Matar não é solução! País civilizado usa o método da castração

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

GiseleCalderari
Membro Veterano
Registado: domingo mar 05, 2006 4:54 pm
Contacto:

quarta abr 05, 2006 11:15 pm

casadiscaes responde:E já agora... os cortes de orelha e cauda têm razões funcionais, ou seja, existem para potenciar ao animal o exercício de uma função, alterando o seu aspecto exteror, é verdade, masnão alterando o animal em si mesmo...o que não se passa com a castração, que para alémde remover o instinto sexual, altera todo o equilíbrio hormonal do animal, masculinizando as fêmeas e efmininado os machos... para além dos graves desíqilibrios que a castração de juvenis pode acarretar...
Quer dizer que cortar as orelhas e a cauda é normal? Razões funcionais? Permitir ao animal o exercício de uma função, mas que função? Poderia me explicar por gentileza pois não entendi o que quiz dizer, ou fala de aspecto de estética?
Os meus animais não deixaram de ser fêmea pelo fato de terem sido castrados. Eu também fiz uma histerectomia, por motivos de doênça e nem por isso deixei de ser mulher, apenas assim como minha gata e minha cadela não podemos mais ter bebês, de resto somos muito femininas! ;)
StarSpell
Membro Júnior
Registado: sábado mar 11, 2006 5:45 pm
Localização: 2 porquinhos da índia, 2 gatos, uma tartaruga e um periquito

quarta abr 05, 2006 11:40 pm

Concordo plenamente com a GiseleCalderari e a Silly_bubble, como é possivel ser-se contra a castração e axar bem a mutilação? ou preferir a morte? Enfim... é lamentável haver pessoas a pensar assim, pobres animais, por isso cada vez amis se vê animais abandonados e mal tratados.

Outro aspecto... o meu gato foi castrado e n é por isso q deixa de ir para cima da gata, logo... n me parece q tenha perdido o seu instinto sexual.
GiseleCalderari
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 06, 2006 12:06 am

E não perdem mesmo starspell! Como disse antes, eles apenas não tem mais bebês mas de resto são normais e mais felizes também, com certeza! :)
pnevesm
Membro Veterano
Registado: sexta dez 16, 2005 9:21 am

quinta abr 06, 2006 8:06 am

uma pessoa que prefira a mutilacao e a morte a uma sinples castracao so mesmo sendo muito masoquista....

:?
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta abr 06, 2006 8:28 am

Silly_Bublle Escreveu: Os cortes das orelhas e cauda, também não sobrepõe o bem estar do animal?
Isso nao é uma maneira de mutilar o animal?
É contra a castração, mas é a favor da mutilação do animal, para fim estéticos?
É um pouco contraditório não?
Onde é que eu falei de fins estéticos? falei de fins funcionais... como o corte de cauda para proteger o perdigueiro que entra nos silvados ou o corte de orelhas do fila de s.miguel que trabalha com gado... e não alteram a essência do animal, nem o seu equilíbrio fisiológico/hormonal, pelo que não há qualquer contradição... contradição é dizer que se gosta de gatos mas porque o gatinho faz xixi no vaso, se esquece daquilo que se gosta e toca acastrar para ter ali um boneco de peluche vivo, mas que em termos de comportamento e atitude não é o animal que escolhemos... é um "mono" criado pela nossa conveniência, quando já sabiamos que um dos problemas dos gatos é exactamente os cios... logo se não estamos preparados para viver com isso, o melhor é não os ter...

A castração sem ser por motivos funcionais (de que já dei ex, emplos no post anterior) ou por razões de saúde do animal, é o acto mais cruel que se pode praticar, porque destrói o animal na sua essência e altera o seu temperamento e maneira de ser... há-de me mostrar onde é que a abalação da cauda ou a conchoctomia fazem isso... :roll:
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 06, 2006 8:35 am

GiseleCalderari Escreveu: Eu também fiz uma histerectomia, por motivos de doênça e nem por isso deixei de ser mulher,
Mas não a fez por fazer... fez porque precisou... as da sua gata e da sua cadela foram por sua conveniência, não por necessidade delas... ou seja mero egoismo seu... o que faz de si a última pessoa com moral para falar... :roll:
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 06, 2006 8:43 am

Concordo que a castração/esterilização são um acto violento nosso perante os animais. É um facto. A minha cadela mais velha foi esterelizada por motivos de saude e o gato porque com 2 gatas em casa era de todo impraticável. Cabe aqui dizer que é um gato fenomenal cheio de energia e brincalhão mas que obviamente já não é um gato na verdadeira acepção da palavra, todos os seus instintos mais básicos foram eliminados. Foi correcta a minha atitude? Não, não foi. O meu gato é feliz? Acho que sim, muito. Mas isso sou eu a achar.
Não sei o que faça com a cadela mais nova. Esterilizo? Não? Honestamente ando a ponderar e secretamente quase que peço que o veterinário me diga não ser aconselhável por causa do coração dela. As diferenças entre a cadela esterilizada e a mais nova são nitidas, nomeadamente numa energia muito superior na mais nova.
De facto e apesar dos prós, não podemos ignorar que é um acto extremamente violento e definitivo que cometemos com o nosso animal.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quinta abr 06, 2006 9:00 am

