Interdição de Testes de Cosméticos em Animais

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Madonna
Membro Veterano
Mensagens: 1121
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta nov 08, 2002 9:49 am

Parlamento e Conselho Europeus chegam a acordo sobre elementos para nova directiva
Interdição de testes de cosméticos em animais prevista a partir de 2009 na UE

Público.pt \ AFP

A experimentação de cosméticos em animais deverá ser uma prática interdita a partir de 2009 na União Europeia (UE). É esse o objectivo do acordo alcançado entre o Parlamento e o Conselho europeus sobre alguns dos pontos mais importantes, que ainda estão em discussão e que deverão fazer parte da directiva que irá proibir a realização de testes de produtos de cosmética em animais.

A directiva de cosméticos, que deverá alterar a legislação de 1976, prevê a interdição da prática de experimentações animais para ingredientes ou combinações de ingredientes utilizados na indústria de cosmética, quando existem métodos alternativos de teste válidos.

Em comunicado, a presidência dinamarquesa da União Europeia avança ainda que as alternativas à experimentação de cosméticos em animais serão desenvolvidas durante o processo de transição até à interdição total.

A mesma directiva deverá também determinar que nenhum produto ou novo ingrediente cosmético experimentado em animais seja comercializado logo que métodos satisfatórios de substituição do processo sejam criados, num prazo máximo de seis anos após a adopção do texto final.

O atraso da interdição relativa à experimentação animal poderá elevar-se para dez anos em casos onde não existam ainda métodos alternativos viáveis.

Para o ministro do Ambiente dinamarquês, Hans Christian Schmidt, a "interdição da experimentação de produtos cosméticos em animais é uma grande vitória para o bem-estar animal".

Porém, o responsável alerta para outro problema: a importação para a União Europeia de produtos testados de países que não pertençam aos Quinze. Para tal, Schmidt considera ser necessário "um acordo para a proibição de comercialização" entre os Estados-membros e países terceiros.

"O compromisso é equilibrado, mas permanecem ainda situações por regulamentar", sublinharam, por outro lado, o porta-voz parlamentar, Dagmar Roth-Berendt, e o vice-presidente do Parlamento Europeu, Giorgios Dimitrakopoulos.

Outro dos pontos acordados entre o Parlamento e o Conselho europeus, que deverá fazer parte da directiva em discussão, é o acesso alargado ao público de informações sobre o ambiente, nomeadamente através da Internet.

"Sempre que as autoridades [de cada país] se recusem a avançar com um documento, devem justificar a sua decisão em função das excepções que permitem o seu direito ao segredo", esclarece Charlotte Cederschivld, a também vice-presidente do Parlamento Europeu.

A presidência dinamarquesa da UE salienta ainda que esta legislação constituiu "uma etapa importante" com vista à ratificação pelos Quinze da convenção de Aarhus sobre a informação e a participação do público nas políticas ambientais, que entrou em vigor em Outubro de 2001.
Will
Membro Veterano
Mensagens: 1032
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

sexta nov 08, 2002 9:54 am

E, apesar destes factos, ainda há pessoas que insistem ser necessário testar em animais!!! :!: :!: :!: :!:

Incrível, não é?

Finalmente uma esperança para os animais! :idea:
Madonna
Membro Veterano
Mensagens: 1121
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta nov 08, 2002 11:53 am

Eu acho ainda mais incrível, que existindo marcas como o Boticário (e mais, que agora não me recordo), que não testam nada em animais, outras irão precisar de uns dez anos, para mostrarem os métodos alternativos, como eficientes.

Areia nos meus olhos, é o que sinto...
lindinha_24
Membro Veterano
Mensagens: 796
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm
Localização: Micha, Bonita (gatos) e uns quantos afilhados...

sexta nov 08, 2002 3:32 pm

olá a todos...gostava de dar-vos a conhecer algumas marcas q fazem testes com animais e por outro lado outras q n fazem....Estes dados foram retirados da revista"Animal-a revista sobre protecção de animais -nº 4", por isso julgo serem seguros...

