Matança das focas

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
pelosanimais
Membro Veterano
Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm

sexta mar 27, 2009 5:32 pm

Mais uma vez o Canadá faz a sua matança anual de focas bebés. Sad Este ano há ordem para chacinar 280 000 affraid . Já muitos países bloquearam os produtos feitos com material de foca bounce . Agora em Junho vai ser feita uma votação no Parlamento Europeu sobre uma proposta no sentido de também nós banirmos todos os produtos feitos a partir do massacre daqueles bebés.
Já está na Net uma petição que também vocês podem assinar study . Não sabemos se adianta grande coisa, mas não custa tentar. Afinal...é por uma óptima causa .

O que se passa (cuidado, imagens muito fortes):
http://www.youtube.com/watch?v=D2dYNLwt ... r_embedded

PETIÇÃO:http://www.hsus.org/about_us/humane_soc ... e_ban.html
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sábado mar 28, 2009 12:27 pm

Posso não concordar com os metodos de "matança", mas o controlo da população das focas tem de ser feito ou acabam por se extinguir colocarem em risco a existencia de outras especies pela falta de recursos naturais de alimento no habitat para elas e para outras especies.
http://en.wikipedia.org/wiki/Seal_hunting
Seal hunting, or sealing, is the personal or commercial hunting of seals for their pelts, blubber, and meat; as well as to ensure the population does not reach levels that would threaten other species. The hunt is practiced in five countries: Canada, where most of the world's seal hunting takes place, as well as Greenland, Namibia, Norway, and Russia
(...)
As a result of population concerns hunting is now controlled by quotas based on recommendations from the International Council for the Exploration of the Sea (ICES), and in 2007, the Canadian Department of Fisheries and Oceans (DFO) set the "total allowable catch" (TAC) of harp seals at 270,000 per year.
Última edição por Native em sábado mar 28, 2009 11:05 pm, editado 2 vezes no total.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Peixazul
Membro Veterano
Registado: sábado jan 24, 2009 12:49 pm

sábado mar 28, 2009 12:35 pm

Não era boa ideia por este tópico na secção de direitos dos animais?
ChloeS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

sábado mar 28, 2009 9:46 pm

Native Escreveu:Posso não concordar com os metodos de "matança", mas o controlo da população das focas tem de ser feito ou acabam por se extinguir por existirem ou colocarem em risco a existencia de outras especies pela falta de recursos naturais de alimento no habitat para elas e para outras especies.
Podia explicar melhor a parte a bold?
ChloeS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

sábado mar 28, 2009 10:47 pm

A propósito deste assunto fui dar uma vista de olhos ao site do ministério das pescas canadiano que remetia para um artigo, que até me deu vontade de rir. As melhores passagens:
Comme beaucoup de pêcheurs, M. Arseneau croit que la chute drastique des stocks de morue est due à la surpopulation de phoques, qui sont très friands de ces poissons.
Agora as focas é que são as culpadas do decréscimo dos stocks de bacalhau!! :lol: :lol: Capturas intensivas levadas a cabo pelo Homem? Oh, mas o que é isso em comparação com o poder destruidor de ecossistemas das gulosas das focas! É claro que elas são as principais culpadas. Toca a matar essas devoradoras de bacalhau!
Un groupe de travail de vétérinaires indépendants a assuré en 2005 que cette méthode "provoque la perte de conscience rapide et irréversible, puis la mort" et "peut donc être considérée comme non cruelle".
É curioso... Trata-se de um método bem baratinho de abater, mas não é usado para o abate de outros animais. Por que será? Se calhar nunca ninguém se lembrou :lol: :lol: Bora lá matar à paulada!
La campagne internationale contre la chasse aux phoques, qui a débuté cette semaine au Canada, est davantage guidée par "les émotions" que par des considérations scientifiques
De facto, que disparate... Basear esta discussão nas emoções quando estão em causa calhaus. Ah, não são calhaus, é? São focas... Bom, mas em termos de sensibilidade deve andar lá perto. Por isso deixem de parecer meninas choronas em histeria e deixem lá as emoções. Toca a adoptar uma atitude científica e... Apoiem a matança!
Pour plusieurs partisans de la chasse, celle-ci est essentielle à l'équilibre écologique du golfe du Saint-Laurent. "S'il y a trop d'animaux, ils vont avoir des problèmes pour s'alimenter, ce qui aura une incidence sur leur taux de reproduction", estime M. Hammill.
Eu pergunto-me como conseguiu haver alguma biodiversidade à face da Terra antes da espécie homo sapiens surgir. Que seria da biodiversidade sem a intervenção do Homem, procendo a matanças onde há exemplares a mais e protegendo onde há a menos (muitas vezes recorrendo também a matanças para proteger, é o método de eleição para a preservação das espécies ameaçadas :lol: ). O Homem, como faz algumas asneiras que põem em causa a biodiversidade, sente-se na obrigação de remediar o mal. Exemplo: captura bacalhaus a uma cadência que não permite a sua renovação e para remediar o mal, abate focas a torto e a direito. As focas só consomem uma percentagem irrisória de bacalhaus, mas vale a (boa) intenção! :lol: :lol:

Estas coisas irritam-me tanto :roll: :roll:

http://www.romandie.com/infos/news2/090 ... hbrmdh.asp
Native
Membro Veterano

sábado mar 28, 2009 11:09 pm

ChloeS Escreveu:
Native Escreveu:Posso não concordar com os metodos de "matança", mas o controlo da população das focas tem de ser feito ou acabam por se extinguir por existirem ou colocarem em risco a existencia de outras especies pela falta de recursos naturais de alimento no habitat para elas e para outras especies.
Podia explicar melhor a parte a bold?
Alterei, tinha escrito algo antes e depois tentei completar e ficou sem sentido ;)

No entanto passo a citar o Fang num outro topico sobre o mesmo assunto
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/posting. ... e&p=529108
fang Escreveu:
dinodane Escreveu: Fang,

Desculpe a minha ignorância, mas por favor explique-me porque é que tem de haver abate de focas bébes de x em x anos. Há excesso de população que faça com que os abates periódicos sejam necessários para controlar o excesso de animais?

Obrigada.
P. Luis
Exacto. O homem desiquilibrou o ecossistema baixando-lhe as populações de predadores naturais, que ainda estão aquem de controlarem as populações de focas da gonelandia ( é desta especie que estamos a falar, porque a restante maioria é protegida).
Se assim não for, corre-se o risco de desiquilibrios muito graves para os stocks piscicolas.
Não podemos esquecer que a maioria do pescado, vem dos mares do norte e este começa a escasear...
Quanto às quotas demasiado elevada de abate que o Canadá e a Noruega têm proposto para esta espécie, não concordo, mas isso é outro assunto...

O ano passado escrevi isto num outro forum... mantenho a mesma opinião.
Não tenho nada contra a exploração racional de um recurso natural renovável, neste caso da Foca-da-gronelândia (Phoca groenlandica), o pinípede mais abundante do mundo.

Esta espécie sempre foi caçada (só o povo Inuit caça mais de 100 000 exemplares anualmente para a sua alimentação) e sempre se manteve em grande abundancia até começar a caça industrial.

Esta espécie triplicou a sua população desde a década de 70 (quando esteve em estado crítico por sobre-exploração) e não vejo mal na caça desta espécie.

Vejo é com "maus olhos" as quotas enormes propostas para a caça a estas focas. Espero bem que os governos dos países que apoiam esta actividade saibam o que estão a fazer sob pena de se verem obrigados a reduzir drasticamente as quotas e pssar novamente por periodos longos de quase abstinencia no que toca a caça industrial.
Esse é muitas vezes o grande erro da industrialização da captura de recursos naturais. Já aconteceu com as baleias (cuja recuperação está a ser bastante lenta), está a acontecer agora com o bacalhau... enfim... falta de gestão e ganância no uso (e abuso) dos recursos... depois comem por uma vez...

Se eu acho que se justifica a caça á foca? Acho que sim, enquanto actividade tradicional de sobrevivencia por parte do povo nativo (alias, são esses que realmente sabem matar uma foca com os métodos tradicionais). ESte povo tradicionalmente sempre soube respeitar a natureza.

Enquanto actividade industrial, embora aceite, acho desnecessário. O aumento das focas não corresponde nem de perto nem de longe a sobre-população. A economia que daí advem nem é nada por aí alem. Trata-se de uma actividade sazonal onde quem lucra mais é quem comercializa e não quem caça.

Quanto aos métodos, bem... a actividade industrial bem podia adoptar métodos mais eficazes. A ância de ganhar tempo deixa muito a desejar na aplicação dos métodos tradicionais. Deviam deixar esses para os Inuit que sabem o que fazem.

Outro grande problema é a falta de fiscalização competente nesta matéria. Do diz que se faz ao fazer vai um grande passo e os gajos que ganham á cabeça muitas vezes esfolam focas ainda vivas, como muitas vezes já foi relatado. Bem como os milhares que normalmente são abatidos á "sucapa" excedendo em muito as quotas permitidas.

