"O Governo espanhol decidiu anular a construção de uma auto-estrada de 300 quilómetros entre Toledo e Córdova para proteger muitas espécies de animais em perigo, em especial o lince ibérico. O Ministério do Ambiente espanhol emitiu um parecer desfavorável à obra por considerar que ameaçava a vida dos linces ibéricos (felinos em vias de extinção), águias imperiais e abutres negros da Serra Morena e dos Montes de Toledo. De acordo com um porta-voz do Ministério do Ambiente, os promotores da construção da auto-estrada terão que, eventualmente, encontrar um traçado alternativo. O lince ibérico, que habita na Península Ibérica e apresenta um porte superior ao do gato doméstico, é uma das espécies de animais mais ameaçadas do mundo e pode tornar-se o primeiro felino a desaparecer desde a Pré-História, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).
Portugal vai criar linces em cativeiro
Actualmente existem 200 a 300 exemplares da espécie em liberdade, sobretudo no Parque Nacional de Donna, perto de Sevilha. No início do século XX, a população de linces ibéricos rondava os cem mil felinos. Há três semanas, os governos espanhol e português acordaram um pacto de defesa do lince ibérico, na base do qual será fundado em Portugal um centro para a criação de linces em cativeiro. Espanha está a estudar ainda a possibilidade de acolher um segundo centro com as mesmas características, que poderá localizar-se numa quinta da Confederação Hidrográfica do Tejo, na Estremadura."
Encontrei este artigo na clix e achei interessante... É a brutal diferença de mentalidades entre nós e os "nuestros hermanos"... Para quando uma mentalidade destas em Portugal de dar prioridade aos direitos dos animais
em vez de deitarem abaixo zonas protegidas para os ministros jogarem golfe com os amigalhaços??
