Vegetarianismo

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
shyka
Registado: segunda abr 29, 2002 12:11 pm

sexta jan 02, 2009 10:39 am

eu acho é que como nós, humanos, nos consideramos a espécie superior, inteligente, racional, demos o dever de salvaguardar todas as outras. Devemos utilizar todos os dons que nos diferenciam das outras especies para fazer o bem e não o mal.
o mais forte deve proteger o mais fraco, e não subjuga-lo...
(sendo que por fote não me refiro, obviamente, meramente a força fisica...)
mas isto é apenas a minha modesta opinião...
"Nothing would benefit as much, and rise the possibilities of survival of life on Earth, as the evolution to a vegetarian diet" Albert Einstein
shyka

sexta jan 02, 2009 10:42 am

(by the way, eu não defendo que o Homem seja superior as outras espécies... para mim 1 vida humana= 1 vida animal)

e peço desculpa os que consideram isto uma afronta aos Homens. Mas também acho que considerarmos o que o Homem vale mais que qualquer outro animal demonstra uma certa arrogância...
"Nothing would benefit as much, and rise the possibilities of survival of life on Earth, as the evolution to a vegetarian diet" Albert Einstein
mad_zzzb
Membro
Registado: quarta mar 29, 2006 5:09 pm

sexta jan 02, 2009 11:09 am

fang Escreveu:Comparar animais domésticos com selvagens (e ainda por cima em risco de extinção) é absurdo.
1 Animal Doméstico = 1 Animal Selvagem criado em ambiente controlado.
Animais Selvagens e espécies em vias de extinção são alimento de boa parte da espécie humana.
fang Escreveu:E, exceptuando os consumidores de 1ª ordem, não conheço animal nenhum que não seja especista. Todos os predadores (sejam eles carnívoros ou omnívoros) são especistas. O homem como predador não foje à regra. Simplesmente aprendeu a domesticar algumas das sua presas, e ainda bem, como salvaguarda e gestão de recursos.
Para umas coisas o Homem é superior, para outras é um animal como os outros, preso aos seus instintos e hábitos. Afinal o que distingue o Homem das restantes espécies? As outras espécies não possuem a capacidade biológica de abandonar a dieta carnívora, ou falta-lhes um nivel de consciência que lhes permita tomar decisões tão avançadas.

Se me perguntar se deixar de alimentar de animais é um pouco contra-natura? Talvez seja. Mas quantos passos evolutivos foram dados com atitudes contra-natura? A natureza do homem primordial era a constituição de grupos / tribos que lutavam entre si por questões territoriais. Evoluímos. Mais tarde tivemos grandes conflitos mortais entre raças e castas. Evoluímos. O instinto natural é a protecção de grupo não de espécie. Nos ecossistemas grupos de animais da mesma espécie competem entre si e chegam a vias de facto e a matar-se. O Homem evoluiu de uma protecção ao seu grupo próximo para uma preocupação com a sua raça e mais tarde a sua espécie como um todo. E há zonas do mundo onde predomina esta luta entre grupos, raças ou credos por parte do Homem.

Aprendemos a subjugar outras espécies? Sim. A mulher sempre foi considerada inferior ao homem (por natureza)? Sim. Passou a ser considerada igual? Sim. Construímos a Bomba Atómica? Sim. Queremos agora livrar o mundo de armas atómicas? Sim.

E aspectos comuns na natureza como a bisexualidade e homosexualidade? Quantos séculos ou milénios passaram até que este comportamento registado em várias espécies em ambiente selvagem fosse aceite pelo Homem como algo tolerável? É um comportamento com registo na raça humana à milénios. Então para uma coisa aspectos naturais (alimentação de animais) não podem ser questionados, para outras (diferentes concepções de sexualidade) procura-se reprimi-los.

Cada acção teve o seu tempo, os seus benefícios, mas a médio-longo prazo podemos admitir erros, corrigir situações. Se eu sei que posso viver sem explorar e matar outras espécies animais procuro fazê-lo. Evoluí ou involui? Tenho a possibilidade de poder escolher o tipo de dieta sem colocar em causa a minha saúde nem a continuidade da minha espécie. Exerci-o.
mad_zzzb
Membro

sexta jan 02, 2009 11:16 am

shyka Escreveu: Sou ovo-lacto-vegetariana há 4 anos. Toda a minha familia come carne, fui educada e gostar de carne, caça e touradas. No entanto sempre que acompanhava o meu pai a caça, achava que todo o contacto com a natureza era óptimo mas o final, o tiro e a morte do animal, tinham um sabor amargo.
Comecei a informar-me e, progressivamente, fui-me tornando vegetariana.

