MACACOS DO CAMBODJA VENDIDOS AOS LABORATÓRIOS DE VIVISSECÇÃO

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
franxdaniele
Membro Veterano
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm

quinta dez 25, 2008 9:13 pm

Investigação da BUAV expõe o comércio de macacos das florestas virgens do Cambodja

O vídeo começa bem: vêem-se pequenos macacos a brincar entre os ramos de uma árvore, sob o olhar atento da mãe, que se penduram ao seu colo, que olham à sua volta, felizes, numa clareira da floresta...

Mas depois a imagem muda e vê-se um macaquinho, preso num saco de rede, que olha para a câmara com um olhar de medo e incredulidade, tentando com as pequenas mãos afastar aquela rede que o envolve, e que significará a sua morte.

Trata-se de um vídeo, fruto de uma investigação secreta, realizado pela BUAV (British Union for the Abolition of Vivisection) sobre o comércio de macacos capturados nas florestas virgens do Cambodja, onde vivem, e enviados para os laboratórios de vivissecção de todo o mundo. O vídeo pode ver-se aqui:

Vídeo sobre o comércio de macacos para a vivissecção

O vídeo mostra as fases da captura, em que os caçadores se aproximam de barco e batem nos ramos das árvores com os remos para assustarem os macacos e os dirigirem às redes que estenderam sobre a água. Tratam-se de bebés, arrancados às suas mães, que quando tentam escapar à captura são brutalmente agarrados pela cauda, submersos várias vezes na água, e depois fechados num saco de rede e encarcerados num caixote dentro do barco.

Imagem

Este tratamento violento, infligido a animais selvagens, demonstra o total desprezo por estes macacos muito inteligentes e com um comportamento social bastante desenvolvido. Quando os caçadores regressam à povoação entram em cena os traficantes, que compram a “mercadoria” por quantias variáveis entre os 25 e os 125 dólares. Os animais permanecem fechados por alguns dias nas casas destes intermediários, antes de acabarem nas “quintas” de criação de macacos, onde são finalmente tirados dos sacos para serem, porém, imediatamente fechados em gaiolas.
Nestas “quintas” os macacos são mantidos em péssimas condições (e seria ilusório esperar o contrário): fechados sozinhos ou em pequenos grupos em gaiolas inóspitas e desconfortáveis.

Os métodos de captura e detenção contrastam vivamente com as orientações da Sociedade Internacional de Primatologia, ainda que, de qualquer modo, nenhum método de captura e detenção se possa considerar “aceitável”: não deverão existir capturas, nem empresas de criação, ponto final.

Imagem

De acordo com os dados da CITES (Convention on International Trade in Endangered Species), só em 2006 o Cambodja exportou 6000 macacos para a China e cerca de 2500 para os EUA; há poucos meses 52 macacos foram enviados para França, para a empresa de criação (Vanny Bio-Research) objecto da investigação. Os tratados da CITES regulam o comércio das espécies em vias de extinção, e estes macacos estão classificados como em vias de extinção e “vulneráveis”.

Esta investigação demonstra como o sofrimento a que estão sujeitos estes animais começa na captura, prossegue nas empresas de criação, para acabar nos laboratórios de vivissecção (EUA e Europa incluídos), onde estes animais encontram a morte em experiências atrozes e absolutamente inúteis sobre as doenças degenerativas, no campo psiquiátrico, na pesquisa sobre a sida, etc..

É importante que a opinião pública e os políticos tenham conciência da situação dos abusos a que estes animais estão sujeitos, especialmente agora que a União Europeia se prepara para rever a directiva sobre experimentação animal.

O QUE TU PODES FAZER:

Escrever às embaixadas do Cambodja na Europa e nos EUA e à CITES:

[email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected]

ou com ‘;’ como separador:

[email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]

Carta-tipo a enviar:

Dear sirs and madams,

I am shocked by the findings from the investigation by the British Union for the Abolition of Vivisection (BUAV) into the trade in primates for research in Cambodia.

The methods used to catch and hold the wild monkeys were cruel and stressful. The deliberate separation of a nursing mother and her baby would have caused immense suffering and showed a disregard for the welfare of the animals. Furthermore, the conditions in which captive primates were kept failed to meet the many complex behavioral and psychological needs of these highly intelligent and social animals.

The long-tailed macaque is a protected species, classified as Appendix II under CITES (Convention on the International Trade in Endangered Species). Cambodia is a country rich in natural beauty and wildlife. I urge you to protect your indigenous primate populations and place an immediate ban on the trapping, breeding and export of the long tailed macaque.

I look forward to hearing from you.

