RAFEIROS

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
u_la_la
Registado: quarta nov 27, 2002 10:14 am

sexta nov 29, 2002 11:53 am

Fala-se muito e praticamente so em caes de raça mas axo ke seria importante darem a devida atençao aos rafeiros/ raça indefinida, pk existe tb mta gente k gosta deles e mtos deles sao caes adoraveis, corajosos, fortes..etc...ou seja tem todas as qualidades de um "bom" cao de raça. Por exemplo quando na page podemos ecolher a nossa raça preferida poderiam estar la os rafeiros tb ( raça indefinida ) ,pk existem pessoas k d facto preferem os rafeiros.

Abraços deste vosso animal , u_la_la :)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta nov 29, 2002 2:40 pm

Certo, mas um srd não é raça, e como tal não se poderia escolher um srd como preferido, pois estes não têm padrão. Uma pessoa pode adorar um certo srd, e detestar outros, falando apenas em aspecto.
u_la_la
Registado: quarta nov 27, 2002 10:14 am

domingo dez 01, 2002 11:14 am

Concordo plenamente com o k o k dizes Pedro e a ver dade é essa mas, d kualker das formas , deveria cultivarse mais ogosto pelos rafeiros independentemente d terem ou nao um padrao fisico caracteristico. A realidade é k mtos rafeiros apresentam caracteristicas comportamentais mto semelhantes entre eles , talvez devido à propria herança genetica.Com a minha mensagem so kiz frisar k os rafeiros tb existem! :)

Um abraço , u_la_la
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo dez 01, 2002 12:08 pm

Como disse e muito bem o Kroz, rafeiro não é raça. Se pessoas há que gostam de cães gostam independentemente de ele ter ou não raça. Pode-se no entanto achar uns mais bonitos que outros ( afinal temos gostos e o mesmo se passa entre as pessoas).

Se os chamados srd não têm caracteristicas comuns, logicamente que esse raciocinio cai por terra.
Para mais não se esqueça que dizendo que gosta de rafeiros está a cair no mesmo erro que diz fazerem as pessoas que gostam dos de raça...
sentido
Membro
Registado: terça jun 04, 2002 1:33 pm
Localização: Juca(cão rottweiler) e partilho a lucy(da minha mãe) do lucas e do puto

quarta jan 29, 2003 10:55 pm

Rafeiros ou não...

O "detalhe" de um cão, ter ou não uma raça defenida, é um aspecto que por vezes define mais as preferências do dono.

Os rafeiros independente do seu aspecto, têm um factor comum a todos, possuem uma carga genética que os torna mais "independentes"´.
Esta característica, pode ser bastante curiosa.

O factor "meio", não deve ser esquecido, julgo que para todos os cães com ou sem raça este é um factor determinante, além do factor genético para formação do carácter do animal.

Eu tenho rafeiros, adoro todos...porém devo dizer que as qualidades que mais gosto no cão se encontram numa raça específica.

É bom que nem todas as pessoas gostem só de cães de raça ou só de rareiros.

Susana.
Conselheiro
Membro
Registado: sábado out 26, 2002 10:50 pm

quinta jan 30, 2003 10:11 am

Tenho uma cadela Boxer e uma neta cuja mãe Boxer cruzou com um Braco Alemão.

u_la_la:
-"d kualker das formas , deveria cultivarse mais ogosto pelos rafeiros independentemente d terem ou nao um padrao fisico caracteristico.
A realidade é k mtos rafeiros apresentam caracteristicas comportamentais mto semelhantes entre eles , talvez devido à propria herança genetica."

Amigo u_la_la, devo esperar um comportamento dela de rafeiro?
A carga genética é de duas raças distintas. Não será o comportamento deles devido a viverem de forma selvagem num ambiente humano com regras diferentes da vida selvagem natural e diferente da vida com um dono?
Conheço muitos rafeiros com dono, com comportamento semelhante a Caniches puros.

E como quereria o amigo cultivar o gosto pelos rafeiros?
E para quê? Para existirem em maior quantidade?
Não serão estes os parentes pobres dos cães de raça?
Não tendem estes a desaparecer ou manter um número vestigial, devido a serem capturados e abatidos?

