O que significa ajudar os animais ?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

domingo jan 11, 2004 10:13 pm

Não podemos dizer que um rural crie mais laços do que um citadino, nem vice-versa.

São pessoas ligeiramente diferentes devido às suas vivências, mas partilham os mesmos defeitos e virtudes.

Se calhar o menor número de animais abandonados nos meios rurais também está relacionado com indicie demográfico.
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

domingo jan 11, 2004 10:50 pm

CasadeAnaval Escreveu: Sendo prático, o que acham que se deve fazer para proteger os animais ? Na globalidade. Existem animais prioritários a ser ajudados pois não podemos ir a todo o sitio, deve-se começar por mudar a mentalidade face ao abandono de animais, por exemplo ?

Deve-se começar pelos canis, pelas escolas ou por ambos ?

Ou fazer lóbi para que a lei existente seja fiscalizada ?

Que acham ?
Na minha opinião é uma questão muito, muito difícil de resolver. Temos dois polos: os animais selvagens e os animais domésticos.

Quanto aos animais selvagens:
:arrow: Visto cada vez mais reduzirmos o seu habitat, vemo-nos obrigados a criar os oceanários, os jardins zoológicos, as reservas,...;
:arrow: É utópico pensarmos que este processo vai parar. Imperam os interesses económicos dos grandes grupos e a própria sociedade vive deles;
:arrow: Talvez seja uma «solução» criar o máximo de reservas possível, de forma a preservar o pouco que resta em prol dos animais selvagens;
:arrow: Sensibilizar as pessoas através de campanhas educativas bem concebidas para a importância da existência dos animais selvagens e preservação dos seus habitats será uma forma;
:arrow: Envolver os grupos económicos nessas campanhas será uma forma de responsabilização e de publicidade direccionada para um bem comum;
:arrow: Usar as escolas como complemento da educação dada pelos pais é uma forma de envolver os jovens em actos de consciência cívica.

Em relação aos animais domésticos:
:arrow: Acho dificilimo... a decisão de ter um animal doméstico é pessoal. Dissuadir alguém de ter um cachorrinho tão engraçadinho e fofinho ou um gatinho que faz ronrom agarrado às pernas da criancinha, baseado em argumentos estilo: «veja lá, olhe que ele vai crescer», «o cãozinho, se calhar, vai ladrar toda a noite», «um cão exige espaço», «tem que levar o animal à rua várias vezes ao dia», «o gato vai arranhar-lhe os sofás todos», «que vai fazer ao animal quando for de férias?»,..., não é fácil. Poucos admitem que não têm condições para ter os animais ou que, quando chegam as férias, não podem levar os animais consigo nem têm ninguém que tome conta deles.
:arrow: Também os canis não são grande solução. Muitos não têm condições e os animais estão pior que se estivessem na rua (já conheci alguns assim). A boa vontade de alguns não é suficiente;
:arrow: Muita gente sabendo que os canis recolhem os animais na rua têm «menos problemas de consciência» em abandoná-los;
:arrow: É fácil abandonar um animal sem que ninguém se aperceba, por isso é ridículo pensar em coimas;
:arrow: Como já disse, sabe-se lá o que se passa em casa de cada pessoa que tem um animal doméstico????

:arrow: Mudar mentalidades, sim.
:arrow: Usar para ajudar nos canis os que devem fazer trabalho comunitário. Seria menos desperdício de recursos... 8)
:arrow: Montar os canis junto a escolas e acrescentar aos curriculos o trabalho com os animais abandonados;
:arrow: Nos animais selvagens, como existe uma cadeia alimentar e que esta, ao ser quebrada põe em risco todo o ecossistema - não há prioridades de escolha;

