MUITO CHOCANTE

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

MEXcocker
Registado: sexta jun 20, 2008 4:54 pm

sexta jun 20, 2008 5:27 pm

Amigas,

Enviei a notícia infra para a SIC, mas duvido que a vão passar. Gostaria de a enviar também para outras televisões e jornais porque, sobretudo as televisões, têm um enorme poder no que toca a moldar as mentalidades e acho que têm obrigação de contribuir para formar a consciência ética dos cidadãos relativamente ao sofrimento dos animais. Peço-vos, por isso, que, se tiverem contactos das várias estações de televisão, por favor mos enviem.

Em Aveiro, um indivíduo esmagou as 4 patas a um pequeno cão pertencente a pessoas muito pobres, e deixou-o abandonado no local, vangloriando-se do seu feito perante terceiros.

O animal esteve em sofrimento mais de 24 horas até que foi encontrado pelo dono que pediu ajuda. Foi de imediato transportado para uma clínica veterinária por uma voluntária mas já não foi possível fazer nada por ele. Faleceu pouco depois.

Tal acto de crueldade choca qualquer pessoa éticamente bem formada e sensível ao sofrimento, independentemente da maior ou menor simpatia que tenha pelos animais.

A comunicação social desempenha - ou pode desempenhar, se o pretender - um importante papel na formação da consciência ética e cívica dos cidadãos noticiando actos reprováveis como o referido e a que ninguém moralmente bem formado pode ficar indiferente.

Aliás, a investigação criminal e as estatísticas demonstram que quem pratica crueldade contra os animais pratica-a também contra humanos, sobretudo contra os mais indefesos. A maioria dos autores de homicídios, ofensas corporais graves, violação, abuso sexual de menores e roubos, começaram por praticar maus tratos contra animais, passando depois à família e por último a outros cidadãos. Por isso mesmo, as polícias, a nível mundial, tomam cada vez mais em consideração na investigação criminal a prática de crueldade contra animais por parte dos suspeitos. A insensibilidade face ao sofrimento é igual, quer a vítima seja humana ou não humana, precisamente porque no sofrimento os animais sencientes não se distinguem dos humanos.

É errado pensar-se que a violência e crueldade contra animais é um problema menor entre os vários problemas sociais e que, por isso mesmo, não deve merecer atenção por parte dos meios de comunicação social. A denúncia da crueldade contra animais além de contribuir para a formação da consciência ética dos cidadãos relativamente ao respeito pelo sofrimento dos animais, funciona também como prevenção da criminalidade contra as pessoas.

Com os melhores cumprimentos,

Maria da Conceição Valdágua
www.pravi.org
www.invirtus.net/pravi

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sexta jun 20, 2008 5:59 pm

Já hoje me mandaram um mail com esta barbaridade. É incrível haver bestas destas á solta que nem um animal indefeso respeitam.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

sexta jun 20, 2008 8:15 pm

O grau de maldade de certa "gente" deixa-me arrepiáda,só podem estar dementes ,malditos, cedo ou tarde devem pagar por tudo :evil:
Só li o texto ,não vi as fotos ,sou uma lingras :cry: :cry:
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

sexta jun 20, 2008 8:18 pm

Mandei pm.
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta jun 20, 2008 10:19 pm

keitinha Escreveu:O grau de maldade de certa "gente" deixa-me arrepiáda,só podem estar dementes ,malditos, cedo ou tarde devem pagar por tudo :evil:
Só li o texto ,não vi as fotos ,sou uma lingras :cry: :cry:
Fizeste bem, mas uma imagem vale por mil palavras...é muito chocante e não entendo como o fizeram...foi atropelado?? Como??
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
stonehedge
Membro Júnior
Registado: quarta mai 28, 2008 8:34 pm

sábado jun 21, 2008 8:10 pm

pobre animal :cry: :cry:
C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

sábado jun 21, 2008 8:26 pm

Coitado do cao... Que afliçao :cry: :cry:
Que raiva que estas pessoas me metem... :evil: :evil:
MEXcocker
Registado: sexta jun 20, 2008 4:54 pm

terça jun 24, 2008 3:45 pm

Mais informação:

A informação que no momento me foi dada pelo telefone foi aquela que imediatamente passei no mail a que faz referência. Ontem fui informada por outra voluntária que a pessoa que presenciou os factos foi a própria dona do cão. Disse que o cão ia a fugir da máquina com que o indivíduo estava a cortar a erva, que ele o encostou, cortou-lhe a pernas e disse: 'esquece o cão grande que já lhe cortei as pernas e se não prendes o pequeno faço-lhe o mesmo'. Continuou a ceifar a erva como se nada fosse e foi-se embora deixando o cão precisamente no local onde o feriu, não obstante saber que os donos (pessoas que vivem numa barraca minuscula e nem têm o que comer) não tinham qualquer possibilidade de tratar do cão. A dona cobriu o cão e deixou-o ficar pensando que mais minuto menos menos ele estaria morto. Mas como o cãozinho no dia seguinte ainda estava vivo e eles não tinham meios para o socorrer foram pedir ajuda e uma voluntária da PRAVI que foi imediatamente buscar o cão e levá-lo a uma clínica veterinária onde ele pouco depois acabou por falecer.
Fizémos participação ao SEPNA pela contra-ordenação, mas pelo crime só os donos podem apresentar queixa. Fizeram-no da GNR de Cacia mas, ao que me informaram, não deram seguimento à queixa por eles não terem o cão registado, o que em meu entender, não lhes compete a eles, pois a prova de que o animal lhes pertençe pode ser testemunhal. Caso queira contactar a GNR de Cacia o nº é: 234911284.

