uma imagem vale mais que mil palavras

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quarta mai 12, 2010 7:51 pm

Ah, afinal os cães de marca não valem assim tanto :lol: :lol: :lol: Meta na cabeça, alguém que queira um cão por ser de "marca" (independentemente da "marca" e só por causa de ter "marca" ...) será sempre um mau dono para qualquer tipo de cão, "marca" ou "sem marca". Por isso, deixe lá essa sua cruzada contra os cães de raça, volte-se contra quem abandona cães "tout court" :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta mai 12, 2010 8:18 pm

Off topic: tenho uma duvida.
Porque é que o nosso velhinho e revolucionário "pá" se transformou em "pah" ?! :o :o :o

É que já não é a primeira vez que leio isto (embora não sei se sempre da mesma pessoa).
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta mai 12, 2010 8:46 pm

Bingley Escreveu:Off topic: tenho uma duvida.
Porque é que o nosso velhinho e revolucionário "pá" se transformou em "pah" ?! :o :o :o

É que já não é a primeira vez que leio isto (embora não sei se sempre da mesma pessoa).
Porque é mais fácil num teclado carregar no 'h' do que no shift e no assento ao mesmo tempo ;)
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta mai 12, 2010 8:49 pm

O caminho é de facto a responsabilização. Mas, ao contrário do que o artigo quer fazer transparecer, não é a responsabilização de que gosta de cães de raça, mas sim a responsabilização de quem abandona e maltrata animais.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta mai 12, 2010 10:50 pm

PauloC1 Escreveu:O caminho é de facto a responsabilização. Mas, ao contrário do que o artigo quer fazer transparecer, não é a responsabilização de que gosta de cães de raça, mas sim a responsabilização de quem abandona e maltrata animais.
eu nunca diss eo contrário, Paulo. Eu sou a favor de muita coisa, desde que feita de forma responsável. E como disse o Kirindea, e muito bem, 90% dos criadores... não são. É chato mas é uma realidade, ou não fossem c
cães com «lopes e chispe» parar ao canil também. Agora um cão com «lopes e chispe», e de preferência PP, tem pretendentes até amanhã.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Fjjord
Membro Veterano

quinta mai 13, 2010 6:55 am

Não confunda. O que o KirindeA disse foi que 90% dos criadores estão ilegais e não que não são responsáveis :roll: E redireccione o seu ódio para as pessoas, não para os cães, que não têm culpa de nascerem amarelos ou azuis :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
IGUERRINHA
Membro Veterano
Registado: terça jan 19, 2010 3:03 pm

quinta mai 13, 2010 8:45 am

Aconselho a todos os que falam em canis e visitarem um, a conhecerem os animais que lá vão parar, a maioria das vezes deixados pelos donos!!!! E depois digam se esses animais devem ser abatidos só porque não encontram novo dono em 8dias!!!
O problema não está nos animais, está nas pessoas, que continuam a descartar-se dos animais como mercadoria, que continuam a NÃO esterilizar os seus animais e permitir a sua reprodução constante.
Mudem a vossa/nossa mentalidade que muitos problemas serão minimizados.
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quinta mai 13, 2010 9:31 am

IGUERRINHA Escreveu:Aconselho a todos os que falam em canis e visitarem um, a conhecerem os animais que lá vão parar, a maioria das vezes deixados pelos donos!!!! E depois digam se esses animais devem ser abatidos só porque não encontram novo dono em 8dias!!!
O problema não está nos animais, está nas pessoas, que continuam a descartar-se dos animais como mercadoria, que continuam a NÃO esterilizar os seus animais e permitir a sua reprodução constante.
Já visitei alguns canis, e vi de tudo, mas vou apenas falar nos municipais: E já vi canis com excelentes condições (mas com lotação esgotada) e canis deploráveis. Mas sinceramente, nesses canis deploráveis que vi, a culpa residia em quem lá trabalha que não os mantinha em condições minimas de higiene, porque as instalações não eram assim tão más (mas quando o desmazelo é muito, o que pode ser agradável, torna-se desagradável...).

