Matar animais é natural
Moderador: mcerqueira
A morte é natural, tão natural como a vida. Que um animal mate outro é a coisa mais natural. É a lei da vida. A natureza assim quis, mandam as leis da mesma que os seres vivos se alimentem uns dos outros.
Todos os seres vivos morrem e a predação acaba por ser uma misericórdia. A morte por velhice, num animal, significa sempre morrer à fome ou de doença, morrer nas garras de um predador é sempre uma morte menos sofrida, mesmo que o predador seja o Homem, claro.
Culturalmente, o Homem, tem criado uma certa aversão ao sangue. Esta aversão tem-se acentuado na hipocrisia da comida de plástico das sociedades modernas e ocidentais. As pessoas compram a comida embalada, sem ponta de sangue, sem vestígios de sofrimento. É como se não se tratasse de um animal mas de um produto sintético. De facto não é fácil associar o hambúrguer à uma vaca e ao matadouro. Tudo isso fica para lá da nossa vista, tapado pelo mundo da hipocrisia e dos falsos moralismos. É esta hipocrisia e estes falsos moralismos que fazem que uma pessoa, que come carne que nem um alarve, fique chocadíssima com a morte de um animal e com o sangue, acham a morte de uma galinha um filme de terror.
Tenho ouvido a algumas pessoas que a população em geral e as crianças em particular não devem ver esse tipo de coisas. Eu penso exactamente o contrário: prejudicial para o desenvolvimento de uma criança é crescer na hipocrisia da não morte. Todas as crianças deveriam visitar quintas ver como os animais nascem vivem e morrem, sem esquecer a morte.
Saber como é que a galinha passa da capoeira para a nossa mesa é educativo, realista e deve ser encarado sem o preconceito de falsos moralismos.
Num desejado mundo natural, equilibrado e harmonioso, cada um mata o animal que come. A morte do animal já faz parte da culinária.
Alem do mais um animal criado e morto por nós sofre muito menos do que criado industrialmente e morto no matadouro. Prefiro cortar a cabeça a uma galinha do que comprar um frango já embalado.
Cumprimentos
Francisco Bica
Todos os seres vivos morrem e a predação acaba por ser uma misericórdia. A morte por velhice, num animal, significa sempre morrer à fome ou de doença, morrer nas garras de um predador é sempre uma morte menos sofrida, mesmo que o predador seja o Homem, claro.
Culturalmente, o Homem, tem criado uma certa aversão ao sangue. Esta aversão tem-se acentuado na hipocrisia da comida de plástico das sociedades modernas e ocidentais. As pessoas compram a comida embalada, sem ponta de sangue, sem vestígios de sofrimento. É como se não se tratasse de um animal mas de um produto sintético. De facto não é fácil associar o hambúrguer à uma vaca e ao matadouro. Tudo isso fica para lá da nossa vista, tapado pelo mundo da hipocrisia e dos falsos moralismos. É esta hipocrisia e estes falsos moralismos que fazem que uma pessoa, que come carne que nem um alarve, fique chocadíssima com a morte de um animal e com o sangue, acham a morte de uma galinha um filme de terror.
Tenho ouvido a algumas pessoas que a população em geral e as crianças em particular não devem ver esse tipo de coisas. Eu penso exactamente o contrário: prejudicial para o desenvolvimento de uma criança é crescer na hipocrisia da não morte. Todas as crianças deveriam visitar quintas ver como os animais nascem vivem e morrem, sem esquecer a morte.
Saber como é que a galinha passa da capoeira para a nossa mesa é educativo, realista e deve ser encarado sem o preconceito de falsos moralismos.
Num desejado mundo natural, equilibrado e harmonioso, cada um mata o animal que come. A morte do animal já faz parte da culinária.
Alem do mais um animal criado e morto por nós sofre muito menos do que criado industrialmente e morto no matadouro. Prefiro cortar a cabeça a uma galinha do que comprar um frango já embalado.
Cumprimentos
Francisco Bica
É esta a lei da vida que alguns tentam cinicamente negar, pessoalmente não acredito que todos os ditos defensores dos animais, não comam carne ou peixe, não tenham o blusão, sapato, cinto, mala, etc etc de cabedal, o edredão de penas ou a camisola de angorá. Gelatina comem? sabem qual a origem?
Actualmente é sobretudo sintética.anavaz Escreveu: Gelatina comem? sabem qual a origem?

