Moderador: mcerqueira
Parece que se confirma o que disse a Nicasxi acima!!franxdaniel Escreveu:E a Coreia do Norte, é uma democracia?
A Laika foi ao espaço para se testar se um organismo vivo sobrevivia a gravidade 0. Foi essa a razão. Ninguém fazia a mais pequena ideia se isso era possível ou não. Ou seja, sabe-se que terá vivido aproximadamente 4 horas. Ou seja, muito pouco para chegar a que conclusão seja.nicasxi Escreveu:Discordo em absoluto. Quanto mais não seja serviu para corrigir erros em lançamentos posteriores. Portanto não encaro a morte da Laika como desnecessária para a ciência. Se tivesse ficado por aí e não se tivesse avançado, aí sim, a morte dela teria sido inutil.
Pode até ser uma maneira romantica de ver as coisas.....ou não.
Eu não questionei os supostos benefícios espaciais. Questionei apenas os benefícios oferecidos pela Laika. Que não foram praticamente nenhuns. A ideia era que ela lá estivesse mais tempo, o tempo que lá esteve não trouxe grande informação.PauloC1 Escreveu:Bem, de facto pode questionar-se quais os beneficios para a ciência da viagem à Lua ou dos voos periódicos de aparelhos tripulados ao espaço. Somos livres de questionar tudo e até de achar que aquilo só serve para gastar dinheiro. Nessa medida talvez a morte da Laika não tenha servido para nada mesmo. Mas para quem acreditar que a exploração do espaço tem algum fundamento e necessidade científica, então a morte da Laika terá servido certamente para alguma coisa. Na minha opinião, terá tido tanta importancia e relevo como os posteriores lançamentos já com seres humanos ou como a primeira viagem à Lua!
Dado o reconhecido secretismo dos russos na matéria, como sabe que informação trouxe a experiência?LuMaria Escreveu:...o tempo que lá esteve não trouxe grande informação.
...
Pelo que vou lendo. Ao que parece deixou de ser secreto. Se há informações secretas, essas estão secretas e não sabemos. Mas diga-me , na sua opinião, que pulo evolutivo significativo trouxe a Laika?hsn Escreveu:Dado o reconhecido secretismo dos russos na matéria, como sabe que informação trouxe a experiência?LuMaria Escreveu:...o tempo que lá esteve não trouxe grande informação.
...
A frase que mais vejo é: A Laika permitiu enormes avanços na ciência espacial. Pronto, ponto final. Não indicam aos leigos que avanços. Houve avanços, dizem, mas quais?... Se alguém souber explicar até agradecia.nicasxi Escreveu: E alguma coisa deve ter saído da experiência com a Laika, não?
Eu não faço ideia, só poderia especular. Aliás como terei de fazer relativamente às viagens ao espaço e mesmo a ida à Lua! À parte de uma ou outra potência term podido dizer que foram as primeiras a fazer isto ou aquilo, como leigo pouco mais sei. O que acredito mesmo é que na antiga URSS não detestavam assim tanto cães ou eram assim tão preversos que enviassem uma cadela ao espaço só para a fazer sofrer 'por prazer'. Quanto mais não seja porque isso há-de ter custado muito dinheiro.LuMaria Escreveu: A frase que mais vejo é: A Laika permitiu enormes avanços na ciência espacial. Pronto, ponto final. Não indicam aos leigos que avanços. Houve avanços, dizem, mas quais?... Se alguém souber explicar até agradecia.
Ah pois é... acho que o tiro saiu pela culatra mesmo. É engraçado que andei à procura de tópicos na arca sobre a cadela cosmonauta e não encontrei nenhum. Será possivel? Uma novidade?PauloC1 Escreveu:O que acredito mesmo é que na antiga URSS não detestavam assim tanto cães ou eram assim tão preversos que enviassem uma cadela ao espaço só para a fazer sofrer 'por prazer'. Quanto mais não seja porque isso há-de ter custado muito dinheiro.
Se obtiveram daí ou não algum beneficio científico, não sei! O que tenho a certeza é que quando o fizeram estavam convencidos que o iriam obter!
Desculpe, não percebi! Cães herois ou dignos de referência, felizmente são muitos, mas se calhar não vai encontrar referência na Arca à maioria deles.LuMaria Escreveu: Ah pois é... acho que o tiro saiu pela culatra mesmo. É engraçado que andei à procura de tópicos na arca sobre a cadela cosmonauta e não encontrei nenhum. Será possivel? Uma novidade?
Pois é que a sua pergunta não tem sentido nenhum. Como aliás a sua falta de argumentação.Seria interessante que em vez de andar para aqui a dizer o que diz defendesse uma posição( se é que a tem) com aegumentos me vez de insultos e coisas fora de contexto.franxdaniel Escreveu:
Era este o sentido da minha pergunta sobre a Coreia do Norte. Quem percebeu, percebeu. Quem não percebeu, paciência