossistemas destruídos.

Agora pensemos:
E se o Homem desaparecesse da face da Terra? Implicaria algum desequilíbrio ao nível da biodiversidade, da intra e interactividade dos seres vivos?
Se o homem desaparecesse rapidamente a vegetação avassalava por tudo quanto era sítio. A propagação desta vegetação era ideal à reprodução das espécies. Os nossos amigos cães, famintos, rapidamente voltariam às suas origens, caçando para sobreviver. Com a extinção das caixinhas insecticidas os ratos e ratazanas teriam uma estrondosa reprodução, o que assegurava alimento aos gatos domésticos, cujo instinto caçador agora faria todo o sentido. As espécies ameaçadas pela poluição e níveis elevados de dióxido de carbono agora poderiam respirar um ar mais puro e rapidamente se adaptavam já não estando em causa a sua reprodução. Algumas espécies em cativeiro, que só se conseguem reproduzir com a ajuda do homem extinguir-se-iam. Todavia, rapidamente apareciam novas, derivadas das anteriores, que viveriam em harmonia. As únicas leis existentes neste Mundo seriam as da cadeia alimentar e as de território.

Agora a questão? Se somos assim tão insignificantes, por que motivo continuamos a comportar-nos como se pudéssemos manipular todo o Planeta Terra, destruindo biomas, maltratando animais, matando seres vivos… qual o respeito que merecemos, enquanto Humanidade, perante actos tão ilícitos que praticamos contra os seres que dizemos irracionais, e que nunca serão julgados…?

Somos os seres mais vulneráveis e insignificantes, e mesmo assim, tratamos com desprezo e superioridade a maior parte dos outros seres...
Eenesh
Membro Veterano
Mensagens: 387
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

quinta set 02, 2010 12:19 pm

Excelente texto :wink:
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

quinta set 02, 2010 2:38 pm

raquelxinha1 Escreveu:(...)
Agora a questão? Se somos assim tão insignificantes, por que motivo continuamos a comportar-nos como se pudéssemos manipular todo o Planeta Terra, destruindo biomas, maltratando animais, matando seres vivos…(...).
A resposta, porque afinal somos bastante significantes e poderosos e por isso conseguimos e podemos fazer isso tudo tanto á nossa especie como ás outras ;)
Rafaelmelo
Membro Veterano
Mensagens: 745
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

quinta set 02, 2010 2:57 pm

Eenesh Escreveu:Excelente texto :wink:
Assino em baixo ;)
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta set 02, 2010 4:43 pm

Somos os seres mais vulneráveis e insignificantes, e mesmo assim, tratamos com desprezo e superioridade a maior parte dos outros seres...
e ainda assim eles adaptam-se e seguem o seu caminho. Seremos realmente superiores?
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”