Mas ainda não há muitos anos era feita com o caldo de cozer mão de vaca.

<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm
É aconselhavel ler o k diz a embalagens pois continua a existir gelatina de origem animal......fang Escreveu:Actualmente é sobretudo sintética.anavaz Escreveu: Gelatina comem? sabem qual a origem?![]()
Mas ainda não há muitos anos era feita com o caldo de cozer mão de vaca.![]()
-
- Membro
- Registado: segunda set 29, 2003 4:22 pm
Gatos: Riscas, Preto, Lara, Clarinha, White
Apesar de fazer parte da vida e todos nos sabemos isso acho que não é o mais correcto mostrar às crianças como morre uma galinha, ou pior (para mim) como morre um coelho!
<p><strong>"Amor é quando o teu cachorro lambe a tua cara, mesmo quando o deixas-te sozinho o dia inteiro!"</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Que lindo passeio de domingo, realmente!
"filhotes, toca a despachar, vamos visitar o matadouro ali da amadora!! Vamos ver as vaquinhas presas, vamos ve-las a ser içadas por uma perna e a partirem-na com o peso do corpo, vamos ver os olhinhos dela a pedir misericordia antes de morrer!..."
;ou uma coisa mais natural, um programinha ao ar livre "filhotes, vamos ver o coelho da tia a levar uma machadada na cabeça! vamos ve-la a rasgar a pele do coelhinho, que fofinho, e depois vemos as tripas todas a sair!..."
´e certo que a morte faz parte do ciclo natural...; mas o assassinio nao.
Um leao mata um veado porque tem fome e porque nao conhece outros meios de sobrevivencia que se adequem ao seu organismo; nao vemos o leao a enclausurar as suas presas, nem a dar-lhe raçoes com quimicos, nem a cortar-lhe os tomates, nem a divertir-se com o seu sofrimento. O leao mata porque necessita de comer, para sobreviver e pronto!!!
o Homem ´e o unico animal que retira prazer da situaçao,e mesmo quando nao se diverte, defende-se com a teoria de que tambem ´e um animal e por isso tem o total direito de matar, seja para que finalidade for; nessas alturas abre a boca e diz bem alto que tambem ´e um animal...
noutras situaçoes ja ´e racional, quando lhe convem!
cada qual educa os seus filhos na base que quiser: eu nao vou de certeza absolutissima dizer aos meus filhos que ´e perfeitamente normal e aconselhavel ver um animal a morrer. Prefiro mil vezes que o puto veja o sexyhot do que um filme snuff!!
por esse seguimento de pensamento - que a morte ´e natural - entao nao se admirem dos vossos filhinhos campestres acharem natural matar o gato da vizinha ´a pedrada! Pode ser que depois, ao serem questionados, digam "mas o papa torce o pescoço do coelhinho e tira-lhe as tripas!"...
so estamos de acordo numa coisa: ´e hipocrisia dizer "ai coitadinho do frango" e depois come-lo... mas de hipocritas todos temos um pouco.
Eu nao como o frango, mas se calhar o shampo que uso foi testado em animais, algo que repudio. Como saber isso ao certo? Tento usar os produtos que estao nas listas verdes, mas nao tenho a certeza da sua credibilidade. Ninguem consegue neste mundo seguir ´a risca os valores em que acredita, porque nao estao ao nosso alcance.
Mas eu sou daquelas que acredita que os actos, por pequeninos que sejam, tem repercussoes no sistema, boas ou mas! Mas nunca a neutralidade.
Vivam felizes com essa consciencia tranquila... ´e mais uma tactica de dormir descansadinhos de noite, enquanto a morte continua a acontecer - naturalmente.
ps- peço desculpa pela falta de acentos

