E digo mais... Lá ia o Puro Sangue Lusitano "p'o galheiro"... Algo que poucos se lembram...fang Escreveu:Se formos prefeccionistas, até vamos perceber que pode ser mais do que um habitat...LuMaria Escreveu:Habitat...
Mas sim, o termo Habitat é o mais correcto, no caso das condições criadas pela criação de touros em montado semi-natural, para a manutenção de várias espécies selvagens!
De resto... enfim... só acabando com a tourada se poderia de facto avaliar as consequencias que daí viriam para determinadas espécies selvagens.
Eu sou demasiado ceptico para acreditar em "contos de fadas". Mas também não tenho certezas. Se os touros subsistirem no campo sem touradas, é ouro sobre azul!
Mas como ninguem pode ter certezas do que irá acontecer se acabarem as touradas, tudo não passa de especulação com base naquilo que conhecem.
Eu acredito numa realidade (aquela que vejo bem REAL) e posso ter surpresas futuras. Outros acreditam noutra e podem também ter surpresas (agradáveis ou desagradáveis)...
Só mesmo o tempo e as "envolventes a vários níveis" do momento em que se resolver acabar com touradas, poderá ditar se é uma decisão boa ou má.
Eu acredito que neste MOMENTO continua a ser má... Perde-se mais do que se ganha em termos de conservação da natureza e biodiversidade... mas isso sou eu, que tenho a mania de andar a analisar as populações e comunidades de fauna selvagem e establecer comparações entre habitats distintos...
Morrer como um Touro
Moderador: mcerqueira
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Pois...TheOne Escreveu:E digo mais... Lá ia o Puro Sangue Lusitano "p'o galheiro"... Algo que poucos se lembram...fang Escreveu:Se formos prefeccionistas, até vamos perceber que pode ser mais do que um habitat...LuMaria Escreveu:Habitat...
Mas sim, o termo Habitat é o mais correcto, no caso das condições criadas pela criação de touros em montado semi-natural, para a manutenção de várias espécies selvagens!
De resto... enfim... só acabando com a tourada se poderia de facto avaliar as consequencias que daí viriam para determinadas espécies selvagens.
Eu sou demasiado ceptico para acreditar em "contos de fadas". Mas também não tenho certezas. Se os touros subsistirem no campo sem touradas, é ouro sobre azul!
Mas como ninguem pode ter certezas do que irá acontecer se acabarem as touradas, tudo não passa de especulação com base naquilo que conhecem.
Eu acredito numa realidade (aquela que vejo bem REAL) e posso ter surpresas futuras. Outros acreditam noutra e podem também ter surpresas (agradáveis ou desagradáveis)...
Só mesmo o tempo e as "envolventes a vários níveis" do momento em que se resolver acabar com touradas, poderá ditar se é uma decisão boa ou má.
Eu acredito que neste MOMENTO continua a ser má... Perde-se mais do que se ganha em termos de conservação da natureza e biodiversidade... mas isso sou eu, que tenho a mania de andar a analisar as populações e comunidades de fauna selvagem e establecer comparações entre habitats distintos...
Pois... está bem!E digo mais... Lá ia o Puro Sangue Lusitano "p'o galheiro"... Algo que poucos se lembram...
http://www.cavalo-lusitano.com/cavalo-l ... historial/
Última edição por LuMaria em terça jul 13, 2010 5:49 pm, editado 1 vez no total.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Prontes! Editei.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
Onde se chega ao esplendor máximo e se puxa pelas principais características da raça, não é em Dressage ou atrelagem, é no toureio. E se deixarem de tourear, essas mesmas características desaparecerão e serão apuradas outras, viradas para a Dressage e outro tipo de desportos.dinodane Escreveu:Não acredito nessa teoria. O cavalo Lusitano não é usado só em touradas, é um cavalo conhecido mundialmente e usado em n disciplinas de alta escola.
Já vi PSL a tourearem sozinhos, sem cavaleiro. Mais nenhum cavalo o faz com esta naturalidade.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
A mim tambem não me parece que por acabar as touradas , o cavalo lusitano acabe tambem.
A alta escola ( a grande base do toureio a cavalo ) tem trazido excelentes resultados a nivel internacional para o país ( Alter ). Duvido muito que acabassem com uma das melhores e mais prestigiadas coudelarias da Europa. Isto em relação às " performances" do cavalo lusitano em toureio.