EMPRESAS QUE FAZEM TESTES COM ANIMAIS:

AJAX, ANAIS ANAIS, AQUAFRESH, AQUA VITAL, ARIEL, BIOSPRAY,BIOTHERM, CACHAREL,CALVIN KLEIN,CIF,CLERASIL, COLGATE-PALMOLIVE CO., DENTAGARD, PLAX, VERT SAUVAGE, FESTA, PREVEN, XAMPA, COLGATE, SOFTSOAP, COVERGIRL(PROCTER AND GAMBLE) DENIM, DOVE, EDEN(CACHAREL), ELIDA FABERGE/ELIDA GIBBS, MENTADENT, PEPSODENT, DENIM, VASENOL, IMPULSE, TIMOTEI, LINIC, DOVE, ORGANICS, GIORGIO ARMANI, HEAD AND SHOULDERS, MAX FACTOR, NINA RICCI, OBSESS, PANTENE, PERSIL, PLEANITUDE, PRONTO, RADION, RAID, STUDIO LINE...
lindinha_24
Membro Veterano
Mensagens: 796
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm
Localização: Micha, Bonita (gatos) e uns quantos afilhados...

sexta nov 08, 2002 3:41 pm

EMPRESAS QUE NÃO TESTAM EM ANIMAIS:

ARAMIS, INC.( ESTÉE LAUDER), BEIERSDORF, INC.(ATRIX, NIVEA, 8X4), BENETTON COSMETICS, BODY GLOVE PRODUCTS, THE BODY SHOP, INC.
BLOCK DRUG CO. INC.(POLIDENTE, SENSODYNE, TEGRIN. LAVA, CARPET FRESH), BOTICARIO, CHANEL, INC. CHRISTIAN DIOR, ECOVER PRODUCTS, EPILADY INTERNACIONAL, INC., ESTÉE LAUDER(CLINIQUE, ORIGINS, KNOWING) GARNIER, GUCCI PARFUMS (WELLA), LANCÔME, L'OREAL( ELSEVE, FX, ELNELT, PLENITUDE, LANCOME), NATURAL BODYCARE, INC., NECTAR BEAUTY, NIVEA, ORIFLAME CORP. RALPH LAUREN FRAGANCES, VICTORIA'S SECRET(THE LIMITED), REVLON, THE WELLA CORPORATION)

Infelizmente, são poucas comparadas com as q testam em animais...mas é nosso dever rejeitar as outras marcas... beijos p todos
SaturnBoy
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: segunda set 02, 2002 7:04 am

sexta nov 08, 2002 6:12 pm

Madonna Escreveu: Areia nos meus olhos, é o que sinto...
Nem mais Madonna!
Areia para os nossos olhos, vamos experar mais 7 anos pela implementação de métodos com mais de uma dezena de anos???


lindinha_24,

As empresas que não testam em animais são muitas, felizmente!

Essa lista está errada, pelo menos quanto à L'Oréal. A L' Oréal TESTA EM ANIMAIS!!! Os tipos dizem que não testam mas é uma mentira descarada! Eles dizem que desde 1989 que aboliram os testes em animais para todos os seus produtos. O que eles não dizem é que continuam a usar ingredientes que são testados em animais!

As listas das empresas que testam e das que não testam em animais está no site da PETA.

empresas que não testam:
http://www.peta.org/mall/cc/ccdonttest1.html

empresas que testam:
http://www.peta.org/mall/cc/cctest.html

um abraço,

Miguel
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

terça nov 19, 2002 10:33 pm

Will Escreveu: E, apesar destes factos, ainda há pessoas que insistem ser necessário testar em animais!!! :!: :!: :!: :!:

Incrível, não é?

Finalmente uma esperança para os animais! :idea:
Não vamos voltar a isso.
Ninguém é a favor dos testes para cosmética. Infelizmente são necessários ainda testes de determinados fármacos...
Saturnny
Membro
Mensagens: 157
Registado: sexta jun 07, 2019 12:15 pm

sexta set 25, 2020 11:55 pm

Em geral, os cosméticos naturais são uma garantia de saúde e beleza, não apenas para os animais, mas principalmente para as pessoas! Afinal, com a ajuda de cosméticos naturais, você pode encomendar tantos conjuntos interessantes que ajudarão você a se arrumar!
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”