Toiros

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

quarta jul 21, 2004 4:45 pm

Texto muito extenso mas que dá para reflectir

O gato, o cão, os bichos a quem o homem coarcta a liberdade para seu deleite, quando querem festas, comer ou sair, adoptam comportamentos que levem o dono a interpretar o que pretendem.
Não estamos no tempo em que os animais falavam, nem consta que entre os que são a favor ou contra os espectáculos tauromáquicos, haja algum dr. Dolitle, figura ficcionada que apareceu nos ecrans e tinha a faculdade de falar com os animais.
Sendo assim, as opiniões de uns e outros, são ditadas pela observação do comportamento do touro na arena ou, baseadas em gostos, raciocínios, ilações e considerações pessoais, o que os torna suspeitos e egoístas.
Os que são contra as touradas, dizem que quando é picado o touro sofre horrores, que é uma barbaridade o que os toureiros lhe fazem. Os que são a favor desses espectáculos, afirmam que o cornúpeto, na excitação em que está mal sente o castigo, que implicitamente aceita tal tratamento, pois é criado para o combate, para a luta. Sem essa finalidade não haveria razão para existir o touro de lide. Aliás, para haver lógica na posição dos que são contra as touradas, era acabar com esta espécie. Assim já não havia razão para existirem tais espectáculos, já não haveria justificação para se criar tal espécimen.
Porém, numa altura em que há tanta preocupação na preservação de espécies animais,seria um paradoxo a atitude dos que se dizem ser amigos dos animais, querer acabar com uma que existe e tanto prestígio tem.

“Em 1902, o Dr. Guizado, ganadeiro de Coruche, tinha um touro a que pusera o nome de “Capirote”. Era tratado com carinho especial por um campino, o Manuel Gentil, da Ribeira de Santarém, nos seus tempos valente forcado.
Quando o “Capirote” foi corrido pela primeira vez, no fim da lide, entrou na arena para dar ao seu “amigo” de quatro patas, um molhe de verdura que havia trazido. Este pareceu ficar agradecido e comeu-o pachorrentamente.
Esta cena passou a repetir-se sempre que o “Capirote” era lidado. Após tal ter acontecido, o Gentil saltava à arena, punha a verdura numa pequena mesa e chamava o “Capirote”. Este vinha alegremente a passo até próximo do campino que lhe coçava o lombo, ao mesmo tempo que lhe dava a verdura. Depois, fazendo-lhe festas no testuz, cuidadosamente, com o braço envolvia-lhe o pescoço e levava-o devagar para o curral.
Como nesse tempo não havia a exigência do touro puro, repetidas vezes se apresentou em praças portuguesas e até chegou a ir ao Brasil.
Vencido pela idade, acabou por ser abatido no Matadouro de Vila Franca de Xira, havendo uma gravura onde se vê o Gentil abraçado ao “Capirote” a chorar, levando-o para o seu destino final.”
Será estultícia, atrevimento, oportunismo, pensar que o “Capirote”, tendo ganho afeição ao Gentil, gostava de o presentear com este comportamento? Depois de picado e torturado pelos homens, como dizem os antitaurinos, ele não se mostrava revoltado ou dorido. Estava calmo. Cumprira a sua função. Pacatamente aceitava os mimos que o Gentil lhe proporcionava
O boxeur, o jogador de reiguebi, o forcado, o karateca, todos os que praticam desportos de violento confronto físico e risco, sabem que vão sofrer fisicamente e no entanto não recuam. Parece até, que mesmo nas inevitáveis mazelas sentem prazer. O comportamento do “Capirote”, leva-me a pensar que com o touro se passa o mesmo.
O homem escolhe desportos ou profissões de risco ou violentas, pressionado pelo desejo de se superar a si próprio, de avaliar as suas reacções e resistência perante o perigo ou a dor. O touro é levado à luta, ao confronto, ao combate, por exigência da génese que o ganadeiro lhe impõe.
“Praça de touros de Barcelona 1 de Setembro de 1889. Estava a ser lidado o touro “Cúlêbro” da ganadaria Ferrer. O vaqueiro Serafim Grêgo, seu tratador, assistia nas bancadas ao espectáculo. “Cúlêbro” já havia tomado três varas e preparava-se para investir para a terceira. Fez-se um silêncio expectante na praça. Serafim Grêgo, querendo animar o seu “pupilo”, gritou: “Cúlêbro”! Touro “Cúlêbro”!
Ao ouvir o seu nome o touro saiu da sorte e, dirigindo-se para onde lhe pareceu que vinha a voz, aproximou-se da trincheira, começando a “barbear” as tábuas como que à procura do seu “amigo”.
Serafim Grêgo não resistiu. Desceu à arena e aproximou-se do “Cúlêbro”. Este sem qualquer sinal de ressentimento pelos três “puyazos” que havia tomado, instintivamente consciente de que havia cumprido bem o que esperavam de si e o seu instinto requeria, encostou-se ao vaqueiro, numa demonstração inequívoca de afecto.
O público emocionado com a cena, pediu o indulto do nobre animal. Indulto concedido, Serafim Grêgo conduziu-o para os curros como se fosse um pacífico cordeiro como mostra uma gravura existente.

