O que fazer nessa situação?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

sexta abr 15, 2005 12:44 pm

na rua concerteza vai encontrar mais agressores que bem feitores.
num canil, irá ter mais facilmente a possibilidade de encontrar um dono.
Panfinha
Membro
Registado: terça set 23, 2003 4:15 pm

sexta abr 15, 2005 1:52 pm

[quote]na rua concerteza vai encontrar mais agressores que bem feitores.[/quote]

Infelizmente é uma realidade mas um canil municipal é um sitio tão horrível e tão triste que acho preferível tentar a sorte na rua.
Eu tenho 3 cadelas que recolhi da rua, se alguém tivesse chamado os homens do canil municipal para as recolher já teriam sido abatidas á muito tempo e eu não teria tido a hipotese de lhes dar um lar. Percebe a minha opinião ?
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

sexta abr 15, 2005 2:06 pm

claro que entendo, são opiniões. ;)
Rita_S
Membro Júnior
Registado: domingo ago 08, 2004 4:52 pm

sábado abr 16, 2005 12:45 pm

Eu disse que não era a melhor opção, mas em ausência de soluções sempre é melhor do que, por exemplo, deixar um animal moribundo na rua. Por exemplo, a _Rita_ perguntou o que fazer em caso de encontrar um animal ferido na rua e não ter meios para o levar para um vet. Então o que será preferível? Deixá-lo na rua a sofrer e torcer para q alguem com meios o encontre ou chamar alguem da camara que se for caso disso lhe abreviará o sofrimento?
Desculpem se parece um bocado frio, mas se eu concordo que não se chame o canil em caso de ser um animal abandonado pois podemos promover a sua adopção, no caso e um animal moribundo ou doente já não estou tão certa dessa solução.
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

sábado abr 16, 2005 1:30 pm

Algumas pessoas tomam essa atitude de recolher os animais em casa, gesto que acho que é de louvar mas do qual discordo totalmente. Pelo menos como solução primária e única.
Muitos cães que se encontram na rua não foram abandonados. Fugiram, foram roubados ou qualquer coisa assim. Alguém procura por eles e sente terrivelmente a sua falta.
Pegar nesses animais e levá-los para casa, pode ser recusar a ambos a hipótese de se voltarem a ver.

Cada vez mais donos recorrem ao microchip de identificação pois todos sabemos que as coleiras podem sair ou ser tiradas. No entanto ninguém em casa tem equipamento para detectar e ler o microchip e assume erradamente que se trata de um abandonado.

Querem adoptar os animais? Acho muito bem! Deixem-nos primeiro passar pelos serviços que podem averiguar se se trata ou não de um animal sem dono.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda abr 18, 2005 8:48 am

Concordo com panfinha, quem conhece mais a fundo o canil da camara sabe o que se passa por lá. Não deixava naquele sitio nem o meu pior inimigo. É 1000 vezes preferivel acabar-lhe com o sofrimento logo ali do que perpetua-lo por mais uns dias. Quem encontrar um animal ferido, ou assume essa responsabilidade ou pelo menos deixa-o à porta de uma clinica veterinária que no minimo acaba-lhe com o sofrimento de uma forma humana. Telefonar para a camara e deixar o assunto como resolvido é a mesma coisa que virar as costas quando se encontra o animal na rua.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda abr 18, 2005 9:32 am

LuMaria Escreveu:. Quem encontrar um animal ferido, ou assume essa responsabilidade ou pelo menos deixa-o à porta de uma clinica veterinária que no minimo acaba-lhe com o sofrimento de uma forma humana.
Isso é presumir muito dos veterinários... que, como muitos de nós, têm encargos a suportar... conheço muitos que o mais provável é chamarem o canil... e não é maldade, é porque não são instituições de caridade e manter um consultório ou clínica não se compadece de pequenas caridades que as pessoas assumem que eles tenham a obrigação de fazer... e nos canis municipais o abate é feito de forma humana... não é é muito agradável à vista, mas o que interessa é a eficiência.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Panfinha
Membro

segunda abr 18, 2005 9:39 am

Obviamente que eu quando dizia que era preferível deixá-lo na rua não me referia a um animal ferido. Qualquer pessoa que se depare com um animal ferido deveria ter o bom principio de o levar a um veterinário para ser assistido.
Haverá alguém capaz de passar por uma pessoa atropelada e não chamar uma ambulância ? Porque não merecem os animais semelhante ajuda ?
Claro que isso remete para outros problemas como os custos. Infelizmente há muitos veterinários que não se compadecem pelo facto do animal não ser nosso e não estão dispostos nem a fazer um descontosinho e obviamente que há pessoas que por maior boa vontade que tenham não podem mesmo suportar essa despesa mas maior parte das vezes existe sobretudo um grande falta de vontade e amor e compaixão pelos animais que é o mais importante.
LuMaria
Membro Veterano

