tigris Escreveu:No entanto, pertencer a determinada espécie é completamente irrelevante para a questão dos direitos (tal como é irrelevante a raça de uma pessoa).
Está enganada... lá caimos novamente na questão da reciprocidade... para se poder reconhecer direitos a alguém, também é necessário que esse alguém os reconheça... não estou a ver um tigre de bengala a reconhecer e a respeitar o direito a não ser caçado a um humano, mesmo que este lhe reconheça o direito de não ser caçado...
Doulhe um exemplo... a tigris resolve, na sequência desta "conversa" dar-me um tiro, logo, privar-me do meu direito à vida... a tigris sabe perfeitamente o que está a fazer e que para além de estar a cometar um crime, me está a limitar um direito fundamental... um tigre de bengala é incapaz de fazer essa distinção, por muito bem que eu lhe saiba...
Já agora, estou em acordo com o que o fang diz:
fang Escreveu:No fundo não são os animais que têm direitos, mas sim a espécie humana que tem DEVERES em relação aos mesmos... !
Nomeadamente quanto a condições de vida e a condições de abate (quando for caso disso), bem como protecção do meio em que vive... mas isto não tem nada que ver com "direitos" mas sim com o bem-estar animal e o posicionamento do homem no mundo.