http://www.news.com.au/couriermail/stor ... 49,00.htmlTHE campaign by animal rights extremists against caged hens has been seriously undermined by Queensland experiments which found caged birds were no more stressed than free-range or barn hens.
Scientists from the University of Sydney's poultry unit tested stress hormone levels in chooks at the University of Queensland's Gatton campus.
Surprised by the findings, the researchers did all the tests again just to make sure.
A team led by Dr Jeff Downing devised a kind of happiness index which debunks claims of cruelty in the industry.
He and his team tested the bird's corticosterone, a steroid hormone released from the adrenal gland when the hen is stressed.
The findings have been welcomed by egg producers
And I dare say they will be welcomed by egg-loving Queenslanders like me who polish off a total of 918 million eggs a year, most of them from hens which spend their lives in cages.
Australia has 14 million laying hens and 85 per cent of them are caged. Only 19 per cent of them are free-range birds. Another 6 per cent housed in barns where they can also move freely and flap their wings.
The plight of laying hens is about to come under the spotlight with campaigns planned by groups such as Voiceless and Animals Australia whose members believe it is inhumane to cage birds. Dr Downing's research is unlikely to sway extremists, but may convince the moderates that egg production is humane.
His team tested corticosterone taken from the albumen or egg white. Eggs were collected from laying hens in a controlled experiments which mimicked laying habits of free-range, barn hens and caged birds.
"I tested two different times – 120 eggs twice," he said.
He said the tests were only one measure of stress, but a good one. He would not be drawn on what he thought was the best system for housing laying hens. "Each system has its advantages and disadvantages," he said.
But he said free-range hens were not necessarily happier animals.
"If they have no cover they are constantly in fear of attack by predators," he said.
"You can see it. A shadow comes over and they are completely startled."
Unlike caged birds, free-range hens were prone to manure-borne diseases and parasites.
The findings of the research will be examined by a new hen welfare group set up by the Australian Egg Corporation.
The corporation's Anthony Fisk said egg farmers cared greatly about the health and welfare of their flocks and were subject to tight regulation.
"Egg farms are regularly inspected by both government and independent inspectors and farmers face penalties for any breaches of welfare regulations," he said.
Most eggs we eat come from hens that are housed in cages within a shed. A cage typically accommodates between four and 20 birds. Queensland will lead Victoria and NSW in demanding increased minimum space for caged hens from next January.
New laws will set the minimum space allowance at 550sq cm per bird.
Fisk said hens in cages had greater protection from the elements and were safe from predators such as eagles, snakes, foxes and feral cats.
"Of all the production methods, health issues and hen mortalities are consistently the lowest in cage systems," he said.
Afinal os aviários não são assim tão maus...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
De acordo com pesquisas australianas os aviários têm menos problemas de saúde e menos stress que as galinhas criadas ao ar livre
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

Não sao "maus" ? Então experimente dar uma olhadinha por este videozinho, q mostra claramente q são Bastante agradáveis.
http://www.goveg.com/factoryFarming.asp
É só fazer o download. Dou-lhe os parabéns se o conseguir ver todo, porque eu não consegui.
http://www.goveg.com/factoryFarming.asp
É só fazer o download. Dou-lhe os parabéns se o conseguir ver todo, porque eu não consegui.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Além de não trazer nada de novo, vir de uma fonte que não é minimamente credível, e de ter montagens e informação tendenciosa e não consubstanciada, não vi nada que me impressionasse... 