segunda abr 18, 2005 9:54 am

Sr. Casadiscaes nunca viu um animal entrar vivo para os fornos crematórios, pois não?
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

segunda abr 18, 2005 12:05 pm

LuMaria Escreveu: Sr. Casadiscaes nunca viu um animal entrar vivo para os fornos crematórios, pois não?
Já vi pior, mas sempre crueldade estupida e não procedimentos estabelecidos... e é disso que estamos a falar... os actos crueis são o devio à norma, não a normalidade.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
LuMaria
Membro Veterano

segunda abr 18, 2005 1:19 pm

Sr. Casadiscaes tenho de admitir que me ofusca com a sua sabedoria. Sabe defender as suas opiniões massacrando tudo e todos pelo caminho. Felizmente, não defendo as minhas opiniões insultando os outros foristas e acima de tudo não sou fanática o suficiente, nem " snob " o suficiente para vestir a medalha de dona da verdade. Mais dificil do que falar com um surdo/mudo é falar com alguém que só vê as suas próprias ideias e está tão cheio das suas verdades.
E para que conste, o assunto a que me referi não é um mero desvio à regra.
Já assistiu à captura de cães vadios em Portugal? Já assisti num determinado concelho que não vem para o caso, muito próximo de Lisboa, os animais são perseguidos, são apanhados em redes, são pontapeados, agredidos e atirados para dentro da carrinha como se fossem sacos de lixo. Não há regras, não há defesas dos direitos do animal, nem sequer há gosto por animais, é mais um dia chato, de um trabalho chato e provávelmente mal pago.
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

segunda abr 18, 2005 1:28 pm

LuMaria Escreveu:Já assistiu à captura de cães vadios em Portugal? Já assisti num determinado concelho que não vem para o caso, muito próximo de Lisboa, os animais são perseguidos, são apanhados em redes, são pontapeados, agredidos e atirados para dentro da carrinha como se fossem sacos de lixo. Não há regras, não há defesas dos direitos do animal, nem sequer há gosto por animais, é mais um dia chato, de um trabalho chato e provávelmente mal pago.
Sendo neto e sobrinho de veterinários municipais não só assisti à captura como ao abate e isto durante a maior parte da minha vida... e assisti à maior parte ainda não haviam metade das regras que hoje há... e tem toda a razão, é um trabalho chato, perigoso e miserávelmente pago... dificilmente pode esperar compaixão... e já agora, quando voltar a assistir a uma cena dessas, peça ao funcionário que está tão levianamente a criticar para lhe mostrar as cicatrizes... vai ver que são muitas... é que se há quem conhece as situações à distância, há quem as conheça por dentro e desde à muito tempo... e não tenho o hábito de falar de cor... caso ainda não se tenha apercebido... (apesar de não ser minha intenção ofuscar seja quem for... ;) )
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Panfinha
Membro

segunda abr 18, 2005 1:59 pm

[quote=casadiscaes]
[quote=LuMaria]Já assistiu à captura de cães vadios em Portugal? Já assisti num determinado concelho que não vem para o caso, muito próximo de Lisboa, os animais são perseguidos, são apanhados em redes, são pontapeados, agredidos e atirados para dentro da carrinha como se fossem sacos de lixo. Não há regras, não há defesas dos direitos do animal, nem sequer há gosto por animais, é mais um dia chato, de um trabalho chato e provávelmente mal pago.
[/quote]

Sendo neto e sobrinho de veterinários municipais não só assisti à captura como ao abate e isto durante a maior parte da minha vida... e assisti à maior parte ainda não haviam metade das regras que hoje há... e tem toda a razão, é um trabalho chato, perigoso e miserávelmente pago... dificilmente pode esperar compaixão... e já agora, quando voltar a assistir a uma cena dessas, peça ao funcionário que está tão levianamente a criticar para lhe mostrar as cicatrizes... vai ver que são muitas... é que se há quem conhece as situações à distância, há quem as conheça por dentro e desde à muito tempo... e não tenho o hábito de falar de cor... caso ainda não se tenha apercebido... (apesar de não ser minha intenção ofuscar seja quem for... ;) )
[/quote]

Torna-se dificil de perceber de que lado se encontra ...
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

segunda abr 18, 2005 2:04 pm

Panfinha Escreveu: Torna-se dificil de perceber de que lado se encontra ...
Do lado do bom senso... leia os meus posts e percebe facilmente...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
LuMaria
Membro Veterano

segunda abr 18, 2005 3:45 pm

Não sendo neta nem filha mas familiar directa de veterinários, também posso mostrar cicatrizes e actos de sacrificio e bondade por aquilo que defendemos. São inúmeras as crias que já criámos porque ficaram à porta, são inúmeros os que já foram tratados e encaminhados. Também sei do que falo e tenho muita consciência do que defendo: Direitos dos animais! É nesta zona que estamos, não é Sr. casadiscaes?
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”