Partido Pelos Animais

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sexta jun 19, 2009 11:33 am

Charlie2 Escreveu:
nicasxi Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
E com animais, refere-se a TODOS os animais ou só aos fofuxos e quiduxos?
É que há bem mais animais além dos cães e dos gatos e no nosso país o mercado dos répteis está em franco crescimento, mas estranhamente desses ninguém fala e a favor deles ninguém se revolta...

Engraçado...
eu sou contra a manutenção de animais exóticos como «pets» e tenho a certeza que não sou a única :wink:
Engraçado, o offtopic começou aqui... ou não?????? :?:
não, começou quando o user anterior desviou a conversa para o mercado dos répteis.
PS: e para acabar a ver se me faço entender: eu sou contra a manutenção de qualquer animal em cativeiro que exista em liberdade. Espero ter sido mais clara....
Desviei????
Espere lá então o que pretendem é um partido elitista onde só defenda a manutenção de cães e gatos?
Os exóticos são TÂO animais quanto os outros, não sei porque carga de água devam ser deixados de parte.
A sua atitute é Zoofoba (ous seja você é racista em relação à manutenção de animais).
Sabe por acaso que a manutenção em Cativeiro de certas espécies de répteis e anfíbios, garante a sua existência na Natureza, evitando por ano a captura de milhares de animais nos seus habitats?
Sabia que há répteis que foram "criados" em cativeiro e não existem na natureza?

Pelos vistos é você que tem de se informar antes de vir para aqui, com essa sua atitude empertigada de ser contra aquilo que pelos vistos desconhece totalmente.
Informe-se...

Ah! zoofoba não sei se existe, mas achei que chamar-lhe xenófoba seria agressivo de mais...
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta jun 19, 2009 11:38 am

Charlie2 Escreveu: PS: e para acabar a ver se me faço entender: eu sou contra a manutenção de qualquer animal em cativeiro que exista em liberdade. Espero ter sido mais clara....
Mas que exista em liberdade e seja capturado para cativeiro ou supostamente em liberdade ?
É que há animais que só existem hoje em dia precisamente porque foram mantidos em cativeiro.....
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta jun 19, 2009 12:04 pm

Mas não em cativeiro por gosto e por luxo, Sofia. :wink: Não é a mesma coisa ter uma cobra, por exemplo, num terrário ao canto da sala e tê-la num terrário de um zoo ou de uma organização proteccionista virada para a preservação das espécies em risco. São cativeiros diferentes e com objectivos diferentes.

Tal como são diferentes e de sentido oposto as adopções de animais exóticos criados em cativeiro para fins comerciais e a captura de espécies na Natureza para alimentar esse mesmo comércio.

Eu nem sequer sou contra a manutenção de espécies exóticas em cativeiro doméstico, pura e simplesmente não compreendo tal gosto. Não consigo entender como se pode considerar uma tarântula ou um lagarto animais de estimação, mas isso sou eu, claro.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
nicasxi
Membro Veterano

sexta jun 19, 2009 12:41 pm

LucNun Escreveu:Mas não em cativeiro por gosto e por luxo, Sofia. :wink: Não é a mesma coisa ter uma cobra, por exemplo, num terrário ao canto da sala e tê-la num terrário de um zoo ou de uma organização proteccionista virada para a preservação das espécies em risco. São cativeiros diferentes e com objectivos diferentes.

Tal como são diferentes e de sentido oposto as adopções de animais exóticos criados em cativeiro para fins comerciais e a captura de espécies na Natureza para alimentar esse mesmo comércio.

