Tirei este artigo no jornal "O Setubalense" com a data de sexte-feira. dia 26 de Agosto. Leiam com atenção.
Animais
Associação "Sobreviver" acusa canil municipal de várias irregularidades
A existência de animais no canil municipal que não são para adoptar revoltou a associação "Sobreviver" que acusa o canil de servir de "hotel".Para além disso, queixam-se de, nesse espaço, serem alvos de maus tratos verbais e dos animais sofrerem maus tratos físicos.
A Associação de Defesa Animal de Setúbal "Sobreviver" acusa o canil municipal de ter servido de "hotel" para cães de pessoas conhecidas de um funcionário daquele espaço, enquanto se terão feito cerca de 22 abates de animais abandonados, só no mês de Agosto. Para além disso apontam o dedo ao mesmo funcionário do canil, afirmando que este "maltrata os animais fisicamente" e "maltrata verbalmente os membros da associação que ali vão" Helena Dias, presidente da Sobreviver, desmente, ainda, as afirmaçôes feitas a «O Setubalense» pelo vereador com o pelouro do Ambiente, André Martins, na edição do passado dia 12 de Agosto, onde foram avançados os números dos gatos adoptados no canil municipal, nos anos de 2003 e 2004.
Helena Dias afirmou que uma voluntária da sua associação se deslocou, na semana passada, ao canil municipal, com o intuito de adoptar um animal. No entanto, ter-lhe-âo dito que "já não haviam adopçôes no canil". A mesma voluntária terá ouvido o latir de cães e terá questionado o responsável por aquele espaço sobre aqueles animais ao que ele lhe terá dito que "eram de pessoas suas conhecidas que foram de férias e que não tinham onde os deixar". A indignação da presidente da associação é "muito grande" pois considera "inadmissível" que "se esteja a fazer do canil um hotel quando se andam a abater tantos animais". Para além disso, sente-se revoltada por esse funcionário do canil ainda estar em contacto com os animais uma vez que já terá feito queixa dele ao presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos de Sousa, dizendo-lhe que já foi visto, por diversas vezes, "bater nos animais ou atirar-lhes água gelada em pleno Inverno apenas porque eles estavam a ladrar".
A associação "Sobreviver" afirma, ainda, ter retirado, pelo menos 20 gatos do canil municipal, no ano passado, informação essa que contradiz os números do vereador André Martins em que afirma ter sido feita, apenas, a adopção de um gato nesse mesmo ano. A associação valoriza, no entanto, a "óptima" relação que mantêm com o veterinário do canil uma vez que este realiza sempre um contacto com a "Sobreviver" antes de abater um animal, com o objectivo de lhe salvar a vida. No entanto,os supostos 22 abates que terão ocorrido no mês corrente "foram feitos através do veterinário substituto", afirmou Helena Dias.
As visitas ao canil municipal, por parte da associação, sempre foram muito frequentes onde alguns voluntários limpam o espaço e passeiam os animais. No entanto, essas visitas sofreram uma diminuição nos últimos meses devido a graves problemas de saúde de Helena Dias. Para além disso, os membros da associação sentem-se desanimados uma vez que acusam alguns funcionários do canil de lhes chamarem todo o tipo de nomes.
Contactado por «O setubalense», Carlos de Sousa, presidente da autarquia, disse estar surpreso por a associação ter utilizado a comunicação social para desabafar em relação à câmara municipal, uma vez que "sempre houve uma boa relação entre as duas entidades". Confirmou ser verdade que, na última reunião, os membros da associação se queixaram de maus tratos verbais no canil e que, ele próprio, terá dado ordem para isso não voltasse a acontecer mas sublinhou não conseguir controlar "a boca de todos os funcionários da câmara". Quanto à possibilidade do canil ter servido de "hotel" o autarca afirmou "ser uma anomalia" e que será uma matéria que irá investigar.
Achei interessante este artigo por isso quis dividi-lo convosco, só espero que para o Ano que vem, não venha a acontecer a mesma situação, para que animais indefesos não tenham que ser abatidos para dar espaço, para que possam fazer dele um Hotel.
Canil Municipal de Setúbal.... Que Vergonha
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 7062
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
- Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO
A associação devia meter queixa em tribunal.
Normalmente os canis municipais têm regras às quais os funcionários se devem ater.
Se puderem provar que não é assim, é andar para a frente.
Fizeram muito bem em irem à comunicação social.
Toda esta história cheira a corrupção.
Os tais animais dos amigos ficaram lá a título gratuito ?
Duvido.
Normalmente os canis municipais têm regras às quais os funcionários se devem ater.
Se puderem provar que não é assim, é andar para a frente.
Fizeram muito bem em irem à comunicação social.
Toda esta história cheira a corrupção.
Os tais animais dos amigos ficaram lá a título gratuito ?
Duvido.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>