Gata fechada em apartamento, sozinha, há meses!

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

segunda jul 03, 2006 12:57 am

Boa noite.

Gostaria de denunciar uma situação, não sei se será possível ajudarem-me.

No sábado à noite fui ter a casa de uma amiga e cá fora ouvi um miar muito estranho.

Quando lhe perguntei se era o gato dela, respondeu-me que não, mas sim o da vizinha.

Esta minha amiga contou-me que a gata fica sozinha dia e noite, pois os donos só vêm ao fim de semana.

Infelizmente, este fim-de-semana nem vieram. Pelo que sei, são pessoas que trabalham em Lisboa e deixam lá a gata sozinha.

Pelo que a minha amiga me contou, esta situação arrasta-se desde o início do ano.

Uma vez que conseguiu encontrar a dona, a minha amiga queixou-se que a gata miava muito, e a resposta foi que isso se devia a estar com o cio...

Numa outra vez, o cheiro no corredor tornou-se insuportável. A minha amiga tomou a iniciativa de falar com a pessoa que gere o condomínio, que telefonou à dona do apartamento. Como ela não atendeu, deixaram mensagem de voz e escrita avisando que a gata devia estar a passar mal. E não tiveram qualquer resposta!

Como essa pessoa do condomínio tinha a chave, entrou no apartamento para ver o que se passava. Só sei que, segundo contou à minha amiga, ficou tão horrorizada com o que encontrou que nem conseguiu comer a manhã toda.

Já passar dias seguidos completamente isolada é horrível para a gata. Interrogo-me ainda se lhe deixam comida e água para duas semanas (visto que este fim de semana nem apareceram).

Será que se pode considerar uma situação de maus tratos?

Já pensamos em denunciar à polícia, mas para além do tempo que demoram a agir, temos medo que se criem más relações entre vizinhos, e principalmente que se livrem da gata...

Já aconselhei a minha amiga a falar com a pessoa quando a encontrar em casa. A questão é: ela vai dizer o quê? Eu sou da opinião que deve tentar explicar que ouve a gata a miar e perguntar se pode fazer alguma coisa. Mas de certeza que não lhe dão as chaves para a mão para ela ir lá todos os dias dar de comer ao pobre animal.

Podem dar-me uma ajuda? Agradeço conselhos sobre o que fazer, pois apesar de não ser no meu prédio, não estou de consciência tranquila enquanto souber que está ali um animal a sofrer.
Kalikas
Membro Veterano
Registado: quarta mar 30, 2005 12:22 am
Tomás (labrador x husky)

segunda jul 03, 2006 1:01 am

Realmente é irracional fazer isso ao bichinho.... porque é que não vê se encontra alguém que queira a gatinha e depois telefona aos donos a perguntar se querem dá-la?

Fike bem!!!:)
<p>"Os animais s&atilde;o pessoas, como n&oacute;s somos animais" (<u>Teixeira de Pascoaes</u>).</p>
<p>&nbsp;</p>
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

segunda jul 03, 2006 8:06 am

Lá esta, uma situação de sofrimento real e concreto, pessoalmente acho que nestes casos é que se torna necessário fazer a denuncia já que aparentemente não existe uma protecção efectiva dos donos, e o ambiente que rodeia o animal não lhe satisfaz as necessidades básicas.

Pedro Ramalho
Butterfly_21
Membro Veterano

terça jul 04, 2006 1:21 pm

Muito obrigada a todos pelas respostas.

Não queria ser eu a fazer queixa porque, como já expliquei, a situação não se passa no meu prédio. A credibilidade é muito maor se for um morador do prédio a fazê-la, porque pode testemunhar e confirmar a situação. Já eu... nem por isso.

Tenho insistido com a minha amiga, e ela vai falar com os donos neste fim-de-semana. Para já queríamos evitar envolver as autoridades nisto, com receio que seja ainda pior... que os donos se livrem dela ou que a mandem para um canil!

Se eles não vierem, ou se a conversa for infrutífera, partirei para uma denúncia eu própria. Apesar de ter receio que a emenda seja pior que o soneto, não vou deixar isto ficar assim.

Abraços para todos.
Butterfly_21
Membro Veterano

quinta jul 13, 2006 1:24 pm

Boa tarde a todos!

Venho dar-vos notícias sobre a situação que denunciei, sobre a gata que passava imenso tempo sozinha em casa já há meses (a dona trabalha em Lisboa).

Hoje a minha amiga mandou-me uma mensagem informando-me que a empregada dela lhe contou que hoje a dona chegou com malas e fez uma grande limpeza à casa, supondo-se assim que vai voltar para o Porto. Parece que vai ficar tudo bem.

Peço desculpa por não ter dado notícias durante tanto tempo. É que a minha amiga não queria denunciar a situação antes de falar directamente com a dona, mas estava com dificuldades em encontrá-la em casa.

Se entretanto as coisas não correrem como o previsto e a situação anterior se mantiver, eu torno a dar notícias.

Um abraço e muito obrigada a todos os que me ajudaram.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”