cães usados como isco para tubarão em ilha francesa

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jul 17, 2008 6:47 pm

TitvsLivivs Escreveu:
LuMaria Escreveu:
TitvsLivivs Escreveu:Já disse em cima, na mensagem anterior à sua, que de facto me desviei relativamente do tópico
E que desvio acidentado! E só não lhe ponho o boneco a piscar o olho porque me chamou lunática.
Onde? :o
TitvsLivivs Escreveu:e infelizmente há aqueles lunáticos que o são a menos, tendo a vida humana peso igual à de um periquito
Sempre fui educada nos valores de que toda e qualquer espécie de vida merece o mesmo respeito. E que nós, apenas por termos um cérebro maior, não nos tornamos mais importantes por isso. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

quinta jul 17, 2008 7:03 pm

LuMaria Escreveu: Sempre fui educada nos valores de que toda e qualquer espécie de vida merece o mesmo respeito. E que nós, apenas por termos um cérebro maior, não nos tornamos mais importantes por isso. :wink:
Eu não disse que merecia menos respeito. Eu disse que quem põe em pé de igualdade a vida de um periquito com a de um ser humano é um lunático e desculpe LuMaria, mas não vejo outro nome mais soft. Por achar que a vida de um periquito tem menos "importância" que a de uma pessoa, não estou a dizer que o periquito não merece ser tratado com respeito. São coisas diferentes.
Se seguirmos incorruptivelmente o princípio de que um ser humano tem uma vida de igual "valor" à de um periquito entramos num terreno muito perigoso. Será que você perderia tempo a escolher entre salvar um filho e um periquito? :o
LuMaria
Membro Veterano

sexta jul 18, 2008 6:41 pm

TitvsLivivs Escreveu:Será que você perderia tempo a escolher entre salvar um filho e um periquito? :o
Adoro este argumento. Não sei muito bem o que significa nem para que serve, mas utilizam-no para tudo. Deve ser um argumento e pêras mas eu ainda não tive a capacidade mental necessária para o entender. Mas faço a mesma pergunta: Pergunte à mãe Leoa, à mãe baleia, à mãe cadela, gata ou formiga se salva as crias ou o piriquito?

Pergunte também à Natureza, aquela coisa que nós tentamos mas não conseguimos controlar, se atribuí mais importância ao Ser Humano?Tirando nós, com o nosso gigantesco intelecto que nos deu um gigantesco ego, ninguém nos dá mais importância.
A nossa importância biológica é igual à de qualquer outro ser vivo. Aliás, neste momento, para a mãe natureza somos um alvo a abater, tornámo-nos num fungo devorador.

Sabe onde reside o perigo? Em nós e no nosso ego. Eles é que nos encaminharam para a situação ecológica actual. Agradeça-lhes. Mas isto já não tem nada a ver com este tópico.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
TitvsLivivs
Membro Veterano

sexta jul 18, 2008 9:45 pm

LuMaria Escreveu:
Adoro este argumento. Não sei muito bem o que significa nem para que serve, mas utilizam-no para tudo. Deve ser um argumento e pêras mas eu ainda não tive a capacidade mental necessária para o entender.

Sabe sim o que significa. O que está a fazer é o mesmo que todos os que defendem a equitatividade de vida entre humanos e animais: é que quando se diz que se dá igual valor à vida de um periquito e à humana, esquiva-se com o seu argumento, LuMaria, porque ser-se confrontado com a hipótese de estar-se perante uma situação igual à que eu referi, em que o seu princípio do "valor" de vida igual entre periquitos e humanos é posto em prática de forma brutalmente simples, e dizer ironicamente que não a percebe é a prova que esse príncipio que se diz defender não se defende nada, porque fugir com "é sempre o mesmo argumento" ou como você fez "usam-no para tudo, mas não percebo para que serve" é só a forma de suster essa tese a todo o custo, mas de uma forma precária, pois não se pode dizer que se poderia salvar um periquito em lugar de um humano, pois disso não seria capaz nem de dizer nem muito menos de fazer, apesar de que a partir do momento que se diz defender esse princípio (e vale para qualquer princípio) está-se a dizer sim a tudo o que ele implica quer se queira quer não se queira, mas também não se pode dizer que, postas as coisas nesses termos, se escolheria obviamente a pessoa, pois desse modo estar-se-ia a contradizer.
LuMaria Escreveu: Mas faço a mesma pergunta: Pergunte à mãe Leoa, à mãe baleia, à mãe cadela, gata ou formiga se salva as crias ou o piriquito?
A mãe leoa escolheira obviamente salvar as suas crias, pois tem um instinto que a obriga a perpetuar a espécie . Não vejo de que forma isto pode ser aplicado à situação de que temos vindo a falar, e para além disso a leoa não tem nem de a complexidade mental de um ser humano e portanto nunca fica perante problemas existenciais e “transtornos de Hamlet”.

