Boas bita,
Vi ontem á noite este seu post, mas estava estoirado demais para lhe responder.
Tenho andado na vigilância e 1ª intervenção em incendios florestais e ontem até o cabelo veio chamuscado, para alem de chegar ás 23 horas a casa.
Desde domingo que já vai em 14 incendios na minha área de actuação (alguns segundo sei até passaram na tv...). Temos vigiado o melhor que podemos e, embora a esmagadora maioria destes incendios seja de origem criminosa, sabe quantos incendiários apanhamos?? ZERO!!
Isto poderia servir para responder á sua duvida...
bita322 Escreveu:
Mas aqui parece-me que o "problema" não esta na existencia ou ausencia do touro.
Não se pode trasformar o touro num "guarda" de especies selvagens, aí deveria entrar a legislação e a protecção feita a essas areas onde se encontram as ditas especies.
Está sim na existencia do touro como fonte de "maneio" de habitat. De manter as tais florestas de quercineas com clareiras e não um com um sub-bosque cerrado, que para alem de se tornar mais pobre em termos de espécies selvagens animais, ainda fica mais exposto a incencios florestais descontrolados. Trata-se da unica raça bovina cujo encabeçamento natural faz esse "maneio" de modo certo, sem excessos que causem declíneo do habitat.
O touro enquanto "guardião", pode crer que é bastante eficaz!
Em relação á legislação e protecção, só pode mesmo estar a brincar, ou desconhecer a realidade. Senão vejamos:
- Para proteger e aplicar a legislação é preciso haver que fiscalize, certo?
- Sabe que nesta matéria existe na média e na prática, 1 agente de fiscalização por cada 40 000 hectares em termos nacionais? E que isso desce drasticamente nas zonas de interior?
- Sabe que segundo as novas políticas do governo, esse nº vai tender a diminuir.
- Sabe que a fiscalização no campo não é fácil? Há muita maneira do infractor passar despercebido, de fugir, de se esconder, etc... São infracções rápidas e móveis.
- Sabe que se estima que apenas 0,01% das infracções contra a natureza (neste caso contra espécies protegidas) se consegue apanhar e responsabilizar o infractor?
- Mesmo em épocas onde o esforço de meios de fiscalização está reforçado (época de caça e época de incendios), os infractores pululam alegres e contentes... Quantos incendiários são capturados versus nª de incendios?? Quantos "caçarretas" são autuados versus barbaridades cometidos??
Só mesmo com um guarda atrás de cada árvore...
bita322 Escreveu:
É muito mais facil sem sombra de duvida "usar" o touro para tornar o habitat dessas especies seguras, mas não haverá outras formas de as proteger, formas essas que não "obriguem" ao final humilhante dos touros nas arenas?
Haverá de certeza. Não consigo é ver qual...
Algo que mova dinheiro, que mantenha os efectivos de touros no campo e que não envolva touradas. Alguem arranja soluções??
bita322 Escreveu:
Fang, encare estas questões como mera curiosidade e a tentativa de entender melhor tudo isto.
Não sou tecnica da area e como é obvio não tenho o conhecimento tecnico para ter aqui um debate consigo.
Eu enquanto mera espectadora não consigo alcançar a necessidade de manter as touradas para manter esta ou aquela especie, posso ate ter uma visão utopica , mas quero acreditar que haja outras formas de manter o equilibrio no ecossistema, sem recorrer ás touradas como obrigação de manter os touros que são vitais á preservação de especies.
Tem exactamente uma visão utópica. Acredita que estas áreas irão ser repovoadas com veados, gamos e outros ungulados que podem desempenhar o mesmo papel (que nunca será o mesmo, já que estas espécies de "guardião" nada têm)? Acredito que nalguns locais, sim haverá repovoamento, mas para exploração de caça grossa. Vai melhorar?? Não creio de todo. A actividade irá para o terreno e não para a arena.
Só uma pergunta...como mera espectadora... Acredita nos políticos?? É que é bom não esquecer que são eles que gerem o nosso país, conservação da natureza incluida...
Eu não posso nem devo (nem sou capaz) de encarar as coisas como elas "deveriam ser", mas como o são. É com a realidade que tenho que conviver e não com "contos de fadas". E é perante essa realidade que se fazem escolhas, "medindo" aquilo que é mais proveitoso para as espécies animais em geral, e em particular para aquelas que já não são propriamente comuns.
Mas para isso só sendo mesmo espectador no CAMPO.
Até logo... se as coisas hoje estiverem mais calmas, o que duvido. A partir das 14horas lá vem a mesma mer**...