ESPECTÁCULO OBSCENO

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
AlexCoelhoTeiga
Registado: quinta ago 04, 2005 7:57 pm

quinta ago 04, 2005 8:14 pm

Se calhar o sr Malhinhas n pensa isso do bitoke k come no restaurante, que alem de ser criado para isso e quase desmanchado vivo.
Deixemos de ser liricos, tem + hipoteses 1 touro, porque ainda pode ser aproveitado para semental, alem de poder defender-se, ou pelo menos demonstrar a sua bravura na arena, e ainda ter passado uns bons momentos da vida a solta, do que o famoso bitoke enclausorado, para aproveitar tudo o k come para crescer, e tendo a morte como certa sem qualquer dignidade, pense nisso antes de atirar pedras,e falar de 1 assunto k desconheçe.

PS:Nao sou adepto de touradas.mas tb naocritiko k gosta
AlexCoelhoTeiga
Registado: quinta ago 04, 2005 7:57 pm

quinta ago 04, 2005 8:17 pm

Se calhar o sr Malhinhas n pensa isso do bitoke k come no restaurante, que alem de ser criado para isso e quase desmanchado vivo.
Deixemos de ser liricos, tem + hipoteses 1 touro, porque ainda pode ser aproveitado para semental, alem de poder defender-se, ou pelo menos demonstrar a sua bravura na arena, e ainda ter passado uns bons momentos da vida a solta, do que o famoso bitoke enclausorado, para aproveitar tudo o k come para crescer, e tendo a morte como certa sem qualquer dignidade, pense nisso antes de atirar pedras,e falar de 1 assunto k desconheçe.

PS:Nao sou adepto de touradas.mas tb naocritiko k gosta
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quinta ago 04, 2005 11:42 pm

Antes de abordar o tema das touradas propriamente ditas e do respectivo sofrimento, quero dizer algo sobre o touro (enquanto espécie) e o seu envolvimento natural.
O Fang disse quase tudo a este respeito, mas quero enfatizar algumas coisas:
o touro bravo tem uma vida privilegiada dentro doa bovídeos domésticos, vive em plena liberdade, não é sujeito a selecção baseada na procura da carne e do leite ( com todas as más formações e falta de qualidade de vida que isso implica), é seleccionado da mesma forma que os seus parentes selvagens o são, isto é a sua selecção é baseada na sua bravura e capacidade de luta, por esse motivo o touro bravo é o mais idêntico ao seu antepassado selvagem.

Quanto às touradas e ao sofrimento dos animais na arena tenho poucas certezas e muitas dúvidas.
Em primeiro lugar a questão do sofrimento é muito complexa e a nossa sociedade reduz o sofrimento animal à dor e ao sangue. Isto é uma forma simplista e errada de abordar a questão, pois, por um lado há muitas outras formas de sofrimento, por outro, a dor e o sangue são muitas vezes compensados com “algo” de prazeroso. Não quero com isto dizer que é o que se passa com o touro nas touradas, mas também não tenho a certeza que não seja.

Parece-me obvio que o touro sente dor quando é picado, mas também é verdade que durante uma luta o corpo tem formas de atenuar essa dor através de analgésicos naturais. Por outro lado há a personalidade do touro, picar um touro não é o mesmo que picar uma vaca leiteira. Uma vaca leiteira se for picada manifesta a dor e tenta fugir, mas o touro foi seleccionado para sentir algum tipo de atracção pela luta. Só assim se percebe que o touro lute sempre e não tente fugir.
Penso, no entanto, que poderíamos (nós sociedade) pensar em modificar alguns aspectos da tourada de forma a evitar excessos de dor e o estado em que fica o touro. Mas acabar com o touro bravo nunca! E para que se mantenha esta raça tal como ela é, a sua selecção tem que continuar a ser baseada na bravura e capacidade de luta.