;ou uma coisa mais natural, um programinha ao ar livre "filhotes, vamos ver o coelho da tia a levar uma machadada na cabeça! vamos ve-la a rasgar a pele do coelhinho, que fofinho, e depois vemos as tripas todas a sair!..."
´e certo que a morte faz parte do ciclo natural...; mas o assassinio nao.
Um leao mata um veado porque tem fome e porque nao conhece outros meios de sobrevivencia que se adequem ao seu organismo; nao vemos o leao a enclausurar as suas presas, nem a dar-lhe raçoes com quimicos, nem a cortar-lhe os tomates, nem a divertir-se com o seu sofrimento. O leao mata porque necessita de comer, para sobreviver e pronto!!!
o Homem ´e o unico animal que retira prazer da situaçao,e mesmo quando nao se diverte, defende-se com a teoria de que tambem ´e um animal e por isso tem o total direito de matar, seja para que finalidade for; nessas alturas abre a boca e diz bem alto que tambem ´e um animal...
noutras situaçoes ja ´e racional, quando lhe convem!
cada qual educa os seus filhos na base que quiser: eu nao vou de certeza absolutissima dizer aos meus filhos que ´e perfeitamente normal e aconselhavel ver um animal a morrer. Prefiro mil vezes que o puto veja o sexyhot do que um filme snuff!!
por esse seguimento de pensamento - que a morte ´e natural - entao nao se admirem dos vossos filhinhos campestres acharem natural matar o gato da vizinha ´a pedrada! Pode ser que depois, ao serem questionados, digam "mas o papa torce o pescoço do coelhinho e tira-lhe as tripas!"...
so estamos de acordo numa coisa: ´e hipocrisia dizer "ai coitadinho do frango" e depois come-lo... mas de hipocritas todos temos um pouco.
Eu nao como o frango, mas se calhar o shampo que uso foi testado em animais, algo que repudio. Como saber isso ao certo? Tento usar os produtos que estao nas listas verdes, mas nao tenho a certeza da sua credibilidade. Ninguem consegue neste mundo seguir ´a risca os valores em que acredita, porque nao estao ao nosso alcance.
Mas eu sou daquelas que acredita que os actos, por pequeninos que sejam, tem repercussoes no sistema, boas ou mas! Mas nunca a neutralidade.
Vivam felizes com essa consciencia tranquila... ´e mais uma tactica de dormir descansadinhos de noite, enquanto a morte continua a acontecer - naturalmente.
ps- peço desculpa pela falta de acentos
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
- Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos
Porquê? Acha impossível não comer carne, ou peixe? Não usar sapatos em pele, ou cintos em pele? E mais as penas do edredão, ou a camisola angorá? E a gelatina, você só conhece uma? Você ao menos, sabe o reportório todo, falta-lhe é o principal; aquilo que devia saber e não sabe; abreviando, falta-lhe nobreza de espírito. Você adora animais, por isso passeia pelo fórum dos direitos; mas adora-os, esfregando a barriguinha! Sim senhora! As pérolas desta zona.anavaz Escreveu: É esta a lei da vida que alguns tentam cinicamente negar, pessoalmente não acredito que todos os ditos defensores dos animais, não comam carne ou peixe, não tenham o blusão, sapato, cinto, mala, etc etc de cabedal, o edredão de penas ou a camisola de angorá. Gelatina comem? sabem qual a origem?
Antes de tudo e mais alguma coisa, o que é que você faz, para além de vir para aqui dizer que manifestações contra touradas, dispensam-se, porque à Moita, são atraídas milhares de pessoas que se deliram com as touradas e o sangue a escorrer? Qual é o seu propósito, afinal? Cobrar aos outros, quando você nada faz?
Não seja ridícula… mais ainda!
FBC,
Os meus pêsames por este tópico, pois só lhe vai trazer dissabores.
Infelizmente, neste fórum, tal qual as fezes atraem moscas, este assunto, atrai a ignorância.
Há vários tópicos por aqui, sobre o mesmo assunto e as coisas são repetidamente esclarecidas e tal como o bom ignorante que se preza, a mesma pergunta reinsurge.
Eu estou com a Deinhac: sou apreciadora de um bom SNUFF. Morte mais natural, não há.
Última edição por Madonna em quinta set 30, 2004 6:49 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
- Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos
Sintéticafang Escreveu:Actualmente é sobretudo sintética.anavaz Escreveu: Gelatina comem? sabem qual a origem?![]()

