Em memória da Laika

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça nov 18, 2008 10:38 pm

A Laika tenha morrido horas depois do lançamento, uma semana , um mês, um ano ou que ande ainda em orbita, teve muito mérito e foi muito válido, sim senhor, o seu contributo para a humanidade. Se lhe quer prestar homenagem então não venha para aqui dizer que foi em vão , ou desnecessária. Cada vez me convenço mais que não comer carne lhe está a moldar os neurónios.....
:lol: :lol:
franxdaniel
Membro Veterano
Registado: segunda jun 23, 2008 10:34 am

terça nov 18, 2008 10:43 pm

E a Coreia do Norte, é uma democracia?
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta nov 19, 2008 10:21 am

franxdaniel Escreveu:E a Coreia do Norte, é uma democracia?
Parece que se confirma o que disse a Nicasxi acima!!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta nov 19, 2008 11:51 am

Vamos a ver, como este tópico fala apenas da Laika, é da Laika que eu falo então. A Laika não trouxe nada de especial à ciência, a não ser que pelo menos durante aproximadamente 4 horas se verificou que era possivel viver sob gravidade 0, mas sem se saber bem como ou sob que efeitos. Este foi o contributo da propria Laika, que teve o azar de ser a primeira. Morreu como um ovo estrelado na frigideira e com o coração a bater 3 vezes mais depressa que o normal, debaixo de pânico intenso. Mas, se é que serve de alguma coisa, ela ficou na história e eu provavelmente não. Agora, beneficios para a ciência? Práticamente nenhum. Tería havido realmente se a navezeca fosse eficaz e não tivesse cozinhado a Laika a lume lento.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicasxi
Membro Veterano

quarta nov 19, 2008 1:49 pm

Discordo em absoluto. Quanto mais não seja serviu para corrigir erros em lançamentos posteriores. Portanto não encaro a morte da Laika como desnecessária para a ciência. Se tivesse ficado por aí e não se tivesse avançado, aí sim, a morte dela teria sido inutil.
Pode até ser uma maneira romantica de ver as coisas.....ou não.
PauloC1
Membro Veterano

quarta nov 19, 2008 1:54 pm

Bem, de facto pode questionar-se quais os beneficios para a ciência da viagem à Lua ou dos voos periódicos de aparelhos tripulados ao espaço. Somos livres de questionar tudo e até de achar que aquilo só serve para gastar dinheiro. Nessa medida talvez a morte da Laika não tenha servido para nada mesmo. Mas para quem acreditar que a exploração do espaço tem algum fundamento e necessidade científica, então a morte da Laika terá servido certamente para alguma coisa. Na minha opinião, terá tido tanta importancia e relevo como os posteriores lançamentos já com seres humanos ou como a primeira viagem à Lua!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
LuMaria
Membro Veterano

quarta nov 19, 2008 5:06 pm

nicasxi Escreveu:Discordo em absoluto. Quanto mais não seja serviu para corrigir erros em lançamentos posteriores. Portanto não encaro a morte da Laika como desnecessária para a ciência. Se tivesse ficado por aí e não se tivesse avançado, aí sim, a morte dela teria sido inutil.
Pode até ser uma maneira romantica de ver as coisas.....ou não.
A Laika foi ao espaço para se testar se um organismo vivo sobrevivia a gravidade 0. Foi essa a razão. Ninguém fazia a mais pequena ideia se isso era possível ou não. Ou seja, sabe-se que terá vivido aproximadamente 4 horas. Ou seja, muito pouco para chegar a que conclusão seja.
Erros de lançamento não se corrigem com seres vivos lá dentro.

PauloC1 Escreveu:Bem, de facto pode questionar-se quais os beneficios para a ciência da viagem à Lua ou dos voos periódicos de aparelhos tripulados ao espaço. Somos livres de questionar tudo e até de achar que aquilo só serve para gastar dinheiro. Nessa medida talvez a morte da Laika não tenha servido para nada mesmo. Mas para quem acreditar que a exploração do espaço tem algum fundamento e necessidade científica, então a morte da Laika terá servido certamente para alguma coisa. Na minha opinião, terá tido tanta importancia e relevo como os posteriores lançamentos já com seres humanos ou como a primeira viagem à Lua!
Eu não questionei os supostos benefícios espaciais. Questionei apenas os benefícios oferecidos pela Laika. Que não foram praticamente nenhuns. A ideia era que ela lá estivesse mais tempo, o tempo que lá esteve não trouxe grande informação.

E na altura este lançamento também foi muito contestado, acima de tudo, porque ninguém se lembrou de colocar um dispositivo que acabasse com a vida do animal, assim que este não fosse mais necessário. É que a Laika, podia ter levado uma semana ou mais a morrer. E certamente, mesmo que acreditem que o fim justifica, não há razão nenhuma para fazer testes nestas condições.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
hsn
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 11:50 pm

quarta nov 19, 2008 10:07 pm

LuMaria Escreveu:...o tempo que lá esteve não trouxe grande informação.

...
Dado o reconhecido secretismo dos russos na matéria, como sabe que informação trouxe a experiência?
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas, tenham um muito bom dia.
nicasxi
Membro Veterano

quarta nov 19, 2008 11:16 pm

Eu até posso achar inutil isto das idas ao espaço. Não me documentei, ainda, nem sequer me informei.
Mas independentemente disso, posteriormente, é um facto que se enviaram humanos para o espaço. E alguma coisa deve ter saído da experiência com a Laika, não?
LuMaria
Membro Veterano

quinta nov 20, 2008 5:14 pm

hsn Escreveu:
LuMaria Escreveu:...o tempo que lá esteve não trouxe grande informação.

...
Dado o reconhecido secretismo dos russos na matéria, como sabe que informação trouxe a experiência?
Pelo que vou lendo. Ao que parece deixou de ser secreto. Se há informações secretas, essas estão secretas e não sabemos. Mas diga-me , na sua opinião, que pulo evolutivo significativo trouxe a Laika?
nicasxi Escreveu: E alguma coisa deve ter saído da experiência com a Laika, não?
A frase que mais vejo é: A Laika permitiu enormes avanços na ciência espacial. Pronto, ponto final. Não indicam aos leigos que avanços. Houve avanços, dizem, mas quais?... Se alguém souber explicar até agradecia.
PauloC1
Membro Veterano

quinta nov 20, 2008 5:24 pm

LuMaria Escreveu: A frase que mais vejo é: A Laika permitiu enormes avanços na ciência espacial. Pronto, ponto final. Não indicam aos leigos que avanços. Houve avanços, dizem, mas quais?... Se alguém souber explicar até agradecia.
Eu não faço ideia, só poderia especular. Aliás como terei de fazer relativamente às viagens ao espaço e mesmo a ida à Lua! À parte de uma ou outra potência term podido dizer que foram as primeiras a fazer isto ou aquilo, como leigo pouco mais sei. O que acredito mesmo é que na antiga URSS não detestavam assim tanto cães ou eram assim tão preversos que enviassem uma cadela ao espaço só para a fazer sofrer 'por prazer'. Quanto mais não seja porque isso há-de ter custado muito dinheiro.
Se obtiveram daí ou não algum beneficio científico, não sei! O que tenho a certeza é que quando o fizeram estavam convencidos que o iriam obter!
LuMaria
Membro Veterano

quinta nov 20, 2008 5:33 pm

PauloC1 Escreveu:O que acredito mesmo é que na antiga URSS não detestavam assim tanto cães ou eram assim tão preversos que enviassem uma cadela ao espaço só para a fazer sofrer 'por prazer'. Quanto mais não seja porque isso há-de ter custado muito dinheiro.
Se obtiveram daí ou não algum beneficio científico, não sei! O que tenho a certeza é que quando o fizeram estavam convencidos que o iriam obter!
Ah pois é... acho que o tiro saiu pela culatra mesmo. É engraçado que andei à procura de tópicos na arca sobre a cadela cosmonauta e não encontrei nenhum. Será possivel? Uma novidade?
PauloC1
Membro Veterano

quinta nov 20, 2008 5:50 pm

LuMaria Escreveu: Ah pois é... acho que o tiro saiu pela culatra mesmo. É engraçado que andei à procura de tópicos na arca sobre a cadela cosmonauta e não encontrei nenhum. Será possivel? Uma novidade?
Desculpe, não percebi! Cães herois ou dignos de referência, felizmente são muitos, mas se calhar não vai encontrar referência na Arca à maioria deles.
Aliás, muitos dos utilizadores da Arca nem agora devem saber quem foi a Laika, mesmo estando este tópico de discussão aqui. É muito mais giro mandar mimos aos kiduchos e Fufuxos ou fazer perguntas do genero "Qual é a pata direita do meu cão?", do que discutir coisas importantes.
franxdaniel
Membro Veterano
Registado: segunda jun 23, 2008 10:34 am

domingo nov 23, 2008 8:38 pm

Todos estes comentários a defender o (inexistente) valor científico do envio para o espaço, por um bando de loucos, da cadelita Laika lembram-me as pessoas que defendem, contra todos os factos, que a Coreia do Norte é um país democrático, que o massacre de Tiananmen foi o assassínio de polícias desarmados por uma multidão de estudantes enfurecidos, ou que a China se tem esforçado, nos últimos anos, por progredir no respeito pelos direitos humanos.

Era este o sentido da minha pergunta sobre a Coreia do Norte. Quem percebeu, percebeu. Quem não percebeu, paciência :roll:
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo nov 23, 2008 8:43 pm

franxdaniel Escreveu:

Era este o sentido da minha pergunta sobre a Coreia do Norte. Quem percebeu, percebeu. Quem não percebeu, paciência :roll:
Pois é que a sua pergunta não tem sentido nenhum. Como aliás a sua falta de argumentação.Seria interessante que em vez de andar para aqui a dizer o que diz defendesse uma posição( se é que a tem) com aegumentos me vez de insultos e coisas fora de contexto.

Já agora---Ainda bem que você conhece o programa espacial soviético.Já agora diga-nos de que forma os macacos que foram? enviados para o espaço não serviram o programa espacial americano
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”