Gato negligenciado

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sábado jan 08, 2005 9:54 pm

Boas!

Correndo o risco de este tipo de assunto já ter sido abordado noutro tópico...

Mudei-me recentemente , e em frente ao meu prédio, numa varande de 3º andar, mora um desgraçado de um gato.
O bichano mora mesmo na varanda, que é daquelas "da moda", com 3 varões horizontais (boas para crianças e animais se esborracharem cá em baixo),
Passa o dia sozinho, tendo por companhia apenas o caixote de areia e (penso que também) água e comida. Não está abandonado, apenas totalmente negligenciado. Mia que se desunha, e por várias vezes já o vi tentar saltar do parapeito da varanda para a janela da cozinha, que fica a pelo menos uns 3 metros de distância.
Faz-me impressão, o bicho, apesar de não ser fan de gatos. Vou muito às minhas varandas, pois é onde tenho os meus próprios animais, e sempre que estou a tratá-los o pobre gato olha para mim e mia que é de se partir o coração.

Infelizmente não temos uma RSPCA, por isso gostaria que me indicassem o que seja mais correcto fazer nesta situação. Tentei falar com a dona do gato, que me virou as costas...
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda jan 10, 2005 10:25 am

Ja tentou falar com os donos do gatinho??
Penso que uma primeira atitude será essa...
Sinceramente nao estou a ver a que associação ou entidade poderá recorrer para ajudar o gatinho.
ninoguffy
Membro Júnior
Registado: terça dez 28, 2004 6:42 pm

segunda jan 10, 2005 6:41 pm

e infelismente por vezes as pessoas adquirem animais so para dizerem que tem gatos ou caes, mas depois ou os abandonam ou os desprezam totalmente como e o caso desse gatinho.coitadinho do bichano.realmente devias tentar falar novamente com a dona ou entao contata alguma instituicao da defesa dos animais e expoe o teu caso,podera ser que eles farao alguma coisa.por isso e que eu fiz um tema nos direitos dos animais que era NAO ABANDONEM OS ANIMAIS e ja agora NAO OS DESPREZEM ELES APENAS QUEREM O NOSSO CARINHO E A NOSSA COMPANHIA
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jan 11, 2005 4:57 pm

Olá Inês, o melhor caso os donos continuem a fazer ouvidos moucos é contactar a LPDA para ver o que se consegue. Desde já a aviso que ao fazÊ-lo o melhor é providenciar uma situação de FAT (Familia Adoptiva Temporaria) para que o gato ao ser retirado aos donos tenha para onde ir...de outra forma o mais provavel é ir para o gatil municipal...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
ines_faria
Membro Veterano

terça jan 11, 2005 9:34 pm

O gato lá continua, coitado. Vou ver se consigo apanhar a rapariguinha que cuida dele, já que a mãe é mal educada (pesa-lhe a consciência...)
Não acredito que resulte, dá-me a impressão de ser um caso clássico de um gatinho-fofinho-tão-lindo que cresceu e agora já é um chato-que-larga-pêlo-por-todo-o-lado... (Não sei se é gato ou gata sequer).
Por enquanto não vejo hipótese de fazer mais nada. Eu não o posso acolher sequer, muito menos ficar com ele - é que não sou só eu a mandar cá em casa, infelizmente... Vou esperar. A esta hora (nove e meia da noite) está uma temperatura de 7ºC e o desgraçado lá está, a miar. :?
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quinta jan 13, 2005 12:55 pm

:x :cry:
ines_faria, eu nao posso servir de familia de acolhimento porque "tenho a casa cheia", neste momento tenho um rafeirinho debilitado que me exige imenso tempo e me faz gastar balurdios de dinheiro.
Quem tem o coração mole e nao fica indiferente a tudo que ladre, que é o meu caso, é so trazer pa casa pa cuidar e nao penso no que vem a seguir, euros a sair do bolso, falta de tempo pa cuidar dos meus cães, mas enfim, nao sou eu que os escolho eles é que me escolhem a mim.

Nao sei que lhe diga.

Mas o gatinho nao pode continuar nestas condições, é lamentavel que existam pessoas assim, ignorantes, maldosas, e sem qualquer sentimento de apego.

Se precisar de ajuda conte comigo.

Bem haja
picola
Membro Veterano
Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão

quinta jan 13, 2005 5:17 pm

Inês,

O melhor que tem a fazer é de facto falar com os donos do gato!

Tente convênce-los a pelo menos levar o bicho para dentro de casa.
Mas atenção fale com cuidado e nada de ameaças, pois poderão retirá-lo de onde está e ainda pior abandoná-lo!

É preciso tratar destas situações com muito tacto, nunca se sabe o que as pessoas estão dispostas a fazer, já que estão-se borrifando para o gato!

E de facto antes de avançar com qualquer queixa é necessário contar com um local temporário para o bicho!

Alguma coisa tem de ser feita.... fale com eles, com a rapariga que cuida do gato, sensibilize-a para o facto do gato poder ficar doente, o que traz outras chatices, vet, etc....

Boa Sorte
ines_faria
Membro Veterano

sexta jan 14, 2005 4:49 pm

Eu ontem falei com a rapariga, em tom de brincadeira, e hoje o gato já não está na varanda. A ver vamos...
Bugita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 21, 2003 2:25 pm

quarta jan 19, 2005 5:18 pm

Não soube mais notícias do gato?

Susana
ines_faria
Membro Veterano

quinta jan 20, 2005 7:08 pm

Olá Susana.
Tem dias... há alguns em que ele está em casa, outros, porém, cá anda o bicho na varanda. Ontem passou certamente a noite ao relento, pois eram onze da noite e ele lá estava a miar, e hoje às 7 da manhã também.

Vou dar mais uns dias e depis volto à carga com a miúda, que é quem toma conta dele (dá-lhe comida e água, e troca-lhe a areia. Antes de ontem até esteve 3 minutos na varanda a brincar com ele!!!) :!:
Bugita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 21, 2003 2:25 pm

sexta jan 21, 2005 9:17 am

Bem Ines, pelo menos já houve progressos :) , parece que a sua conversa com ela resultou um bocadinho.
E pelo menos o gato tem onde dormir (casota, caminha)? Se calhar o gato anda com o cio e para não o terem que aturar dentro de casa põem-no lá fora :( .

Susana
Flora
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

segunda jan 24, 2005 5:35 pm

:) :) :D

Ainda bem que tudo se resolveu um pouco...

Tive pena do bichinho...:(
ines_faria
Membro Veterano

quarta jan 26, 2005 7:58 pm

O gato (ou gata) continua na varanda durante o dia, correndo o risco de virar picolé, mas pelas 11 da noite é recolhido e tudo indica que durma dentro de casa. Menos mal.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado jan 29, 2005 2:14 pm

o mais certo é o animal não estar operado e marcar território. se calhar, podia sugerir a castração e um novo dono. se conseguir arranjar.
anjjazul
ines_faria
Membro Veterano

quarta fev 02, 2005 7:29 pm

Olá!
Afinal é um gato, mesmo, e pelo que a rapariga me disse ele está mesmo com o cio e por isso fica na varanda. Têm feito assim desde que o têm. :roll:
Coitado do tareco - mas ao menos agora têm-no recolhido às 7 da tarde - comigo a "fiscalizar", da varanda em frente...

A rapariga é simpátca, mas a mãe... ainda bem que passei os furões para o outro lado da casa - espero que ela não tenha percebido o que eram, senão qualquer dia tenho o ICN à porta...
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”