Vivo com uma pessoa que come carne, e, apesar de preferir que partilhasse as minhas convicções, não o condeno por seguir as dele.

Para mim era uma questão de coerência. Se por um lado defendia os direitos dos animais, não podia por outro ser responsável pelo seu sofrimento e morte desnecessária.
Bem-vinda à discussão shyka!
Já estava a precisar de mais algum apoio. :lol:

Partilhamos para além do óbvio a existência de caçadores na família (o meu avô que inicialmente muito desgostoso ficou com a minha opção), e o facto de vivermos com uma pessoa que é omnívora (a minha mulher).
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jan 02, 2009 11:37 am

mad_zzzb Escreveu:Para umas coisas o Homem é superior, para outras é um animal como os outros, preso aos seus instintos e hábitos.
Nem mais! O argumento utiliza-se conforme o contexto e para onde der jeito utilizar. Coerência é uma coisa danada de se conseguir atingir. :wink:
Apesar de estar a gostar imenso do seu discurso, já perdi a paciência para o debate destes assuntos e considero este tópico um dos mais absurdos que já passaram por aqui sobre vegetarianismo.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
shyka

sexta jan 02, 2009 11:41 am

Obrigada mad_zzzb!!! :D :D :D

é bom saber que há quem possa defender os direitos dos animais e o vegetarianismo com coerência e paixão como eu também o tento fazer! :wink:

o importante é a existência de respeito, quer pelos outros animais, quer por quem não partilhe as nossas visões...

mas confesso que às vezes todo o ritual de fazer 2 pratos para cada refeição nem sempre é facil... é que eu, para além de respeitar outras opiniões ainda tenho que cozinhar para quem as tem! lolol

A todos muita luz e paz!

:D :D :D
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta jan 02, 2009 11:57 am

mad_zzzb Escreveu: 1 Animal Doméstico = 1 Animal Selvagem criado em ambiente controlado.
Errado! Um animal doméstico pertence a uma população que sofreu processo de domesticação durante centenas ou milhares de anos (com muita selecção artificial durante gerações). Portanto, animal domésticos apenas existem por vontade do homem, sendo que várias espécies estão dele completamente dependentes.
Não vai comparar um porco a um javali...
mad_zzzb Escreveu:Animais Selvagens e espécies em vias de extinção são alimento de boa parte da espécie humana.
E seria logico preocuparmo-nos primeiro com esses não??

O resto do discurso é um deja vue... apenas para dizer que deixar de comer animais se está a dar um passo evolutivo! Ou seja, quem não os come é uma pessoa mais evoluida... tenham dó... :roll:

Eu pelo menos quando como alguns animais, sei que estou a contribuir para a continuação de actividades que promovem a conservação da natureza e a biodiversidade!

Nem todos temos que alinhar com as fast food e andar a comer zebu triturado, criado no Brasil...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
shyka

sexta jan 02, 2009 12:05 pm

fang Escreveu: Não vai comparar um porco a um javali...
por acaso os porcos domésticos se forem libertados, não só sobrevivem como começam a ter muitas semelhanças aos javalis. e não é em gerações seguintes, são os proprios individuos que foram soltos. Muda a pelagem e a cor, e ficam "selvagens"!!!
fang
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 02, 2009 12:10 pm

LuMaria Escreveu:
mad_zzzb Escreveu:Para umas coisas o Homem é superior, para outras é um animal como os outros, preso aos seus instintos e hábitos.
Nem mais! O argumento utiliza-se conforme o contexto e para onde der jeito utilizar. Coerência é uma coisa danada de se conseguir atingir. :wink:
Falta de coerencia vejo eu em quem acha normal os outros animais serem especistas, mas não o homem, só porque este tem um cerebrozito maior e conseguiu dominar o mundo, moldando-o à sua maneira.

Eu vejo o mundo (natureza) cada vez mais de "pantanas", mas por interesses económicos variados e más politicas globais, não por se comer animais...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 02, 2009 12:14 pm

shyka Escreveu:
fang Escreveu: Não vai comparar um porco a um javali...
por acaso os porcos domésticos se forem libertados, não só sobrevivem como começam a ter muitas semelhanças aos javalis. e não é em gerações seguintes, são os proprios individuos que foram soltos. Muda a pelagem e a cor, e ficam "selvagens"!!!
Nunca observei tal coisa, mesmo nas varas de porcos em liberdade. Pode colocar aqui algo que refira isso?
<p>Francisco Barros</p>
mad_zzzb
Membro

sexta jan 02, 2009 12:34 pm

fang Escreveu:
mad_zzzb Escreveu: 1 Animal Doméstico = 1 Animal Selvagem criado em ambiente controlado.
Errado! Um animal doméstico pertence a uma população que sofreu processo de domesticação durante centenas ou milhares de anos (com muita selecção artificial durante gerações). Portanto, animal domésticos apenas existem por vontade do homem, sendo que várias espécies estão dele completamente dependentes.
Não vai comparar um porco a um javali...
Dele dependentes? Olhe que não.

