Canil da VERGONHA - C.M. Lisboa

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sexta fev 29, 2008 7:35 pm

Olá a todos

Acho que o assunto que aqui venho aqui apresentar, já é conhecido q.b.
Infelizmente de tempos a tempos a minha caixa do correio recebe este tipo de mails e mto sinceramente dá-me raiva como é que o canil da Câmara Municipal da Capital de Portugal, tem os animais nas condições dantescas que podem ver nas fotos.

Venho aqui pedir para colocarmos as nossas cabeças a trabalhar em CONJUNTO e tentar agitar algumas consciencias. O que é ridiculo é que a CM Lisboa ainda tem a pouca vergonha de fiscalizar p.ex a UZ qdo na verdade deveria fazer uma auto fiscalização e mudar RAPIDAMENTE o sistema de MISERIA E CRUELDADE em que os animais vivem naquele degredo. Abençoada UZ, abençoada qq outra situação que não passe pela tristeza que se podem ver nestas fotos.

Vamos pesquisar contactos electronicos e colocar aqui, fazer uma carta chapa 5 e enviar para todo o lado até para todo o mundo se for caso disso, BORRIFO_Me se pareço ridicula, não tou nem ai, acho é que até na morte tem que haver dignidade e neste canil mais concretamente há TORTURA, há MÁ VONTADE e hÀ sobretudo MUITA CRUELDADE

Vamos UNIR ESFORÇOS POR FAVOR
Vou deixar-vos as fotos e vou pesquisar endereços electronicos de todo o lado e mais algum para que alguém, nalguma parte do planeta possa mudar o destino dos pobres animais que vão parar áquele degredo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Até já
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Pauloka
Membro Veterano
Registado: quinta jun 17, 2004 2:40 pm
Localização: 2 gatos (Fanny e Xikaniku), 1 cão rafeiro (Pantufa)

sexta fev 29, 2008 9:31 pm

:cry:
no que puder ajudar conta comigo
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta fev 29, 2008 9:32 pm

Estou para ver se este tópico vai alcançar o nº de páginas que a denúncia à UZ conseguiu, aqui e noutros fóruns.

Vimos falando nisto há muito tempo mas infelizmente os funcionários do CML não permitem que se fotografe a INDIGNIDADE que ali se passa. Finalmente surgem algumas fotos.

ISTO meus amigos, é PAGO PELOS NOSSOS IMPOSTOS, É CAMARÁRIO, É ESTATAL. ISTO NÃO É UMA ASSOCIAÇÃO QUE VIVE DE DONATIVOS.

ISTO, não faz juz à dimensão da MISÉRIA em que estes animais estão alojados enquanto esperam pela morte, não mostra as condições deploráveis do GATIL que é de chorar. EU VI jaulas sem fundo, sem conforto e sem as mínimas condições, jaulas sobrelotadas em que gatos SE AMONTOAVAM em cima de animais MORTOS, gatas com ninhadas, EU VI boxes e cães lavados à mangueirada sem dó nem piedade.

E todos podem ver, desloquem-se ao Monsanto e vejam com os próprios olhos como a Câmara Municipal de Lisboa trata os animais sem dono. É DESUMANO.

No tópico da UZ apareceram muitas pessoas indignadas a botarem letras furiosas contra essa instituição e outras. Com conhecimento de causa, juro-vos que comparar a UZ com este TARRAFAL animal é injusto e INSANO.

Siioux, estou contigo.
borboletavti
Membro Veterano
Registado: domingo nov 26, 2006 5:47 pm

quinta mar 06, 2008 6:20 pm

:o :o :o :cry: :cry: :cry: meu deus que crueldade :evil: :evil: :evil: deviamos fazer uma manifestação há porta do canil :evil: meu deus no que puder ajudar contem comigo :evil: :evil:
&nbsp; se abandonas um animal nao &eacute;s digno de viver&nbsp; &nbsp;"Haver&aacute; sempre, em algum lugar, um c&atilde;o abandonado, que me impedir&aacute; de ser feliz..." Jean Anouilh
reex
Membro Veterano
Registado: quinta out 25, 2007 11:12 am
Localização: tenho 2 cães apanhados da rua .e um fox terrier de 12 anos a viver no Minho com os meus pais ( memor

