Haverá animais com mais direitos que outros????

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda jun 22, 2009 9:44 pm

Se os amantes dos fofuxos criaram associações, penso que estará agora do lado dos amantes das outras especies criar outras associações para os acolher.

Embora, como eu já disse, gosto de todos e, se houvesse possibilidade para tal não me incomodava nada abrigá-los.
As tarantulas teem pezinhos macios de veludo e as cobras parecem seda :D

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

segunda jun 22, 2009 9:46 pm

Ou então criação de santuários ou centros de recolha de variadas espécies como no Reino Unido, em geral formadas por particulares.
Aqui vai um exemplo:

http://www.animalsanctuaries.co.uk/sanc ... CT=All&B=N
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda jun 22, 2009 9:48 pm

piccolavolpe Escreveu:
jpmf Escreveu:Afinal temos animais de 1ª e de 2ª, ou simplesmente temos animais mais dignos de ajuda que outros?
Neste sub-fórum dos direitos dos animais já houve quem criasse um tópico a propor o ensino dos direitos dos animais nas escolas... mas curiosamente (ou não) apenas dos "animais de estimação".
(...) uma hora por mês na escola a aprenderem o que significa ter um pet (...)
Vamos ver se nos entendemos em relação aos animais de estimação. Eu tenho alguns animais em casa, 4 cadelas, 19 cobras, 1 dragão, 2 esquilos e cerca de 12 ratz (se alguma das fêmeas não pariu desde a hora de jantar) para mim todos eles são animais de estimação, são meus e gosto de todos, são todos bem tratados e têm tudo o que necessitam. Logo o termo animal de estimação estende-se na minha opinião a todos os animais que connosco coabitam.
Então não seria boa ideia haver uma união da parte dos criadores de exóticos de forma a prevenir o abandono em massa dos animais, através da criação de uma legislação que proíba pelo menos a venda a menores sem acompanhamento parental... isto na tentativa de prevenir para não ter de remediar...
Os criadores de exóticos, tal como os criadores de cães ou de gatos, não fazem legislação. Quem vende animais a menores em norma são os lojistas ou os multiplicadores de animais.
De qualquer modo não vejo em que é que a proibição de venda de animais a menores possa prevenir o abandono. Há bastantes exemplos aqui na arca de menores que tratam os seus animais correctamente e com dignidade.

Em relação à questão inicial, acho que passa em 1º. lugar pela falta de sensibilização das pessoas em relação aos répteis (especialmente) em relação às ratazanas são muito giras até nós dizermos que não é um ratinho, é uma ratazana, aí passam logo a ser um nojo.
Há um certo tipo de animais que a maior parte das pessoas ainda não vê como animal de estimação, são capazes de parar na estrada para apanhar um gato ou um cão para não ser atropelado e em contrapartida passar com as rodas bem por cima duma cobra que só ía a atravessar a estrada.
Em 2º. lugar, não vejo nenhuma das muitas instituições que por aí aparecem com condições para alojar uma cobra adulta ou uma iguana por exemplo, mal têm condições para os animais ditos comunitários como os cães e os gatos.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jun 22, 2009 9:51 pm

piccolavolpe Escreveu:(...)- a maioria das pessoas não sabe que os coelhos percorrem centenas de kms diariamente no seu habitat natural, e precisam muito de fazer exercício. (...).
Tem a certeza disto..não são territoriais e vivem sempre a alguns metros da toca?? Fazem muito exercício, mas nao se afastam da toca mais que alguns metros.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

segunda jun 22, 2009 9:54 pm

LucNun Escreveu:Os responsáveis pela Quinta das Águias vão com certeza ficar muito felizes quando começarem a despejar-lhe ao portão tudo o que é pet que enjoou os donos... As publicidades como a deste mail costumam dar belos efeitos nesse aspecto. :?

Se há animais com mais direitos do que outros? Não, não há. Mas os cães e os gatos sempre foram entre nós um grande problema em termos numéricos, por isso não é de admirar que constituam o sujeito preferencial de associações e particulares preocupados com o abandono de animais. Os efeitos perversos dessa preocupação são por demais conhecidos de todos nós: excesso de lotação, más condições de alojamento e cuidados, etc., etc.

Mas com a entrada em moda dos exóticos surgem e surgirão muitos outros problemas, e não há associação que consiga dotar-se de instalações adequadas para albergar e manter répteis, guaxinins, esquilos, etc. Não tenhamos ilusões: as associações nunca poderão recolher uma única cobra nem um único iguana, um só esquilo, ratazana ou furão que seja. Para já não falar de tarântulas. O resultado vai ser aquele que já se começa a ver: a introdução forçada de espécies estranhas nos nossos ecossitemas e o consequente desequilíbrio ecológico.

Falou-se aqui do caso da Inglaterra, que está a começar a ter sérios problemas com os exóticos. É verdade, embora lá haja alguma coisa mais do que entre nós em termos de estruturas, a realidade é que esses animais abandonados são recebidos por particulares interessados e dedicados às espécies.
ao ler este seu comentario só lhe posso dizer que demostra um grande desconhecimenta da "minha causa".
Alojar uma cobra, aliás 100 cobras é bem mais fácil que alojar o mesmo nº de cães. Dá 10 vezes menos trabalho e poupava uma pipa de massa em contas.
Vejamos:
A cobra come 1 vez por semana, a cobra só precisa que lhe mudem o substrato sujo que é facilmente mudado, a cobra precisa de pequenas quantidades de água (comparativamente aos cães e gatos), o aquecimento pode ser feito através dum simples aquecedor e guardam-se em caixas, ou pensam que na maioria das nossas casas as cobras têm terrarios "pipis"?

@charlie
Charlie, eu vendi o ano passado uma cobra da minha criação a um menor de idade. No entanto e para evitar problemas futuros apenas vendi a cobra mediante o envio para mim dum documento assinado pelo encarregado de educação e uma cópia do BI, dizendo que autorizava o filho a ter o animal.
O rapaz informou-se do que era necessário e hoje tem um animal lindíssimo e muito bem cuidado.

@marijonscp
E porque raio têm as ratazanas de ser "discriminadas"? porque se chamam ratazanas e vivem com o estigma que sempre lhe foi atribuido?
Sabe por acaso que as ratazanas (nos EUA chamam-lhes Fancy Rats) são o PET mais mantido?
Sabe que desde que habituados dão EXCELENTES animais de estimação e podem ser educados como os cães e gatos?

Pois é. Pelas vossas respostas denoto que realmente há um desfalque na vossa informação acerca do estado dos "mais exóticos" em PT.
Sabem por acaso que as iguanas são já uma praga na Serra de Sintra?

Pois... E porque é que foram abandonadas? Sim, em parte poderemos culpabilizar as lojas, mas o maior culpado é a pessoa que faz a compra por impulso e não se informe minimamente do que é preciso para ter o animal em casa.
Veja-se a quantidade de tópicos criada no sub-fórum de Répteis e Anfíbios a perguntar o que precisam para ter o animal que ou lhe foi dado ou foi comprado porque...

Defendo que TODOS os animais (incluam-se as "8 patas" e os escamosos) devem ter direito a ser protegidos e convenha-se que é obrigação moral (embora hoje em dia não nos valha de nada) duma denominada Associação de Defesa dos Animais, reorganizar-se para poder receber um animal destes.
Se não há voluntários com capacidade de fazerem a manutenção destes animais nestas associações é precisamente por essas mesmas associações não quererem receber animais destes.
Garanto que se houvesse uma que o fizesse, não faltariam quer voluntários, quer adoptantes.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

Os criadores de exóticos, tal como os criadores de cães ou de gatos, não fazem legislação. Quem vende animais a menores em norma são os lojistas ou os multiplicadores de animais.
eu não disse isso. Disse que podiam unir-se para a mudar.
E a informação e preparação e responsabilização começa sim, nos mais novos, daí que o acompanhamento/conhecimento parental para mim seja obrigatório.
piccolavolpe
Membro Veterano
Registado: sábado abr 04, 2009 5:04 pm

Native Escreveu:Tem a certeza disto..não são territoriais e vivem sempre a alguns metros da toca?? Fazem muito exercício, mas nao se afastam da toca mais que alguns metros.
Não fui eu que escrevi o texto. Também reparei nisso, mas não me parece importante discutir esse pormenor neste tópico :wink:
Última edição por piccolavolpe em segunda jun 22, 2009 9:55 pm, editado 1 vez no total.
Charlie2
Membro Veterano

segunda jun 22, 2009 9:55 pm

@charlie
Charlie, eu vendi o ano passado uma cobra da minha criação a um menor de idade. No entanto e para evitar problemas futuros apenas vendi a cobra mediante o envio para mim dum documento assinado pelo encarregado de educação e uma cópia do BI, dizendo que autorizava o filho a ter o animal.
O rapaz informou-se do que era necessário e hoje tem um animal lindíssimo e muito bem cuidado.
Excelente atitude :D
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 22, 2009 9:55 pm

