http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... ticleid=58
Poucas pessoas que frequentem um fórum de discussão, que tenham um e-mail, ou algum tipo de sensibilização para a defesa dos animais ainda não terão recebido uma célebre lista apelando ao boicote de determinadas empresas que efectuam testes em animais, e apelando ao favorecimentos de outras que supostamente não efectuam testes em animais.
Poucas pessoas que frequentem um fórum de discussão, que tenham um e-mail, ou algum tipo de sensibilização para a defesa dos animais ainda não terão recebido uma célebre lista apelando ao boicote de determinadas empresas que efectuam testes em animais, e apelando ao favorecimentos de outras que supostamente não efectuam testes em animais.
Será a lista verdadeira ?
A dita lista infelizmente não passa de um engano e uma fraude. Um engano porque foi criada por pessoas sem conhecimentos sobre o que escreviam, e uma fraude porque em alguns casos é aproveitada para beneficiar determinadas marcas em detrimento de outras sem razão real para tal.
Para tal, antes de chegar ao assunto em si, presta-se efectuar uma introdução. Por razões óbvias, não será usada linguagem técnica e os termos serão simplificados ao máximo
De parte colocamos desde já os testes para efeitos de cosmética, éticamente não será aceitável que para o embelezamento do ser humano, animais tenham de sofrer.
Ne que concerne, no entanto a testes que visem diminuir o sofrimento em pessoas e, pasme-se, em animais, o assunto é diferente.
As pessoas nos laboratorios são sádicas ?
Contráriamente ao que é propalado na internet em cadeias de e-mail, não existem ainda infelizmente alternativas em alguns casos aos testes com animais, a substituição destes por modelos computacionais, material sintético não é fiável para todos os casos e não, não basta um Estado dotar com 10.000 milhões de euros ou dólares um centro de pesquisa. Se assim fosse, a cura para o VIH por exemplo já teria sido conseguida.
E não, os laboratórios de testes não são geridos por um grupo de sádicos. Os laboratórios no geral são geridos por pessoas com preocupações em termos de numeros e seria mais barato, o recurso a material sintético ou a computadores com modelos que permitam simulações adequadas. E existe um código de ética a seguir...
Se fosse mais barato usar animais, seria uma boa razão, mas é exactamente o contrário, é mais caro, quer pela aquisição, os custos de imagem pelos grupos de activistas que chegam a atacar os funcionarios fisicamente, o medo de empresas sobre boicotes, a manutenção de animais em condições, de instalações adequadas, de funcionários para os manterem em forma adequada nas mesmas.
Quem está realmente na lista ?
Passando esta introdução deveras longa cumpre dizer que as empresas listadas como fazendo testes em animais, por vezes nunca os fizeram, mas sim uma subsidiária que depois foi adquirida.Mesmo que os testes tenham acabado, para quem criou esta lista, por desconhecimento do mercado de aquisições e fusões julga todos pela mesma bitola.
Mais ainda, na dita lista entram laboratórios farmacêuticos, graças a cujas pesquisas, vacinas, antibióticos, a maior parte de nós está hoje vivo em vez de ter morrido na infância, e mais ainda, os nossos aniamis estão muitas vezes vivos ( cães, gatos, aves) devido a esses mesmos testes. Seria uma hipocrisia da nossa parte usar medicamentos se apostamos em não apoiar a experimentação animais para efeitos de sobrevivência humana e animal.
Existirá quem diga que se já estão desenvolvidos devemos usá-los, afinal o "mal" já está feito...como se diz, foram desenvolvidas pesquisas cujos resultados são utilizados, pasme-se por empresas que dizem não efectuar testes em animais. Ou seja, empresas há que não testam em animais, mas usam os resultados desses testes, mas gabam-se de os não fazer.
Para dar um exemplo polémico esta falsa moral é equivalente a dizer que se usa sabonete feito a partir de gordura dos Judeus de Auschwitz, mas está bem, moralmente somos melhores porque não os matámos. A analogia é crua, mas penso que permite aperceberem-se melhor do que é dito.
Assim se pode ver que encontram-se no rol dessa lista estão empresas cujo única culpa é terem salvo os nossos familiares e animais de estimação com as unicos meios que a ciência dispôe. E são apresentadas como paladinos dos direitos animais empresas que usam os resultados de testes efectuados por outros.
Como descobrir se faz realmente testes em animais ?
Por isso quando estiver a pensar em usar produtos de uma empresa de cosmética ou para a casa que diz não testar em animais faça-lhes uma pergunta. Não lhes pergunte se testam em animais. Pergunte se na criação dos seus produtos usaram resultados de testes desenvolvidos por outras empresas em animais...
Esta pergunta, amigos, faz toda a diferença...
Este texto é somente uma forma de terem visão diferente do e-mail esgotado e falso que percorre o ciberespaço e de pedir a todos que o lêem que sejam sempre criticos quando as coisas vos são apresentadas, a ver sempre as duas faces da moeda e a não se deixar ser manipualdos pelos outros. A mais valia que temos enquanto seres humanos é ser livres pensadores:ninguém se pode indignar por duvidarmos, deve-se indignar é por aceitarmos tudo como verdade sem questionar. A natureza do homem é questionar o mundo, pois se o não fizer não evoluirá.
A grande fraude do e-mail das empresas que testam em animais ( só para adultos)
Moderador: mcerqueira