domingo mar 09, 2008 7:32 pm

na sexta feira fui ao canil e tinha cá fora um grande painel escrito :- Lisboa vai ter um canil mais bonito :evil: :evil: :evil: francamente para que queremos um canil bonito , se é podre por dentro ? :evil: fui lá adotar uma cadela cega e doente em fase terminal que estava a ser lavada a mangueirada ( ate se encolhia ) e sem comer por ter tumor no céu da boca . Só para interna-la numa clinica , e ser eutanaziada sem dor ( adormeçeu num sono , profundo e nem se apercebeu de nada ) :( e no Canil o veterinario nem sabia que ela tinha um tumor no céu da boca :evil: :evil: só sabia que estava com tumor mamario e se calhar com metatases nos pulmões :evil:
<p>quem salva uma vida , salva o mundo inteiro</p>
<p>portugalzoofilo.net</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pinucha
Membro
Registado: domingo out 12, 2003 1:24 am

terça mar 11, 2008 1:58 pm

Recebi por mail a informação do manifesto animal sobre uma manifestação que iam fazer em frente à Câmara de Lisboa. Não podendo ir enviei para todos os mails da Câmara uma carta onde claramente lhes manifestava a minha solidariedade para com o Manifesto Animal e até à data apenas recebi a resposta do lider do PCP que exponho abaixo:

"Exmos. Senhores:
As questões do respeito e bem-estar animal, da luta contra o abandono e a violência sobre os animais são, para os autarcas do PCP, centrais numa gestão autárquica integrada.

O PCP, através dos seus vereadores deteve, no mandato que terminou em 2001, entre outras a responsabilidade do Canil-Gatil Municipal. Foi durante esse mandato empreendido um esforço significativo em prol da melhoria das condições que este oferecia, especialmente no que diz respeito ao alojamento e tratamento dos animais recolhidos. Contudo, a derrota da Coligação que governava os destinos da Cidade, não só interrompeu esse trabalho, como inverteu de forma sensível a tendência de maiores cuidados com os animais que se vinha implementando.

Posteriormente, constatámos que a situação de manutenção dos animais se havia degradado consideravelmente, com a inobservância das mais elementares normas de tratamento.

Entretanto, após as eleições para a Câmara, em Novembro de 2007 e Fevereiro de 2008 foram feitos requerimentos sobre as condições e funcionamento do Canil Municipal pelos Vereadores e pelo Grupo Municipal do PCP. Como resposta, a CML informa-nos sobre as suas intenções de realizar obras de melhoramento nos alojamentos dos animais.

Consideramos importantes a existência de mudanças de fundo no Canil Municipal.

A solução que nos apresentam relativamente à esterilização, é uma solução que tem e deve ser equacionada, tendo tido resultados muito positivos nos vários locais onde tem sido utilizada.

O abate só deve verificar-se para os animais cujo estado de saúde possa colocar em risco as suas comunidades e a saúde pública. Para os restantes a adopção e a esterilização com retorno às suas comunidades, com eventual relocalização das mesmas, parece-nos a forma mais correcta para a resolução do problema de excesso de população de uma forma humanizada.

A realidade mostra que se torna necessário reorientar os serviços e os seus trabalhadores para a observação de melhores práticas. É intolerável que, por exemplo, animais capturados durante o fim-de-semana esperem pela segunda-feira seguinte pela recolha, mantendo-se dois dias nas mais degradantes condições, especialmente nos dias de chuva ou de maior calor.

A adopção dos animais é um ponto que deve merecer a maior atenção por parte dos responsáveis autárquicos. Esta deve ser um acto consciente e esclarecido, não podendo contribuir para novas situações de maus-tratos e abandono dos animais. Qualquer plano neste sentido deve rodear-se nos necessários esclarecimentos a prestar, aos candidatos a novos donos, sobre as suas novas responsabilidades e garantir mesmo um discreto acompanhamento da situação nos primeiros tempos, precavendo assim situações futuras de sofrimento para os animais de estimação.

