Vegetarianismo

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

sábado dez 27, 2008 12:13 pm

VanesIsa Escreveu: Ou estava a referir-se aos vegetais? Se formos a comparar o preço de um Kg de carne ou de peixe com um Kg de fruta, vegetais ou cereais, o ultimo é muito mais barato!
Acho que acaba por compensar! :wink:
Mas não se esqueça que um kg de carne ou peixe é muito mais nutritivo do que um kg de fruta, vegetais, ou cereais.
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

sábado dez 27, 2008 12:20 pm

Penso que a pergunta não se referia em termos nutricionais, mas sim à relação entre quantidade/tipo/preço de comida! :wink:
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

sábado dez 27, 2008 12:25 pm

Sim, VaneIsa, por isso mesmo. Assim, para termos a mesma quantidade e qualidade de nutrientes que há num bife temos de comer uma maior quantidade e variedade de vegetais. E assim, em proporção, não sei se sai mais barato.
nunomiguel1
Membro
Registado: domingo jun 22, 2008 8:48 pm

sábado dez 27, 2008 12:43 pm

Pois, tambem tenho essa ideia que os ingredientes "especificos" são mais caros, mas claro, depois no que respeita a fruta, vegetais e cereais acaba por compensar.

Outra coisa, a ideia que tenho é que as comidas vegetarianas são bastante elaboradas e demoram algum tempo a ser preparadas. Serão comidas praticas para quem tenha pouco tempo para almoçar, por exemplo? Certamente haverá comidas veget que dão menos trabalho a fazer?
VanesIsa
Membro Veterano

sábado dez 27, 2008 1:09 pm

Eu ainda estou numa fase de "adaptação" à comida vegetariana, tenho há volta de 40 revistas com receitas vegetarianas e há para todos os gostos!! :lol: Penso que para quem gosta de cozinhar (como eu) é capaz de fazer pratos mais elaborados, mas facilmente se fazem pratos rápidos. Até porque muitos dos alimentos se podem comer crus, isso faz com que o tempo de preparação seja menor! :wink:

Respondendo ao TitvsLivivs… Eu não sei bem as proporções em termos de nutrientes, até porque não deixei de comer lacticínios e ovos, ainda (raramente) como peixe e frango, para não ser um contraste drástico para o organismo… Quem consome os produtos de soja não sou eu, mas sim o meu pai. :wink:

No inicio do ano vou a um nutricionista e ele vai explicar isso bem! Como se costuma dizer “Ano Novo, Vida Nova!!” :D
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado dez 27, 2008 1:11 pm

nunomiguel1 Escreveu:Relativamente ao preço dos ingredientes para comidas vegetarianas, qual a opinião das pessoas vegetarianas?

Pelo que me apercebi são preços um pouco altos não?
Como não vegetariano mas que aprecia alguns pratos vegetarianos posso referir que amigos meus que o são gastam o mesmo que eu.Somente as dietas vegans são algo com que se tem de ter um pouco mais de atenção e caso se queira tornar vegan tem de se ir ao médico antes.

Acho lamentável é esta palhaçada de algumas pessoas andarem numa de superioridade ou a dizerem que ser vegan é a opção certa, mostra falta de maturidade e de inteligência. Insultos como come cadáveres e outros são no minimo bacôcos.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado dez 27, 2008 1:11 pm

nunomiguel1 Escreveu:Relativamente ao preço dos ingredientes para comidas vegetarianas, qual a opinião das pessoas vegetarianas?

Como não vegetariano mas que aprecia alguns pratos vegetarianos posso referir que amigos meus que o são gastam o mesmo que eu.Somente as dietas vegans são algo com que se tem de ter um pouco mais de atenção e caso se queira tornar vegan tem de se ir ao médico antes.

Acho lamentável é esta palhaçada de algumas pessoas andarem numa de superioridade ou a dizerem que ser vegan é a opção certa, mostra falta de maturidade e de inteligência. Insultos como come cadáveres e outros são no minimo bacôcos.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

sábado dez 27, 2008 1:17 pm

uma ideia para uma refeição rápida:

agarrem num WOK ou uma frigideira com alguma profundidade. metal lá para dentro:

-azeite
-cebola picada (deixem refogar)
-milho
-cogumelos
-alho frances ás rodelas
-cenoura
-rebentos de soja
-tomate cortado em pedaços

» saltear os legumes e temperar com açafrão, oregãos ou outro tempero (conforme o gosto de cada um).

acompanhar com arroz ou outro acompanhamento!