LuMaria Escreveu: Pergunte também à Natureza, aquela coisa que nós tentamos mas não conseguimos controlar, se atribuí mais importância ao Ser Humano?Tirando nós, com o nosso gigantesco intelecto que nos deu um gigantesco ego, ninguém nos dá mais importância.
Sim, é óbvio que ela não nos dá mais importância. E porque nos damos importância? Se calhar porque somos uma espécie e como tal temos de sobreviver como as outras. Talvez o nosso antropocentrismo não seja mais que a consciência e exageramento, admito, do nosso instinto de sobrevivência, ou do que resta dele.

LuMaria Escreveu: A nossa importância biológica é igual à de qualquer outro ser vivo. Aliás, neste momento, para a mãe natureza somos um alvo a abater, tornámo-nos num fungo devorador.
Não digo que a nossa importância biológica seja inferior à de nenhum outro ser vivo. Aliás, não somos sequer mais imporatntes biologicamente que nenhum outro ser vivo apesar de sermos sres vivos biologicamente superiores. O conjunto é indispensável para a bio-dinâmica do planeta.
E sim, somos uma praga, mas não se preocupe que não vamos durar para sempre.

LuMaria Escreveu: Sabe onde reside o perigo? Em nós e no nosso ego. Eles é que nos encaminharam para a situação ecológica actual. .
O que nos encaminhou e encaminhará para a situação ecológica actual e futura e para muitas outras situações foi o fosso que existe entre o brutal conhecimento que adquirimos e o grau de manipulação da Natureza que conseguimos adquirir e a impossibilidade de prever, na totalidade, as falhas e as consequências dos produtos desse conhecimento e manipulação.
jpag1
Registado: quarta jul 05, 2006 8:08 pm

sábado jul 19, 2008 1:07 am

TitvsLivivs Escreveu: Estão todos chocados com o que eu disse, certo? Então queria lembrar-vos que a carne que comemos também vem de uma vaca e de um porco; e não vejo em que medida uma vaca ou um porco têm uma vida mais ou menos valiosa do que a de um cão ou de um gato. O problema é que as pessoas são demasiado especistas (e infelizmente há aqueles lunáticos que o são a menos, tendo a vida humana peso igual à de um periquito), vendo a vida de um cão superior em termos valorativos à de um porco. Para mim quem come carne de Chow-chow não é pior que aquele que come vaca ou porco.

Concordo com a parte em que diz que o valor da vida de um cão ou um gato é o mesmo que o valor da vida de uma vaca ou um porco.
Mas,a maioria das pessoas não usa vacas ou porcos como animais de estimação,e se usar,ninguém,mas ninguém deve tocar um dedo nesse animal.Só que os gatos e cães são APENAS usados como animais de companhia,caça ou outras coisas,mas ninguém vê um pacote de carne congelada no supermercado a dizer "Carne de Labrador Retriever".
Por isso,acho que isto é uma atrocidade.Mas se eu soubesse que alguém usava uma vaca ou um porco VIVO como isco para tubarão também ficaria igualmente chocado.

Adeus

João
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sábado jul 19, 2008 1:16 am

Até pode ser o ego que nos faz caminhar para a auto-destruição. A vaidade e a sede de nos sentirmos superiores à tão falada inteligência superior que nos colocou neste planeta.Mas se foi essa mesma inteligência superior que nos programou então programou-nos mal. Ou talvez tenha programado assim de propósito. Mas o certo é que nos deu a nós mais valor porque nos dotou de inteligência superior às demais criaturas.
E perante a escolha da vida humana e a animal eu nem hesito. Sempre a vida humana. Para mim sem duvida que a vida do ser humano tem muito mais valor que a de qualquer animal.
Se estou errada ....... sou mais uma das que saiu com defeito no tal fabrico....... :wink:
Sofia
TitvsLivivs
Membro Veterano

sábado jul 19, 2008 11:47 am

nicosa Escreveu: E perante a escolha da vida humana e a animal eu nem hesito. Sempre a vida humana. Para mim sem duvida que a vida do ser humano tem muito mais valor que a de qualquer animal.
Se estou errada ....... sou mais uma das que saiu com defeito no tal fabrico....... :wink:
Claro. Os animais têm direitos, e eles têm de ser respeitados; mas será o total desiquilíbrio se começarmos a preterir a vida de humanos pela de animais, com o argumento de que têm igual valor.
O que as pessoas não querem pensar é nas situações em que os seus princípios são postos à prova. Se eu tivesse naufragado numa ilha e só tivesse o meu cão, não hesitaria em comê-lo para sobreviver, quando a fome começasse a apertar. Não hesitaria eu nem ninguém, porque ninguém que queira viver é capaz e digo " é capaz" não digo "escolhe", morrer à fome.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sábado jul 19, 2008 12:43 pm

TitvsLivivs Escreveu:(...)
Claro. Os animais têm direitos, e eles têm de ser respeitados; (...)