:idea: Procuram-se...
sentido
Membro
Registado: terça jun 04, 2002 1:33 pm
Localização: Juca(cão rottweiler) e partilho a lucy(da minha mãe) do lucas e do puto

domingo jan 11, 2004 10:50 pm

Na minha opinião, este problema é antes de tudo um problema de várias lacunas na formação social; na questão de valores adoptados e também aqueles que se perdem. A sociedade procura criar sempre "grupos"; a este fenómeno, existem sempre comportamenos exteriores que são usados como "manifestações de comunicação" com o objectivo da integração.Os animais como são tratados pela sociedade são alvos perfeitos para muitos preconceitos e exageros. O RESPEITO pelos animais é para mim difícil de acreditar; é uma ilusão. A pessoa, não tem respeito por ela própria. Existe uma "luta", na escolha do "agir"; pelo que é ou não aceitável no "grupo social escolhido". O animal vive entre o sofá de casa, o jardim ou a rua. Existem os que ainda julgam os animais como únicamente funções de servir o Homem e já era tempo de existir uma comunhão de interesses ou de convivência de partilha.
A pessoa vai partilhar o quê? O que a família, em primeiro lugar lhe ensina depois a sociedade. A pessoa depois irá optar.
O interesse deveria ter sempre a troca; o respeito é o bem estar do animal e do Homem em conjunto. Quando não se suporta o pêlo ou o cheiro, o latido e as afectividades do cão; não existe nada. Porquê ter um cão? não existe cosméticos capazes de o cão cheirar a maçãs o resto da vida. A verdade é que existem pessoas assim.
É preciso respeitar, tolerar e optar. Aceitar o outro.
Registado: terça jun 04, 2002 1:33 pm
Localização: Juca(cão rottweiler) e partilho a lucy(da minha mãe) do lucas e do puto

domingo jan 11, 2004 10:52 pm

Na minha opinião, este problema é antes de tudo um problema de várias lacunas na formação social; na questão de valores adoptados e também aqueles que se perdem. A sociedade procura criar sempre "grupos"; a este fenómeno, existem sempre comportamenos exteriores que são usados como "manifestações de comunicação" com o objectivo da integração.Os animais como são tratados pela sociedade são alvos perfeitos para muitos preconceitos e exageros. O RESPEITO pelos animais é para mim difícil de acreditar; é uma ilusão. A pessoa, não tem respeito por ela própria. Existe uma "luta", na escolha do "agir"; pelo que é ou não aceitável no "grupo social escolhido". O animal vive entre o sofá de casa, o jardim ou a rua. Existem os que ainda julgam os animais como únicamente funções de servir o Homem e já era tempo de existir uma comunhão de interesses ou de convivência de partilha.
A pessoa vai partilhar o quê? O que a família, em primeiro lugar lhe ensina depois a sociedade. A pessoa depois irá optar.
O interesse deveria ter sempre a troca; o respeito é o bem estar do animal e do Homem em conjunto. Quando não se suporta o pêlo ou o cheiro, o latido e as afectividades do cão; não existe nada. Porquê ter um cão? não existe cosméticos capazes de o cão cheirar a maçãs o resto da vida. A verdade é que existem pessoas assim.
É preciso respeitar, tolerar e optar. Aceitar o outro.
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

segunda jan 12, 2004 7:16 pm

Parece que não entenderam bem o que quis explicar, se calhar não me expressei bem ;) . O que quiz dizer é que no meio rural não há tanta informação sobre os cuidados a ter com o animal, infelizmente a maior parte não tem nem computador, muito menos Internet, quanto muito tem a TV. Por isso a importância da sensibilização também aqui, porque esta quando há é sempre nas cidades...
Digo isto porque convivi durante a minha vida neste meio, apesar de ser apenas em várias visitas à minha avó. Com tantos afazeres não há tempo para nada, muito menos para dar o cálcio ao cachorro, ou ir ao mini-mercado comprar ração...O animal acaba por comer o que o dono come, mesmo assim o cão tem mais sorte que o gato, mas isto não é só no campo, nas cidades também, achar que o cão deve ir ás vacinas, mas o gato não...

Foi mais ou menos isto que quis explicar, a pouca info. acerca dos cuidados a ter com.