Uma cabal abordagem destas questões só poderá evidentemente concretizar-se quando, e se, a legislação nacional no campo da protecção animal produzir alguns resultados. Enquanto o abandono de animais for considerado um problema de risco para o património e não como um acto de crueldade sobre outro ser vivo, não será um Regulamento Municipal que poderá alterar radicalmente a situação, sendo apenas uma pequena mitigação do problema.

Assim, também ao nível parlamentar, entre outras intervenções, o Deputado do PCP, Miguel Tiago, interveio na Assembleia da República contra o fim do extermínio de animais nos Canis Municipais. ( http://www.pcp.pt/index.php?option=com_ ... Itemid=120 )

Neste sentido não deixaremos de apoiar todas as iniciativas cívicas e institucionais que visem gerar e abrir o debate sobre estas questões. Agradecemos também todas as outras sugestões que nos fez chegar, e que serão alvo de uma reflexão, dentro da nossa habitual política de ouvir a população.

Com os melhores cumprimentos,

Pelo Grupo Municipal do PCP

António Modesto Navarro
GABINETE DO GRUPO MUNICIPAL DO PCP
Av. de Roma, 14-P 1200-265 LISBOA
tel: 218170424 fax: 218170425
[email protected]
http://pcp.am-lisboa,pt
yuska
Membro Júnior
Registado: quarta fev 19, 2003 12:03 pm

terça mar 11, 2008 2:40 pm

Pinucha, está perfeito! pelo menos alguém deu uma resposta (PCP).

Parabéns amiga :wink:
katitat
Registado: quinta fev 21, 2008 5:18 pm

terça mar 11, 2008 4:14 pm

Eu passei o dia de hoje a mandar mails a todas as pessoas que conheço, coloquei no forum da clix esta mensagem, penso e acredito que juntos vamos conseguir fazer alguma coisa!! Estou muito incomodada com as fotografias é simplesmente horrível.
Como alguém disse aqui se for necessário faremos uma manifestação à porta do canil, eu lá estarei e caso seja preciso algo também estou à disposição no que poder ajudar, podem contar comigo.
Siioux Escreveu:Olá a todos

Acho que o assunto que aqui venho aqui apresentar, já é conhecido q.b.
Infelizmente de tempos a tempos a minha caixa do correio recebe este tipo de mails e mto sinceramente dá-me raiva como é que o canil da Câmara Municipal da Capital de Portugal, tem os animais nas condições dantescas que podem ver nas fotos.

Venho aqui pedir para colocarmos as nossas cabeças a trabalhar em CONJUNTO e tentar agitar algumas consciencias. O que é ridiculo é que a CM Lisboa ainda tem a pouca vergonha de fiscalizar p.ex a UZ qdo na verdade deveria fazer uma auto fiscalização e mudar RAPIDAMENTE o sistema de MISERIA E CRUELDADE em que os animais vivem naquele degredo. Abençoada UZ, abençoada qq outra situação que não passe pela tristeza que se podem ver nestas fotos.

Vamos pesquisar contactos electronicos e colocar aqui, fazer uma carta chapa 5 e enviar para todo o lado até para todo o mundo se for caso disso, BORRIFO_Me se pareço ridicula, não tou nem ai, acho é que até na morte tem que haver dignidade e neste canil mais concretamente há TORTURA, há MÁ VONTADE e hÀ sobretudo MUITA CRUELDADE

Vamos UNIR ESFORÇOS POR FAVOR
Vou deixar-vos as fotos e vou pesquisar endereços electronicos de todo o lado e mais algum para que alguém, nalguma parte do planeta possa mudar o destino dos pobres animais que vão parar áquele degredo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Até já
pinucha
Membro
Registado: domingo out 12, 2003 1:24 am

quarta mar 12, 2008 12:15 pm

Coloco aqui a carta que a manifesto animal anda a enviar aos seus subscritores para que enviemos a mesma ao nosso Primeiro Ministro... Se ficar com o mail entupido pode ser que faça alguma coisa :( :(
Temos de tentar de tudo... de seguida coloco tb a carta da manifesto animal mas para ser enviada para as camaras