Eu nem sequer sou contra a manutenção de espécies exóticas em cativeiro doméstico, pura e simplesmente não compreendo tal gosto. Não consigo entender como se pode considerar uma tarântula ou um lagarto animais de estimação, mas isso sou eu, claro.
Claro que há diferenças.
Mas e não querendo cair na tal discussão da consideração de certos animais serem mais animais que outros ( estou a notar que para si , Bronkas, os exoticos já são considerados um luxo :D ), há animais que foram " criados" precisamente para "pet" .
Claro que a captura para comercialização , na natureza é condenavel e penso que não estarei errada ao dizer que ninguem aqui a apoia.
Mas para espécies que , comercializadas ou não, se não estivessem a ser criadas em cativeiro, não existiam, para mim é um preço bem mais baixo que a sua extinção completa....
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta jun 19, 2009 12:49 pm

LucNun Escreveu:(...)

falou bem quando diz animal de estimação...pois não é um animal de companhia, mas sim um animal de contemplação como um aquario com peixes, é hobbie tentar recriar num espaço um habitat de acordo com a espécie..pesquisar sobre os seus cuidados e comportamnetos, quanto ao luxo..ainda á pouco se discutia que um cão não é um luxo que pode ser terapêutico ...pois assim pode ser visto um aquario, ou um réptil na sua calma e modo de estar ;)
Os repteis que vemos nas nossas lojas (embora não concorde com a informação que dão e modo como as lojas os mantêm) são todos nascidos de muitas gerações em cativeiro,artropodes... já tive uma tarantula linda só para tentar ver se realmente não gostava dessa classe ou se era só mania...pois cheguei á conclusão que apesar daquela especie ter umas cores lindas..não é um bicho que me apaixone...escamosos sim...aves em gaiolas também me faz confusão, porque asas são para voar...
A maior parte dos repteis que se mantêm são muito básicos, calmos e pachorrentos, não precisam de muito espaço, estão "felizes" desde que sintam segurança contra predadores, tenham temperatura e alimento, são uma opção para quem gosta de animais, mas não pode ter animais de pêlo, não tem tempo para os passear etc..estes não incomodam com barulho os vizinhos, não largam pêlo, não é preciso passear para os xixis mas não deixam de incutir alguma responsabilidade nos cuidados quando oferecidos a um adolescente supervisionado por adultos e fá-los ter contacto e aprender a respeitar um "outro" animal. O giro é que um lagarto ou uma cobra é estranho...uma tartaruga já é engraçada...e é igualmente um reptil;)
Mas respeito que muita gente não entenda estes gostos, como eu não entendo embora respeite outros.

Pronto venham os amantes de canarios em gaiolas minusculas cruxificar-me :twisted:
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
LucNun
Membro Veterano

sexta jun 19, 2009 12:54 pm

nicasxi Escreveu:...(estou a notar que para si , Bronkas, os exoticos já são considerados um luxo :D ), ...
Só para dizer que falei assim para corresponder a l'air du temps daqui, a ver se aqueles que tanto defendem essa noção do animal de companhia como objecto de luxo cuja posse só deve ser acessível aos privilegiados percebem a diferença. :D :D :D

Quanto a essa questão de o cativeiro já ter salvo muitas espécies da extinção total, concordo, como é evidente, mas restrinjo-a a zoológicos e a organizações, que, aliás, surgiram só depois de se ver o papel dos zoológicos nesse campo. O cativeiro doméstico, para fins lúdicos, não cumpre esse papel. Nem tem de cumprir, os seus objectivos são de todo diferentes.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
nicasxi
Membro Veterano

sexta jun 19, 2009 12:58 pm

Tem graça... ia precisamente fazer uma pergunta sobre isso.
E os pássaros, tipo canários, periquitos, caturras , catatuas , papagaios, etc. Querem maior simbolo de liberdade que um par de asas ?????
No entanto.... :o

— Emily Dickinson

nicasxi
Membro Veterano

sexta jun 19, 2009 1:10 pm

LucNun Escreveu:
nicasxi Escreveu:...(estou a notar que para si , Bronkas, os exoticos já são considerados um luxo :D ), ...
Só para dizer que falei assim para corresponder a l'air du temps daqui, a ver se aqueles que tanto defendem essa noção do animal de companhia como objecto de luxo cuja posse só deve ser acessível aos privilegiados percebem a diferença. :D :D :D