Em um a dois anos, cavalos, bovinos, cães, gatos, caprinos, etc... recuperariam as suas raízes comportamentais.

O que o homem lhes dá são cuidados veterinários, protecção de predadores e alimentação garantida.

Provas concretas e do conhecimento geral (para evitar citar estudos e experiências já que poderiam sempre colocar em causa as referências):

Ainda existem porcos selvagens. Um javali é uma espécie diferente. Há um chapéu Porco/Suíno mas várias espécies nessa família.
http://en.wikipedia.org/wiki/Pig

Existem caprinos e bovinos selvagens.

Matilhas de cães selvagens povoam várias zonas do planeta. O mais famoso é o Dingo australiano que teve origem em cães 'domésticos'.
http://en.wikipedia.org/wiki/Dingo

E quem não se lembra das reportagens no Norte do País onde matilhas de cães selvagens atacavam rebanhos para se alimentar. As queixas da população era que abandonavam ali os cães e este se tornavam selvagens! O quê? Como? Esta voz do povo...

Existem também gatos selvagens em muitas partes do planeta.

Compare as vacas e boi seleccionados para destino ao consumo ou produção leiteira vs os que são seleccionados para pastoreio livre e com pouca intervenção humana para fins de criação de touros para touradas.
Tem irmãos e irmãs que são seleccionados pelo homem uns para serem explorados outros para terem uma vida muito próxima da que teriam em liberdade.

Se calmamente passearia no meio das que são destinadas à exploração de consumo rapidamente seria o novo Obikwela ao passear no meio dos 'touros lindos'. São a mesma espécie criada em condições distintas. Uns são catalogados de domésticos outros de selvagens.

As espécies que são pastoreadas seriam as mais fáceis de se adaptar perdendo os cuidados veterinários, a liderança do pastor e protecção segura contra predadores.

Significado de Animais Domésticos é "animal que é criado ou que vive dentro de casa" (extendemos casa para instalações de produção animal que julgo ser esse o entendimento aqui).
http://www.infopedia.pt

Logo se quebrarmos a criação de animais em 'casa' quebramos com a catalogação de animais domésticos. Em pouco tempo passariam novamente a animais selvagens.
Última edição por mad_zzzb em sexta jan 02, 2009 12:43 pm, editado 1 vez no total.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jan 02, 2009 12:36 pm

fang Escreveu:
LuMaria Escreveu:
Falta de coerencia vejo eu em quem acha normal os outros animais serem especistas, mas não o homem, só porque este tem um cerebrozito maior e conseguiu dominar o mundo, moldando-o à sua maneira.
Nós somos as "bocas rotas" do Universo. Nós comemos tudo. Aliás, o nosso sucesso enquanto espécie também vem daí. Quanto mais variada a dieta de um animal, mais garantias tem de sobrevivência. Para além de "bocas rotas" passámos a ser estomagos sem fundo sempre a implorar por mais. Verdadeiros sacos rotos sempre à espera de ingerir mais e mais. Diría que nos estamos a tornar verdadeiros monstros de ingestão. Somos nós e os ratos, e não é que os ratos também têm um cérebro previligiado?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
shyka

sexta jan 02, 2009 1:09 pm

Eu vi um programa, penso que no National Geographic sobre esse assunto, mas em todo o caso estive a fazer uma pesquisa na internet e encontrei alguns sites que mencionam o mesmo.
pode verificar no seguinte link (em ingles)

http://blog.mlive.com/flintjournal/outd ... ert_t.html

lembro-me bem do programa porque achei de facto fascinante!

:)
mad_zzzb
Membro

sexta jan 02, 2009 1:39 pm

shyka Escreveu:Eu vi um programa, penso que no National Geographic sobre esse assunto, mas em todo o caso estive a fazer uma pesquisa na internet e encontrei alguns sites que mencionam o mesmo.
pode verificar no seguinte link (em ingles)

http://blog.mlive.com/flintjournal/outd ... ert_t.html

lembro-me bem do programa porque achei de facto fascinante!

