Condições dos canis municipais

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

quinta set 02, 2010 10:43 pm

VascoMV Escreveu:
tiabela Escreveu:
Rafaelmelo Escreveu:
VascoMV Escreveu:
Rafaelmelo Escreveu:O canil de braga realmente é so mortes ali, nunca percebi :?
E sabe o quê realmente por si sem ser do que lê na net ?
Visto por mim realmente não sei nada, mas vejo muito no facebook os abates que ha no canil. Chegam muitos cães ao canil e têm que ser abatidos pelo que percebi.
Mas os abates existem em quase todos, só que os da ABRA são divulgados
Divulgado e usados como arma de arremesso contra a ABRA.

Quanto a quem diz que acredita no Facebook...basta ver o exemplo da malfadada vigilia cães e gatos que mudou de nome e passou a projecto politico( ou projecto de projecto...não dá para preceber) e que era nada mais que um grande anonimato...e assim continua.
Sr VascoMV, não vamos novamente desviarmo-nos do assunto
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta set 02, 2010 10:43 pm

nicasxi Escreveu:
Tassebem Escreveu:
nicasxi Escreveu:Tassebem , sobre o canil de Lisboa:
Quando temos um vereador que tem o pelouro que coordena am área referente ao canil ( o dr Sá Fernandes ) que assume publicamente que desconhece a realidade do canil. Esperamos o quê ??????
Desconhece e mais: disse que até votou também no projecto das obras do canil só para se ver livre dos municípes que o andavam a chatear com isso.
:roll: :roll: :roll: :roll:
Isto sim, dá pano para mangas... Mas eu assumi um compromisso comigo própria : nunca mais abordar temas nitidamente de cariz politico/ partidário.
E infelizmente este é um tema que vai lá dar direitinho...

E quem se lixa são sempre os mesmos. :cry:
Pode «fugir» à vontade, Nicasxi: tudo é político, queira ou não queira.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

quinta set 02, 2010 10:44 pm

Rafaelmelo Escreveu:Más é mentira? :?
Se não sabe a realidade do país inteiro , não faça afirmações taxativas baseadas em paginas do facebook. Use a sua cabeça.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta set 02, 2010 10:46 pm

«Actividade do Canil Municipal de Lisboa (1)

Os quadros e gráficos elaborados a partir dos dados sobre a actividade do Canil Municipal de Lisboa podem ser vistos aqui (http://www.campanha-esterilizacao.com/d ... /Dados.pdf)

Podemos concluir que, ao longo do período considerado (2002-2009), entraram cada vez mais animais no canil/gatil de Lisboa (referimo-nos apenas aos animais vivos e a gatos e cães). Nestes últimos 8 anos, entraram, em média, 2 700 animais por ano tendo sido possível garantir uma mesma ordem de saídas através fundamentalmente do abate.

Metade dos animais que entraram no canil foram abatidos e 20% morreram, os restantes 30% ou foram restituídos ou então foram adoptados. A taxa de mortalidade (abates mais óbitos) ronda os 70%.

Face ao aumento de actividade sobretudo das capturas, mas também das entregas de animais, todas as saídas cresceram, por exemplo o abate cresceu 39% em 2009 face a 2002, enquanto o número de óbitos mais do que duplicou, tendo mesmo quadriplicado para o caso dos gatos.

Conclui-se, portanto, que a capacidade de acolhimento não aumentou, pois o aumento das entradas é acompanhamento por igual movimento de saídas, sendo o abate a solução definitiva mais utilizada.

No Canil de Lisboa, em 2009, entraram por dia, aproximadamente, 10 animais no canil. Destes 7 morreram, dos quais 5 foram abatidos.

A informação que existe aparenta alguma inconsistência, sendo apresentada numa óptica de “gestão de stocks”, desconhecendo-se, por exemplo, o motivo do óbito, o tempo de permanência, a capacidade instalada para permanência de animais e quais as condições de vida proporcionadas aos animais que permanecem no canil.»

(1) Os dados que servem de base a esta análise têm as seguintes fontes:

Dados de 2002 a 2006 : http://www.parlamento.pt/ActividadeParl ... x?ID=38344

Dados de 2007 a 2009 : enviados, a pedido, pela CML, vereação do Dr. Sá Fernandes, em 18 de Junho de 2010»

in http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Rafaelmelo
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

quinta set 02, 2010 10:46 pm

VascoMV Escreveu:
Rafaelmelo Escreveu:Más é mentira? :?
Se não sabe a realidade do país inteiro , não faça afirmações taxativas baseadas em paginas do facebook. Use a sua cabeça.
Não me respondeu -.-
Perguntei para saber. Eu uso a cabeça ;) Parece é que uns pensam que a usam mais que os outros e acabam com ela queimada 8)
VascoMV
Membro Veterano

quinta set 02, 2010 10:50 pm

Quanto a ser mentira.É, sim, é mentira, os canis abatem na sua maioria, em algumas associações os cães comem-se uns aos outros e o canil de braga é mais visivel porque há quem tenha malapatas com a ABRA.