Topdown gostei da ideia de acrescentar esse trabalho de voluntariado com os animais das associações ao currículo, era uma forma de captar mais gente, pois muitos reclamam a falta de tempo para algo que não lhes irá dar "emprego".
vald
Membro Veterano

segunda jan 12, 2004 10:04 pm

Caro Last-kiss

Pelo que me apercebo você vive numa cidade mas não olha a sua volta e ainda faz comparações daquilo que parece não conhecer com o que só conhece de umas esporádicas visitas.
É assim eu embora trabalhe e estude numa grande cidade que por acaso até é a capital do nosso Pais, toda a minha vida vivi nesse dito mundo rural, por isso sei de algumas coisas que lá se passam.

Quando diz que no mundo rural nem todos tem computador e muito menos Internet, não está a dizer mentira nenhuma, mas coloco-lhe uma questão.
Quantos são os da cidade que não tem computador e Internet?
Para já computador e Internet não são tudo e quando fazemos conclusões deste género, não nos devemos reger só pelas condições intelectuais e monetárias do nosso grupo etário e social.

Quando fala nos cuidados alimentares e médicos dos animais do mundo rural, faço-lhe outra pergunta.
Todos os citadinos têm esses cuidados?
Tanto na cidade como no “campo” existem pessoas que não tem dinheiro para irem ao médico nem para adquirirem informação, porque ao contrário do que se apregoa a saúde e cultura custa dinheiro. Quanto mais para o animal de estimação.

Como pode ver não somos assim tão diferentes.

Podíamos estar aqui a noite inteira a trocar exemplos e argumentos tentado justificar que os animais no campo ou na cidade são mais bem tratados, mas não chegaríamos a lado nenhum. Os maus e bons tratos tanto se observam na cidade como no campo.

Devemo-nos é trabalhar em conjunto, cada um com a sua experiência no “combate e na minimização dos maus tratos”

Não encare isto como uma afronta mas sim, como uma opinião diferente, pois este assunto (Ajudar os animais) merece uma discussão sincera, sem cairmos em discussões mal educadas e ridículas

Cordialmente um bem haja
topdown
Membro Veterano

segunda jan 12, 2004 10:09 pm

_Last_kiss_ Escreveu: Parece que não entenderam bem o que quis explicar, se calhar não me expressei bem ;) . O que quiz dizer é que no meio rural não há tanta informação sobre os cuidados a ter com o animal, infelizmente a maior parte não tem nem computador, muito menos Internet, quanto muito tem a TV. Por isso a importância da sensibilização também aqui, porque esta quando há é sempre nas cidades...
Digo isto porque convivi durante a minha vida neste meio, apesar de ser apenas em várias visitas à minha avó. Com tantos afazeres não há tempo para nada, muito menos para dar o cálcio ao cachorro, ou ir ao mini-mercado comprar ração...O animal acaba por comer o que o dono come, mesmo assim o cão tem mais sorte que o gato, mas isto não é só no campo, nas cidades também, achar que o cão deve ir ás vacinas, mas o gato não...

Foi mais ou menos isto que quis explicar, a pouca info. acerca dos cuidados a ter com.

Topdown gostei da ideia de acrescentar esse trabalho de voluntariado com os animais das associações ao currículo, era uma forma de captar mais gente, pois muitos reclamam a falta de tempo para algo que não lhes irá dar "emprego".
Bem, esta questão do meio rural continua mal esclarecida. No tal meio rural existem casas isoladas, lugares, aldeias, vilas... isso de quase não haver televisão no meio rural, poucos computadores e internet só por um canudo, é falso. Trabalho numa vila que tem, para além de todas as coisas normais, Tribunal, Centro Cultural com uma sala cheia de computadores ligados à net e de possível usufruto por toda a população e ainda uma secção do Museu Agrícola que tem uma sala aberta até às 22h com computadores e acesso à net (aberto também à população). Isto tudo para além dos computadores pessoais, e garanto-lhe que muita gente tem! Talvez em lugares mais pequenos seja mais difícil porque não há netcabo ou similares...

As pessoas no tal meio rural têm tanto tempo como as outras para ir ao veterinário, até mais, visto não terem filas de transito intermináveis para chegar ao emprego e depois a casa. E vão, com cães, gatos, cabras, porcos, vacas,... (claro que, neste caso o vet vai ao campo), mas usam as consultas do veterinário da Câmara (que são gratuitas). As maioria das pessoas não «nadam» em dinheiro e muitas vezes este falta até para irem elas próprias ao médico.