<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

Bem... depende dos conceitos, e dos animais utilizados.
Eu já vi vários aviários, tanto de carne como de ovos e acho DESUMANO manter 4 ou 5 galinhas poedeiras numa gaiola de 50cm2. Além da falta de espaço existe também um factor que achei horrivel... as gaiolas tem um jundo em rede que não permite aos animais apoiarem as patas decentemenete, em prol da facil egienização. O corte de bicos é comum em ambos os ramos da produção, no entanto, as aves de carne apesar de viverem em baterias sobrelotadas pelo menos podem movimentar-se livremente no espaço total dos pavilhões.
A verdade é que existe também a produção de ovos em pavilhões, com ninhos que as galinhas procuram para por os ovos... mas este sistema é raro encontrar, necessita de mais mão de obra (pois não tem tapetes rolantes para fazer a recolha de ovos) e a limpeza também é mais complicada... Os custo de produção são mais elevados, logo é um sistema muito pouco utilizado, afinal o preço final do produto ainda é o factor principal do êxito na comercialização...
Quanto à qualidade de vida, é obvio que os animais em liberdade são mais felizes, mais que não seja porque têm condições ligeiramente semelhantes as que idealmente deveriam viver...
Fica a dúvida, os animais estudados em regime de semi-liberdade onde estavam antes? Pois ... Se foram usados animais semelhantes posso concluir que libertaram em recintos animais que anteriormente estavam em gaiolas... Agora imaginem-se a viver dentro de uma bola de sabão... e puf... derrepente vêem-se num ambiente estranho, sujeitos a agressões que nunca tinha sentido, espaço para se movimentarem... Ao contrario do que possam pensar libertar um animal que viveu confinado causa-lhe imenso stress, angustia, e medo.
Há imenso que se diga sobre a produção animal, mas comer produtos animais é a ordem natural da cadeia alimentar... O importante é criar animais de forma digna, respeitando as suas necessidades básicas (comer, água, descanso, espaço para se movimentarem, poderem interagir com semelhantes, ausencia de violencia, prestação de cuidados veterinários...), transporta-los para o abate em condições e abate-los com o menor sofrimento possível. tudo isto está legislado, mas o cumprimento da legislação deixa muito a desejar... e o seu cumprimento implica aumentos muito significativos nos custos de produção.
E o consumidor... está preparado para pagar o preço?
Eu já vi vários aviários, tanto de carne como de ovos e acho DESUMANO manter 4 ou 5 galinhas poedeiras numa gaiola de 50cm2. Além da falta de espaço existe também um factor que achei horrivel... as gaiolas tem um jundo em rede que não permite aos animais apoiarem as patas decentemenete, em prol da facil egienização. O corte de bicos é comum em ambos os ramos da produção, no entanto, as aves de carne apesar de viverem em baterias sobrelotadas pelo menos podem movimentar-se livremente no espaço total dos pavilhões.
A verdade é que existe também a produção de ovos em pavilhões, com ninhos que as galinhas procuram para por os ovos... mas este sistema é raro encontrar, necessita de mais mão de obra (pois não tem tapetes rolantes para fazer a recolha de ovos) e a limpeza também é mais complicada... Os custo de produção são mais elevados, logo é um sistema muito pouco utilizado, afinal o preço final do produto ainda é o factor principal do êxito na comercialização...
Quanto à qualidade de vida, é obvio que os animais em liberdade são mais felizes, mais que não seja porque têm condições ligeiramente semelhantes as que idealmente deveriam viver...
Fica a dúvida, os animais estudados em regime de semi-liberdade onde estavam antes? Pois ... Se foram usados animais semelhantes posso concluir que libertaram em recintos animais que anteriormente estavam em gaiolas... Agora imaginem-se a viver dentro de uma bola de sabão... e puf... derrepente vêem-se num ambiente estranho, sujeitos a agressões que nunca tinha sentido, espaço para se movimentarem... Ao contrario do que possam pensar libertar um animal que viveu confinado causa-lhe imenso stress, angustia, e medo.
Há imenso que se diga sobre a produção animal, mas comer produtos animais é a ordem natural da cadeia alimentar... O importante é criar animais de forma digna, respeitando as suas necessidades básicas (comer, água, descanso, espaço para se movimentarem, poderem interagir com semelhantes, ausencia de violencia, prestação de cuidados veterinários...), transporta-los para o abate em condições e abate-los com o menor sofrimento possível. tudo isto está legislado, mas o cumprimento da legislação deixa muito a desejar... e o seu cumprimento implica aumentos muito significativos nos custos de produção.
E o consumidor... está preparado para pagar o preço?
Os meus olhos não vêm, as minhas mãos não tocam, mas o meu coração SENTE!
De facto os aviários não são bons , no entanto esses frangos brancos (raça Cornish) que são aqueles que comemos assadinhos , quer vivam em aviários a comer ração , quer vivam no campo a comer milho e trigo crescem e ganham gordura quase de igual maneira , são um raça que está "condenada à morte" assim que nasce , são "cadáveres adiados" como dizia Fernando Pessoa. Ainda me lembro de uma galinha dessas que a minha avó tinha , que quando foi apanhada morreu de ataque cardíaco. E ainda outras que quando a temperatura aumentava ligeiramente do habitual apareciam mortas tal era a gordura delas , e se não morriam chegavam uma certa altura que ficavam coxas e passavam mais tempo deitadas que em pé.
Para mim esse estudo não deveria ser minimamente levado a sério! Quem é que no seu juizo perfeito acha que uma ave num aviário está esposta a menos stresse que uma ave ao ar livre
? As pessoas que fizeram esse estudo deram-se ao menos ao trabalho de ir ver um aviário??