Quanto á sua cabeça, já que faz o jovem considerações, lembre-se da sua grande capacidade de mandar bitaites sobre o que desconhece..já basta hoje as sugestões de comportamento a dar á dona do Cane corso sem sequer saber a raça do animal
Rafaelmelo
Membro Veterano

quinta set 02, 2010 10:52 pm

Obrigado.
Tassebem
Membro Veterano

quinta set 02, 2010 10:55 pm

VascoMV Escreveu: (...)
Quanto á sua cabeça, já que faz o jovem considerações, lembre-se da sua grande capacidade de mandar bitaites sobre o que desconhece..já basta hoje as sugestões de comportamento a dar á dona do Cane corso sem sequer saber a raça do animal
VascoMV, por favor não se afaste do assunto do tópico. Estou certa de que todos agradecemos.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta set 02, 2010 10:58 pm

Rafaelmelo Escreveu:
VascoMV Escreveu:
Rafaelmelo Escreveu:O canil de braga realmente é so mortes ali, nunca percebi :?
E sabe o quê realmente por si sem ser do que lê na net ?
Visto por mim realmente não sei nada, mas vejo muito no facebook os abates que ha no canil. Chegam muitos cães ao canil e têm que ser abatidos pelo que percebi.
E que tal ir visitar o canil e falar com os voluntários? As portas estão abertas e assim não andam a fiar-se no disse que disse, sobretudo no facebook que é dos sites menos fiáveis que aí andam. Entre outras coisas divulgam animais já adoptados e dão como abatidos cachorros saudáveies, coisas que simplesmente não acontecem.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Rafaelmelo
Membro Veterano

quinta set 02, 2010 11:03 pm

Eu gostava de la ir, ou melhor, não sei mesmo se gostava. Ja fui ao canil de uma associação e fiquei triste, num canil municipal então não sei, ja me disseram que é um pouco chocante e que é preciso estomago para ir a um canil municipal mas penso que um dia lá irei para saber como é, mas ao de braga nao porque eu sou de Cascais(Lisboa), um dia vou ao canil de cascais para ver como é, houve uns tempos que era para la ir com a minha namorada mas nao arranjamos tempo, acabamos apenas por ir até uma associação.
Tassebem
Membro Veterano

quinta set 02, 2010 11:09 pm

VascoMV Escreveu:Quanto a ser mentira.É, sim, é mentira, os canis abatem na sua maioria, em algumas associações os cães comem-se uns aos outros e o canil de braga é mais visivel porque há quem tenha malapatas com a ABRA.

O canil de Braga é mais visível porque será um dos que têm mais (se não mesmo o que tem mais) divulgação dos animais que lá dão entrada, por intermédio dos voluntários da ABRA.

Já o de Lisboa, por exemplo, não permite voluntariado nem deixa que se faça divulgação com fotos dos animais que acolhe.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta set 02, 2010 11:10 pm

Rafaelmelo Escreveu:Eu gostava de la ir, ou melhor, não sei mesmo se gostava. Ja fui ao canil de uma associação e fiquei triste, num canil municipal então não sei, ja me disseram que é um pouco chocante e que é preciso estomago para ir a um canil municipal mas penso que um dia lá irei para saber como é, mas ao de braga nao porque eu sou de Cascais(Lisboa), um dia vou ao canil de cascais para ver como é, houve uns tempos que era para la ir com a minha namorada mas nao arranjamos tempo, acabamos apenas por ir até uma associação.
é preciso é muita burrice para achar que a culpa dos abates dos animais é do canis municipais e dos seus funcionários. É chato, é, é chocante, é, mas a mim o que continua a chocar-me mais, não são os abates nem os canis, são as pessoas que chegam diariamente lá e deixam o cão/gato que os acompanhou por nove ou dez anos, fechado numa boxe «porque não tenho tempo para ele», em qualquer remorso ou vergonha na cara. Isso sim, é chocante. O resto é consequência.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Tassebem
Membro Veterano

quinta set 02, 2010 11:13 pm

Charlie2 Escreveu:
Rafaelmelo Escreveu:Eu gostava de la ir, ou melhor, não sei mesmo se gostava. Ja fui ao canil de uma associação e fiquei triste, num canil municipal então não sei, ja me disseram que é um pouco chocante e que é preciso estomago para ir a um canil municipal mas penso que um dia lá irei para saber como é, mas ao de braga nao porque eu sou de Cascais(Lisboa), um dia vou ao canil de cascais para ver como é, houve uns tempos que era para la ir com a minha namorada mas nao arranjamos tempo, acabamos apenas por ir até uma associação.
é preciso é muita burrice para achar que a culpa dos abates dos animais é do canis municipais e dos seus funcionários. É chato, é, é chocante, é, mas a mim o que continua a chocar-me mais, não são os abates nem os canis, são as pessoas que chegam diariamente lá e deixam o cão/gato que os acompanhou por nove ou dez anos, fechado numa boxe «porque não tenho tempo para ele», em qualquer remorso ou vergonha na cara. Isso sim, é chocante. O resto é consequência.
Não foi isso que entendi das palavras do RafaelMelo citadas.
Rafaelmelo
Membro Veterano

quinta set 02, 2010 11:13 pm

Charlie2 Escreveu:
Não sei se ficou a pensar que tenho essa ideia, mas deixe-me resolver este mal entendido se houver, eu nao acho que a culpa dos abates sao dos canis e dos funcionários. A culpa dos abates é dos abandonos claro, se aparecem sempre mais e mais por algum lado têm que sair se nao sao adoptados toma-se essa medida. Quero que fique claro que eu nunca culpabilizei os canis dos abates ;)
VascoMV
Membro Veterano

quinta set 02, 2010 11:20 pm

Não pode ir mas dizer mal já pode.

Compreendido
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”