FBC Escreveu:
...
O maior problema que eu vejo na caça do futuro é a excessiva mercantilização. São as reservas turísticas transformadas em centro comercial da caça as herdades cercadas, as perdizes de aviário, controlo excessivo de predadores, etc, etc... Isto tudo porque há senhores endinheirados que pagam bem; mas vão caçar, não pelo prazer de desfrutar da natureza, mas para mostrar o jipe e a carabinam, e para fazer tiro ao alvo. Certos senhores não vão á caça para calcar mato mas apenas para dar tiros – este tipo de mentalidade é o principal problema da caça ordenada.
Cumprimentos
Francisco Bica
Não acho que o principal entrave á caça "ordenada" seja esse! Sabes é que esses senhores endinheirados descobriram que dá mais
status jogar
Golf e as herdades, mesmo as cercadas com destino á caça desportiva, não tarda nada começaram a converter-se em campos de GOLF!
Penso que logo na minha primeira intervenção mencionei o facto de os caçadores serem utilizados para "tentar reparar" a má política de gestão ambiental perpetuada pelos governos!
Hora bem, se já vemos viadutos a passarem a menos de 2m das janelas das pessoas nas nossas cidades; acham que eles se importam de estradas andarem a cortarem o território dos lobos, lynce, coelhos, perdizes... ???
Sei muito bem que os "mauzões dos caçadores" não são os únicos culpados pelo desaparecimento de muitas espécies e quase aniquilamento de outras!
Há as queimadas e a desflorestação para arranjar pasto para o gado ou para a agricultura (no Brasil existem fazendas de um único proprietário que cabem 3 ou mais portugais lá dentro!);
Para defenderem os pastos do gado os fazendeiros na Austrália dizimam populações inteiras de cangurus, e outros marsupiais;
Os lobos na América do Norte, bem quem quiser uma boa leitura para férias
Terra de Lobos do círculo de leitores, revela muito!
E a caça ilegal de espécies protegidas? Rendem milhões, esta caça existe pq existem compradores, se não houvesse procura, este problema não se punha:
a Ararinha Azul, que só há 1 macho e os biólogos andam desesperados á procura de uma fêmea para poderem perpetuar a espécie...
os gorilas no congo...
os pandas na china...
Bem se formos então para a gestão das águas dos rios e dos mares então, tínhamos aqui conversa para 1000 folhas!
Fiquem Bem!