Best regards,
... nome apelido ...
Portugal

fonte:
http://www.agireora.org/info/news_dett.php?id=668
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sexta dez 26, 2008 5:15 pm

Na China, não duvido, na Europa isso não acontece devido às normas rigorosas existentes. Se responderem a este email estão a perder tempo e a disparar patra o sitio errado.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
mfls
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta dez 26, 2008 5:24 pm

Pois e "nós vivemos no país das maravilhas"
TheGreatDane
Membro Veterano

sexta dez 26, 2008 5:34 pm

mfls Escreveu:Pois e "nós vivemos no país das maravilhas"
Não, vivemos na Europa, bem como os outros países nomeados pertencem À UE, como tal as normas usadas são apertadissimas em termos de recurso a animais. è quase impossivel que animais capturados sejam usados na UE. NA China sim. è triste que pessoas que não sabem do que falem, metam aqui um email e toda a gente acha que é correcto.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
franxdaniele
Membro Veterano

sexta dez 26, 2008 9:30 pm

TheGreatDane Escreveu:(...)è triste que pessoas que não sabem do que falem(...)
Também acho.
http://www.campagneperglianimali.org/ga ... deshow.php

<strong>Os animais s&atilde;o meus amigos, e eu n&atilde;o como os cad&aacute;veres dos meus amigos</strong>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta dez 26, 2008 11:16 pm

Se na Europa os laboratórios estão a compactuar com o mercado negro de primatas, isto já deveria ser do conhecimento da Autoridade CITES em Portugal.

Acho muito estranho esta informação não ter ainda chegado via CITES "central", o que me faz levantar algumas dúvidas sobre a veracidade desta notícia...

Mas vamos aguardar... com o tempo tudo se vem a saber...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
TheGreatDane
Membro Veterano

sexta dez 26, 2008 11:23 pm

franxdaniele Escreveu:
Também acho.
Então não percebo porque escreve sempre essas coisas absurdas.È que eu falo com conhecimento de causa e não pela wikipedia ou emails.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
franxdaniele
Membro Veterano

sexta dez 26, 2008 11:54 pm

TheGreatDane Escreveu:
franxdaniele Escreveu:
Também acho.
Então não percebo porque escreve sempre essas coisas absurdas.È que eu falo com conhecimento de causa e não pela wikipedia ou emails.
O meu comentário era ironia sobre a forma como escreveu a sua frase. Sempre tão preocupado com a ortografia...
TheGreatDane
Membro Veterano

sábado dez 27, 2008 12:06 am

E o meu comentário era sobre a forma como quando o jovem franx sempre que lhe mostram que não sabe do que fala decide mudar o assunto. e já aproveitou para o fazer. Vou mandar este seu tópico por email para a FMV para as pessoas verem a que ponto o não conhecer do que se fala leva à criação destes tópicos .
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
gatabeta
Membro
Registado: sábado jan 05, 2008 10:20 pm
SEIS ROSICOLLIES:
PeRIQUITOS:MANDARINS:CASAL DE GALINHAS HOUDAN: ROLAS DIAMANTE: CÁG

sábado dez 27, 2008 12:27 am

Tanta animosidade.....
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

sábado dez 27, 2008 7:47 am

Mais uma ficha, mais uma volta, no carrossel do fraxdaniele... :twisted:
Cumps ;)
TheGreatDane
Membro Veterano

sábado dez 27, 2008 7:47 am

gatabeta Escreveu:Tanta animosidade.....
Sabe, as pessoas que falam sem saber do que falam, e para mais que o fazem em todos os tópicos que abrem são perigosas pois propalam mentiras e fazem os outros perder tempo. Não confunda com animosidade...é m :wink: ais ter alergia a ver mentiras escritas. :wink: :roll:
franxdaniele
Membro Veterano

domingo dez 28, 2008 11:10 pm

As pessoas que propagam mitos, como o do suposto vegetarianismo do Hitler, criado por Goebbels, por tudo quanto é tópico da Arca de Noé, ou não têm nada mais interessante para fazer na vida, ou têm outras intenções.

Se alguém tem dados concretos que contradigam o que é dito neste tópico, por favor exponha-os aqui, pois para se refutar algo é necessário apresentar provas.
TheGreatDane
Membro Veterano

segunda dez 29, 2008 4:55 pm

Eu não tenho que refutar um email idiota propalado na net sem nenhuma base palpável e sem factos.

Basta simplesmente verificar as condições exigidas na união para uma pessoa verificar que infelizmente alguns pseudo-amigos dos animais já nos fazem perder tempo.

Quanto a si franxdanielle, acho uma anedota pegada a discussão que tem estado a ter sobre esterilização.Você não é veterinário e está a querer ensinar veterinários naquele tópico. Tenha humildade que o que faz lá é ficar mal visto ..afinal combate 5 anos de curso de medicina veterinaria com a wikipedia. :lol:
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”