Uma coisa que me faz muita confusão é o ataque aos toiros de morte. Penso que uma tourada, nos moldes em que é feita, deveria ser sempre de morte, pois se é verdade que há atenuantes á dor durante a luta já não os há depois, e o touro fica uma noite inteira (por vezes mais) a agoniar com dores, agora sim, horríveis e febres altas. Isto é uma situação inadmissível e perpetuada por alguns que se dizem “defensores” dos animais. Compreendo alguns argumentos anti-touradas, agora argumentos anti touros de morte nunca consegui perceber.
Das duas uma, ou se encontra uma forma alternativa de tourada (que eu defendo) ou, a continuar com esta, os touros devem ser sempre de morte.

Outra questão que vale a pena salientar é a abordagem que certos “defensores” dos direitos dos animais fazem a este tipo de questões e que consiste no raciocínio simplista de que os adeptos da tourada (ou caçadores, etc) são gente barbara, pouco civilizada e que tiram prazer do sofrimento alheio - autênticos psicopatas. Com raciocínios desta simplicidade tem a sociedade criado as maiores ditaduras e feito as maiores barbaridades.

Outras questões relacionadas com o sofrimento e os direitos dos animais:

A nossa sociedade tem tendência a repugnar as lutas entre animais, ou entre homens e animais, como forma de desporto e espectáculo com argumentos de certa forma compreensíveis. Mas com que direito nós impedimos que os animais domésticos lutem de uma forma natural (questões de sexo, território, alimentação, etc...) conforme é a sua natureza?
É tão anti natural criar um animal só para as lutas como o é impedi-lo de lutar, principalmente em espécies em que a luta é um acto comum.

Com que direito temos aves em gaiolas? Ainda por cima aves selvagens e que foram seleccionadas para viver em liberdade.

Com que direito temos gatos (um animal que nunca foi verdadeiramente doméstico, mas semi selvagem) a viver vidas inteiras em apartamentos sem que muitas vezes conheçam outros da mesma espécie?

Com que direito temos cobras e outros exóticos selvagens em nossas casas fechados em gaiolas sem que eles sintam o menor prazer na companhia humana e fujam à menor oportunidade?

Com que direito criamos certas raças de animais em que as características são de tal forma exageradas que põem em causa o bem estar e a saúde dos mesmos?

Com estas questões não pretendo que com um mal se justifique o outro, apenas quero que se pense um pouco mais sobre o assunto dos direitos dos animais.
Os direitos dos animais é um assunto muito complexo e tratado quase sempre de uma forma simplista e completamente hipócrita.

P.S. antes que me acusem de aficcionado da festa brava, digo-vos que nunca assisti a uma tourada nem tenho qualquer interesse, mas tento perceber o fenómeno... Por tanto não sou a favor nem contra, antes pelo contrário!!!
lucya
Membro Júnior
Registado: domingo dez 26, 2004 10:52 pm

sexta ago 05, 2005 6:44 am

:o
Última edição por lucya em terça abr 08, 2008 5:31 pm, editado 1 vez no total.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado ago 06, 2005 8:43 pm

AlexCoelhoTeiga Escreveu: Se calhar o sr Malhinhas n pensa isso do bitoke k come no restaurante, que alem de ser criado para isso e quase desmanchado vivo.

PSNao sou adepto de touradas.mas tb naocritiko k gosta
1º - Tenha atenção, pelo menos, aos nicks correctos dos membros (ou terá sido outra coisa?).
2º - Não especule sobre quem não conhece.
3º - Interessante ter-se inscrito no próprio dia em que postou esta mensagem. Não me diga que foi de propósito para intervir? Grande honra!!
4º -Para dizer baboseiras mais valia ter estado calado.

Quanto ao casadiscaes, não tem mais nada para dizer? Haja pachorra.