in toiros e cavalos
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

quarta jul 21, 2004 5:26 pm

Agora tá tudo estragado, bem que remédio lá terá de ser..... :D

Gostei do texto ;) , á maneira memo.

Daniel
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta jul 21, 2004 5:31 pm

E onde quer chegar com este texto?

Se é mais uma discussão contra/a favor das touradas deixo-lhe já aqui o meu contributo.

Para mim a tourada é um espectaculo barbaro em que um ser que se reclama pensante e superior maltrata barbaramente um animal que considera inferior.
Quanto ao toureiro nem vou comentar muito a começar pela roupa completamente amaricada que veste... não sei onde está a coragem...

Quanto a comparar com pessoas que praticam desportos violentos tambem não percebo. Tenho dois praticantes desses desportos em casa e pode ter a certeza que não se identificam em nada com o touro. Ou talvez sim, porque tambem gostariam de dar cabo do toureiro....

Não gostaram da opinião, pois paciência estamos num pais livre e podemos dizer livremente o que pensamos...
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

quarta jul 21, 2004 5:34 pm

E mai nada, quem fala assim não é gago :lol: :lol: .

Abraço,

Daniel
lagutrop
Membro Veterano

quarta jul 21, 2004 5:37 pm

E mais numa luta de desportos como boxe, ou judo ou karate hà as seguintes diferenças:

.As pessoas são treinadas para isso
.Lutam de livre vontade
.Existem regras em que as pessoas lutam por pesos
.Os opositores não foram drogados não lhes cortaram os cornos e têm uma visão apurada o que não acontece com o touro que vê mal
.Se quiserem desisitir podem
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta jul 21, 2004 11:23 pm

O texto mais estúpido que li até hoje! É inconcebível que se digam tais barbaridades! Ou até nem é! Vendo bem por quem deverá ter sido escrito.
Não era de esperar outra coisa! Com que então, no fim da lide o touro está na maior!!! E pode até ser lidado várias vezes!!! Porreiro! é uma carreira!
Volto a dizer o que já disse há tempos, quando andou por aqui um tópico sobre touradas: o que me daria um gozo enooooorme, mesmo, era aplicar o mesmo remédio aos toureiros! Aposto que não voltavam a defender as touradas, vai uma posta? :evil:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

quinta jul 22, 2004 12:41 am

Mas porque será que ciclicamente se volta sempre ao mesmo?
Já não sabemos o resultado desta discussão vâ? Uns dizem alhos, outros bugalhos e continuamos todos na mesma.
Quem defende, defenderá sempre, e quem critica, idem.

No meu caso, apesar de concordar acerca da violência das touradas, não deixo de admirar o toureio a pé. Isso sim, é coragem!
Faz-me lembrar aquele caso caricato duma manifestação à porta duma praça de toiros em que a turbe manifestante começa a mandar vir com os forcados... :o logo aqueles que menos fazem ao animal, logo os mais rudes, logo os que têm mais força, logo os que mandaram uns quantos para casa com um olho 'à Belenenses'. ;)

Apesar de vivermos numa era de evolução tecnológica supersónica, que nos permite, por exemplo, estar aqui a discutir este verdadeiro 'sexo dos anjos', não podemos esquecer que os hábitos e mentalidades demoram muito mais tempo a mudar.

