Esta mensagem sim vale a pena "distribuir" a todos os amigos!!!!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um forward sobre forwards e emails colectivos
Se tem por hábito ou passatempo enviar "forwards" (isto é, reencaminhar para um grupo de pessoas um e-mail que lhe foi enviado) por favor tenha em atenção o seguinte antes de o voltar a fazer.
As PETIÇÕES enviadas por email (ex.º "salvem a floresta amazónica" ou "divulgue! podia ser o seu filho") causam mais danos que benefícios. Se receber alguma, NÃO a envie a mais ninguém. Eis porquê:
- Uma vez começada, não há forma de parar a circulação de uma petição. Ela continua a circular anos depois de a sua eventual utilidade ter desaparecido. Fazer circular uma petição obsoleta é naturalmente uma perda de tempo.
- Se acredita profundamente na legitimidade de uma petição por email que acaba de receber onde lhe pedem, por exemplo, que a assine e reenvie a todos os seus conhecidos, VERIFIQUE a autenticidade da mesma. Faça-o escrevendo ao seu AUTOR (que não é, quase de certeza, o remetente do forward). Se o endereço do autor não consta do email, é lógico que a lista de assinaturas não poderá nunca ser-lhe entregue, pelo que a única coisa a fazer é IGNORAR a mensagem (e, quando muito, sugerir a quem lha enviou que faça o mesmo).
- Se a petição não tem um prazo explícito de início e de fim o mais provável é ter terminado há muito tempo. Mais uma vez, nada como VERIFICAR a sua validade escrevendo ao autor.
- Se a petição diz ter sido iniciada por uma ORGANIZAÇÃO (Greenpeace, Amnistia Internacional, etc.) e for verdadeira estará certamente anunciada no SITE dessa mesma entidade. Nada como tirar as dúvidas (em http://www.greenpeace.org ou http://www.amnesty.org por exemplo). Se está mesmo interessado/a em colaborar com uma destas organizações, certamente encontrará no respectivo site inúmeras formas de o fazer que NÃO PASSAM pelo envio de forwards.
- Quando o suposto remetente de uma petição é uma GRANDE EMPRESA (Microsoft, Nestlé, etc.), desconfie logo. Sobretudo se anunciam prémios e recompensas a quem reenviar a mensagem para um grande número de pessoas. Estas empresas NUNCA usam correspondência deste tipo. Mais uma vez, nada como visitar o SITE da empresa em causa para tirar as teimas.
- Hoje em dia, as pessoas com interesses legítimos não recorrem a petições por e-mail (a não ser por profunda ignorância). Há sites que facultam a organização de petições com recolha de assinaturas de modo seguro e gratuito (http://thepetitionsite.com por exemplo).
Muitos forwards circulam com o propósito único de ANGARIAR ENDEREÇOS DE EMAIL para usos ILÍCITOS.
Entre este tipo de forward contam-se, para além das falsas petições, por exemplo, os AVISOS de existência de NOVOS VÍRUS, crianças raptadas, carros roubados, etc. No que respeita aos vírus, o melhor é verificar se existem mesmo num site de confiança (http://www.symantec.com por exemplo). Nos outros casos aplica-se a regra já sugerida: contacte o AUTOR inicial do aviso.
Para além das petições e avisos muitas pessoas enviam forwards de tipo HUMORÍSTICO ou com CURIOSIDADES. Se é o seu caso saiba que:
Tendo em conta que a maior parte das pessoas que envia forwards não o faz de maneira a ocultar os endereços de email dos destinatários a quem o mesmo já foi ou está a ser enviado, facilmente se reúnem dezenas ou mesmo centenas de endereços num mesmo email. Estes endereços VALEM DINHEIRO e podem ser comercializados para diversos fins por qualquer pessoa que a eles tenha acesso ou BOMBARDEADOS COM SPAM* no caso de um vírus atacar o computador de um único destinatário do forward.
Se leu até aqui e VAI CONTINUAR A ENVIAR FORWARDS e emails a grupos de pessoas, por favor passe a fazê-lo da forma correcta:
1. Antes de mais, LIMPE a mensagem que se prepara para enviar. Linhas e linhas de endereços de email e outras tantas de
>
>
>
>
não têm interesse nenhum para quem recebe o forward e tornam o email mais pesado, para além de divulgarem indevidamente uma serie de endereços.
2. Todos os programas (outlook express, entourage, eudora, etc.) e serviços de email (hotmail, yahoo, etc.), mesmo os mais antigos e rudimentares têm no cabeçalho de cada mensagem, para além do campo FROM (remetente) e TO (destinatários), os campos CC (carbon copy) e BCC (Blind Carbon Copy) ou CCO (Carbon Copy Ocult). Em vez de colocar os endereços dos destinatários nos campos TO e CC, RETIRE-OS destes campos e coloque-os no campo BCC ou CCO, deixando no campo TO apenas o seu próprio endereço. Desta forma cada destinatário não verá nem terá acesso aos endereços de email de todos os outros destinatários.
Ao tomar estas precauções simples pode ter a certeza de estar a contribuir em muito para a diminuição do SPAM* e da difusão de vírus pela internet.
E pronto.
Muito obrigado.
*SPAM: Unsolicited "junk" e-mail sent to large numbers of people to promote products or services. Sexually explicit unsolicited e-mail is called "porn spam." Also refers to inappropriate promotional or commercial postings to discussion groups or bulletin boards.
NOta de atenção aos forwards de emails
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 1854
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
Tópico bem interessante deinhac
, essas informações que apontaste constam na netiqueta, mas muitos não sabem e pensam estar a fazer o melhor ao reenviar imensas mensagens a inúmeras pessoas.

-
- Membro Veterano
- Mensagens: 624
- Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
- Localização: 2 cadelinhas e 2 gatas
Foi o que pensei, LastKiss...
de facto é frequente, ate aqui na arca vermos emails super antigos com pedidos de adopção de animais que vao ser abatidos em canil tal, e isso ja esta completamente desactualizado.
De facto isso tem uma desvantagem muito grande, a certa altura uma pessoa recebe um email com um titulo do genero e apaga logo, porque ja está cansada de receber a mesma coisa (ultrapassada, ainda por cima!)
Agora, esta coisa destes pedidos de sangue serem falsos... fiquei pasmada!

De facto isso tem uma desvantagem muito grande, a certa altura uma pessoa recebe um email com um titulo do genero e apaga logo, porque ja está cansada de receber a mesma coisa (ultrapassada, ainda por cima!)
Agora, esta coisa destes pedidos de sangue serem falsos... fiquei pasmada!

-
- Membro Veterano
- Mensagens: 624
- Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
- Localização: 2 cadelinhas e 2 gatas

Por isso, naqueles emails que recebemos, do genero "Ajude fulano tal, precisa de sangue tal, tal" ja houve quem ligasse para o numero que lá vinha e nao era de ninguem nem estava no hospital nem nada, era um pedido falso. Brincadeiras de mau gosto...
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 2402
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Não é brincadeira de mau gosto, deinhac: a maior parte desses mails dá ao remetente inicial (o que começou a aldrabice) uma moedinha por cada um dos destinatários.
Na verdade esses e-mails acabam até por prejudicar as pessoas que lá são referidas. Logo, a verificação é essencial.
Na verdade esses e-mails acabam até por prejudicar as pessoas que lá são referidas. Logo, a verificação é essencial.