Outra questão é que os animais, no «campo», são vistos como animais e não como «membros da família», como pelas pessoas da cidade e, por isso, a prioridade é dada aos seres humanos nas necessidades existentes. Isto não quer dizer que os animais sejam maltratados ou negligenciados - as sobras, que você critica, seriam banquetes para muitos que morrem de fome. Daqui se conclui que, grande parte dos animais são melhor tratados que muitos seres humanos. E porquê mini-mercado? Na vila onde trabalho há 1 hiper!!!! Pode ir a outro que fica a 5km e outro a 10km... (aqui as distâncias percorrem-se bem mais depressa).

As cidades são retalhos do meio rural. Muitas e muitas pessoas que habitam em Lisboa, por exemplo, vieram do «campo» à procura de melhores condições de trabalho e mais oportunidades. Conhece tanta gente na cidade para avaliar a quantidade que leva os seus animais ao veterinário?

Não pense que estou a defender o meio rural ou o citadino - Nasci e vivi 25 anos em Lisboa e vivo há 11 numa vila. Talvez isso me dê alguma capacidade para comparar e analisar as duas faces de uma mesma moeda.

A questão do trabalho em canis fazer parte do curriculo dos alunos não tem haver com «angariar mais pessoal porque há poucos», mas sim com a formação dos jovens e o adquirir consciência cívica, de forma a edificar uma sociedade menos injusta.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda jan 12, 2004 11:02 pm

Gostava só de agradecer a todos os interveninetes pela forma educada e positiva da discussão.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça jan 13, 2004 4:33 pm

Há sempre excepções, nem oito nem oitenta, mas parece que tudo o que diga nunca está bem...
Eu não vivo na cidade, estudo lá, vivo numa vila e vou quase todos os fins-de-semana ao campo para estar lá...Mas isso também não interessa. O tópico central aqui é existirem maneiras e ideias de poder ajudar da melhor forma os animais e não a fazer juízos de valor...Respeito imenso as vossas críticas e opiniões e não quero estar aqui a levantar polémicas infrutíferas, vocês têm a vossa opinião, mas eu também tenho a minha ;)

Desculpem estar a desviar-me do tópico, foi só mesmo para esclarecer este ponto, pois parece que muitos não entenderam o que quis explicar ;) .
Anatolefrance
Membro
Registado: quinta out 02, 2003 9:04 am

terça jan 13, 2004 9:51 pm

Ajudar os animais, significa antes de mais respeitar o ser humano. Pois só respeitando este é que surge respeito por outras espécies.
topdown
Membro Veterano

quarta jan 14, 2004 12:16 am

_Last_kiss_ Escreveu: Há sempre excepções, nem oito nem oitenta, mas parece que tudo o que diga nunca está bem...
(...)
Desculpem estar a desviar-me do tópico, foi só mesmo para esclarecer este ponto, pois parece que muitos não entenderam o que quis explicar ;) .
Last_kiss, peço desculpa se se sentiu ofendido, não era essa a minha intenção. Achei é que você tinha sido demasiado radical ao caracterizar o «meio rural». Nem todo o «campo» é assim, nem a net e a televisão são os únicos meios de informação, existe a experiência e os livros também. Há que entender que, a forma de vivência das pessoas do meio rural as faz encarar os animais de forma diferente. Não podemos generalizar as situações que conhecemos... e julgar que conhecemos aquelas que não vêmos. ;)
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quinta jan 15, 2004 7:33 pm

Eu concordo que algo deveria ser feito, nunca vi tanto desprezo pelos animais como agora.
Mas cada vez acho mais dificil conseguir fazer alguma coisa. Nunca assiti a tantas opiniões negativas perante o assunto.
Eu tento levar pata as escolas, mas se de casa já vêm uma opinião feita que os cães são maus, mordem... os gatos terriveis, arranham...os répteis,enfim!!!