Outros contactos:

Donos do cão:
Joaquim Rodrigues de Oliveira Resende
Maria Cidália Carneiro Peixoto
Rua do Val Caseiro
Cacia

[Editado pela moderação (tlopes)]
Alegado Autor do crime e da contra-ordenação:
Victor Pereira Marques
Rua das Roçadinhas
Cacia

Voluntária que levou o cão ao veterinário:
Armanda Maria Pinto Ribeiro
telf: 966286924

Voluntária que tem estado também a acompanhar o caso e que é dirige o polo da PRAVI em Aveiro:
Glória Afonso
Tel: 966089957

--
Berta: 934 101 818
Espinho (Norte)
frias77
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2007 3:25 pm

terça jun 24, 2008 4:23 pm

É realmente muito triste as atitudes que certos humanos tem para com animais tão indefesos.
Em relação a publicar a noticia o óptimo seria mesmo a TV mas não se conseguindo talvez seja mais fácil os jornais (os locais para começar e depois até um nacional)... é só uma ideia.
Native
Membro Veterano

terça jun 24, 2008 6:26 pm

Mas o cão não precisa de ter dono para ser um crime, qualquer pessoa que tenha presenciado pode apresentar queixa de maus tratos ou se não tiver dono, ja se pode passar com o corta relva por cima?.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

terça jun 24, 2008 8:34 pm

Native Escreveu:Mas o cão não precisa de ter dono para ser um crime, qualquer pessoa que tenha presenciado pode apresentar queixa de maus tratos ou se não tiver dono, ja se pode passar com o corta relva por cima?.
A mim enviaram-me informação a dizer que já foi feita queixa na GNR e que inclusivamente saiu um pequeno resumo no Destak, no Correio do Leitor.

Para além de responsabilizar a besta que cometeu este crime as voluntárias querem levar o caso à televisão. Já lhes ofereci a minha ajuda, mas expliquei que o que as televisões querem é imagens e testemunhos, e que duvido que passem alguma coisa se os donos, as voluntárias e o veterinário que acolheu o animal não estiverem dispostos a dar a cara... Ainda não me responderam directamente.

Passo a transcrever a informação que recebi:

Caras/os Amigas/os dos animais,

Na impossibilidade de enviar um mail individual a cada um/a de vós (em condições normais necessitaria de muitas horas para responder a todos, mas acresce que o meu computador está a bloquear a cada uma ou duas palavras que escrevo, o que me faz demorar imenso tempo a escrever qualquer coisa, por pouco que seja), envio esta mensagem para todas as pessoas que pediram mais informações sobre o cãozinho de Cacia-Aveiro, que se empenharam em ajudar na denúncia do caso, quer ao SEPNA, quer aos orgãos de comunicação social ou que me enviaram endereços.

Para além das informações que enviei à Berta Brazão e que ela transcreve infra, apenas posso acrescentar que:

1. poderão ir seguindo o processo por contra-ordenação contactando o SEPNA de Aveiro, através do nº 234378220, e perguntando pelo estado do processo 2113/08, aberto no SEPNA, SOS de Lisboa e enviado para o SEPNA de Aveiro.

2. as voluntárias de Aveiro convenceram os donos do cão a apresentar queixa crime na GNR de Cacia. Eu mesma contactei a GNR de Cacia quando os queixosos lá se encontravam e, receando que a GNR não recebesse a queixa crime por eles não apresentarem o registo do cão, disse-lhes que eles não podiam recusar a queixa por falta de registo do cão, não só porque juridicamente é válida a prova testemunhal, mas também porque não lhes compete a eles avaliar os meios de prova. Eles apenas têm que receber a queixa e fazê-la seguir para o Ministério Público.É este que tem competência para decidir se o processo deve prosseguir ou deve ser arquivado. E se decidir que deve ser arquivado ainda é possível recorrer do despacho de arquivamento. O agente que me atendeu disse-me que estivesse descansada que fariam tudo de acordo com a lei.
Mais tarde fui informada por um jornalista, que a GNR de Cacia não recebeu a queixa crime por os queixosos não terem o cão registado em nome deles. Contactei de novo a GNR para saber o que se tinha passado e a mim disseram-me que os queixosos não apresentaram queixa crime, apenas relataram os factos e que haviam remetido o auto para o SEPNA de Aveiro.
Contactei em seguida o SEPNA de Aveiro. A pessoa que me atendeu disse-me que lhe parecia que a GNR de Cacia ainda não tinha enviado nada para o SEPNA, mas não tinha a certeza. Que iria, no entanto, contactá-los e amanhã talvez tivesse mais informações sobre o caso.