Charlie2 Escreveu:
eu não disse isso. Disse que podiam unir-se para a mudar.
E a informação e preparação e responsabilização começa sim, nos mais novos, daí que o acompanhamento/conhecimento parental para mim seja obrigatório.
Tal como deveria ser obrigatório para ter um cão ou um gato.
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 22, 2009 9:57 pm

Charlie2 Escreveu:
@charlie
Não é má nem boa, é simplesmente a correcta.
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

segunda jun 22, 2009 9:59 pm

jpmf Escreveu: @marijonscp
E porque raio têm as ratazanas de ser "discriminadas"? porque se chamam ratazanas e vivem com o estigma que sempre lhe foi atribuido?
Sabe por acaso que as ratazanas (nos EUA chamam-lhes Fancy Rats) são o PET mais mantido?
Sabe que desde que habituados dão EXCELENTES animais de estimação e podem ser educados como os cães e gatos?
Jpmf.Por acaso sei e não só nos Estados Unidos como também em Inglaterra, mas quando falei em direitos de animais foi em relação a Portugal e não aos outros países. Em Portugal os animais não têm todos os mesmos direitos. Vá lá tentar sensibilizar uma pessoa para ajudar um cão ou uma ratazana e vai ver qual o animal que essa pessoa vai ajudar.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
piccolavolpe
Membro Veterano
Registado: sábado abr 04, 2009 5:04 pm

jpmf Escreveu:(...) é obrigação moral (embora hoje em dia não nos valha de nada) duma denominada Associação de Defesa dos Animais, reorganizar-se para poder receber um animal destes.
Se não há voluntários com capacidade de fazerem a manutenção destes animais nestas associações é precisamente por essas mesmas associações não quererem receber animais destes.
Garanto que se houvesse uma que o fizesse, não faltariam quer voluntários, quer adoptantes.
Eu não acho que é dever moral. Muitas vezes as pessoas que trabalham em associações não têm tempo sequer para vir à net e participar em fóruns, por exemplo :wink:

Dever moral será, talvez, as pessoas que acham que outras pessoas deviam fazer, levantarem o rabinho do cadeirão e fazerem 8)
Charlie2
Membro Veterano

A cobra come 1 vez por semana, a cobra só precisa que lhe mudem o substrato sujo que é facilmente mudado, a cobra precisa de pequenas quantidades de água (comparativamente aos cães e gatos), o aquecimento pode ser feito através dum simples aquecedor e guardam-se em caixas, ou pensam que na maioria das nossas casas as cobras têm terrarios "pipis"?
acho que uma cobra nessa ambiente fica um bocado.... «bastante» condiconada.... Várias cobras? A monte?
A única cobra que vi como pet e me pareceu um animal relativamente feliz é uma que está num terrário enorme, com lâmpadas de aquecimento, ramos, folhagem e algumas rochas par se esconder. E está sozinha.
Se não têm terrários «pipis» não deviam ter os animais. Eu gostava imenso de ter um cavalo, mas como não tenho um estábulo nem dinheiro para construir um, não tenho cavalo.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jun 22, 2009 10:00 pm

Charlie2 Escreveu:
@charlie
Mas também diga-se que esse menor, não é apenas alguém que quis por ser cool, ele gosta interessa-se e quer sempre a prender mais..acho que está aí a diferença, julgo que esse animal nunca será abandonado ou entregue para adopção.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda jun 22, 2009 10:04 pm

Na minha opinião é obvio que as associações existentes só estão habilitadas para cães e gatos. Tambem o numero destes animais como animais de estimação é maior.... Os outros são agora moda.
E para ser sincera , não vejo alem das dificuldades já existentes que são imensas, as pessoas que estão à frente dessas associações a incomodarem-se para começar a prevenir o acolhimento de outros animais....Dificilmente estou a ver a UZ a aceitar uma ninhada de ratz que alguem lá abandone ou duas ou três cobras.... Não sei... penso que a desculpa vai ser mesmo a de não estar preparada para aceitar tais animais,mas no fundo, no fundo....secalhar até nem será bem por isso.
Por isso talvez devesse haver uma associação que começasse a pensar já nisso.
Eu por mim vou lutar pelos direitos dos leões ou lagartos.... :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”