Há também umas, feitas de ossos de Barbies; mas a minha preferida, é de ossos de Action Man :p
psssst: e que tal gelatina de algas???
Oh God!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm
Madonna Escreveu:Sintéticafang Escreveu:Actualmente é sobretudo sintética.anavaz Escreveu: Gelatina comem? sabem qual a origem?![]()
![]()
![]()
![]()
Há também umas, feitas de ossos de Barbies; mas a minha preferida, é de ossos de Action Man :p
Oh God!

Ok. A palavra "sintética" não é a correcta. Pretendia dizer que os colagénios modificados no pacotes de hiper não são o método natural.Madonna Escreveu:Sintéticafang Escreveu:Actualmente é sobretudo sintética.anavaz Escreveu: Gelatina comem? sabem qual a origem?![]()
![]()
![]()
![]()
Oh God!
Mas você não perde uma para tentar provocar!!!
E as "gelatinas" de algas não são verdadeiras gelatinas. Quando muito, emitações...
Extremistas....

<p>Francisco Barros</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Mas o que tem a ver o acto limpo de matar um animal para consumir vs tortura e falta de respeito a outro? As minhas crianças sabem que é necessário matar (animais e vegetais) para comer. Não gostam de ver e um dia mais tarde custar-lhes-à a fazê-lo (tal como a mim) e por esta mesma razão sabem que há cuidados a prestar aos animais (e plantas) e que a morte dos mesmos deve ser rápida e o menos dolorosa possível. Mas garanto-lhe uma coisa; nunca lhes passaria pela cabeça maltratar um animal ou até apanhar flores só porque são bonitas, entende? Sempre os ensinei a respeitar todas as formas de vida.deinhac Escreveu: ...
Já agora, nunca vi ninguém comer coelho com tripas