3. falei telefonicamente com a dona do cão e disse-lhe que a poderiamos ajudar se ela quisesse apresentar queixa ao Ministério Público. Como ela concordou, está a ser feito o requerimento por uma Advogada e brevemente dará entrada no Tribunal de Aveiro.

4. a Clínica onde foi levado o cãozinho foi a Clínica Planeta Animal, de Aveiro, pertencente ao Dr. Marcelo Santos.

Aproveito para vos informar que estou a organizar um dossier sobre crueldade contra animais, para apresentar a quem de direito, numa tentativa de sensibilização para a necessidade de se tomarem medidas urgentes que protejam eficazmente os animais. Peço-vos, por isso, que me enviem todos os casos de crueldade contra animais que conheçam, com relato dos casos e fotos. Independentemente de quaisquer medidas de emergência pontuais que possam vir a ser tomadas, pode ser que isso contribua também para que finalmente tomem consciência da premência de que seja discutido e aprovado o "Código de Protecção dos Animais". Quem ainda não assinou o "Manifesto Animal", não deixe de o fazer rapidamente. Que o sacrifício do Cãozinho de Cacia e de tantos outros animais não tenha sido em vão.

Depois de muitas horas a lutar contra o computador, pedi à Sofia Gaspar que fizesse circular na net a informação que ainda não tinha dado. Contudo, consegui finalmente terminar este mail, começado ontem, e, por isso, estou a enviá-lo. Espero poder resolver rapidamente o problema do computador, mas, neste momento, caso queiram alguma informação o melhor é contactarem-me telefonicamente, ou enviarem um mail para a D. Conceição Feiteiro [email protected], que está a ajudar neste caso e conhece todos os pormenores.

Obrigada a todos
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta jun 25, 2008 12:12 am

Resumindo e concluindo, é sempre a mesma ***, não vai dar em nada.
Estou farta disto.
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Native
Membro Veterano

quarta jun 25, 2008 11:06 am

Rainbow Escreveu:Resumindo e concluindo, é sempre a mesma ***, não vai dar em nada.
Estou farta disto.
nem mais :(
( Denis Diderot )

imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta jun 25, 2008 12:15 pm

Apesar da revolta que sinto quando vejo este tipo de coisas, tenho que reconhecer que os culpados saem sempre impunes!
Que realidade desprezivel!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Hcpc
Registado: segunda jun 23, 2008 11:47 pm

quarta jun 25, 2008 2:00 pm

Eu estou chocada,como é que pode haver tanta crueldade,quem fez isto devia ser severamente punido. :(
MEXcocker Escreveu:Amigas,

Enviei a notícia infra para a SIC, mas duvido que a vão passar. Gostaria de a enviar também para outras televisões e jornais porque, sobretudo as televisões, têm um enorme poder no que toca a moldar as mentalidades e acho que têm obrigação de contribuir para formar a consciência ética dos cidadãos relativamente ao sofrimento dos animais. Peço-vos, por isso, que, se tiverem contactos das várias estações de televisão, por favor mos enviem.

Em Aveiro, um indivíduo esmagou as 4 patas a um pequeno cão pertencente a pessoas muito pobres, e deixou-o abandonado no local, vangloriando-se do seu feito perante terceiros.

O animal esteve em sofrimento mais de 24 horas até que foi encontrado pelo dono que pediu ajuda. Foi de imediato transportado para uma clínica veterinária por uma voluntária mas já não foi possível fazer nada por ele. Faleceu pouco depois.

Tal acto de crueldade choca qualquer pessoa éticamente bem formada e sensível ao sofrimento, independentemente da maior ou menor simpatia que tenha pelos animais.

A comunicação social desempenha - ou pode desempenhar, se o pretender - um importante papel na formação da consciência ética e cívica dos cidadãos noticiando actos reprováveis como o referido e a que ninguém moralmente bem formado pode ficar indiferente.

Aliás, a investigação criminal e as estatísticas demonstram que quem pratica crueldade contra os animais pratica-a também contra humanos, sobretudo contra os mais indefesos. A maioria dos autores de homicídios, ofensas corporais graves, violação, abuso sexual de menores e roubos, começaram por praticar maus tratos contra animais, passando depois à família e por último a outros cidadãos. Por isso mesmo, as polícias, a nível mundial, tomam cada vez mais em consideração na investigação criminal a prática de crueldade contra animais por parte dos suspeitos. A insensibilidade face ao sofrimento é igual, quer a vítima seja humana ou não humana, precisamente porque no sofrimento os animais sencientes não se distinguem dos humanos.

É errado pensar-se que a violência e crueldade contra animais é um problema menor entre os vários problemas sociais e que, por isso mesmo, não deve merecer atenção por parte dos meios de comunicação social. A denúncia da crueldade contra animais além de contribuir para a formação da consciência ética dos cidadãos relativamente ao respeito pelo sofrimento dos animais, funciona também como prevenção da criminalidade contra as pessoas.

Com os melhores cumprimentos,

Maria da Conceição Valdágua
www.pravi.org
www.invirtus.net/pravi

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem