Caça...

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

segunda jul 05, 2004 1:45 pm

baiha Escreveu: Boas,

Realmente acho que defender a caça a utilizar argumentos que é bom para a preservação da natureza e etc, não deveria ter de ser esse o motivo de defesa dos nossos gostos,embora acho que isso é fundamental. Como diz o membro FBC, quem caça é porque gosta, e quem não caça, não caça ponto final. Quanto á questão do pessoal ser contra a caça já estou a notar que é por motivos meramente políticos, proletariado versus latifundiarios (mas que traumas - get over it), eu caço, gosto, só não gosto é de gente de mente redutora e ditadora das vontades.

Cumprimentos,

Daniel Carreira

P.S. Caro membro Jordan já vejo que é de seu timbre de vez em quando pôr-se a disparar cartuchos de pólvora seca, tenha calma, e descontraia-se, se calhar uns tiritos de fosso olímpico faziam-lhe bem. ;)
OH! diz isso pq não conhece a minha pontaria, se conhecesse não dava tal conselho! :lol: Não havia treinador que me desse jeito! Sou um perigo! Por isso fico pelos tiros verbais, podem incomodar, mas não matam nem ferem! :lol: :lol: :lol:
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jul 05, 2004 2:51 pm

Miadores Escreveu: Não me parece que gostar de vermelho e não de amarelo ou verde, de andar de calças em vez de saias, preferir o campo à praia, ir ao teatro em vez de ir ao cinema, and so on, se possa equiparar ao gosto de matar outros seres vivos, e de gozar com o seu sofrimento e morte.
Por essa ordem de ideias, teríamos igualmente de respeitar o gosto por violar, torturar, trucidar, matar, (vamos dar ao mesmo, à morte) que alguns manifestam em relação aos seus semelhantes. Afinal de contas são gostos, não é? e os gostos respeitam-se.
Ou é diferente por não serem humanos?? Esquecia-me desse pequeno pormenor.
Mas o mais engraçado é isto
desde que esses mesmos sejam praticados com respeito pelos seres vivos e natureza que nos rodeia
Matar um ser vivo é respeitá-lo, claro está!
Também vai dizer que não há nenhuma contradição?

E, é óbvio que, também a proibição da caça é igualzinha a proibir animais em apartamentos, tudo ao mesmo nível! Porreiro!

Volto a dizer: Haja Deus!!
Om Miadores...então vamos nos tornar ermitas ou monjes no Tibete e viver do ar que é para não interferirmos com nada...

A atitude que vc defende é radical e ditatorial sim, é equivalente ás posições detidas pela PETA e afins, e é graças a este tipo de discursos que há muitas pessoas que poderiam ser sensibilizadas para estas situações e pelo contrário fogem...
E encerro aqui a minha participação neste tópico, pois isto não leva a nada. Lamento, mas não concordo em nada com o que escreveu neste tópico, o que não invalida que a tenha em elevada consideração como bem sabe.
E sim, há morte e morte...tal como há vida e vida...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda jul 05, 2004 4:58 pm

OK, nynf, digo exactamente o mesmo ;) Obrigada pela consideração, e sabe bem que é mútua. Mas também não concordo com nadinha do que escereveu aqui. Não é forçoso estarmos de acordo, certo?
Mas que não estava à espera que defendesse a caça, não!
Um desporto - matar seres vivos???
Não, não me entra, nem nunca entrará, e não há argumentos que o consigam. É uma coisa que me revolta cá de dentro, do mais fundo.
Isto não é radicalismo desse género que aponta, com o qual não concordo, também.
Mas não transijo nesse gostos, lá isso não.
Não estamos na época de caçar para sobreviver. Isso era outra história.
Quanto ao que se passa nos matadouros, claro que também me aflige.
Gostaria, e estou pronta a tomar as acções necessárias para isso, que as coisas mudassem no sentido de diminuir ao estritamente necessário, o sofrimento desses animais.
Pela parte que me toca, e tal como já disse noutro(s) tópico(s), praticamente já aboli a carne da minha alimentação.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta jul 09, 2004 11:45 am

Pois mas a caça gera milhões e dá de comer a muita gente.

A Miadores pode garantir esses recursos e alimentar as bocas que vão ficar sem pão, caso a actividade acabe?

Bom fim de semana

Tiago Fortuna
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
akira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 15, 2002 10:55 am

sexta jul 09, 2004 2:53 pm

E o chumbo que os caçadores largam por todo o lado e que este mesmo chumbo entra na cadeia alimentar e provoca danos irreparáveis no ecossistema e na nossa sáude? Quem vai pagar isso?
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo jul 11, 2004 5:08 pm

Boas,
Eu muito siceramente, o que mais me preocupa na ctividade cinegética, não é ter ou não prazer em matar. O que me preocupa é poder-se vir a cometer barbaridades identicas ás que ocorreram nos ultimos 200 anos em prol de uma actividade lúdica.
A caça com armas de fogo veio fazer do caçador um "predador mais generalista" e consequentemente mais "ganancioso".
- O pombo-migrador-americano foi abatido até ao ultimo exemplar, passando de muito abundante a extinto.
- A introdução de espécies cinegéticas fora do seu habitat, deu no que deu. Veja-se o caso da Austrália e Nova Zelandia. Mais extinções de marsupiais que não estavam preparados para essa competição de espécies-praga. O mesmo aconteceu noutros ambientes insulares.
- Muitos predadores foram varridos do planeta uma vez que eram encarados como competidores directos. O lobo quase foi banido dos continentes onde ocorria. Pelo caminho várias sub espécies passaram á história.
- Quem não se lembra da campanha dos "nocivos" no estado novo?
- Quem não se lembra da anarquia cinegetica total pós 25 de Abril, onde muitas espécies sofreram com isso?
- muitos mais exemplos haveria para dar...

O que destingue aquele para quem a caça é sobrevivencia daquele para quem a caça é desporto é unicamente a gestão do recurso.
O indio das pradarias alimentava-se de bisontes e sabia muito bem gerir esse recurso.
O caçador actual (desportivo) para gerir uma população de perdiz quase tem que fazer um bacharelato e mesmo assim acaba sempre por recorrer ao repovoamento, com tudo que isso implica quando mal feito.

Irão dizer que estamos no bom caminho e que brevemente teremos todo o território nacional ordenado.
A caça ordenada concerteza que é um passo á frente em relação ao regime geral, mas não é a perfeição.
Como é lógico é mais fácil atribuir responsabilidades em caso de irregularidades a uma "entidade" gestora de uma determinada área do que a ninguem no caso do regime geral.
Mas quem não sabe das infracções á "sucapa" feitas em regime especial??
Quem paga ao Guarda Florestal Auxiliar o salario?? Guarda esse que nem formação minima teve para executar as suas funções.
Pois é!! Já tive algumas confidencias desses guardas que dizem não ter qualquer autoridade e que para não ir para a rua até estriquinina tiveram que andar a espalhar ( acto completamente ilegal!!!).
E o controle de predadores? Qualquer animal que caia na caixa é abatido, seja protegido ou não.

De facto no regime especial (vulgo ordenado) a porcaria mantem-se embora a escalas diferentes.

No final de 2005, teoricamente, todo o teritorio deveria estar ordenado.
O que se tem visto é á falta de melhor, surgirem zonas de caça municipal sem o minimo de condições de gestão. Quando confrontados com situações que deveriam ser da sua responsabilidade, afirmam não terem meios.

A somar a isto, a gravidade da situação de algumas turísticas. Vedam áreas de muitos ha onde nem um lagarto pode passar, inviabilizando qualquer disperção de animais terrestres. Exterminio total de predadores e criação em cativeiro de espécies cinegeticas em massa.

Pois é, mesmo com a caça "ordenada", nem tudo são rosas.
Mas mesmo com todas essas "barbaridades", é preferivel ao regime geral.
Mais que não seja porque nem todos agem da mesma forma em todo o território. Logo, os impactos são minimizados.

Por fim, existe um "nucleo" de caçadores que junta o util ao agradável. E nas áreas concessionadas por eles dá gosto observar a diversidade biológica. São ainda muito poucos, infelizmente.
Mas é nesses que confio para que num futuro mais ou menos longo venhamos a ter realmente a caça ordenada em Portugal.

Porque o ordenamento cinegetico não passa por imposição mas sim por consciencialização!!

O resto são cantigas!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça jul 13, 2004 4:43 am

Até que enfim que aparece alguém que critica a caça com argumentos e com conhecimento de causa, o que é uma coisa rara. A maioria dos anti-caça apenas sabem dizer que os caçadores são uns mauzões que andam a matar os Bambis.

Caro Fang
Concordo basicamente com tudo o que diz, mas há que distinguir entre a caça desportiva moderna e as barbáries que os europeus fizeram ao chegar ao novo mundo e a ilhas. O pombo migrador, o bisonte, o lobo norte americano... foram simplesmente exterminados. Não havia a menor lógica conservacionista. Não havia leis sequer nesses territórios. Hoje, apesar de todos os erros que se continuam a cometer ( e são muitos), a caça tende a Ter uma lógica de sustentabilidade .
Na Europa, o lobo, o lince e quase todos os predadores foram quase exterminados pelas armas de fogo, não só por culpa dos caçadores, as próprias leis da época incentivavam a isso. Os pastores podiam usar arma e recebiam prémios pela morte desses animais, os envenenamentos eram legais... era a lógica da época.
A caça, hoje em dia, se bem ordenada pode ser uma mais valia para o mundo rural e conservação da natureza.

O maior problema que eu vejo na caça do futuro é a excessiva mercantilização. São as reservas turísticas transformadas em centro comercial da caça: as herdades cercadas, as perdizes de aviário, controlo excessivo de predadores, etc, etc... Isto tudo porque há senhores endinheirados que pagam bem; mas vão caçar, não pelo prazer de desfrutar da natureza, mas para mostrar o jipe e a carabinam, e para fazer tiro ao alvo. Certos senhores não vão á caça para calcar mato mas apenas para dar tiros – este tipo de mentalidade é o principal problema da caça ordenada.

Cumprimentos
Francisco Bica
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça jul 13, 2004 11:41 am

mas vão caçar, não pelo prazer de desfrutar da natureza,
QUE LINDOOOO!! QUE IDÍLICO!! :p :p :p Eu também quero!!

E o mais engraçado da história é que se acham no direito de criticar os outros, pela falta de argumentos!!
Gozem a natureza à vontade, mas NÃO MATEM!! :evil:
Que rico gozo!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quarta jul 14, 2004 11:40 am

FBC Escreveu: ...
O maior problema que eu vejo na caça do futuro é a excessiva mercantilização. São as reservas turísticas transformadas em centro comercial da caça as herdades cercadas, as perdizes de aviário, controlo excessivo de predadores, etc, etc... Isto tudo porque há senhores endinheirados que pagam bem; mas vão caçar, não pelo prazer de desfrutar da natureza, mas para mostrar o jipe e a carabinam, e para fazer tiro ao alvo. Certos senhores não vão á caça para calcar mato mas apenas para dar tiros – este tipo de mentalidade é o principal problema da caça ordenada.

Cumprimentos
Francisco Bica
Não acho que o principal entrave á caça "ordenada" seja esse! Sabes é que esses senhores endinheirados descobriram que dá mais status jogar Golf e as herdades, mesmo as cercadas com destino á caça desportiva, não tarda nada começaram a converter-se em campos de GOLF!
Penso que logo na minha primeira intervenção mencionei o facto de os caçadores serem utilizados para "tentar reparar" a má política de gestão ambiental perpetuada pelos governos!
Hora bem, se já vemos viadutos a passarem a menos de 2m das janelas das pessoas nas nossas cidades; acham que eles se importam de estradas andarem a cortarem o território dos lobos, lynce, coelhos, perdizes... ???
Sei muito bem que os "mauzões dos caçadores" não são os únicos culpados pelo desaparecimento de muitas espécies e quase aniquilamento de outras!
Há as queimadas e a desflorestação para arranjar pasto para o gado ou para a agricultura (no Brasil existem fazendas de um único proprietário que cabem 3 ou mais portugais lá dentro!);
Para defenderem os pastos do gado os fazendeiros na Austrália dizimam populações inteiras de cangurus, e outros marsupiais;
Os lobos na América do Norte, bem quem quiser uma boa leitura para férias Terra de Lobos do círculo de leitores, revela muito!

E a caça ilegal de espécies protegidas? Rendem milhões, esta caça existe pq existem compradores, se não houvesse procura, este problema não se punha:
a Ararinha Azul, que só há 1 macho e os biólogos andam desesperados á procura de uma fêmea para poderem perpetuar a espécie...
os gorilas no congo...
os pandas na china...

Bem se formos então para a gestão das águas dos rios e dos mares então, tínhamos aqui conversa para 1000 folhas!

Fiquem Bem!
;)
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quinta jul 15, 2004 2:44 pm

Jordan Escreveu: Para defenderem os pastos do gado os fazendeiros na Austrália dizimam populações inteiras de cangurus, e outros marsupiais;
Sinceramente!! :evil: :evil: :evil:

Fico satisfeita que cada vez mais pessoas saibam, o que está por detrás da produção de carne :evil: :evil:
akira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 15, 2002 10:55 am

terça jul 20, 2004 5:56 pm

Dizia assim um email que recebi hoje assinado pela greenpeace :o

"QUANDO A ÚLTIMA ÁRVORE TIVER CAÍDO,
QUANDO O ÚLTIMO RIO TIVER SECADO,
QUANDO O ÚLTIMO PEIXE FOR PESCADO,
VOÇÊS VÃO ENTENDER QUE O DINHEIRO NÃO SE COME."

Por isso quando dizem que a caça é desporto, e que ela é boa para o controlo das populações animais e que ajuda também na sua defesa, lembrem-se os caçadores que qualquer dia vão mostrar aos netinhos os animais apenas em dvd ou em peluche.
Radical, faccioso, extremista eu... não, sou apenas mais um que não tem aquele pensamento- "quem vem atrás que feche a porta."
Tenho dito :evil:
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quinta jul 22, 2004 1:57 am

Amiga Akira

Estou de acordo que a caça, mesmo ordenada, pode trazer certos problemas que aliás já enumerei. Mas de uma forma geral, a caça, se bem ordenada e gerida, é uma mais valia na conservação da natureza.

Em intervenções anteriores dei muitos exemplos de como a caça tem contribuido para a preservação das espécies e posso dar muitos mais exemplos concretos. Estou à espera que me desminta!

Não basta dizer chavões e frazes feitas, temos que argumentar com exemplos concrectos e conhecimento de causa!

Cumprimentos
Francisco Bica
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta jul 22, 2004 8:43 am

Amiguinhos/as

Vocês conhecem o paint-ball? É muito divertido e é chic.

Tambem usam armas, dão tiros, etc... e não fazem mal a ninguem ok?

Bora lá experimentar no proximo fim de semana :lol: :lol: :lol:

Ps. Antes que perguntem, não sou dona nem sócia de nenhum, não posso dar moradas porque não sei onde são, só sei que existem
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quinta jul 22, 2004 5:11 pm

lagutrop Escreveu: Amiguinhos/as

Vocês conhecem o paint-ball? É muito divertido e é chic.

Tambem usam armas, dão tiros, etc... e não fazem mal a ninguem ok?

Bora lá experimentar no proximo fim de semana lol lol lol

Ps. Antes que perguntem, não sou dona nem sócia de nenhum, não posso dar moradas porque não sei onde são, só sei que existem
Explique-me lá por favor, porque é que eu não posso praticar uma actividade legal e para a qual estou documentado?

Cumprimentos

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta jul 22, 2004 5:13 pm

Fabarm

Onde é que eu disse que não podia? Só dei uma sugestão ~que me parece divertida OK?
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”