:)
National Geographic? Não me parece um canal faccioso pró-vegetariano...
fang
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 02, 2009 1:57 pm

mad_zzzb Escreveu:
Ainda existem porcos selvagens. Um javali é uma espécie diferente. Há um chapéu Porco/Suíno mas várias espécies nessa família.
http://en.wikipedia.org/wiki/Pig

Existem porcos selvagens sim senhor: Os Javalis, a mesma espécie do porco doméstico - Sus scrofa. Genéticamente são a mesma coisa enquanto espécie, tal como cães e lobos.
Aconselho a não se fiar em tudo o que é editado na wikipedia... :roll:
mad_zzzb Escreveu:
Existem caprinos e bovinos selvagens.

Existem sim, mas a espécie que deu origem à cabra doméstica está extinta, o auroque também e o zebu também já não tem populações selvagens. Portanto existem outros caprinos, outros ovinos e outros bovinos em estado selvagem. Mas não as espécies que nós domesticámos!
mad_zzzb Escreveu:
Matilhas de cães selvagens povoam várias zonas do planeta. O mais famoso é o Dingo australiano que teve origem em cães 'domésticos'.
http://en.wikipedia.org/wiki/Dingo

Sim. E com eles foram extintos n marsupiais em apenas 4000 anos...
mad_zzzb Escreveu:
E quem não se lembra das reportagens no Norte do País onde matilhas de cães selvagens atacavam rebanhos para se alimentar. As queixas da população era que abandonavam ali os cães e este se tornavam selvagens! O quê? Como? Esta voz do povo...

Claro. E não apenas no norte do país infelizmente. E muitas vezes pagavam os lobos por isso...
Os cães (excepuando vários tipos/raças) são das espécies que melhor se assilvestram, causando muitos prejuizos na natureza também (não atacam apenas ovelhas...).
mad_zzzb Escreveu:
Existem também gatos selvagens em muitas partes do planeta.

Selvagens ou assilvestrados?
Selvagem existem variadas espécies. E gatos domésticos assilvestrados idem (antes não houvesse...). Na Autrália são uma praga que tem colocado em risco muitos marsupiais e aves de pequeno porte. Do mais nocivo em termos ambientais...
mad_zzzb Escreveu:
Compare as vacas e boi seleccionados para destino ao consumo ou produção leiteira vs os que são seleccionados para pastoreio livre e com pouca intervenção humana para fins de criação de touros para touradas.
Tem irmãos e irmãs que são seleccionados pelo homem uns para serem explorados outros para terem uma vida muito próxima da que teriam em liberdade.

Irmãos e irmâs?? São raças distintas com dezenas (para não dizer centenas!!) de anos de selecção diferenciada, com morfologia diferenciada e comportamento diferenciado!!
mad_zzzb Escreveu:
Se calmamente passearia no meio das que são destinadas à exploração de consumo rapidamente seria o novo Obikwela ao passear no meio dos 'touros lindos'. São a mesma espécie criada em condições distintas. Uns são catalogados de domésticos outros de selvagens.

Mas desque quando os touros bravos são animais selvagens?? :roll:
mad_zzzb Escreveu:
As espécies que são pastoreadas seriam as mais fáceis de se adaptar perdendo os cuidados veterinários, a liderança do pastor e protecção segura contra predadores.

A se adaptar aos queixos de cães assilvestrados... :lol: :lol:
mad_zzzb Escreveu:
Significado de Animais Domésticos é "animal que é criado ou que vive dentro de casa" (extendemos casa para instalações de produção animal que julgo ser esse o entendimento aqui).
http://www.infopedia.pt

Logo se quebrarmos a criação de animais em 'casa' quebramos com a catalogação de animais domésticos. Em pouco tempo passariam novamente a animais selvagens.

Você vê mesmo as coisas cor-de-rosa... :lol: :lol: tem que rever essas fontes...

Animais domésticos são muito mais do que isso (isso quanto muito define animal domesticado...)! São animais que foram seleccionados pelo homem ao longo de muito tempo (muito mesmo!!), estando já muito diferentes do original a nível morfológico.
Olhe para um lobo e para um bulldog... :roll:

Com tantos problemas que já ameaçam a fauna selvagem por todo o mundo, ainda preconizam largar por aí animais domésticos (nomeadamente os carnívoros) para acabar com o resto... :roll:

Se isto é a chamada evolução do vegetarianismo, então só posso alcunhar de "regressão"!! Ou então não sabem o que dizem... :roll:
<p>Francisco Barros</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”