A alta escola ( a grande base do toureio a cavalo ) tem trazido excelentes resultados a nivel internacional para o país ( Alter ). Duvido muito que acabassem com uma das melhores e mais prestigiadas coudelarias da Europa. Isto em relação às " performances" do cavalo lusitano em toureio.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
nicasxi Escreveu:A mim tambem não me parece que por acabar as touradas , o cavalo lusitano acabe tambem.

Não acaba a raça, mas sim a sua essência e as suas mais fantásticas capacidades, pois tal como já disse em cima, iriam centrar as capacidades do PSL para outras modalidades.nicasxi Escreveu:A mim tambem não me parece que por acabar as touradas , o cavalo lusitano acabe tambem.
Em mais actividade alguma tu vês os movimentos e a destreza que vês em toureio.

Estuda e pesquisa, não tenho veia de professora ou instrutora.LuMaria Escreveu:Por amor da santa, qual essência?
Não te pedi uma aula. Pedi que explicasses a tal de essência. Isto é um forum, certo?TheOne Escreveu:Estuda e pesquisa, não tenho veia de professora ou instrutora.LuMaria Escreveu:Por amor da santa, qual essência?
Ora se este menino é montado há cerca de 5 mil anos, mais coisa, menos coisa. A tourada mais coisa menos coisa vem do século XII, pelo menos, tal como, infelizmente, a conhecemos. Este cavalito andou sem a tal de essência até ao séc XII?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Acho que andamos aqui a confundir muitas coisas...TheOne Escreveu:E digo mais... Lá ia o Puro Sangue Lusitano "p'o galheiro"... Algo que poucos se lembram...fang Escreveu:Se formos prefeccionistas, até vamos perceber que pode ser mais do que um habitat...LuMaria Escreveu:Habitat...
A tourada não mantém espécie alguma, nem sequer fomenta a criação ou manutenção de habitats! O que a tourada fez talvez tenha sido mais o contrário, retirou animais da natureza (selvagens) e para que se mantenha a "tradição" mantém-se animais em estado semi-selvagem em pastagens cercadas.
Oh fang, olha o caso dos garranos do gerês, não temos nenhum em estado selvagem puro, mas temos em estado semi-selvagem, com dono, mas "abandonados" pelo parque. O mesmo (ou bem melhor) pode ser feito com o gado bravo, basta que haja vontade politica para o efeito. O que não faltam são montados sem dono pelo nosso país fora (a desertificação...) onde poderiam ser libertados estes animais... Agora pergunto: Seria preciso a tourada para isto?? O animal podia ser capturado (caçado p.e., tal como as espécies cinegéticas que temos) para consumo (se tivesse mercado para isso...) e se a vontade fosse proteger, haveria sustentação de uma pequena população, de certeza.
Pergunto agora: Para quê então a tourada???
Quanto à questão do Cavalo Lusitano, tenho poucos conhecimentos, mas acho que a tourada é apenas um uso que se faz da raça além de muito outros. Por isso quem os tem e gosta, não os deixará de criar e adoptar para muitos outros serviços.
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
A essência a que a Xuga se está a referir, penso que seja , a " arte" , a elegância e o modo como o cavalo responde . Parece que é natural nele. Que já nasceu ensinado...
Mas a base de todo aquele " bailado" está precisamente no que ele aprendeu na dressage. Um cavalo de toureio tem muita dressage no pêlo.
Mas o assunto aqui até é outro. E até não vejo o cavalo lusitano correr o mesmo risco que o touro.
Um ganadeiro , dificilmente vai manter o montado se o " guardião" deste não lhe trouxer nenhum retorno. Não nos iludamos, trata-se de dinheiro, sim.
E acabando a principal função para o touro ( a tourada ) , sinceramente, salvo algumas excepções , não estou a ver que o touro e o montado se mantenham. Sem retorno, vejo muito mais depressa aparecerem , que nem cogumelos, novas superficies comerciais e afins.
Mas a base de todo aquele " bailado" está precisamente no que ele aprendeu na dressage. Um cavalo de toureio tem muita dressage no pêlo.
Mas o assunto aqui até é outro. E até não vejo o cavalo lusitano correr o mesmo risco que o touro.
Um ganadeiro , dificilmente vai manter o montado se o " guardião" deste não lhe trouxer nenhum retorno. Não nos iludamos, trata-se de dinheiro, sim.
E acabando a principal função para o touro ( a tourada ) , sinceramente, salvo algumas excepções , não estou a ver que o touro e o montado se mantenham. Sem retorno, vejo muito mais depressa aparecerem , que nem cogumelos, novas superficies comerciais e afins.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
— Emily Dickinson
— Emily Dickinson