Eu não faço a menor ideia quando é que as pessoas ( de uma forma geral, não nós aqui na arca e outros amantes de animais) perderam o carinho pelos animais. Eu quando era criança via semanalmente a Arca de Nóe, e, que se cantava que o animal era um amigo que se devia prezevar, um amigo de verdade, tão claro como a amizade que devemos cultivar!!!

De qualquer forma é bom existirmos. É bom saber que existem outros " maluquinhos" é assim que sou chamada... a maluquinha dos cães...
dos animais em geral. Hoje estou um pouco triste, bastante até, porque vi um cão com peitoral morto na beira de uma via-rápida.
E não consigo deixar de pensar nisso.

Todos temos que tentar, nem que seja com as pessoas em nosso redor mudar-lhes as mentalidades.
Se nos esforçarmos por isso, já é muito bom. Não basta apenas dizer que gostamos muito dos animaizinhos e no fim nada fazer.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jan 15, 2004 11:34 pm

Choca-me que alguns citadinos tenham este tipo de opinião acerca rurais, se soubessem a opinião de alguns rurais acerca dos citadinos…. O que também reprovo.
eu conheço o modo como algumas pessoas tratam os animais no meio rural e no urbano. já vi animais em risco e já recolhi alguns em ambos. no entanto, pressinto muitas diferenças, com algumas vantagens para o meio urbano. as cidades ainda costmam estar na "vanguarda" do bom e do mal. no bem, podemos contar com mudanças de mentalidade, maior interesse pelo seu cuidado, bem estar, alimentação, etc. basta ver a afluência dos veterenários. em lx, por vezes, parece que estou na caixa de previdência à espera de ser atendida. nos locais que conheço na província, os vets estavam praticamente às moscas, os horários de funcionamento eram infímos, a qualidade do serviço era por vezes discutível.
melzinha
Membro
Registado: quinta dez 18, 2003 12:52 pm

quinta jan 15, 2004 11:57 pm

Muito sinceramente, acho q o problema não se coloca bem a nível de campo/cidade, acho q tem mais q ver com a formação, a educação e a vivência,e tb com a capacidade de amar (sim, pq ajudar os animais significa para mim q temos uma grande capacidade de amar, de dar aos outros, sejam eles pessoas ou animais) ..
Costumo ir bastante a Aveiro e o nº de animais abandonados na zona assusta-me, e é uma zona urbana.
O ultimo animal q veio para a minha companhia veio de Aveiro, acreditam q o ex-dono dele arranjou emprego noutra terra, mudou-se para lá e deixou o cão na antiga casa preso, sem comida, nem água, o cão de tanto ferro q roeu para tentar fugir tem os dentes todos danificados.
Acham q um cromo destes tem capacidade de amar seja o q for?????
Comecemos pelos mais pequenos, por ensina-los a respeitar não só os animais, mas tb os nosso queridos idosos.
Ainda hoje estava a tentar convencer um senhor a não matar os cachorros q a cadela dele ia ter. Sinceramente não sei se foi o suficientemente persuasiva, ou será q burro velho não aprende línguas.

A melhor estratégia para mim é atacar de todos os lados, algum há-de resultar.
vald
Membro Veterano

sexta jan 16, 2004 12:25 am

anjaazul Escreveu:
(...). basta ver a afluência dos veterenários. em lx, por vezes, parece que estou na caixa de previdência à espera de ser atendida. nos locais que conheço na província, os vets estavam praticamente às moscas, os horários de funcionamento eram infímos, a qualidade do serviço era por vezes discutível.
Temos de ter algum cuidado quando chegamos a alguma conclusão com esses indicadores, primeiro teremos de cruzar o nº de habitantes com o nº de clínicas veterinárias ;)

Penso que não se justifica ter uma clinica aberta todo o dia para "meia duzia de consultas", até porque nestes meios os Vets têm de fazer muitas deslocações a quintas.

Agora quanto a qualidade de serviço, também não discuto, pois não conheço as clinicas que visitou, mas garanto-lhe que na provincia também há bons profisionais.
Será que todos os Vets da cidade são bons profissionais?

Um bem haja
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”