fonte PÚBLICO
Instituto Conservação Natureza em situação "dramática”
OE 2006: Quercus e LPN criticam corte de 13,3 por cento na despesa do Ministério do Ambiente
17.10.2005 - 20h32 Lusa
As associações ambientalistas Quercus e LPN criticaram hoje o corte de 13,3 por cento na despesa do Ministério do Ambiente e consideraram "dramática" a nova quebra no orçamento do Instituto da Conservação da Natureza (ICN).
De acordo com a proposta de Orçamento de Estado para 2006 hoje entregue pelo Governo ao Parlamento, o Ministério do Ambiente terá menos 13,3 por cento para gastar em relação a 2005.
O ICN vê novamente em 2006 uma redução no seu orçamento, com menos 5,9 por cento do que em 2005.
"É gravíssima a redução do ICN, porque já vinha a acontecer nos últimos anos. Trata-se de um instituto numa situação gravíssima em termos de capacidade de recursos", comentou o presidente da Quercus, Hélder Spínola.
Também Eugénio Sequeira, presidente da Liga para a Conservação da Natureza (LPN), considerou "dramática" a situação do ICN.
"Parece-me muito mal que a verba do ICN tenha sido reduzida. É uma situação dramática para o país. É uma entidade que tem um descrédito total junto da população e isso reflecte um descrédito da própria conservação da natureza".
Embora ressalvando que ainda precisa de conhecer em detalhe a proposta de Orçamento de Estado, Eugénio Sequeira adiantou que "este orçamento parece mostrar que, mais uma vez, as questões ambientais são as mais afectadas".
Hélder Spínola salientou que a redução do orçamento para o Ministério do Ambiente não permite prever um melhor combate aos problemas ambientais do país.
"Mais uma vez há a constatação da diminuição dos recursos que seriam essenciais para corrigir problemas que se arrastam há anos. Desta forma, não se vislumbra uma alteração da situação dos problemas ambientais".