Quanto a essa questão de o cativeiro já ter salvo muitas espécies da extinção total, concordo, como é evidente, mas restrinjo-a a zoológicos e a organizações, que, aliás, surgiram só depois de se ver o papel dos zoológicos nesse campo. O cativeiro doméstico, para fins lúdicos, não cumpre esse papel. Nem tem de cumprir, os seus objectivos são de todo diferentes.
Calculei que tivesse sido isso... :lol: e não querendo desviar muito o assunto só lhe queria dizer que se é essa a ideia que passo quando digo que um animal de companhia é um luxo , não é de todo a minha ideia.
Não tem a ver com privilégios ou favorecidos financeiramente . Considero um luxo por não ser um bem essencial à vida. Eu não preciso dos meus cães, como preciso de água ou alimentos. Sem isso não vivo, simplesmente e sem os cães , embora triste, mas a minha vida continua. É nesta base que eu digo que é um luxo....
Quanto ao cativeiro, mas se essas especies foram salvas e se se veio a verificar que até dão bons "pets" não vejo mal nisso. Sou sincera...
Quanto a gostos, eu tambem não gosto de tarantulas e escorpiões e generos afins.... mas aceito que há quem goste....para ter cá em casa é que não sei se essa aceitação era assim tão "aberta" mas :evil:

— Emily Dickinson

Native
Membro Veterano

sexta jun 19, 2009 1:14 pm

LucNun Escreveu:

Q(...)
Acho do mesmo modo que se pode considerar um "luxo" ou apenas para quem tem posses para os sustentar, desde alimentação, cuidados e despesas de saúde...quem não tem essas condições monetárias, para bem dos próprios e dos animais, é melhor que não pense em te-los...ou se os adquiriu que os sustente...sem ter de achar que quem não gosta de animais veja mais carregada a sua carga de impostos para as despesas dos que gostam possam ser deduzidas...estes tópicos ligam-se todos uns aos outros...mas o que vale é que vamos todos falando a mesma língua...com sotaques diferentes :)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

LucNun
Membro Veterano

sexta jun 19, 2009 1:21 pm

Native Escreveu:
LucNun Escreveu:(...)

falou bem quando diz animal de estimação...pois não é um animal de companhia, mas sim um animal de contemplação como um aquario com peixes, é hobbie tentar recriar num espaço um habitat de acordo com a espécie..pesquisar sobre os seus cuidados e comportamnetos, quanto ao luxo..ainda á pouco se discutia que um cão não é um luxo que pode ser terapêutico ...pois assim pode ser visto um aquario, ou um réptil na sua calma e modo de estar ;)
Exacto, por isso é que digo que ter esta espécie de animais de companhia, ou de contemplação, como muito bem diz, não deve ser justificada com argumentos conservacionistas. Têm-se porque se têm, porque correspondem a uma dada necessidade individual ou a um gosto, tal como qualquer outro animal "tradicional", seja ele gato, cão, passarinho ou tartaruga - um só ou todos ao mesmo tempo.
...O giro é que um lagarto ou uma cobra é estranho...uma tartaruga já é engraçada...e é igualmente um reptil;)
Mas respeito que muita gente não entenda estes gostos, como eu não entendo embora respeite outros.
Para mim, um lagarto ou uma cobra não são estranhos, bem pelo contrário, acho as cobras lindíssimas e gosto muito de lagartos. Só acho é que não têm muito a ver com a nossa domesticidade, mesmo considerando o interesse intelectual que se possa ter na sua contemplação e trato. Mas lá está, é apenas a minha opinião e os outros têm todo o direito a ter as suas e os seus gostos.

