franxdaniele Escreveu:
Além de, como já expliquei na pág. 11, não querer provocar a morte de animais para deles me alimentar (pois não tenho necessidade), não me alimento de ovos pois as condições em que são mantidas a maior parte das galinhas poedeiras são condições péssimas, em que as galinhas são postas em números elevados dentro de gaiolas minúsculas,
Então e galinhas caseiras criadas extensivamente? Também não era capaz de lhes comer os ovos?
franxdaniele Escreveu:Existem também motivos sociais e ecológicos por trás da escolha de um estilo de vida vegetariano: a quantidade enorme de recursos vegetais necessários para a produção de carne, recursos esses que se aplicados directamente na alimentação humana alimentariam muitas mais pessoas do que através da alimentação dos animais (ou seja, se em vez de se utilizar 10kg de um alimento vegetal para produzir um kg de carne se utilizassem esses 10kg de alimento vegetal para alimentar pessoas, muitas mais pessoas se poderiam alimentar); existem países cuja população passa fome, mas ao mesmo tempo esses países exportam produtos alimentares de origem vegetal que vão servir para alimentar os animais criados nas explorações pecuárias dos países desenvolvidos;
A treta do costume. Consegue provar-me que se fossemos todos vegans as pessoas na África sub-sariana teriam comida? Já ouviu falar em política e economia? É que não basta haver recursos (porque há), é preciso que eles cheguem onde devem. Se calhar as relações de causa-efeito à escala global são mais complexas e envolvem mais variáveis (como interesses políticos, geopolítica e economia) do que "se há recursos para todos, todos recebem a sua parte equitativamente". É que o mundo não é uma comuna nem a casa do avô da Heidi, caso não saiba.
Países cujo PIB é vai todo à vida para pagar a dívida externa teriam uma grande vantagem se o mundo estivesse a abarrotar de soja ou trigo. E por exemplo, o Brasil, cuja exportação de gado representa quase 20% do PIB iria passar a exportar os seus anglicismos horríssonos, com certeza.
franxdaniele Escreveu:a poluição causada pelas explorações pecuárias, que despejam os seus resíduos nos cursos de água.
Desde quando é que a perpetração de uma ilegalidade, quando há alternativas legais, serve como argumento para convencer alguém que uma coisa é má? Porque não menciona as estações de tratamentos de resíduos agropecuários?
Se um marginal faz lutas de pit bulls isso serve como argumento para se acabarem com os pit bulls?
A culpa dos excrementos das explorações serem despejados em cursos de água, não é dos excrementos, nem das explorações, é de quem os despeja. Se calhar faz mais sentido e é mais viável tentar resolver esse problema do que acabar com as explorações agro-pecuárias do mundo inteiro, digo eu.
franxdaniele Escreveu:No mar, os barcos de pesca apanham nas suas redes, de forma indiscriminada, vários exemplares de espécies em perigo, cuja pesca, por esse motivo, é ilegal, que são, depois de apanhados nas redes, atirados de volta para o mar, já mortos. Os fundos marinhos são devastados pela pesca de arraste. O bacalhau, tão consumido na época do natal, está em vias de extinção...
É o que eu digo. O que tem que ver o cometer ilegalidades e negligências num meio profissional com essa profissão? E mais uma vez lhe digo que seria mais viável fazer com que os pescadores cumprissem a lei do que acabar-lhes com a profissão.
Itália, França, Espanha, e Portugal países que possuem em média cerca de 15000 barcos de pesca cada um passariam a viver da pesca ao sargaço, não?