Mas voltando à questão: Acha que mais vale estarem soltos que ir para um canil? Ou tem outra solução? Se tiver uma boa solução, acompanhá-la-ei na luta... Se me vier dizer que a solução é esterilizar e voltar a soltá-los, peço-lhe desculpa mas não conte comigo: Os animais domésticos não pertencem à fauna local. (na minha opinião, devem ser retirados faseadamente, mas retirados dos nossos habitats).

A culpa não é dos animais, é certo, mas não é por a culpa não ser deles que vamos deixar as coisas como estão. Os animais têm que ser capturados (colocados em canis) e os que não forem adoptados (os adoptados devem ser devidamente esterilizados e chipados), abatidos em tempo útil, uma vez que é incomportável seja em termos de espaço ou orçamentais para mantê-los a todos fechados.

O problema dos abandonos só será resolvido quando houver um bocadinho de civilização das pessoas (seja os que criam, como os que acolhem) e uma legislação e inspecções fortes nesta área e volto a frisar:

- Todos os animais domésticos errantes devem ser capturados;

- Todos os animais esterilizados, à excepção o dono seja detentor de uma "cédula de criador";

- Todos os animais que nascessem, deveriam ser chipados e registados;

E é de incentivar a criação de criadores de raça e "criadores de rafeiros", porque é nestes últimos o futuro da permanência do cão como "futura nova espécie". (É indiscutível que os rafeiros têm potencialmente mais viabilidade genética que os cães de raça);

- Existência de cotas de criação, ou seja: Cada criador só está autorizado a planear o nascimento de X animais por ano (esse X seria o número de animais vendidos no ano anterior, caso tenha vendido todos no ano transacto poderia aumentar a sua cota em uma ninhada).

Isto aqui que escrevi foram pensadas agora mesmo, por isso além de potencialmente polémicas, carecem de algumas correcções, mas a ideologia que defendo é, mais ou menos, esta.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
IGUERRINHA
Membro Veterano

quinta mai 13, 2010 9:49 am

Ola novamente,
Sim, existem canis com boas condições, onde impera a falta de "humanidade" e existem os tais deploraveis a que se refere...é preciso mais civismo e maior consciencia para esta problematica. Estamos a mudar de mentalidade, mais como em tudo, estas coisas levam o seu tempo.
Não acho que o tempo util que dão as animais até serem abatidos seja suficiente...8 dias é muito pouco, e há canitos fenomenais que certamente arranjariam dono se as coisas estivessem a funcionar como deveriam.

Respondendo à sua questão, não acho que devam ser esterilizados e deixados novamente na rua, esse não é o procedimento correcto. Não é na rua, ao abandono, criando problemas de diversa ordem que eles vão ter uma vida melhor.
Eu tenho em casa 4 cães resgatados de situações de abandono...estão vacinados, esterilizados e chipados, mas tudo à minha custa, como é obvio. Gostar dos animais é muito mais do que dizer "coitadinhos". Amá-los dá muito trabalho e despesa. Mas nós somos muitos e podemos ajudar-nos mutuamente, sensibilizando, divulgando e tentando arranjar novos donos responsaveis, mesmo tendo consciencia que não conseguimos chegar a todos.

Conheço inúmeros casos de animais errantes que foram salvos a tempo e hoje em dia conhecem o outro lado da vida, graças a muito trabalho e muito esforço de pessoas que vivem para eles. Mas se essas pessoas tivessem desistido logo à partida, se os cães tivessem sido logo abatidos, tal não seria possivel.

O que quero dizer não é que os cães devam andar na rua, ao abandono, mas queria salientar que, se todos ajudassem um pouco e a mentalidade fosse mudando, concerteza iriamos conseguir minimizar o problema do abandono em PT.

Olhe, hoje vou tentar resgatar um menino que anda ao pé de minha casa, há uns 3 dias. Foi claramente abandonado naquele local, que ele não deixa nem por um segundo. Tenho 2 hipoteses. Ou o levo para o canil, onde tem 1semana de vida, ou levo-o ao vet, deixo que lhe façam um diagnostico e faço de tudo para que arranje um novo dono. Vou escolher a segunda hipotese.
IGUERRINHA
Membro Veterano

quinta mai 13, 2010 9:53 am

Sabe porque é que os cães andam na rua, são abandonados e colocados em canis? Por coisas tão simples e parvas como: cresceu demais, larga muito pêlo, faz as necessidades dentro de casa, dá muito trabalho, não é bem o que eu esperava... Já ouvi estas justificações por "donos" que deixam os seus amigos no canil de abate.
O problema somos nós...é aí que temos de actuar.
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quinta mai 13, 2010 10:30 am

Compreendo e saudo, no entanto sabe que é impossível salvar todos os animais e não há outra forma de se proceder senão os canis...