Em suma, enquanto forem políticos a decidir a gestão de recursos, cedendo a lobbies de grandes empresas de pesca, está tudo ao contrário. Por mais que os técnicos contraponham, quem tem o poder de decisão são eles.
E o aumento da população de focas não justifica (a meu ver) as quotas de abate permitidas nestes ultimos anos e muito menos as deste ano permitidas para crias.
Espero bem que não se venham a arrepender mais tarde... quando tiverem que esperar vários anos até que as populações da espécie se recomponha outra vez...

Mas isto é apenas a opinião de quem não vive de perto a situação.
Se calhar se lá vivesse (e sobrevivesse) teria outra opinião...
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

Peixazul
Membro Veterano

domingo mar 29, 2009 1:28 pm

ChloeS Escreveu:A propósito deste assunto fui dar uma vista de olhos ao site do ministério das pescas canadiano que remetia para um artigo, que até me deu vontade de rir. As melhores passagens:
Comme beaucoup de pêcheurs, M. Arseneau croit que la chute drastique des stocks de morue est due à la surpopulation de phoques, qui sont très friands de ces poissons.
Agora as focas é que são as culpadas do decréscimo dos stocks de bacalhau!! :lol: :lol: Capturas intensivas levadas a cabo pelo Homem? Oh, mas o que é isso em comparação com o poder destruidor de ecossistemas das gulosas das focas! É claro que elas são as principais culpadas. Toca a matar essas devoradoras de bacalhau!
Un groupe de travail de vétérinaires indépendants a assuré en 2005 que cette méthode "provoque la perte de conscience rapide et irréversible, puis la mort" et "peut donc être considérée comme non cruelle".
É curioso... Trata-se de um método bem baratinho de abater, mas não é usado para o abate de outros animais. Por que será? Se calhar nunca ninguém se lembrou :lol: :lol: Bora lá matar à paulada!
La campagne internationale contre la chasse aux phoques, qui a débuté cette semaine au Canada, est davantage guidée par "les émotions" que par des considérations scientifiques
De facto, que disparate... Basear esta discussão nas emoções quando estão em causa calhaus. Ah, não são calhaus, é? São focas... Bom, mas em termos de sensibilidade deve andar lá perto. Por isso deixem de parecer meninas choronas em histeria e deixem lá as emoções. Toca a adoptar uma atitude científica e... Apoiem a matança!
Pour plusieurs partisans de la chasse, celle-ci est essentielle à l'équilibre écologique du golfe du Saint-Laurent. "S'il y a trop d'animaux, ils vont avoir des problèmes pour s'alimenter, ce qui aura une incidence sur leur taux de reproduction", estime M. Hammill.
Eu pergunto-me como conseguiu haver alguma biodiversidade à face da Terra antes da espécie homo sapiens surgir. Que seria da biodiversidade sem a intervenção do Homem, procendo a matanças onde há exemplares a mais e protegendo onde há a menos (muitas vezes recorrendo também a matanças para proteger, é o método de eleição para a preservação das espécies ameaçadas :lol: ). O Homem, como faz algumas asneiras que põem em causa a biodiversidade, sente-se na obrigação de remediar o mal. Exemplo: captura bacalhaus a uma cadência que não permite a sua renovação e para remediar o mal, abate focas a torto e a direito. As focas só consomem uma percentagem irrisória de bacalhaus, mas vale a (boa) intenção! :lol: :lol:

Peixazul
Membro Veterano

domingo mar 29, 2009 1:28 pm

ChloeS Escreveu:A propósito deste assunto fui dar uma vista de olhos ao site do ministério das pescas canadiano que remetia para um artigo, que até me deu vontade de rir. As melhores passagens:

Native
Membro Veterano

domingo mar 29, 2009 6:10 pm

Para que foram essas citações?? :o :roll:
( Denis Diderot )

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mar 30, 2009 12:16 pm

ChloeS Escreveu:Eu pergunto-me como conseguiu haver alguma biodiversidade à face da Terra antes da espécie homo sapiens surgir.
Antes da "era biodiversidade" era o caos e ao 7º dia o Homem em vez de descansar criou a "biodiversidade"! Neste caso à paulada! Qualquer dia são os bacalhaus que por portas e ravessas atucham os Oceanos e toca de clonar focas para repor a paz! :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Peixazul
Membro Veterano

segunda mar 30, 2009 2:04 pm

Native Escreveu:Para que foram essas citações?? :o :roll:
Este computador tá um bocadinho zonzo... :mrgreen: :mrgreen:

Ia dizer uma coisa e depois achei não ser muito interessante. Pus «back» e aconteceu-me isto. :roll:

Desculpem lá! :oops:
Native
Membro Veterano

segunda mar 30, 2009 9:35 pm

LuMaria Escreveu:
ChloeS Escreveu:Eu pergunto-me como conseguiu haver alguma biodiversidade à face da Terra antes da espécie homo sapiens surgir.
Antes da "era biodiversidade" era o caos e ao 7º dia o Homem em vez de descansar criou a "biodiversidade"! Neste caso à paulada! Qualquer dia são os bacalhaus que por portas e ravessas atucham os Oceanos e toca de clonar focas para repor a paz! :roll:
Nessa altura alguem promove os lindos e fashion casacos de péle de bacalhau 8)
( Denis Diderot )

fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda mar 30, 2009 9:40 pm

LuMaria Escreveu:
Pelo contrário. A era "industrial" do homem só veio desiquilibrar tudo. Ao "7º dia", o homem resolveu desiquilibrar tudo, em nome do progresso...

Onde estão as orcas e os ursos polares, em quantidade "normal" para controlarem essa espécie de foca?

Alias, o abate de focas não é por si só a resolução do problema. Mas quando isso dá receitas aos países envolvidos, não me parece que apareçam mais soluções a serem "trabalhadas" em conjunto...

Quanto à "paulada"... Aquele instrumento tem um nome (não me recordo agora qual, mas tem um gancho na ponta...) e se bem aplicado, causa uma morte rápida e quase instantânea, que, diga-se de passagem é bem melhor que muitos dos métodos "modernos" de morte (só não ocorre sangria...).
O grande problema é que são contratadas equipas de "embarcadiços", em que grande parte sabe tanto matar uma foca como eu sei pilotar aviões a jacto...
E isso acho uma parvoice chamada lucro e um enorme desrespeito pelo povo inuit, cujas focas são o seu principal alimento há mais de 4000 anos!
Eles sim, pelo menos os mais velhos, sabem matar focas!!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

terça mar 31, 2009 9:13 pm

fang Escreveu:
LuMaria Escreveu:

Pelo contrário. A era "industrial" do homem só veio desiquilibrar tudo. Ao "7º dia", o homem resolveu desiquilibrar tudo, em nome do progresso...

Onde estão as orcas e os ursos polares, em quantidade "normal" para controlarem essa espécie de foca?

Alias, o abate de focas não é por si só a resolução do problema. Mas quando isso dá receitas aos países envolvidos, não me parece que apareçam mais soluções a serem "trabalhadas" em conjunto...

Quanto à "paulada"... Aquele instrumento tem um nome (não me recordo agora qual, mas tem um gancho na ponta...) e se bem aplicado, causa uma morte rápida e quase instantânea, que, diga-se de passagem é bem melhor que muitos dos métodos "modernos" de morte (só não ocorre sangria...).
O grande problema é que são contratadas equipas de "embarcadiços", em que grande parte sabe tanto matar uma foca como eu sei pilotar aviões a jacto...
E isso acho uma parvoice chamada lucro e um enorme desrespeito pelo povo inuit, cujas focas são o seu principal alimento há mais de 4000 anos!
Eles sim, pelo menos os mais velhos, sabem matar focas!!
Fang,

Concordo na parte que se encontra a negrito por mim sublinhado.

Quanto aos ursos polares, caçador natural das focas, estão de momento isolados em bocados de gelo com menos de 1 hectar, ou num bocado de terra...isolados das focas graças á acçao humana (aquecimento global com o consequente desgelo). É triste :(

Quanto ao instrumento parece-me ser uma especie de picareta, digo eu.

Quando bem utilizado,a morte é imediata, mas quando usada por arquitetos paisagistas e carpinteiros desempregados que aceitaram o trabalho por desespero de nao conseguir sustentar a familia, a morte nao é imediata e os metodos sao barbaros, e diga-se de passagem que o facto de morrerem imediatamente nao é verdade, pois como o video mostra, elas muitas vezes sao arrastadas com a picareta presa na cabeça e ainda vao a mexer e a debater-se.

Acho melhor começarem a contratar e a fazer renascer malta do povo inuit, para diminuir a carnificina.

cumps pessoal
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta abr 01, 2009 12:12 pm

Tenho andado a ler um pouco sobre o povo Inuit e de facto não há comparação possivel connosco. Não é apenas a matança das focas e do ecossistema, é a morte de um povo fenomenal. :|
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”