Agora achei muita piada a uma afirmação que foi feita: que as touradas em Espanha nunca haveriam de terminar!! 8) 8)

"Quem ainda está está vivo nunca diga nunca" - Brecht

Enfim ... passem bem
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda ago 08, 2005 8:32 am

Ontem dediquei 15 minutos a ver a tourada no feminino. Tive que fazer bastante esforço para estar 15 minutos a olhar para aquele espectáculo sem mudar de canal. Pareceu-me um verdadeiro circo. Meninas vestidas a rigor a espetar o touro e a sorrir para o público como se tivessem praticado o maior acto de bravura e heroismo. O público a aplaudir e a tirar fotografias. A gritar de contentamento vá-se lá saber porquê. A música, e, no meio da arena, um animal cheio de medo, o terror do animal sente-se, nem é preciso olhar. Continúo a achar um espectáculo deprimente construido em cima do sofrimento e da dor de um animal. Não deixou de ser interessante dar com duas freiras no público, descobri porque é que não sou católica, pelos vistos continuam a gostar de um bom espectáculo com sangue e sofrimento.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda ago 08, 2005 8:36 am

LuMaria Escreveu: , descobri porque é que não sou católica, pelos vistos continuam a gostar de um bom espectáculo com sangue e sofrimento.
Ò Lumaria, desculpe que lhe diga mas...que patetice...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
LuMaria
Membro Veterano

segunda ago 08, 2005 9:44 am

CasadeAnaval Escreveu:
LuMaria Escreveu: , descobri porque é que não sou católica, pelos vistos continuam a gostar de um bom espectáculo com sangue e sofrimento.
Ò Lumaria, desculpe que lhe diga mas...que patetice...
Acha?.... Não é o que a história diz... ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Lili_kiko
Membro Júnior
Registado: sexta jul 22, 2005 1:18 pm

terça ago 09, 2005 2:09 pm

"Enquanto os homens massacrarem os animais, vão-se matar uns aos outros. Na verdade, aquele que espalha a semente de morte e de dor não pode colher amor e alegria." - Pitágoras

Só mais uma acha para a fogueira :p :p :p
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça ago 09, 2005 3:33 pm

LuMaria Escreveu: O público a aplaudir e a tirar fotografias. A gritar de contentamento vá-se lá saber porquê.
Por acaso tive pena de perder a corrida... nunca vi uma exclusivamente no feminino... e quanto ao sabe-se lá porquê, pode ter a certeza que foi por ser um espetáculo cultural, logo que nos diz muito... mesmo que a este ou áquele individuo não diga...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
LuMaria
Membro Veterano

terça ago 09, 2005 3:43 pm

casadiscaes Escreveu:
LuMaria Escreveu: O público a aplaudir e a tirar fotografias. A gritar de contentamento vá-se lá saber porquê.
Por acaso tive pena de perder a corrida... nunca vi uma exclusivamente no feminino... e quanto ao sabe-se lá porquê, pode ter a certeza que foi por ser um espetáculo cultural, logo que nos diz muito... mesmo que a este ou áquele individuo não diga...
:D Obrigado! Se não me esclarecesse não chegava lá!
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça ago 09, 2005 3:44 pm

LuMaria Escreveu: :D Obrigado! Se não me esclarecesse não chegava lá!
Sempre pronto a ajudar ;)
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
LuMaria
Membro Veterano

terça ago 09, 2005 3:47 pm

casadiscaes Escreveu:
LuMaria Escreveu: :D Obrigado! Se não me esclarecesse não chegava lá!
Sempre pronto a ajudar ;)
Dificil, dificil é convencer ;)
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça ago 09, 2005 9:27 pm

fang Escreveu:
leoa_nova_ Escreveu: Eu discordo um pouco da opinião de onde se colocar os Touros bravos, caso se extingam as touradas, pois existem montes de proprietários de terras, que não querem que andem a roubar colheitas, ou não querem caçadores no seu território, e assim colocavam um Touro nas redondezas, assim como também existem reservas naturais onde poderiam viver.
Isto é na brincadeira, não?? :roll:
Não, pois à pouco tempo passei por uma quinta no Alentejo e é uma realidade, um terreno com uma rede à volta por dentro e por fora, e no meio dessas redes estava lá um Touro sozinho.
Fatima_St
Membro
Registado: domingo fev 20, 2005 11:28 pm

terça ago 09, 2005 10:17 pm

Viram aquelas touradas em que não existe nada mais que um grupo de homens a fazer acrobacias com o touro....desculpem esta descrição mais pobre que existe...mas não consigo melhor...
Dessas touradas até gosto...ninguem sofre e ate é bonito de se ver...Afinal estamos de igual para igual!não acham?
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”