Não se esqueçam que tempos houve em que se queimavam pessoas na fogueira por não serem católicos... E agora, que eu saiba isso já não acontece, certo?...

Vá... vamos ser amigos, ok?
Cumps ;)
Free65
Membro
Registado: quarta set 24, 2003 9:14 pm

quinta jul 22, 2004 12:43 am

Já me tinha perguntado qd é q aparecería o 3º dos 3 temas recorrentes deste forum. :?:

Depois do vegetarianismo e da caça... ora cá estão os toiros!!!

Como já se sabe no nada em que dão estas discussões, talvez pudéssemos agora dar palpites de qd é q se volta a falar nos outros 2.

Eu digo q lá para inicio de Setembro, na "rentrée", depois das churrascadas das férias, volta o vegetarianismo/veganismo à liça. :D

Alguém tem outro palpite?

Cumps,
Free
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

quinta jul 22, 2004 12:46 am

Free65 Escreveu: Já me tinha perguntado qd é q aparecería o 3º dos 3 temas recorrentes deste forum. :?:

Depois do vegetarianismo e da caça... ora cá estão os toiros!!!

Como já se sabe no nada em que dão estas discussões, talvez pudéssemos agora dar palpites de qd é q se volta a falar nos outros 2.

Eu digo q lá para inicio de Setembro, na "rentrée", depois das churrascadas das férias, volta o vegetarianismo/veganismo à liça. :D

Alguém tem outro palpite?

Cumps,
Free

:lol: :lol: :lol: :lol:
Cumps ;)
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quinta jul 22, 2004 1:43 am

Caro Anavaz

Independentemente de se ser contra ou a favor das touradas, é de intervenções assim que um fórum precisa. Intervenções que façam pensar para além do básico “bem versos mal”.
Gostei do texto.

Cumprimentos
Francisco Bica
lagutrop
Membro Veterano

quinta jul 22, 2004 8:34 am

Não sei o que diga.
Fico espantada que num foro de pessoas que gostam de animais apareça alguem de goste de touradas.

Provavelmente serão os mesmos que em pequenos tiramos patas aos grilos, apanham rãs, etc.

Achava eu, que já tinhamos, por esta altura tinhamos
passado a fase primária em que alguem sente gozo em ver sofrer outros.

E não me venham com o argumento que o touro não sofre. Senão proponho-lhes o seguinte desafio. Qual é a situação que mais vos atemoriza? Já pensaram? Então como já libertaram a adrenalina experimentem picar-se com uma farpa. Sentiram dor? Não me digam?
Afinal aquilo magoa. Olha que pena.

Tenho a certeza que nenhum dos valentes que defende tourada terá a valentia de o fazer...

Tá tudo dito....
akira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 15, 2002 10:55 am

quinta jul 22, 2004 9:23 am

ai, ai :roll: :roll:
snipers
Membro Júnior
Registado: quinta jul 22, 2004 9:43 am

quinta jul 22, 2004 9:53 am

Bom dia

Eu adoro touradas algum mal nisso?!?!?

É uma arte que muitos deveriam conhecer antes de falarem, mas tb como o que dizem em nada interessa é irrelevante...

So tenho pena que não se possa rematar o toiro... ainda pode ser que num futuro mais proximo isso possa ser possivel... ;)
lagutrop
Membro Veterano

quinta jul 22, 2004 10:56 am

Snipers

...mas tb como o que dizem em nada interessa é irrelevante...

Unquote

de onde depreendo que o que você diz interessa....

´Quem é você para determinar se o que as outras pessoas dizem interessa ou não? Acha-se melhor?

Temos que respeitar as opiniões dos outros e não desvaloriza-las.

A isso chama-se Educação OK?
White_Devill
Registado: quinta jul 22, 2004 10:46 am

quinta jul 22, 2004 10:56 am

Se não ouvesse toradas, acham que a raça do toiro bravo não estava já extinta, ou quase?
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”