Abate "tradicional" do porco

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
Clouseau
Registado: quinta out 27, 2011 11:52 am

sexta out 28, 2011 10:21 pm

Perdoem-me a pergunta, mas são todos matadores de porcos profissionais?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
naturiis
Membro Júnior
Registado: segunda out 03, 2011 6:05 pm

sexta out 28, 2011 10:22 pm

É, é isso. :roll:
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

sexta out 28, 2011 11:07 pm

Bom vamos lá reflectir um pouco desde já inicio-me neste neste forum Direiros dos Animais aqui neste tópico apresento-me chamo-me ricardo tenho 20 anos e sou de almada sou vegetariano e extermista n como absolutamente NADA que venha de animais ou q seja testado, manipulado, etc. nos mesmos por isso falarem-me: "a voce esta para ai a dizer isso mas depois come o belo do bife" n minha gente n como e isso n me podem mandar a cara ;) Em relação ao verdadeiro assunto do tópico eu na familia tenho ainda avos que vivem para leiria e tem fazendas das quais o meu avo so plantava legumes e fruta agora decidiu arranjar galinhas e porcos isto os avos da parte da mae eu como sou um revoltado digo ao meu avo como e q os vai matar ele responde-me n sei e eu disse nunca vou estar presente para ver tal acto mas so te peço que faças de forma bem rápida como sei que os meus avos n tem habitos desses de beber o sangue ou utilizar para culinaria sei que n vai cortar a garganta ate morrer. Mas sei perfeitamente que vao mata-lo para comer e isso eu n posso mudar. Depois tenho a parte do pai que isto e venha o diabo e escolha pq ou uma parte me mata animais ou a outra e a fa nº1 de touradas ainda a pouco tempo tive uma discussão GIGANTE com os meus tios sobre touradas ate me expulsaram da casa deles n vou dar detalhes. Isto td para dizer que o ser humano n muda assim tao facilemnete n e ver uns porcos a serem mortos que isto vai mudar alguma coisa nem as pessoas que viram o topico e comentaram vao deixar de comer o belo do bife, sou contra matar leitão para comer pq ja que querem ter animais para comer pq mata-los enquanto pequenos quando podem ficar grandes ter uma vida saudavel e depois sim morrer pq isto estao a falar de como sao mortos mas n a grande diferença entre isto e o matadouro. Mas a nivel de vida nota-se que o porco pode andar livre enquanto noutros sitios nomeadamente matadouros isso n acontece. Pronto isto tudo para dizer que sou contra matar em nome da "tradição" pq tradição n pode ser considerada sofrimento se apoiam touradas ou apoiam a matança do porco mas depois ficam perturbados com a mutilação genital femenina em africa isso para eles tambm e tradição reflictam sobre o q disse ;)
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

sábado out 29, 2011 1:32 am

Praziquantel Escreveu:O abate caseiro caiu felizmente em flecha com a sua proibição...basta ver que esse video é de 1987..antes da mesma e o segundo é brasileiro...
Pode ter caído em flecha... mas não é a "raridade" que muitos pensam.
Os videos? não foi por os ver que fiquei a saber que o fazem e que é feito. Escolhi os que se parecem mais com o que costumo ver...
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

sábado out 29, 2011 1:41 am

naturiis Escreveu:
Desculpe lá... isto é para mim? Ou para quem abriu o tópico? Sim, tenho lido que tudo o que é "tradição" é do seu agrado :lol: Será que você se preocupa mesmo, com as tais pessoas do "interior" que precisam mesmo do porco para comer ou é a fachada do costume? Olhe, eu até conheço muito bem o interior e assisti a muitas matanças... E você, mata o seu porco ou assiste à matança como convidada? :lol: Enfim...
:lol: :lol:
Vou responder-lhe só a duas questões ( que isto estamos em crise e temos que saber economizar até nas respostas ).
1ª Não . Não era para si. Mas se assim presumiu...
2ª Não. Não mato o meu porco. Simplesmente porque não o tenho. Porque o unico que tive na vida errei completamente no meu modo de lidar com ela ( era uma porca ) e fiz dela "pet". O que fez com que a Kutuca confiasse cegamente no ser humano e não se soubesse defender.
Vou. Vou como "convidada". E nunca vi nada disso de pão misturado no sangue a ser mexido enquanto o porco grita.... Cruzes! Mas o/a naturiis assiste a matanças ou a rituais estranhos?
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
MFPJ
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 1:56 am