Quanto a aves em cativeiro, também concordo consigo. :wink:
Native
Membro Veterano

sexta jun 19, 2009 1:28 pm

LucNun Escreveu:(...)acho as cobras lindíssimas e gosto muito de lagartos. Só acho é que não têm muito a ver com a nossa domesticidade(...)

E a domesticidade de um peixe ou um cardume num aquario? :wink:

Bolas também não podemos discordar em tudo...se não ainda casávamos 8)
( Denis Diderot )

lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta jun 19, 2009 1:34 pm

Native Escreveu:[Bolas também não podemos discordar em tudo...se não ainda casávamos 8)

Imagem

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
LucNun
Membro Veterano

sexta jun 19, 2009 1:37 pm

Native Escreveu:
LucNun Escreveu:(...)acho as cobras lindíssimas e gosto muito de lagartos. Só acho é que não têm muito a ver com a nossa domesticidade(...)

E a domesticidade de um peixe ou um cardume num aquario? :wink:
A mesmísima coisa, evidentemente!
Bolas também não podemos discordar em tudo...se não ainda casávamos 8)
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta jun 19, 2009 1:51 pm

nicasxi Escreveu:
Charlie2 Escreveu: PS: e para acabar a ver se me faço entender: eu sou contra a manutenção de qualquer animal em cativeiro que exista em liberdade. Espero ter sido mais clara....
Mas que exista em liberdade e seja capturado para cativeiro ou supostamente em liberdade ?
É que há animais que só existem hoje em dia precisamente porque foram mantidos em cativeiro.....
sou contra a manutenção em cativeiro de qualquer animal que possua um habitat natural, em liberdade, fazendo excepções aos que já não podem, por inúmeras razões ser devolvidos aos seus habitats e são então mantidos em santuários, associações etc. Acho o trabalho deles (de quem os mantém e protege) louvável. Quanto aos meus animais, sei que estão muito melhor comigo do que quando estavam enfiados em cubículos (para não dizer pior). Um deles, que entretanto já morreu de velhice, por exemplo, estava enfiado num caixote de cartão coberto de fezes e urina no circo cardinalli. (Se isso é boa vida...) E estão quase tão enjaulados como eu, porque salvo de noite e de manhã tem livre trânsito pela varanda e sala.
Ignoro por completo o comentário acima e acho que me fiz entender. Se não fiz, azar, mas não vou alimentar picardias que tanto agradam a certos users deste fórum.
Acho muito triste que passem a vida e mais dois dias a chamar ignorantes uns aos outros, e em vez de se unirem atacam-se e insultam-se, mascarados atrás do «ah eu estou informado e tu não», que no meu entender é muito parecido com «a minha é maior que a tua».
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta jun 19, 2009 1:55 pm

Pelos vistos é você que tem de se informar antes de vir para aqui, com essa sua atitude empertigada de ser contra aquilo que pelos vistos desconhece totalmente.
Informe-se...

Ah! zoofoba não sei se existe, mas achei que chamar-lhe xenófoba seria agressivo de mais...
A Zoofobia pode ter uma de duas significações estreitamente relacionadas: um termo genérico da classe de fobias específicas a determinados animais,[1][2] ou um medo doentio de qualquer animal não-humano.[3]

Exemplos de zoofobias específicas seriam entomofobias, como um medo de aranhas (aracnofobia) ou um medo de abelhas (apifobia). Ver o artigo em – fobia da lista de várias fobias. Sigmund Freud mencionou que a fobia à animais é uma das mais freqüentes doenças psiconeuróticas entre as crianças.[1][4]

A Zoofobia não deve ser confundido com o medo ajuizado de animais perigosos ou ameaçadores, como o medo de ursos selvagens ou cobras venenosas.

im WIKIPEDIA

se calhar também não lhe fazia mal informar-se de vez em quando... digo eu. 8) Não é a melhor fonte mas acho que ficou esclarecido no que toca á tremenda besteira que acabou de dizer.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”