Maria João
Você é uma pessoa muito mal educada e muito triste, vá-se embora daqui que só sabe insultar os outros.
[quote=Madonna]
Porquê? Acha impossível não comer carne, ou peixe? Não usar sapatos em pele, ou cintos em pele? E mais as penas do edredão, ou a camisola angorá? E a gelatina, você só conhece uma? Você ao menos, sabe o reportório todo, falta-lhe é o principal; aquilo que devia saber e não sabe; abreviando, falta-lhe nobreza de espírito. Você adora animais, por isso passeia pelo fórum dos direitos; mas adora-os, esfregando a barriguinha! Sim senhora! As pérolas desta zona.
Antes de tudo e mais alguma coisa, o que é que você faz, para além de vir para aqui dizer que manifestações contra touradas, dispensam-se, porque à Moita, são atraídas milhares de pessoas que se deliram com as touradas e o sangue a escorrer? Qual é o seu propósito, afinal? Cobrar aos outros, quando você nada faz?
FBC,
Infelizmente, neste fórum, tal qual as fezes atraem moscas, este assunto, atrai a ignorância.
Há vários tópicos por aqui, sobre o mesmo assunto e as coisas são repetidamente esclarecidas e tal como o bom ignorante que se preza, a mesma pergunta reinsurge.
Eu estou com a Deinhac: sou apreciadora de um bom SNUFF. Morte mais natural, não há.
[/quote]
[quote=Madonna]
Porquê? Acha impossível não comer carne, ou peixe? Não usar sapatos em pele, ou cintos em pele? E mais as penas do edredão, ou a camisola angorá? E a gelatina, você só conhece uma? Você ao menos, sabe o reportório todo, falta-lhe é o principal; aquilo que devia saber e não sabe; abreviando, falta-lhe nobreza de espírito. Você adora animais, por isso passeia pelo fórum dos direitos; mas adora-os, esfregando a barriguinha! Sim senhora! As pérolas desta zona.
FBC,
[/quote]
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Tal como a Mjoao, também os meus filhos foram habituados a lidar com essa situação, também viram matar galinhas e coelhos, o mais velho tem 25 anos, e até à data nenhum deles virou assassino psicopata, nem abusador de animais.mjoaomarques Escreveu:Mas o que tem a ver o acto limpo de matar um animal para consumir vs tortura e falta de respeito a outro? As minhas crianças sabem que é necessário matar (animais e vegetais) para comer. Não gostam de ver e um dia mais tarde custar-lhes-à a fazê-lo (tal como a mim) e por esta mesma razão sabem que há cuidados a prestar aos animais (e plantas) e que a morte dos mesmos deve ser rápida e o menos dolorosa possível. Mas garanto-lhe uma coisa; nunca lhes passaria pela cabeça maltratar um animal ou até apanhar flores só porque são bonitas, entende? Sempre os ensinei a respeitar todas as formas de vida.deinhac Escreveu: ...
Já agora, nunca vi ninguém comer coelho com tripas![]()
Confrontar as crianças com a realidade não faz delas piores pessoas, esconder a realidade é que não é muito salutar.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
- Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
- Contacto:
Quando era pequenita lembro-me de ver matarem coelhos com uma tábua e de ver os perus da minha avó a fugirem bêbados e sem cabeça...
Não gostava e por isso não via. Mas nunca fui proibida de ver. Apenas me explicaram que para eu comer aquela carninha que tanto gostava os bichinhos tinham que morrer!
Acho que as crianças não devem nem ser obrigadas a ver nem ser-lhes escondida a verdade. Devem explicar-lhes como é, se tiverem curiosidade mostra-se, se não tiverem não se mostra. Não é como alguém falou, fazer excursões a matadouros ou afins. Acho que ainda devem haver citadinos com familiares no campo ou amigos com familiares no campo... nada como uma visitinha ao campo de vez em quando!

Não gostava e por isso não via. Mas nunca fui proibida de ver. Apenas me explicaram que para eu comer aquela carninha que tanto gostava os bichinhos tinham que morrer!
Acho que as crianças não devem nem ser obrigadas a ver nem ser-lhes escondida a verdade. Devem explicar-lhes como é, se tiverem curiosidade mostra-se, se não tiverem não se mostra. Não é como alguém falou, fazer excursões a matadouros ou afins. Acho que ainda devem haver citadinos com familiares no campo ou amigos com familiares no campo... nada como uma visitinha ao campo de vez em quando!

Madona,
Responder-lhe seria descer ao seu nivel, no entanto não quero deixar de lhe dizer que se a minha presença nos foruns a incomodam tem sempre a oportunidade de os ignorar, não lhe dou é o direito de me chamar ridicula e acusar-me de nada fazer em prole dos animais, é que as pessoas pobres de espirito como eu não precisam de vir para os foruns apregoar aos 4 ventos o "bem" que praticam. Quando ajudo faço-o por PM como alguns foristas que me merecem credibilidade sabem.
Quanto às toiradas nem faço comentários pois discutir este assunto com fundamentalistas é chover no molhado.
Responder-lhe seria descer ao seu nivel, no entanto não quero deixar de lhe dizer que se a minha presença nos foruns a incomodam tem sempre a oportunidade de os ignorar, não lhe dou é o direito de me chamar ridicula e acusar-me de nada fazer em prole dos animais, é que as pessoas pobres de espirito como eu não precisam de vir para os foruns apregoar aos 4 ventos o "bem" que praticam. Quando ajudo faço-o por PM como alguns foristas que me merecem credibilidade sabem.
Quanto às toiradas nem faço comentários pois discutir este assunto com fundamentalistas é chover no molhado.