Um abraço a todos!
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

segunda fev 03, 2003 1:31 am

não creio que seja um culto pelos rafeiros. Parece-me que há efectivamente um culto pelos de raça, que fomenta a criação, enquanto milhares de rafeiros e ultimamente até de raça andam pelas ruas.

maria
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

quinta fev 06, 2003 5:51 pm

Quer se queira quer não, sempre houve e vai haver uma distinção grande entre cães de raça e rafeiros. É bastante comum quando se diz que tem um cão, levar logo com a pergunta "E é de que raça?"

Eu, por mim, tanto se me dá como se me deu, tenho 8 cães, entre rafeiros e de raça. Acredito, e sei, que por ser de determinada raça tem comportamentos e atitudes específicos à raça, coisa que se calhar não aconte com rafeiros. Mas enfim ... são ambos "cães", e é isso que me interessa.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta fev 06, 2003 8:05 pm

Penso que deviamos distinguir entre rafeiros e vadios.
Não é a mesma coisa.
O vadio (normalmente um cão abandonado ou nascido de cadela vadia) pode até ser de raça (ex. o meu Calvin andou muito tempo por aí como vadio antes de ser recolhido e depois veio-se a descobrir que era puríssimo, tinha pedigree e LOP - tinha sido roubado) e desenvolve capacidades de sobrevivência que, por exemplo, os rafeiros dos meus vizinhos não têm, pois na verdade sempre tiveram donos e sempre tiveram casa.
São rafeiros porque são de raça misturada.
Um,pe, foi retirado com dias do contentor do lixo, outro foi encontrado muito ferido depois de ter sido atropelado, outro foi oferecido, dois que eu sei vieram directamente do canil municipal onde estavam à espera de serem abatidos,etc.
São cães como quaisquer outros.
Há bons e maus.Há sociáveis e agressivos.
Agora o que não se sabe é, à partida, como vão ser.
Eu explico :de um labrador ou dogue alemão espera-se que sejam cães meigos e sociáveis, de um huskie espera-se independência, de um rott espera-se territorialidade, etc.
De um rafeiro...o tempo o dirá.
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

terça mar 18, 2003 11:14 pm

eu tenho um srd e um rott, adoro os dois da mesma maneira. são os dois a coisa mais importante da minha vida. têm cada um o seu feitio e beleza.
eu noto sempre a diferença que as pessoas fazem. sou capaz de estar a passar na rua com os meus dois cães e as pessoas oçlharem só para o rott... até parece que nem chegam a ver o srd! mas eu não me importo. os meus amigos adoram os meus DOIS cães e divertimo-nos muito! adoro ir jogar futebol com eles... são os melhores jogadores do MUNDO! :D
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

terça mar 18, 2003 11:16 pm

eu tenho um srd e um rott, adoro os dois da mesma maneira. são os dois a coisa mais importante da minha vida. têm cada um o seu feitio e beleza.
eu noto sempre a diferença que as pessoas fazem. sou capaz de estar a passar na rua com os meus dois cães e as pessoas oçlharem só para o rott... até parece que nem chegam a ver o srd! mas eu não me importo. os meus amigos adoram os meus DOIS cães e divertimo-nos muito! adoro ir jogar futebol com eles... são os melhores jogadores do MUNDO! :D
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

quinta mar 20, 2003 9:56 am

A questão aqui não é propriamente o "culto pelos rafeiros" , mas sim o abandono e desprezo pelos rafeiros.
Infelizmente a maioria das pessoas (não digo que seja o v/ caso, nem quero atingir ninguém ) tem animais pura e simplesmente pela raça do cão e não pelo cão em si.
É conforme as modas, se a moda é labrador , é vê-los aso pontapés e depois vêem as crias , o excesso é ....
Se a moda depois é Huskys é só ver imensos donos todos orgulhosos dos seus "puppys", depois a moda passa e agora é ver os canis cheios deles como eu vi.
Agora vamso ver o que acontece quando a moda dos pitbulls e afins acabar............
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”