Raquel9 Escreveu:De ninguém, claro. Eles devem pensar "Oh, foram só uns pintos, quero lá saber." É incrível a estupidez e a insensibilidade.

Nem mais... como demonstram, aliás, alguns comentários neste tópico.
Incrível é também a frequência com que se repetem estes holocaustos animais:
«
Outubro de 2011, Sernancelhe, 13 mil animais mortos:
Incêndio em aviário mata 13 mil pintainhos
Um incêndio num aviário ontem de manhã em Sarzeda, concelho de Sernancelhe provocou a morte a 13 mil pintainhos. Um curto-circuito numa das máquinas do aviário, que fazia a distribuição dos frangos, terá sido a causa do fogo.
http://www.diariodeviseu.pt/index.php?o ... Itemid=111
Fevereiro de 2011, Vouzela, 9 mil animais mortos:
http://www0.rtp.pt/noticias/?t=Incendio ... 14291&tm=8
Incêndio destrói aviário em Vouzela
Um aviário situado na localidade de Paredes Velhas, no concelho de Vouzela, "ficou totalmente destruído", na sequência de um incêndio registado na madrugada de hoje.
O alerta para o incêndio foi dado às 05h20, sendo que os bombeiros não conseguiram evitar a destruição do aviário, onde morreram nove mil pintos, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.
"Na hora do alerta já estava tudo em chamas e o telhado já tinha caído", afirmou a mesma fonte, acrescentando que o aviário "ficou totalmente destruído".
Os bombeiros limitaram-se a trabalhar no sentido de "evitar que o fogo passasse para outros aviários nas proximidades" e de fazer depois o rescaldo.
http://publico.pt/Local/incendio-destro ... la_1479169
Novembro de 2010, Rio Maior, 16 mil animais mortos:
http://videos.sapo.pt/PEYWNTIrBpV9ZzCTEusC
Agosto de 2010, Caldas da Rainha, 27600 animais mortos:
Incêndio em aviário mata 27600 galinhas
Na véspera da partida para uma semana de férias e no dia do casamento do seu sócio, José Gonçalves recebeu no passado domingo uma notícia que o deixou completamente desanimado – o aviário que possuía na aldeia da Fanadia, nas Caldas da Rainha, foi destruído por um incêndio. Cerca de 27600 galinhas poedeiras morreram carbonizadas e a produção de mais de 20 mil ovos foi perdida.
À chegada à Travessa da Oliveirinha, onde se situa a Multiovos, Lda, empresa de produção de ovos, o cenário era desolador, depois das chamas terem consumido dois dos três pavilhões do aviário. Na parte afectada, viam-se largos corredores repletos de galinhas mortas dentro de gaiolas. Nas passadeiras, alguns ovos limpos da fuligem indiciavam terem sido postos pelas poucas galinhas que conseguiram escapar ao fogo.
O incêndio terá começado num dos pavilhões, depois da uma da manhã, mas o alerta para o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria só chegou às duas horas. Tempo suficiente para as galinhas morrerem queimadas ou intoxicadas. A acção das sete corporações de bombeiros que acorreram ao local impediu, ainda assim, que as chamas alastrassem ao pavilhão maior, onde estavam 27392 galinhas, e a uma zona de mato junto à A15, entre Caldas da Rainha e Santarém.
“As causas estão em aberto, tanto pode ter sido curto-circuito como fogo posto. Os investigadores policiais e os especialistas é que vão estudar as hipóteses”, disse José Gonçalves.
O proprietário estima um prejuízo na ordem dos 560 mil euros e espera que o seguro cubra os danos nas infra-estruturas. Mas os equipamentos e as aves deverão ficar de fora.
Bombeiros
Combateram as chamas 40 bombeiros e 14 viaturas das corporações de Caldas da Rainha, Alcobaça, Benedita, Bombarral, Óbidos, Peniche e São Martinho do Porto. O incêndio foi dominado pelas 3.20 da manhã.
Galinhas
Na tarde de domingo os bombeiros das Caldas da Rainha voltaram ao local e ajudaram a retirar galinhas vivas que estavam presas nas gaiolas e apanharam outras que andavam à solta no meio dos destroços.