NicaJunior Escreveu:Como serão abatidos as vacas e os porcos , nos matadouros? Sabe?
Já visitou uma " quinta" de produção de leite?
Já visitou um aviário?
A matança do porco é uma tradição. Pois. Mas para muitas familias , por esse Portugal " interior" fora ainda é uma fonte de alimento. Das poucas a que podem deitar a mão para viver.
E deixe-me acrescentar á laia de àparte que não é á toa que existem esses " experts" em matar o animal. Existem precisamente para fazerem o que têm a fazer o mais rápido possivel. E quanto mais depressa o fizerem , mais " experts" são. Porque será? Afinal os sádicos assassinos que andam um ano a alimentar o porco para o "assassinarem" depois, pouco ou nada se devem importar com os ultimos momentos do bicho. Será?
Acha mesmo que não minha sra? :|
O problema dos de criação intensiva nem é tanto o abate... os atordoamentos não são sempre feitos como deviam, mas o problema principal desses é mais o espaço em que vivem e o transporte(as "cócegas" que levam para subir, descer, camminhar....)
Os frangos ainda têm algum espaço para se mexer(nem que seja por cima dos outros...), o maior problema é também a forma como são apanhados e transportados... e quando morrem presos na lama quando rebenta alguma linha de água e dá muito trabalho ir buscá-los... não valem $ o trabalho...
O porco foi e é a fonte de "conduto" de muita gente? sem dúvida.
Se podiam ter algum respeito, compaixão pelo bicho?
Sim! É isso que falta!
e , já que não estão dispostos a pagar um abate legal e não se importando muito de saber se aquilo está bom para comer ou não, podiam pelo menos matá-los com um tiro na cabeça como faziam às vacas, ou "atordoavam-os" primeiro, nem que fosse com uma pancada forte na cabeça. Mas não. Ver o porco a guinchar e espernear de sofrimento é que é a tradição :roll: Sem isto não tinha "piada" nenhuma.
Não percebi bem a sua última questão, está a dizer que os "experts" são uns experts a fazer aquilo? deve estar "habituada" a uns "experts" diferentes do que eu já vi...
Perguntou-me também se muitas pessoas não se importam com o sofrimento do porquinho que criaram? resposta: nãããããããão. Nem todas claro, mas muuuitas, não(pelo que tenho conhecimento, se sentem qualquer mal-estar... rapidamente ficam alegres e perdem qualquer pena).
MFPJ
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 1:59 am

element Escreveu:Estas "tradições" como lhes chamam, foram o sustento e mata fome de muita gente, continua a ser o de alguns e vai voltar a ser o de muitos. Chama-se pecuária sustentável.
Verdade, mas concorda comigo que é preciso respeito pelos animais, e não vê-los e tratá-los como se fossem "couves andantes"? :wink:

Editado: Tivesse eu espaço(e tempo) e criava eu uns perus para eu(e não só) comer, pelo menos sabia pelo que passavam, e o que eu comia :)
Podia-me "ligar" a eles, mas conseguia matá-los quando fosse necessário, sem dramas, mas com respeito.
Última edição por MFPJ em sábado out 29, 2011 2:16 am, editado 1 vez no total.
MFPJ
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 2:04 am

naturiis Escreveu: Na sua terra talvez utilizem o vinagre. Lá muito mais para o Norte, o sangue cai directamente num alguidar com pão, cortado em fatias e não põem vinagre nenhum. O sangue cai, lentamente, remexido no pão, com uma colher de pau, enquanto o porco grita de dor e o "expert" não retira a faca enquanto o porco sangrar...Portanto o porco não é morto sem dor tipo degolado.
:?
Acho isso nogento de mais para ser verdade...
Que tenha conhecimento o sangue é mais aproveitado para cozer... que não raras vezes costuma causar algum mal-estar e ser vomitado, já ac 8)
O que costuma ser comido crú são os coratos...
(Um porco não pode ser degolado como uma galinha...)
MFPJ
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 2:31 am

