Rapto de animal doméstico?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Edialeda
Registado: segunda mai 25, 2009 6:13 pm

terça jun 02, 2009 6:48 pm

O meu gato Shadi desapareceu dia 28.04.09. A probabilidade é ter caído da janela da cozinha (2º andar). Ela nunca andou na rua. Apesar de ter utilizado todos os meios e mecanismos ao dispôr para difundir avisos sobre esta situação, nunca tive nem uma informação sobre o seu paradeiro. É um gato persa muito bonito com 1 ano. Neste momento surgiu uma hipotese: que o gato esteja em casa de umas pessoas que têm um estabelecimento comercial, onde moro. Sempre estranhei o comportamento dessas pessoas relativamente sempre que fui falar com eles a saber se alguém tinha dado alguma informação ou quando lhes pedi se colocavam um panfleto na montra que passados 2 dias retiraram e quando pedi para porem outro me responderam que quem levou o gato o levou para longe. Puzeram novo panfleto mas também já o retiraram.
Pergunta: se eu condeguir descobrir que são eles que têm o meu gato, como devo proceder? Na altura eu divulguei na PSP da minha zona. Há legislação que proteja ou regule esta situação como rapto de animal? O meu gato tem chipe e eu tenho todo a documentação dele.
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

terça jun 02, 2009 7:25 pm

Rapto de animal, que eu saiba, é figura jurídica que não existe. Mas não sou advogada, por isso até pode haver e eu não saber.

No entanto, há outras maneiras de recuperar o gato, se se verificar realmente a situação que julga: pode apresentar queixa por roubo. Mas atenção, tem de ter provas de que essas pessoas estão de posse do animal e de que não lho devolvem, mesmo que o peça.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta jun 03, 2009 11:20 am

Edialeda Escreveu: Pergunta: se eu condeguir descobrir que são eles que têm o meu gato, como devo proceder? Na altura eu divulguei na PSP da minha zona. Há legislação que proteja ou regule esta situação como rapto de animal? O meu gato tem chipe e eu tenho todo a documentação dele.
Se conseguir saber que essas pessoas têm na realidade o seu animal, uma vez que tem a documentação dele e o próprio veterinário pode garantir isso... faça queixa na policia!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jun 05, 2009 5:45 pm

Dirija-se em primeira análise a todos os veterinários da zona e arredores ou até mais longe. Deixe-lhes uma foto da gata com o nº do Chip e contactos. Mais tarde ou mais cedo o animal tem de ir ao veterinário.

Arranje um amigo desconhecido dos senhores que por exemplo ande a fazer um inquérito, género, consome produtos de marca branca, se acha que em 2010 Portugal vai permanecer na crise...sei lá, qualquer coisa. Um amigo ou amiga porreiros, simpáticos, bem falantes e apresentáveis. Tocam à campainha dos senhores a horas decentes e educadas e enquanto fazem o extenso inquérito podem ver se há gata ou não. Se houver gata, é acabar tranquilamente o inquérito, e depois correr para a Policia. Aí, não faço a mais pequena ideia do que eles vão fazer...

Não me ocorre mais nada. Boa sorte! :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Edialeda

sexta jun 05, 2009 10:29 pm

Já foi divulgado por todas as clínicas veterináris o pedido de colaboração, com envio de foto e número do chipe. A ideia de arranjar um amigo que vá fazer um inquérito porta a porta é fantástica e não levanta suspeita. Não arredar pé de lápara não retirarem o gato se suspeitarem e chamer a PSP e mais amigos pode representar "comprar uma pequena guerra" que julgo que para recuperar o Shadi e punir por direito pessoas que assim agem, vale a pena. Agradeço as ideias, o apoio e prometo logo que consiga montar o esquema contar os pormenores. Pergunta: esta situação pode ser considerada roubo de animal doméstico
LucNun
Membro Veterano

sábado jun 06, 2009 1:44 am

Edialeda Escreveu:...Pergunta: esta situação pode ser considerada roubo de animal doméstico
Não só pode como o é. Procure um advogado.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jun 08, 2009 5:37 pm

Edialeda Escreveu:O meu gato Shadi desapareceu dia 28.04.09. A probabilidade é ter caído da janela da cozinha (2º andar). Ela nunca andou na rua. Apesar de ter utilizado todos os meios e mecanismos ao dispôr para difundir avisos sobre esta situação, nunca tive nem uma informação sobre o seu paradeiro. É um gato persa muito bonito com 1 ano. Neste momento surgiu uma hipotese: que o gato esteja em casa de umas pessoas que têm um estabelecimento comercial, onde moro. Sempre estranhei o comportamento dessas pessoas relativamente sempre que fui falar com eles a saber se alguém tinha dado alguma informação ou quando lhes pedi se colocavam um panfleto na montra que passados 2 dias retiraram e quando pedi para porem outro me responderam que quem levou o gato o levou para longe. Puzeram novo panfleto mas também já o retiraram.
Pergunta: se eu condeguir descobrir que são eles que têm o meu gato, como devo proceder? Na altura eu divulguei na PSP da minha zona. Há legislação que proteja ou regule esta situação como rapto de animal? O meu gato tem chipe e eu tenho todo a documentação dele.
:? Faz-me alguma confusão... é gato ou gata?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Edialeda

terça jun 09, 2009 8:54 pm

O SHADI é gato, Macho. A SASHA é a fêmea, companheira do SHADI. Hoje decidi ir apresentar queixa na PSP. O registo foi feito contra estranhos por apropriação indevida de animal de estimação com chip e registado no SICAF e Junta de Freguesia e com donos.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça jun 09, 2009 10:01 pm