Intempérie
A empresa teve 29 mil euros de prejuízo aquando da intempérie que assolou a região Oeste em Dezembro do ano passado. Até agora ainda não recebeu os cinco mil euros de compensação prometidos pelo Estado.
http://www.jornaldascaldas.com/index.ph ... -galinhas/
Oliveira de Frades, Junho de 2010, 12 mil animais mortos:
Incêndio em aviário mata 12 mil pintos e causa prejuízo de 100 mil euros
Um incêndio hoje de madrugada num aviário em Vilarinho, concelho de Oliveira de Frades, matou 12 mil pintos, provocando um prejuízo de cerca de 100 mil euros, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros locais.
“Quando chegámos ao local, já estava o aviário totalmente tomado pelas chamas e não havia nada a fazer”, contou o comandante Fernando Farreca.
As preocupações dos bombeiros centraram-se em “fazer proteção a todas as zonas expostas ao aviário”, uma vez que havia casas a cerca de dez metros, e depois proceder às operações de rescaldo, que duraram hora e meia.
Segundo Fernando Farreca, o alerta para o incêndio foi dado cerca das 05:00, por uma pessoa que passou na estrada, e os moradores “só se aperceberam do que se estava a passar quando chegaram os carros dos bombeiros”.
Além de conter material combustível, o aviário “era antigo e tinha uma estrutura de madeira”, o que terá levado à rápida propagação das chamas.
O comandante dos voluntários de Oliveira de Frades avançou que na origem do incêndio “poderá ter estado um curto-circuito”, uma vez que os pintos tinham quatro semanas e “até ontem (segunda feira) esteve o aquecimento ligado”.
Ao local deslocaram-se 12 bombeiros e três viaturas dos voluntários e três elementos e uma viatura dos sapadores florestais.
http://www1.ionline.pt/conteudo/66874-i ... -mil-euros
Torres Novas, Fevereiro de 2010, 14 mil animais mortos:
Incêndio em aviário matou 14 mil pintos
Morreram 14 mil pintos num incêndio, ontem, pelas 09.35, num aviário de Torres Novas. O fogo terá sido causado pela "explosão de uma garrafa de gás", segundo os Bombeiros Voluntários de Torres Novas. Extinto pouco depois, atingiu um dos pavilhões da exploração avícola da Quinta do Bispo.
http://www.dn.pt/inicio/portugal/Interi ... id=1489226
Março de 2009, Tondela, 12500 animais mortos:
Tondela: Incêndio em aviário mata 12.500 pintos
Um incêndio num aviário na localidade de Tojal Mau, Concelho de Tondela, provocou, hoje à tarde, a morte a 12.500 pintos, disse à Agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.
Segundo a mesma fonte, o aviário "ardeu completamente", com os pintos de 12 dias no interior.
O alerta foi dado cerca das 16:30 mas "quando os bombeiros chegaram o aviário já estava tomado pelas chamas".
Ao local deslocaram-se sete bombeiros e duas viaturas dos Voluntários de Campo de Besteiros.
http://aeiou.expresso.pt/tondela-incend ... os=f500631
Oliveira de Frades, Novembro de 2008, 5 mil animais mortos:
Incêndio em aviário matou cerca de 5 mil galinhas e galos
Um incêndio, que ocorreu na manhã do dia 22 de Novembro [de 2008], no concelho de Oliveira de Frades, causou a morte a cerca de 5 mil galinhas e galos. Segundo fonte dos bombeiros, o incêndio ocorreu num aviário em Remolha, no concelho de Oliveira de Frades, e matou 4.474 galinhas poedeiras e 393 galos. O fogo, de origem desconhecida, começou às 10:43 e foi declarado extinto às 12:13 pelos bombeiros de Oliveira de Frades, que compareceram no local em cinco viaturas e com 15 efectivos. De acordo com fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), o incêndio destruiu mais de metade do aviário, além de máquinas de ventilação e outro material.
http://www.noticiasdeviseu.com/index.ph ... &Itemid=54»
Além dos animais mortos, há o risco de incêndio para as áreas e as casas próximas dos aviários, o perigo para os bombeiros envolvidos no combate às chamas, combate esse pago por todos nós... enfim, uma verdadeira tragédia.