Mail: [email protected]
Mandem com Cc: [email protected]

Exm.º Senhor

Primeiro Ministro

Rua da Imprensa à Estrela, 4

1200-888 Lisboa

Exm.º Senhor Primeiro Ministro,

Excelência,

Considerando que é dever dos humanos respeitar os animais e assegurar que
estes beneficiem de legislação que os proteja de forma adequada e eficaz;
considerando que esse dever é cada vez mais reconhecido e prezado, não só na
sociedade portuguesa como em todo o mundo, e que tem levado governos,
parlamentos e municípios de várias regiões do mundo a tomarem avançadas
medidas legislativas e práticas de protecção dos animais; considerando que,
embora este seja um dever do Estado Português, este não tem cumprido nem
materializado este dever de modo minimamente satisfatório, tendo, até aqui,
votado os animais a um abandono e a uma indiferença cruéis, permitindo, por
acções e omissões, que muitos e graves males contra estes sejam cometidos
num ambiente de quase total impunidade; considerando que o Estado Português,
quer por não ter tomado medidas legislativas adequadas, eficazes, modernas e
pró-activas, quer por não ter sequer conduzido uma acção satisfatória de
fiscalização, prevenção e punição relativamente a infracções às leis
vigentes de protecção dos animais, quer por não ter ainda proibido práticas
cruéis, inaceitáveis e absolutamente desnecessárias, quer ainda por ter
envolvido alguns dos seus organismos, entre os quais os municípios, em
práticas cruéis contra animais, tem originado graves problemas que afectam
os animais em Portugal; e considerando que o estudo de opinião &#147;Valores e
Atitudes face à Protecção dos Animais em Portugal&#148;, realizado em Maio de
2007 pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do Instituto
Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), com base num
questionário efectuado entre Fevereiro e Março de 2007 pela Metris GfK,
deixou claro o modo como a maioria dos portugueses &#150; muito significativa, em
muitos aspectos, e esmagadora, em tantos outros &#150; entende que os animais em
Portugal estão, em termos reais, muito desprotegidos e devem, em diversas
áreas, ser urgente e fortemente protegidos pelo Estado Português; está a ser
pedido à Assembleia da República e a todos os partidos e grupos
parlamentares que a compõem o seguinte:

1.º - Que aprove e implemente uma nova lei de protecção dos animais &#150; que
assuma a forma de um Código de Protecção dos Animais &#150; que seja a)
abrangente, de modo a que estabeleça normas de protecção dos animais em
todas as áreas em que estes sejam de algum modo usados e afectados, b) que
seja coerente, clara e específica, de modo a que cada uma das suas normas
possa ser entendida, observada e aplicada de forma clara e sem originar
dúvidas, c) que seja fortemente restritiva, de modo a que i) estabeleça de
forma inequívoca as proibições que forem devidas, de modo a que ii)
estabeleça pesadas sanções para as infracções cometidas, e de modo a que
iii) permita apenas o aprisionamento e/ou a inflicção de sofrimento e/ou
morte a animais exclusivamente nos casos em que tal seja estritamente
necessário e justificado, regulamentando essas permissões de forma rígida e
clara, e d) que seja de fácil aplicabilidade, de modo a que as entidades às
quais caiba aplicar, fiscalizar e garantir o cumprimento da lei possam
desempenhar esta tarefa da forma mais directa, célere e eficaz possível,
para que as infracções possam ser punidas o mais rapidamente possível e ser
acompanhadas de medidas imediatas e cautelares de protecção da segurança dos
animais que possam ser aplicadas imediatamente por estas mesmas entidades;

e

2.º - Que, adicionalmente, considere e integre na redacção desta nova lei de
protecção dos animais &#150; que se pede que seja aprovada e implementada sob a
forma de um Código de Protecção dos Animais observando os aspectos
mencionados no ponto anterior &#150; todos os elementos contemplados e
defendidos na justa, extensa e compreensiva proposta orientadora para um
Código de Protecção dos Animais para Portugal apresentada no documento
&#147;Manifesto ANIMAL&#148;, da autoria da Associação ANIMAL, a favor de um Código de
Protecção dos Animais que seja moderno, eficaz, progressista e justo
relativamente às necessidades de protecção legislativa dos animais em
Portugal e aos deveres do Estado Português nesta área.