Do dia 28/04 a 09/06...vão tantos dias :cry:

E não se preocupe que possam alegar que você seria uma má dona por não ter protecções nas janelas, porque a lei, só contempla o animal como um objecto logo a falta de cuidado não vai pesar em nada no roubo ou achado do objecto ;)
Edialeda

quarta jun 10, 2009 9:03 pm

Estes contactos têm sido verdadeiros balsamos para a tristeza que sinto por não ter o Shadi. Alertaram-me para que tivesse cuidados pois eventualmente quem possa ter o meu gato também frequente estes sites.
Ainda não consegui definir muito bem como me sinto em relação ao que se passou com o Shadi. Desde fevereiro de 2008 que tenho estado muito doente e em Abril desse ano fizeram-me uma cirurgia muito complexa que me atirou para a cama por largos meses. Na altura os meus companheiros terapêuticos eram um cão o Minor com 19 anos, uma gata a Lady com 12 anos e a pequena Sasha, a persa. Nos momentos mais dificeis lá estavam todos à minha beira. No início de Julho o Minor morreu à minha beira, em paz. No fim do mês de julho morreu a gata Lady, também à minha beira e também em paz. Fiquei com a Sasha mas não muito em paz, pois esta gata tem uma personalidade muito individualista e não gosta de muito contacto. eu adoro "amaciar" o pelo dos meus animais e são para mim um forte apoio terapêutico, principalmente em momentos de dôr intensa como passei muitos. foi assim que em Agosto o meu marido me trouxe o bebé Shadi que rapidamente se tornou no meu companheiro, terapêuta, alegria e até conseguiu contagiar a Sasha que também passou a gostar mais de mimos e contacto. A recuperação foi muito lenta, dificil e ainda faltava realizar mais uma cirurgis à coluna para retirar uns parafusos de uma prótese, mas que só poderia ser feita quando estivesse mais recuperada. e foi assim que fui operada no dia 17 de Abril de 2009, num misto de esperança/desesperança, pois tenho sofrido bastante. No dia 28.04.2009 teve tudo de terrível para mim: mal me segurava de pé, não tinha muitas forças para as canadianas, mas chamaram-me para uma junta médica, à qual não podia faltar. Tive que contratar uma ambulância e o stress era imenso e quase incontrolável. Dei pela falta do Shadi por volta das 10h, mas como a minha casa tem 2 andares disseram-me que ele andaria no andar de cima. Eu sózinha não dava um passo. chegou a ambulância e eu fui..... quando cheguei ninguém sabia do Shadi, ninguém o tinha visto. Moro num condomínio fechado e já andava muita gente à procura. Hipótese que todos falam: a janela da marquise, por onde ele deve ter saído e escorregado fica mesmo por cima de um café, mas ninguém viu nada. Para o terreno procurar não pude ir mas foi o meu marido, filho e muitas mais pessoas que quiseram ajudar. foram distribuídos centenas de panfletos com foto, pedi ajuda aos escuteiros da paróquia, à PSP, à Rádio Festival, à TVI, a veterinária dos meus gatoa enviou mails para todos os veterinários do distrito do Porto a pedir colaboração, mandou a foto do Shadi e o nº do chip que nunca foi divulgado a mais ninguém. Mesmo quando o dono do estabelecimento por baixo da minha casa me veio perguntar se o gato tinha chip, eu menti e disse que não. Tanto tempo já passou, ainda não tenho muita destreza para andar, não consigo conduzir, não sei o que hei-de fazer. Posso nunca mais o ver, pois podem levá-lo para longe...bem hajam
LucNun
Membro Veterano

quarta jun 10, 2009 9:40 pm

Lamento muito a sua situação, Edialeda... :( Tem aí um problema bem difícil de resolver, a falta de mobilidade é terrível e angustiante.

O seu post é uma lição de vida e uma bofetada sem mão.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta jun 12, 2009 10:10 am

Se alguém merece alguma coisa é você com toda a certeza :wink:

Desejo sinceramente que o Shade apareça e que fique boa rápidamente.

Boa sorte e felicidades para si. Ficarei a torcer pelo reencontro!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Nicimizi
Membro Júnior
Registado: quarta abr 13, 2011 7:22 am

domingo mai 01, 2011 10:32 pm

Sempre apareceu? O gatinho??
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
domingo mai 01, 2011 10:40 pm

Em dois anos ? Nõ se sabe...
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta mai 04, 2011 7:44 pm

O gato não sei se apareceu, mas a dona do gato é que nunca mais apareceu....pelo menos com o mesmo nick.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”