(...)Se eu tivesse naufragado numa ilha e só tivesse o meu cão, não hesitaria em comê-lo para sobreviver, quando a fome começasse a apertar. Não hesitaria eu nem ninguém, porque ninguém que queira viver é capaz e digo " é capaz" não digo "escolhe", morrer à fome.
Os direitos dos animais foram escritos por humanos 8)

O instincto de sobrevivencia sobrepõe-se a todos os principios 8)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
LuMaria
Membro Veterano

segunda jul 21, 2008 6:27 pm

TitvsLivivs Escreveu:O que está a fazer é o mesmo que todos os que defendem a equitatividade de vida entre humanos e animais
O que eu disse é que para a Natureza temos todos igual valor. Obvio que o Ser Humano se acha no topo. Estamos sim, no topo da cadeia alimentar, mas mais nada. Deixe que a base da pirâmide entre em colapso e vai ver o destino do topo da cadeia. Acha que para as leis em que se rege o planeta nós somos mais importantes do que uma formiga?
nicosa
Membro Veterano

segunda jul 21, 2008 7:09 pm

LuMaria Escreveu: Acha que para as leis em que se rege o planeta nós somos mais importantes do que uma formiga?
Numa abordagem mais filosofica essas leis que regem o planeta foram decretadas por quem? Pela Natureza? Mas a Natureza não é uma entidade, não cria leis.....E os fenómenos que se observam na natureza ( os fenomenos naturais) estão quase sempre assentes num ponto de equilibrio. Veja-se coisas tão simples como o nascer e o pôr do sol. O que acontece num ponto do planeta pode ( note-se : pode ) estar a acontecer o fenomeno inverso noutro ponto.
Claro que o ser humano quando interfere nesse ponto de equilibrio pode despoletar acidentes naturais graves.
Isto tudo para dizer que nas tais leis que regem o planeta o ser humano é importante, sim. Mais que uma formiga . Porque a formiga não tem poder para interferir e o ser humano tem. Para o bem e para o mal. Por isso até pode ser que um dia haja um big crash e isto desapareça tudo, mas será certamente por acção do homem.
Sofia
LuMaria
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 1:02 pm

nicosa Escreveu:Por isso até pode ser que um dia haja um big crash e isto desapareça tudo, mas será certamente por acção do homem.
LLLLLLOOOOLLLLLL acha? E os dinossauros? Foi pela acção do Homem? Se levarmos com um meteorito na pinha foi por acção do Homem? O Sol vai morrer por acção do Homem? A exterminar a espécie deverá ser pela fome, por alterações climáticas assentuadas, por exterminio de N espécies, por excesso populacional e falta de espaço e água, doenças.
Big Crash? Nada disso, o mundo vai cá ficar a renovar-se. A sarar as feridas até à sua morte natural. O Big Crash será apenas para o Homem, o mundito cá fica a ver as horas passar. Eu não digo que o Ser Humano é megalomano?
TitvsLivivs
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 3:05 pm

LuMaria Escreveu: O que eu disse é que para a Natureza temos todos igual valor. Obvio que o Ser Humano se acha no topo.
Para a Natureza somos mais uma espécie que contribui para a dinâmica da Biosfera, mas eu, como sou humano, ponho em primeiro lugar os da minha espécie, claro. Se eu neste aspecto fosse imparcial como a Natureza, então o que nós somos- para o bem e para o mal- não faria mais sentido. Entravamos num terreno muito perigoso pois, e quer quer goste ou não de pensar nisto, perder-se-ia talvez muitas vezes tempo a escolher entre salvar um animal ou uma pessoa e a partir desse momento aquilo a que chamamos Humanidade seria nada. :wink:
nicosa
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 5:54 pm