NicaJunior Escreveu:
naturiis Escreveu:
Desculpe lá... isto é para mim? Ou para quem abriu o tópico? Sim, tenho lido que tudo o que é "tradição" é do seu agrado :lol: Será que você se preocupa mesmo, com as tais pessoas do "interior" que precisam mesmo do porco para comer ou é a fachada do costume? Olhe, eu até conheço muito bem o interior e assisti a muitas matanças... E você, mata o seu porco ou assiste à matança como convidada? :lol: Enfim...
Vou responder-lhe só a duas questões ( que isto estamos em crise e temos que saber economizar até nas respostas ).
2ª Não. Não mato o meu porco. Simplesmente porque não o tenho. Porque o unico que tive na vida errei completamente no meu modo de lidar com ela ( era uma porca ) e fiz dela "pet". O que fez com que a Kutuca confiasse cegamente no ser humano e não se soubesse defender.
Vou. Vou como "convidada". E nunca vi nada disso de pão misturado no sangue a ser mexido enquanto o porco grita.... Cruzes! Mas o/a naturiis assiste a matanças ou a rituais estranhos?
1ºsub: não "matou" a "kutuca"... ficou como pet. Mas continuou a comer de outros?
Vai como convidada... hum... será que alguma vez abriu a boca para dizer porque é que não fazem isto assim ou daculotro, o bicho assim tem um sofrimento atroz? (posso estar errado e até ser injsuto, mas...)"cheira-me" que é daquelas pessoas que dizem que faziam e aconteciam mas na situação só mostram os dentes para sorrir... ups, esqueci-me, ainda não li aqui uma palavra de si, "Nicas", sobre se acha bem ou mal este tipo de abate "tradicional" :| (se não tivesse lido mais nehnum post seu até pensaria que era uma defensora de tal tradição...)
naturiis
Membro Júnior

sábado out 29, 2011 11:16 am

NicaJunior Escreveu:
naturiis Escreveu:
Nunca viu o porco a gritar? :roll: Então, quando é convidada deve aparecer quando as "vísceras" já estão ao lume... :roll:

Nunca ouviu falar no pão misturado no sangue, ou vice-versa? :roll: Então percebe muito pouco de tipos de morcelas... É que nem todas são feitas da mesma maneira... Cada região tem os seus usos... Faça um estudo e depois venha cá contar... Por acaso prefiro as que levam pão... às fatias :twisted:
naturiis
Membro Júnior

sábado out 29, 2011 11:25 am

MFPJ Escreveu:
naturiis Escreveu: Na sua terra talvez utilizem o vinagre. Lá muito mais para o Norte, o sangue cai directamente num alguidar com pão, cortado em fatias e não põem vinagre nenhum. O sangue cai, lentamente, remexido no pão, com uma colher de pau, enquanto o porco grita de dor e o "expert" não retira a faca enquanto o porco sangrar...Portanto o porco não é morto sem dor tipo degolado.
:?
Acho isso nogento de mais para ser verdade...
Que tenha conhecimento o sangue é mais aproveitado para cozer... que não raras vezes costuma causar algum mal-estar e ser vomitado, já ac 8)
O que costuma ser comido crú são os coratos...
(Um porco não pode ser degolado como uma galinha...)
É verdade mesmo, MFPJ! :| Do porco aproveitam tudo. As morcelas são feitas de sangue com pão, farinha de arroz... Cada região tem a sua "especialidade". Daí umas serem mais caras de que outras.
Acredite que ouvir/ver o porco a guinchar e a espernear, não é nada bonito :(
Quanto aos porcos andarem soltos... só se for no Alentejo... No Norte do país vivem em "cortelhos" (tipo jaulas) a chapinharem na m**** que servirá, depois, para estrumar a horta.
naturiis
Membro Júnior

sábado out 29, 2011 11:31 am

Ah, os que criam o seu porquinho para comer, costumam dizer: " Abre o teu porco e logo verás o teu corpo...) 8) Sábios.
naturiis
Membro Júnior

sábado out 29, 2011 1:41 pm

... por acaso, são! O que não invalida que o porco guinche de dor (nos matadouros são atordoados antes...).
Deaadman
Membro Veterano
Registado: sexta out 21, 2011 8:38 pm

sábado out 29, 2011 1:42 pm

eu ja vi matanças e ja ouvi a guincharia, mas a mim nao me faz confusão, eu até me farto de matar bixeza por prazer.... de o comer :twisted:
MFPJ
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 1:44 pm

naturiis Escreveu: Nunca viu o porco a gritar? :roll: Então, quando é convidada deve aparecer quando as "vísceras" já estão ao lume... :roll:

Nunca ouviu falar no pão misturado no sangue, ou vice-versa? :roll: Então percebe muito pouco de tipos de morcelas... É que nem todas são feitas da mesma maneira... Cada região tem os seus usos... Faça um estudo e depois venha cá contar... Por acaso prefiro as que levam pão... às fatias :twisted:
O pão com o sangue é para meter nas tripas... quando li o seu post pensei noutra coisa :oops:
Dessas não tinha conhecimento.
Bloqueado

Voltar para “Direitos dos Animais”