é rápido! :wink:
nunomiguel1
Membro

sábado dez 27, 2008 4:20 pm

A fome que eu passava!!! :D :D :D

Realmente ha pratos vegetarianos bastante bons, mas deixar de comer alimentos de origem animal é verdadeiramente um grande passo.
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

sábado dez 27, 2008 4:44 pm

nunomiguel1 Escreveu:A fome que eu passava!!! :D :D :D

Realmente ha pratos vegetarianos bastante bons, mas deixar de comer alimentos de origem animal é verdadeiramente um grande passo.

se for bom cozinheiro de comida vegetariana...garanto que nao passa fome e nao fica em com aquela sensaçao de enfartamento tipica da carne,o que é bastante mais agradavel.:wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
nunomiguel1
Membro

sábado dez 27, 2008 6:05 pm

Nazgul93 Escreveu: se for bom cozinheiro de comida vegetariana...garanto que nao passa fome e nao fica em com aquela sensaçao de enfartamento tipica da carne,o que é bastante mais agradavel.:wink:
Olha que já comi clili vegetariano, não feito por mim, e fico com grande pançada :D
franxdaniele
Membro Veterano
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm

sábado dez 27, 2008 7:17 pm

TitvsLivivs Escreveu:
franxdaniele Escreveu:
TitvsLivivs Escreveu: Com fel não se fazem amizades, e hostilizando o auditório não se persuade ninguém.
Se essa era para mim, diga-me lá onde "hostilizei o auditório".

Esta não é literal, pois não me lembro como a disse precisamente, mas foi algo assim: «dizem que gostam de animais mas depois comem-os»
Está aqui (nem tem a ver com vegetarianismo):
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=62093
TitvsLivivs Escreveu:Nega e põe em causa todos os argumentos que não quer aceitar (que, também é uma forma de hostilidade, caso não saiba)
Mitos como o Hitler ser vegetariano não são argumentos, são mitos.
TitvsLivivs Escreveu:Publica mentiras para a todo o custo não perder a razão (como naquele tópico dos alimentos tóxicos para cães, em que só faltou mesmo dizer que a carne faz-lhes mal) :lol:
Esse tópico está aqui:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=62645
franxdaniele
Membro Veterano
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm

sábado dez 27, 2008 7:26 pm

A questão não é entre o preço de 1kg de carne e 1kg de fruta, mas sim entre 1kg de carne e 1kg de grão-de-bico, ou de ervilhas, lentilhas, amêndoas, tremoços, feijões, quinoa, sarraceno, amaranto, seitan, tofu, favas, couves, nabiças, todos ingredientes ricos em proteínas, vitaminas e minerais, muitíssimo mais baratos do que a carne (e no caso das leguminosas secas o preço é por kg seco, o que significa que depois de se pôr 1kg de molho dentro de água será mais do que 1kg, ao passo que a carne em vez de "inchar", "encolhe").

Por exemplo, eu compro o grão-de-bico a €2,50 o kg, seco. Depois de o pôr de molho já é bastante mais do que 1kg. Há sítios que vendem o grão-de-bico ainda mais barato.
http://www.campagneperglianimali.org/ga ... deshow.php

<strong>Os animais s&atilde;o meus amigos, e eu n&atilde;o como os cad&aacute;veres dos meus amigos</strong>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado dez 27, 2008 7:36 pm

franxdaniele Escreveu:

A questão não é entre o preço de 1kg de carne e 1kg de fruta, mas sim entre 1kg de carne e 1kg de grão-de-bico, ou de ervilhas, lentilhas, amêndoas, tremoços, feijões, quinoa, sarraceno, amaranto, seitan, tofu, favas, couves, nabiças, todos ingredientes ricos em proteínas, vitaminas e minerais, muitíssimo mais baratos do que a carne (e no caso das leguminosas secas o preço é por kg seco, o que significa que depois de se pôr 1kg de molho dentro de água será mais do que 1kg, ao passo que a carne em vez de "inchar", "encolhe").

Por exemplo, eu compro o grão-de-bico a €2,50 o kg, seco. Depois de o pôr de molho já é bastante mais do que 1kg. Há sítios que vendem o grão-de-bico ainda mais barato.
Couves e nabiças ricas em proteinas??
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
VanesIsa
Membro Veterano

sábado dez 27, 2008 7:38 pm

Franxdaniele, por acaso tenho imensa curiosidade em provar Quinoa!!! Tenho visto pratos que têm um aspecto... :P Consegue-se encontrar em qualquer hipermercado? :oops:
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”