Mesmo estando a falar de animais domesticos, a castração aletera sim a "personalidade" do animal, mas em principio esse animal nem ia procriar, pois muitas vezes é o unico animal de estimação em casa e como já foi dito, é mais cómodo a esterilização. Mas falando de animais, selvagens, á a dapatação e o viver em grupo em certas especies, que perdiam o sentido no caso da castração, como o territorialismo, a liderança entre outros factores, eu concordo com a eutanasia para controlo de numero de individuos feita com responsabilidade.
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 06, 2006 9:01 am

<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 06, 2006 9:07 am

E as colónias de gatos de rua? Têm um efeito estrondoso nos ratos, por exemplo. Matam-se todos? Matam-se os excessivos? Castram-se?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 06, 2006 9:20 am

LuMaria Escreveu: E as colónias de gatos de rua? Têm um efeito estrondoso nos ratos, por exemplo. Matam-se todos? Matam-se os excessivos? Castram-se?
Veja o caso de Oeiras... ai é "funcional" ou seja o benefício que estamos a retirar é maior que o prejuizo ao animal... mas é uma população controlada e gerida pelo homem...

A aleatória deve, na minha opinião, ser recolhida pelas autoridades competentes, feita uma avaliação caso a caso dos animais (saude, adoptabilidade ou não, etc...) e a decisão pela colocação ou eutanásia... aqui falamos de saúde pública...

Quanto à castração química não tenho opinião formada porque não sei o suficiente, nomeadamente em termos de eficácia e de alterações aos animais...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
GiseleCalderari
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 06, 2006 12:26 pm

casadiscaes muito "educadamente" disse sobre minha pessoaMas não a fez por fazer... fez porque precisou... as da sua gata e da sua cadela foram por sua conveniência, não por necessidade delas... ou seja mero egoismo seu ... o que faz de si a última pessoa com moral para falar... [/b]

Primeiramente, que você tem o direito de dar a sua opinião sobre a castração de animais lhe dou todo o apoio mesmo com todo o respeito não concordando com você, este tópico é para isso mesmo, agora você dizer que sou egoísta sem sequer nunca ter me visto, ou me conhecido, aí você já está desvirtuando o tópico para questões pessoais, por isso, gostaria que você desse suas opiniões mas sem ofender as pessoas aqui deste tópico ou julgando se são ou não isso ou aquilo ok
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 06, 2006 12:40 pm

GiseleCalderari Escreveu: casadiscaes muito "educadamente" disse sobre minha pessoaMas não a fez por fazer... fez porque precisou... as da sua gata e da sua cadela foram por sua conveniência, não por necessidade delas... ou seja mero egoismo seu ... o que faz de si a última pessoa com moral para falar... [/b]

Primeiramente, que você tem o direito de dar a sua opinião sobre a castração de animais lhe dou todo o apoio mesmo com todo o respeito não concordando com você, este tópico é para isso mesmo, agora você dizer que sou egoísta sem sequer nunca ter me visto, ou me conhecido, aí você já está desvirtuando o tópico para questões pessoais, por isso, gostaria que você desse suas opiniões mas sem ofender as pessoas aqui deste tópico ou julgando se são ou não isso ou aquilo ok
Desculpe, mas atitude de castrar, por conveniencia ao ser humano e não do animal é que é de egoismo puro....como cortar as cordas vocais de um gato, só porque mia, ou de um cão porque ladra e incomoda os donos. Castrar só para fazer xixi no pote ou não querer fugir quando a naturesa o chama é egoismo do humano sim. Eu tenho animais castrados, mas para salvaguardar-me de aborrecimentos normais de um animal com 100% das sua faculdades, como tal é egoismno da minha parte, eu estou a priva-los de serem eles como devem ser. Quanto ao corte das orelhas, um cão detrabalho se não forem cortadas as orelhas vão ter mais problablidades de ferimentos infecções otites etc, neste caso é para salvaguardar o animal que em vez de ter as orelhas rasgadas e feridas, terá um corte cirurgico sem problemas futuros.
Última edição por coldblood em quinta abr 06, 2006 12:48 pm, editado 1 vez no total.
GiseleCalderari
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 06, 2006 12:46 pm

Respeito a sua opinião coldblood e até concordo que existam casos de egoísmo sim, mas cada caso é um caso e devemos levar isso em consideração. :|
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 06, 2006 12:51 pm

GiseleCalderari Escreveu: Respeito a sua opinião coldblood e até concordo que existam casos de egoísmo sim, mas cada caso é um caso e devemos levar isso em consideração. :|
Estamos a falar do geral e não de casos isolados....
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”