É de dar valor os que se salvam, seja da forma que for, mas são esses donos irresponsáveis os culpados e por isso defendo uma legislação repressiva como a que expus acima, e continuo com a noção que existem animais a mais, por isso a campanha de esterilização quase total que julgo ser necessária.

Quanto à adopção e forma de procedimento, não concordo de todo com alguns métodos que vejo naquele tópico deprimente dos pedidos... Mas é melhor ficar-me por aqui senão ainda sou "comido vivo" por "amigos dos animais".

Mas é de salutar o que tenta fazer, no entanto tenho uma pergunta: E se não encontrar um dono para o bicho? Sabe que nem sempre se consegue...

Cumprimentos
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Fjjord
Membro Veterano

quinta mai 13, 2010 10:47 am

A mais básica das lógicas dita que a oferta se adeque à procura, e não o contrário, como os ditos "amigos dos animais" querem impôr à viva força. Estive a ver os registos do CPC e, de facto, não há nada de mais cristalino:

- nº de Huskies registados em 1999: 3709
- nº de Huskies registados em 2009: 8

Se se continuasse a criar 3000 huskies por ano, onde é que eles estariam? Então porque é que se continua a criar 100000 rafeiros por ano? :roll:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
IGUERRINHA
Membro Veterano

quinta mai 13, 2010 11:04 am

Recuso-me a trocar argumentos com pessoas que vêem os animais como mercadoria.
Em 1999 os huskies eram moda, hoje ja não são.
Desses 3709 huskies, aposto que nenhum, ou quase nenhum, era esterilizado. Os animais procriam por instinto, faz parte da sua natureza e cabe ao Homem controlar isso, se quisermos viver em harmonia. É preciso haver campanhas enormes de sensibilização para a temática da esterilização.

PS: eu sei que, se ele for saudavel, arranjarei dono, porque já sondei algumas pessoas. Se estiver doente, vai virar estrelinha, acabando com o seu sofrimento. Mas partirá rodeado de amor e, sobretudo, respeito.
Fjjord
Membro Veterano

quinta mai 13, 2010 12:12 pm

Também aposto que nenhum dos 3709 Huskies era esterilizado, bem como aposto que os 8 menos esterilizados são :roll: Não tenho culpa que não perceba o cerne da questão, não há donos para todos (e donos capazes ainda são menos ...), e é a montante que se deve actuar, esterilização ou não ( a bem dizer, a esterilização serve basicamente para que donos irresponsáveis possam ter cães ...) , e não tentar estancar a enxurrada a jusante :roll:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

quinta mai 13, 2010 12:28 pm

IGUERRINHA Escreveu:Aconselho a todos os que falam em canis e visitarem um, a conhecerem os animais que lá vão parar, a maioria das vezes deixados pelos donos!!!! E depois digam se esses animais devem ser abatidos só porque não encontram novo dono em 8dias!!!
e quem lhe disse que nunca visitámos??

a minha opinião continua a ser a mesma, cães inadoptáveis devem ser abatidos sim! e com isto ponho no mesmo saco cães velhos (em fim de vida), cães doentes, cães com sarna, cães sem um olho, cães com as duas patas de trás partidas... cães com os quais às vezes as misericordiosas gastam balurdios de dinheiro (pedido nos foruns, note-se) e o cão acaba por morrer. e não me venham com a justificação de que "o animal viveu os ultimos dias aconchegado e quente" porque para esse animal estar bem naqueles dias há mais uns 500 que continuam a passar frio e fome e secalhar até são cães adoptáveis que estão para ali jogados!!

infelizmente o abate continua a ser o método de controlo do nº de animais em canil mais eficaz, por muito que nos doa!

e pronto, podem-me atirar as pedras todas! :wink:
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”