LuMaria Escreveu:
nicosa Escreveu:Por isso até pode ser que um dia haja um big crash e isto desapareça tudo, mas será certamente por acção do homem.
LLLLLLOOOOLLLLLL acha? E os dinossauros? Foi pela acção do Homem? Se levarmos com um meteorito na pinha foi por acção do Homem? O Sol vai morrer por acção do Homem? A exterminar a espécie deverá ser pela fome, por alterações climáticas assentuadas, por exterminio de N espécies, por excesso populacional e falta de espaço e água, doenças.
Big Crash? Nada disso, o mundo vai cá ficar a renovar-se. A sarar as feridas até à sua morte natural. O Big Crash será apenas para o Homem, o mundito cá fica a ver as horas passar. Eu não digo que o Ser Humano é megalomano?
Já reparei que a Lu gosta de citar apenas o que lhe convem. E lá está, outra vez a interpretação que damos a textos escritos ( ou frases ) é a que damos segundo a nossa própria visão.
Claro que os dinossauros e a morte do sol não têm nada a ver com a acção do homem neste planeta. Nem foi isso que eu disse. O que disse foi que quando o homem interfere no equilibrio natural PODE despoletar acidentes naturais graves.
Tambem falo na auto-destruição que a Lu tanto apregoa. Mas não é ser megalomana afirmar como a Lu afirma ( de acordo comigo mas com outras palavras) que o causador de toda essa destruição é precisamente o homem?
Há um ponto da sua tese que não compreendo. A Lu acha que o Homem vai exterminar N espécies, vai desencadear desastres naturais com as assimetrias climáticas que está a provocar com n factores, vai acabar com a reserva de água, o excesso populacional vai acabar com o verde que é a fonte de oxigénio.Ou seja para haver o tal Big Crash para o homem supõe-se que ele ( homem) já destruiu o planeta ou não? O " mundito" até fica cá a ver as horas passar mas muito moribundo.
E não estou a ser megalomana porque já não serei eu nem as minhas próximas gerações , mas não acredito que o Big Crash seja para todos os homens. Ou já não andam os cientistas a enviar sondas e sabe-se lá que mais para outros planetas?
Mas tambem lhe digo que fomos ou somos dotados de inteligência superior a outras criaturas e às vezes parece que uma alforreca´tem mais inteligência que certos senhores que controlam o mundo e a unica inteligência que têm é a que o poder lhe confere. Mas isso são outras hortas........
Isto tudo para dizer que aceito e não me choca nada que para sobrevivência de uns outros tenham que morrer. Mas morrer com o minimo sofrimento é o que nós por respeito e como mais inteligentes deveriamos sempre respeitar e fazer respeitar.
Sofia
LuMaria
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 6:16 pm

nicosa Escreveu:Mas tambem lhe digo que fomos ou somos dotados de inteligência superior a outras criaturas
Cada um tem a inteligência necessária para a sobrevivência da sua espécie. A nossa unica defesa é o cérebro. Perdemos pêlos, garras, dentes, venenos e força. Restou-nos um espectacular cérebro que devería contribuir para garantir a nossa sobrevivência. O estranho é que ultrapássamos as coisas de uma tal forma, que temos plena consciência dos estragos perigosos que estamos a fazer, sabemos como proceder para evitar o acelaramento da catástrofe, mas não o fazemos. Ou seja, a nossa inteligência deixou de funcionar a nosso favor e vai-nos destruir. Não é interessante? Pode-se considerar inteligência, ou apenas estupidez?
TitvsLivivs Escreveu:perder-se-ia talvez muitas vezes tempo a escolher entre salvar um animal ou uma pessoa e a partir desse momento aquilo a que chamamos Humanidade seria nada. :wink:
Não estou a discutir ética nem valores Humanos. Falo apenas de espécies. E deixe-me que lhe diga que em matéria de Humanidade deixamos muito a desejar. Este tópico é uma pequena amostra. Por acaso é com animais, mas podería ser com pessoas. Deixe que se instale o caos e é o salve-se quem poder, como qualquer outra espécie. Ter valores de barriga cheia é muito filósofo. Quando a barriga ronca até o TitvsLivivs come o seu cão e provavelmente o vizinho do 5º andar. Retorna áquilo que é: um mamifero a lutar pela sua sobrevivência.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 23, 2008 1:56 pm

A espécie humana extinguir-se-á como já se extinguiram classes inteiras de animais e plantas em 2500 milhões de anos e a vida continuará a existir e a renovar-se pelo menos enquanto a nossa estrela se mantiver na sequência principal... A própria natureza "arranja" maneiras de limitar os efectivos de uma espécie, e relativamente aos humanos eles já "andam aí" e têm nomes tais como HIV, Ébola, Lassa, Hanta, etc, etc... O tal big crash provocado pelo homem, pelo aquecimento global devido às emissões de CO2, terá o seu impacto maior precisamente nos humanos, porque a vida encontra novas vias e novas formas...
Concordo com a Lumaria, somos tão megalómanos e "self-centered" que não conseguimos compreender que o período de existência da espécie humana não é nada serão uma mera fracção de segundo na escala de tempo de existência deste planeta e completamente efémera.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”