Não só apoio todas estas reclamações e princípios como sinto também que este
grande projecto corresponde a uma urgentíssima e muito séria necessidade que
assume uma importância nacional e que, nesse sentido, deve reunir a atenção
e o apoio não só de diversos sectores da sociedade portuguesa mas também das
mais altas figuras e instâncias do Estado Português. É justamente por isso
que peço a V. Ex.ª que apoie e incentive institucionalmente &#150; envolvendo o
Governo Português nesse apoio &#150; a concretização das propostas e objectivos
que acima refiro no sentido de fazer avançar a protecção legislativa dos
animais em Portugal de forma moderna, eficaz, progressista e justa.

Agradecendo antecipadamente a atenção que, confio, V. Ex.ª atribuirá a este
meu pedido,

Apresento os meus melhores cumprimentos,

Nome:

Localidade:

mail:

Bilhete de Identidade n.º:
[/b]

-------------------------------------------------------------------------------------

mails: [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]

Mandem com Cc: [email protected]

Exm.º Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Exm.ª Senhora Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa

Exm.º Senhor Líder do Grupo Municipal do PPD/PSD na Assembleia Municipal de
Lisboa

Exm.º Senhor Líder do Grupo Municipal do PS na Assembleia Municipal de
Lisboa

Exm.º Senhor Líder do Grupo Municipal do PCP na Assembleia Municipal de
Lisboa

Exm.º Senhor Líder do Grupo Municipal do BE na Assembleia Municipal de
Lisboa

Exm.º Senhor Líder do Grupo Municipal do CDS-PP na Assembleia Municipal de
Lisboa

Exm.º Senhor Líder do Grupo Municipal do PEV na Assembleia Municipal de
Lisboa

Excelências,

Venho por este meio declarar a minha total solidariedade e concordância com
a Manifestação de Protesto Contra o Canil e Gatil Municipal de Lisboa e
Contra a Matança de Animais nos Canis e Gatis Municipais do País que a
ANIMAL promove hoje, dia 4 de Março, em frente à Câmara Municipal de Lisboa.

Considero que a Câmara Municipal de Lisboa, também através do Canil e Gatil
Municipal de Lisboa, deve repensar e redefinir completamente a maneira como
vê e trata os animais, particularmente os cães e gatos abandonados e
errantes que existem na cidade de Lisboa e considero que essa redefinição
deve ter em plena consideração conjunto de reclamações, pedidos e propostas
que a ANIMAL endereçou hoje ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de
Lisboa, à Senhora Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa e aos
Senhores Líderes dos Grupos Municipais na Assembleia Municipal de Lisboa.

A capital de Portugal deve dar o exemplo ? e um excelente, moderno e ético
exemplo ? de como se devem tratar os animais. Não o contrário.

Pelo exposto, peço à Câmara Municipal de Lisboa e à Assembleia Municipal de
Lisboa que adoptem um Regulamento Municipal de Protecção dos Animais que
integre uma Reformulação Conceptual, Estrutural e Metodológica do Canil e
Gatil Municipal de Lisboa de acordo com as propostas orientadoras
apresentadas pela ANIMAL e em relação às quais reitero o meu total apoio.

Confiando que V. Ex.as prestarão a devida consideração à minha mensagem e
pedido, e ficando na expectativa de uma resposta,

Com os meus melhores e mais respeitosos cumprimentos,

Nome:

Cidade, País:

E-mail:
Pauloka
Membro Veterano
Registado: quinta jun 17, 2004 2:40 pm
Localização: 2 gatos (Fanny e Xikaniku), 1 cão rafeiro (Pantufa)

quinta mar 13, 2008 11:03 pm

<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><strong>Paula</strong></p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”